Aditivo arrefecimento g13


gtaborda

Recommended Posts

Hoje fiz a revisao dos 6 meses com 3 mil km. Tenho um highline 15/15 mt. O detalhe é que completaram o sistema de expansão de arrefecimento com o produto g12 ao invés do g13, que é o correto. Eu acompanhei a troca de óleo e verifiquei que o aditivo era g12 e tinha um economy escrito na vertical. Quero saber se alguém sabe qual a diferença entre eles e se pode me trazer algum problema. Eu nao vi completarem senao tinha impedido. Assim como erraram a especificação do aditivo, também iriam errar o especificação fo óleo, mas eu consegui impedir e exigir a especificação correta (502). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, de acordo com o manual do proprietário do golf mk7, deve completar o nível apenas com o liquido de arrefecimento g13 ou g12 plus-plus, qualquer outro mesmo que  original piora muito a proteção contra corrosão.  Agora que fizeram a indevida, na minha opinião o certo seria drenar todo o sistema, coisa muito complicada pois o liquido de arrefecimento tambem cirucula numa especie de radiador que fica no interior do veiculo, no painel para aquecer o ar.  Acredito que dá para secar o sistema soprando com ar comprimido, foi assim que fiz para tirar resquicio do liquido em um golf gti 2002 que possuo.

Tem que acompanhar o serviço, no meu golf gti 2014 baixou um pouco o nivel do liquido, pedi para olharem, qual foi a minha surpresa quando veio o mecanico com galão de agua torneral, não deu nem tempo de falar, coloquei a mão na boca do reservatorio, não deixei que colocassem aquela agua. Chamaram o chefe, que é engenheiro mecanico, expliquei para ele a situação, ele compreendeu, e acabei fazendo amizade com ele. Mas se vacilar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2016 at 1:57 PM, gtaborda disse:

Hoje fiz a revisao dos 6 meses com 3 mil km. Tenho um highline 15/15 mt. O detalhe é que completaram o sistema de expansão de arrefecimento com o produto g12 ao invés do g13, que é o correto. Eu acompanhei a troca de óleo e verifiquei que o aditivo era g12 e tinha um economy escrito na vertical. Quero saber se alguém sabe qual a diferença entre eles e se pode me trazer algum problema. Eu nao vi completarem senao tinha impedido. Assim como erraram a especificação do aditivo, também iriam errar o especificação fo óleo, mas eu consegui impedir e exigir a especificação correta (502). 

O meu está com 85.000km. Sempre completei com água. Quanto ao óleo, não tenho frescura com isso: 5W40 (de qualquer marca) até porque estamos no Brasil, não na Alemanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente fiz a troca do oleo com o Castrol Edge norma 502. Preço R$79 / litro. Achei bem salgado.

Quanto ao aditivo para arrefecimento, não é aquele paraflu que deve ser usado? Eu usei este aqui, está errado?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708061544-kit-com-2-lts-aditivo-p-radiadores-rosa-paraflu-concentrado-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, willyaugusto disse:

Recentemente fiz a troca do oleo com o Castrol Edge norma 502. Preço R$79 / litro. Achei bem salgado.

Quanto ao aditivo para arrefecimento, não é aquele paraflu que deve ser usado? Eu usei este aqui, está errado?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708061544-kit-com-2-lts-aditivo-p-radiadores-rosa-paraflu-concentrado-_JM

Willy, via de regra é desaconselhável misturar aditivos.

Grosso modo, existem os orgânicos, os inorgânicos, outros com base em etilenoglicol e os sintéticos.

Não sei qual é o original do Golf.

Na minha opinião é preferivel colocar água e reduzir a concentração do que misturar aditivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RED883 disse:

Willy, via de regra é desaconselhável misturar aditivos.

Grosso modo, existem os orgânicos, os inorgânicos, outros com base em etilenoglicol e os sintéticos.

Não sei qual é o original do Golf.

Na minha opinião é preferivel colocar água e reduzir a concentração do que misturar aditivos.

O original é o G13, que inclusive está escrito no reservatório de expansão.

Você tem razão quanto a completar somente com água ao invés de misturar aditivos, embora eu sempre o faça na proporção correta com aditivo e água desmineralizada ou destilada.

O código VW é G 013 A8J M1. Observem o que o Saulo postou e que consta no manual: não se deve misturar o G13 com outros aditivos, exceto o G12++.

