Aditivo arrefecimento g13


gtaborda

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47 minutos atrás, Faletti disse:

Boa tarde Pessoal.

Meu TSI 1.4 está com a bomba do arrefecimento do motor com vazamento e precisa substituir a peça que custa mais de 2k com mão de obra e a capa dessa peça vai passar de 3k.

Minha dúvida é saber se eu posso andar assim e abastecer com fluido de arrefecimento da autorizada, pois o vazamento é bem pequeno. Tanto que nem chega a pingar na garagem, evapora antes de entrar em contato com o chão.

 

Abraço.

Aqui no fórum ja foi discutido isso, só pesquisar.

A bomba do arrefecimento do Fox que tem o motor novo, o EA211 serve perfeitamente no Golf 1.4 e custa nem a metade do dobro...

Abraços!

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  • 1 year later...
12 horas atrás, ronaldoplopes disse:

Senhores, vou trocar o liquido do sistema de aferrecimento meu 1.4TSI (está fora da garantia), gostaria de saber quantos frascos de G13 de 1,5L da VW preciso usar.... e Se alguém souber também quanto de liquido vai ao todo em todo sistema de aferrecimento do carro? Obrigado desde já. 

aditivo-de-arrefecimento-audivw-original

Isso é um assunto para o nosso enciclopédia man @Bereba

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6 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Isso é um assunto para o nosso enciclopédia man @Bereba

Do Manual do Golf, pag. 278 e 279:

 

Especificação do líquido de arrefecimento do motor
Em primeiro lugar, ler e observar as informações
introdutórias e as indicações
de segurança na página 277.
O sistema de arrefecimento do motor é abastecido
de fábrica com uma mistura de água tratada especial
e, no mínimo, uma fração de 40% de aditivo
G 13 para o líquido de arrefecimento do motor (TL-
-VW 774 J). O aditivo do líquido de arrefecimento
do motor pode ser reconhecido pela coloração lilás.
A mistura de água e aditivo do líquido de arrefecimento
do motor oferece não somente proteção
anticongelante até -25 ºC (-13 ºF), como também
protege as peças de liga leve do sistema de arrefecimento
do motor contra corrosão. Além disso, a
mistura evita o acúmulo de calcário e eleva consideravelmente
o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento
do motor.
 Para proteção do sistema de arrefecimento do motor,
a parte de aditivo do líquido de arrefecimento
do motor deverá equivaler sempre a, no mínimo
40%, mesmo em tempo ou climas quentes quando
não é necessária a proteção anticongelante.
Se, por razões climáticas, for necessária uma proteção
anticongelante reforçada, a parte de aditivo
no líquido de arrefecimento do motor poderá ser
aumentada. Contudo, a parte de aditivo no líquido
de arrefecimento do motor não deverá ultrapassar
60%, pois, nesse caso, a proteção anticongelante
voltaria a diminuir, piorando o efeito de arrefecimento.
Ao reabastecer o líquido de arrefecimento do motor,
deve ser utilizada uma mistura de água destilada
e no mínimo 40% do aditivo do líquido de arrefecimento
do motor G 13 ou G 12 plus-plus (TL-
-VW 774 G) (ambos de cor lilás) para atingir uma
alta proteção contra corrosão ⇒ . Uma mistura