 

 

Capturar3.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Spielwurfel disse:

O turbo não é arrefecido pelo líquido de arrefecimento, de onde você tirou isso?

@Spielwurfel pelo menos nos T-JET da Fiat, o turbo é lubrificado pelo oleo do motor e arrefecido pelo liquido que vem do radiador.

Ja no caso do Golf não sei te dizer, nunca vi um desmontado.

 

Procurando, achei isso. refere-se ao 1.0 TSI do UP:

"O intercooler do motor TSI é do tipo ar-água e está integrado ao coletor de admissão. Essa proximidade aumenta a eficiência de todo o conjunto, reduzindo as perdas e eliminando o chamado “turbo lag”, pelo fato de reduzir o percurso do ar antes da admissão. Além disso, essa configuração também facilita o package, a acomodação do motor no cofre.

A refrigeração do próprio intercooler é feita por um radiador auxiliar, que também faz o resfriamento da turbina por meio de uma bomba elétrica, comandada pela ECU, e que pode funcionar independente do motor, aumentando a robustez do conjunto turbocompressor."

 

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/2015/07/30/entenda-o-processo-construtivo-da-nova-motorizacao-1-0l-tsi-bicombustivel/

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, anghinoni1982 disse:

@Spielwurfel pelo menos nos T-JET da Fiat, o turbo é lubrificado pelo oleo do motor e arrefecido pelo liquido que vem do radiador.

Ja no caso do Golf não sei te dizer, nunca vi um desmontado.

 

Procurando, achei isso. refere-se ao 1.0 TSI do UP:

"O intercooler do motor TSI é do tipo ar-água e está integrado ao coletor de admissão. Essa proximidade aumenta a eficiência de todo o conjunto, reduzindo as perdas e eliminando o chamado “turbo lag”, pelo fato de reduzir o percurso do ar antes da admissão. Além disso, essa configuração também facilita o package, a acomodação do motor no cofre.

A refrigeração do próprio intercooler é feita por um radiador auxiliar, que também faz o resfriamento da turbina por meio de uma bomba elétrica, comandada pela ECU, e que pode funcionar independente do motor, aumentando a robustez do conjunto turbocompressor."

 

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/2015/07/30/entenda-o-processo-construtivo-da-nova-motorizacao-1-0l-tsi-bicombustivel/

Abraços.

Eu perguntei já sabendo a resposta. No TSI 1.4 do Golf o turbo não é resfriado pelo líquido de arrefecimento. O coletor de escape é integrado no cabeçote do motor e possui galeria de água por onde passa o líquido de arrefecimento (isso serve para ajudar no resfriamento da camara de combustão). Mas o turbo em si não é resfriado pelo líquido de arrefecimento =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, na boa, o líquido A ou B faz diferença mesmo?

Na minha idade, e tendo sido um profissional de marketing por bom tempo, desconfio á beça da superiodade do produto A ou B, ainda mais quando os benefícios são dificeis de serem medidos e leva muito tempo (meses, anos) para verificar o impacto de um ou outro né? Isso vale pra óleo, filtro, etc. Há algum tempo tenho trocado os produtos tops por produtos de qualidade reconhecida, e nunca tive problemas nos meus carros (em mais de 20 anos só fiquei na mão por conta de bateria expirada e pneu furado, mais nada).

Mas não significa que não tenho mitos ainda a despir (que poético). A vida inteira coloquei Podium no meu A3. Depois que ele ficou mais velhinho, e com o aumento forte da gasolina, resolvi mudar para a Grid. E querem saber? Não senti diferença no trem de força, só um pequeno aumento no consumo, pequeno face à economia provável de gasolina. e mais de ano depois o trem segue firme e forte! Ainda alimento meu GTI ó com podium, mas talvez chegue o dia em que eu o mude tb para grid.

Desculpem minha sinceridade, mas da mesma maneira que é fácil vender crack para um viciado, parece igualmente fácil vender acessórios automotivos  caros e de ponta os gearheads daqui kkkkkk

Saudações :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/01/2016 at 8:52 PM, cardeque disse:

O meu está com 85.000km. Sempre completei com água. Quanto ao óleo, não tenho frescura com isso: 5W40 (de qualquer marca) até porque estamos no Brasil, não na Alemanha.

Misturar agua comum, digo torneral, mineral, clorificada, não traz problemas imediatos, traz a longo prazo , a chamada corrosão ácida. Essa corrosão ataca principalmente peças de aluminio, como cabeçote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Truc disse:

Pessoal, na boa, o líquido A ou B faz diferença mesmo?

Na minha idade, e tendo sido um profissional de marketing por bom tempo, desconfio á beça da superiodade do produto A ou B, ainda mais quando os benefícios são dificeis de serem medidos e leva muito tempo (meses, anos) para verificar o impacto de um ou outro né? Isso vale pra óleo, filtro, etc. Há algum tempo tenho trocado os produtos tops por produtos de qualidade reconhecida, e nunca tive problemas nos meus carros (em mais de 20 anos só fiquei na mão por conta de bateria expirada e pneu furado, mais nada).

Mas não significa que não tenho mitos ainda a despir (que poético). A vida inteira coloquei Podium no meu A3. Depois que ele ficou mais velhinho, e com o aumento forte da gasolina, resolvi mudar para a Grid. E querem saber? Não senti diferença no trem de força, só um pequeno aumento no consumo, pequeno face à economia provável de gasolina. e mais de ano depois o trem segue firme e forte! Ainda alimento meu GTI ó com podium, mas talvez chegue o dia em que eu o mude tb para grid.

Desculpem minha sinceridade, mas da mesma maneira que é fácil vender crack para um viciado, parece igualmente fácil vender acessórios automotivos  caros e de ponta os gearheads daqui kkkkkk

Saudações :)

 

Boa tarde, tambem uso  aditivo do liquido de arrefecimento de marcas conceituadas,  o problema é quanto a mistura, ai não dá pra prever a reação. como disse noutro post as consequencias são a longo prazo, é tambem uma questão de consciencia, normalmente quando ocorre a corrosão a maioria dos carros já está no terceiro, quarto, quinto proprietário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Spielwurfel disse:

O turbo não é arrefecido pelo líquido de arrefecimento, de onde você tirou isso?

Boa tarde, o turbo do golf 1.4 tsi é sim arrefecido pelo mesmo liquido que circula no motor, para constatar isso não precisa desmontar, basta abrir o capô e verificar que existe uma mangueira ligada a um duto metalico que comunica com a turbina, essa mangueira está localizada a na parte superior esquerda( de quem observa) do segundo radiador( isso mesmo este golf 1.4 tsi tem 2 radiadores e um condensador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Spielwurfel disse:

Eu perguntei já sabendo a resposta. No TSI 1.4 do Golf o turbo não é resfriado pelo líquido de arrefecimento. O coletor de escape é integrado no cabeçote do motor e possui galeria de água por onde passa o líquido de arrefecimento (isso serve para ajudar no resfriamento da camara de combustão). Mas o turbo em si não é resfriado pelo líquido de arrefecimento =)

Boa tarde, o turbo do golf 1.4 tsi e arrefecido com o mesmo liquido que circula no motor, só um detalhe ou ressalva, como existe dois radiadores, não sei se existe um dedicado ao cabeçote e outro ao bloco do motor, mas uma coisa é certeza a turbina é arrefecida com liquido de arrefecimento que circula no segundo radiador, para isso basta abrir o capô e observar, existe uma saida com uma mangueira conectada a um duto metálicao que por sua vez esta ligado a turbina, na carcaça do conjunto rotativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, saulo coelho disse:
29 minutos atrás, saulo coelho disse:

Boa tarde, o turbo do golf 1.4 tsi e arrefecido com o mesmo liquido que circula no motor, só um detalhe ou ressalva, como existe dois radiadores, não sei se existe um dedicado ao cabeçote e outro ao bloco do motor, mas uma coisa é certeza a turbina é arrefecida com liquido de arrefecimento que circula no segundo radiador, para isso basta abrir o capô e observar, existe uma saida com uma mangueira conectada a um duto metálicao que por sua vez esta ligado a turbina, na carcaça do conjunto rotativo.

Boa tarde, o turbo do golf 1.4 tsi e arrefecido com o mesmo liquido que circula no motor, só um detalhe ou ressalva, como existe dois radiadores, não sei se existe um dedicado ao cabeçote e outro ao bloco do motor, mas uma coisa é certeza a turbina é arrefecida com liquido de arrefecimento que circula no segundo radiador, para isso basta abrir o capô e observar, existe uma saida com uma mangueira conectada a um duto metálicao que por sua vez esta ligado a turbina, na carcaça do conjunto rotativo.

Postado por um colega no tópico Intercooler.

A turbina ao comprimir o ar aumenta a pressão mas também aumenta muito a temperatura do ar, se não for resfriado esse ar quente que entra no motor expandiria muito pouco na explosão (queima da gasolina aquece o ar que expande) dentro do cilindro, assim não haveria ganho de potência. Ou seja o turbo sem intercooler praticamente não há ganho de potência. Para haver ganho é necessário resfriar este ar que vem da turbina, no caso do Golf há um trocador de calor (radiador) dentro do coletor de admissão por onde passa o ar quente que vem da turbina. Esse ar ao passar por este pequeno radiador (intercooler) é esfriado antes de entrar nos cilindros. Porem este radiador (intercooler) que fica dentro do coletor precisa ser resfriado, assim existe um segundo circuito da agua fria que passa por este radiador (intercooler) e esta agua é esfriada por um segundo radiador (intercooler) que fica na frente do carro. Assim o carro possui dois circuitos de agua, um para resfriar o motor (agua quente ~ 90C ) e outro circuito de agua para resfriar o intercooler (agua fria, quanto mais frio melhor) .76a3911a37a3ed2310d6a4be8fb01775.jpgb208d157752d4135da9f525b9068bcae.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, o turbo do golf 1.4 tsi e arrefecido com o mesmo liquido que circula no motor, só um detalhe ou ressalva, como existe dois radiadores, não sei se existe um dedicado ao cabeçote e outro ao bloco do motor, mas uma coisa é certeza a turbina é arrefecida com liquido de arrefecimento que circula no segundo radiador, para isso basta abrir o capô e observar, existe uma saida com uma mangueira conectada a um duto metálicao que por sua vez esta ligado a turbina, na carcaça do conjunto rotativo.

Boa tarde, o turbo do golf 1.4 tsi e arrefecido com o mesmo liquido que circula no motor, só um detalhe ou ressalva, como existe dois radiadores, não sei se existe um dedicado ao cabeçote e outro ao bloco do motor, mas uma coisa é certeza a turbina é arrefecida com liquido de arrefecimento que circula no segundo radiador, para isso basta abrir o capô e observar, existe uma saida com uma mangueira conectada a um duto metálicao que por sua vez esta ligado a turbina, na carcaça do conjunto rotativo.

Postado por um colega no tópico Intercooler.

A turbina ao comprimir o ar aumenta a pressão mas também aumenta muito a temperatura do ar, se não for resfriado esse ar quente que entra no motor expandiria muito pouco na explosão (queima da gasolina aquece o ar que expande) dentro do cilindro, assim não haveria ganho de potência. Ou seja o turbo sem intercooler praticamente não há ganho de potência. Para haver ganho é necessário resfriar este ar que vem da turbina, no caso do Golf há um trocador de calor (radiador) dentro do coletor de admissão por onde passa o ar quente que vem da turbina. Esse ar ao passar por este pequeno radiador (intercooler) é esfriado antes de entrar nos cilindros. Porem este radiador (intercooler) que fica dentro do coletor precisa ser resfriado, assim existe um segundo circuito da agua fria que passa por este radiador (intercooler) e esta agua é esfriada por um segundo radiador (intercooler) que fica na frente do carro. Assim o carro possui dois circuitos de agua, um para resfriar o motor (agua quente ~ 90C ) e outro circuito de agua para resfriar o intercooler (agua fria, quanto mais frio melhor) .76a3911a37a3ed2310d6a4be8fb01775.jpgb208d157752d4135da9f525b9068bcae.jpg

E como se abastece o segundo sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Barbosa51 disse:

E como se abastece o segundo sistema?

Bom dia,  desmontei esse sistema recentemente: os dois sistema se comunicam.  è possivel verificar tambem, no desenho acima  que os dois sitemas usam o mesmo reservatorio de expansão. Não ha previsão de completar, o correto seria não haver perda de liquido de arrefecimento.  Portanto cabe ao usuario verificar rotineiramente o sistema. Na minha opinião perdas pequenas não compensam o trabalho de procurar por onde ocorre. Já  perdas maiores devem ser investigadas. Tenho um golf gti 2002 que a perda ocorria devido uma queima de junta, essa queirma era minima, o carro funcionava normalmente, apenas falhava o cilindro quando estava frio e mesmo assim apos ter ficado horas sem funcionar, é que com a pressão gerada no interior do cilindro pressurisava excessivamente o sistema de arrefecimento, a pressão da explosão é maior que a pressão gerada pela temperatura do liquido de arrefecimento, quando parado essa pressão fazia o liquido migrar para o interior do cilindro. Só descobri porque retirei a vela de ignição e constatei a presença do liquido no interior cilindro.

Saudações.

ps abastece os dois sistemas pelo mesmo local. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saulo e Barbosa

Vocês estão falando de coisas diferentes. Novamente, turbo nenhum é resfriado por líquido de arrefecimento do motor.

Em relação ao que o Saulo falou, a magueira que sai do turbo e vai ao segundo radiador é uma mangueira de óleo, que vai a esse radiador separado (que não contem nada de líquido de arrefecimento) resfriado pelo ar ambiente. Logo, a turbina não é resfriada e sim o óleo. Esse radiador não tem como função resfriar a turbina, e sim o óleo que é aquecido por ela no processo de lubrificação.

Já o sistema mencionado pelo Barbosa é de resfriamento do ar comprimido pelo compressor (e não turbina), e novamente não tem função de resfriar a turbina, e sim o ar comprimido no compressor que aquece por passar muito próximo a turbina, que essa sim é extremamente quente. O ar é resfriado pelo líquido de arrefecimento que por sua vez vai ao radiador maior do motor.

O que quis dizer é que o turbo do Golf (assim como de qualquer outro carro turbo) não é resfriado por nada, muito menos líquido de arrefecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Spielwurfel disse:

Saulo e Barbosa

Vocês estão falando de coisas diferentes. Novamente, turbo nenhum é resfriado por líquido de arrefecimento do motor.

Em relação ao que o Saulo falou, a magueira que sai do turbo e vai ao segundo radiador é uma mangueira de óleo, que vai a esse radiador separado (que não contem nada de líquido de arrefecimento) resfriado pelo ar ambiente. Logo, a turbina não é resfriada e sim o óleo. Esse radiador não tem como função resfriar a turbina, e sim o óleo que é aquecido por ela no processo de lubrificação.

Já o sistema mencionado pelo Barbosa é de resfriamento do ar comprimido pelo compressor (e não turbina), e novamente não tem função de resfriar a turbina, e sim o ar comprimido no compressor que aquece por passar muito próximo a turbina, que essa sim é extremamente quente. O ar é resfriado pelo líquido de arrefecimento que por sua vez vai ao radiador maior do motor.

O que quis dizer é que o turbo do Golf (assim como de qualquer outro carro turbo) não é resfriado por nada, muito menos líquido de arrefecimento.

Boa tarde,  não sei o que dizer,  já fundi um motor que vazava liquido de arrefecimento pelo duto da turbina, já troquei a turbina do meu golf gti 180 20v turbo algumas vezes, tenho uma carcaça da turbina dele aqui em casa, aí você diz que nenhuma turbina é "resfriada" pelo liquido de arrefecimento, na verdade resfriada não é, é arrefecida, e a do golf 1.4 tsi é sim arrefecida, não tem como eu te mostrar, mas basta voce ver o que corre nesse duto que eu anteriormente me referi,  o do meu golf 1.4 tsi quebrou , procurei um na autorizada, não encontrei e acabei colocando um usado. 

Publicar aqui ou em qualquer outra meio, deve ser com responsabilidade, tem que ter o minimo de convencimento do que esta falando, a gente pode até errar, porem  deve acreditar no que fala, tudo que disse foi por experiencia, há um bom tempo tenho um golf gti 180 que fiz o motor dele aqui em casa, eu mesmo troquei o radiador de um golf 1.4 tsi que adquiri recentemente. Meu maior medo é de escrever algo errado,  mas nesse caso o que eu disse está correto  e o esquema que o Barbosa 51  publicou corraborou o que eu disse. Basta ver o que corre no duto que mencionei, alias nessa turbina, ou melhor na carcaça do conjunto rotativo da turbina do golf 1.4 tsi existe 4 furos:  uma entrada de oleo , uma saida de oleo, uma entrada do liquido de arrefecimento e uma saida do liquido de arrefecimento.

Antes de publicar fui até o golf confirmar o que tinha escrito e fui agora novamente, não acredite, vá ate o golf e veja o que corre nesse dutos.  

Saudações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...