de G 13 com os líquidos de arrefecimento do motor
G 12 plus (TL-VW 774 F), G 12 (cor vermelha)
ou G 11 (cor verde azulado) piora muito a proteção
contra corrosão e, por este motivo, deve ser evitada
⇒ .
ADVERTÊNCIA
Proteção anticongelante insuficiente no sistema
de arrefecimento do motor pode ocasionar
a falha do motor e causar ferimentos graves.
● Assegurar que seja prevista a proporção
de aditivo do líquido de arrefecimento correto,
de acordo com a temperatura ambiente
mais baixa esperada na qual o veículo será
operado.
● Em temperaturas extremamente baixas, o
líquido de arrefecimento pode congelar e
causar a parada do veículo. Uma vez que
nesse caso o aquecimento também não funciona
mais, ocupantes do veículo que não estejam
vestindo roupas de inverno suficientes
podem se congelar.
NOTA
Nunca misturar aditivos do líquido de arrefecimento
do motor originais com outros líquidos
de arrefecimento não liberados pela Volkswagen.
A mistura com líquidos de arrefecimento
estranhos pode causar graves danos ao motor
e ao sistema de arrefecimento do motor.
● Se o líquido no reservatório do líquido de
arrefecimento do motor não estiver rosa (a cor
é resultado da mistura do aditivo do líquido de
arrefecimento do motor lilás com água destilada),
mas tiver se alterado, por exemplo, para
marrom, o G 13 foi misturado com outro líquido
de arrefecimento do motor, que é inadequado.
Nesse caso, o líquido de arrefecimento do motor
deve ser trocado imediatamente. Caso contrário,
podem ocorrer falhas de funcionamento
graves ou danos ao motor!
O líquido de arrefecimento do motor e seus
aditivos podem poluir o meio ambiente. Os
fluidos derramados devem ser removidos e descartados
de forma tecnicamente e ambientalmente
correta.

 

 

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3 horas atrás, Bereba disse:

Do Manual do Golf, pag. 278 e 279:

 

Especificação do líquido de arrefecimento do motor
Em primeiro lugar, ler e observar as informações
introdutórias e as indicações
de segurança na página 277.
O sistema de arrefecimento do motor é abastecido
de fábrica com uma mistura de água tratada especial
e, no mínimo, uma fração de 40% de aditivo
G 13 para o líquido de arrefecimento do motor (TL-
-VW 774 J). O aditivo do líquido de arrefecimento
do motor pode ser reconhecido pela coloração lilás.
A mistura de água e aditivo do líquido de arrefecimento
do motor oferece não somente proteção
anticongelante até -25 ºC (-13 ºF), como também
protege as peças de liga leve do sistema de arrefecimento
do motor contra corrosão. Além disso, a
mistura evita o acúmulo de calcário e eleva consideravelmente
o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento
do motor.
 Para proteção do sistema de arrefecimento do motor,
a parte de aditivo do líquido de arrefecimento
do motor deverá equivaler sempre a, no mínimo
40%, mesmo em tempo ou climas quentes quando
não é necessária a proteção anticongelante.
Se, por razões climáticas, for necessária uma proteção
anticongelante reforçada, a parte de aditivo
no líquido de arrefecimento do motor poderá ser
aumentada. Contudo, a parte de aditivo no líquido
de arrefecimento do motor não deverá ultrapassar
60%, pois, nesse caso, a proteção anticongelante
voltaria a diminuir, piorando o efeito de arrefecimento.
Ao reabastecer o líquido de arrefecimento do motor,
deve ser utilizada uma mistura de água destilada
e no mínimo 40% do aditivo do líquido de arrefecimento
do motor G 13 ou G 12 plus-plus (TL-
-VW 774 G) (ambos de cor lilás) para atingir uma
alta proteção contra corrosão ⇒ . Uma mistura

de G 13 com os líquidos de arrefecimento do motor
G 12 plus (TL-VW 774 F), G 12 (cor vermelha)
ou G 11 (cor verde azulado) piora muito a proteção
contra corrosão e, por este motivo, deve ser evitada
⇒ .
ADVERTÊNCIA
Proteção anticongelante insuficiente no sistema
de arrefecimento do motor pode ocasionar
a falha do motor e causar ferimentos graves.
● Assegurar que seja prevista a proporção
de aditivo do líquido de arrefecimento correto,
de acordo com a temperatura ambiente
mais baixa esperada na qual o veículo será
operado.
● Em temperaturas extremamente baixas, o
líquido de arrefecimento pode congelar e
causar a parada do veículo. Uma vez que
nesse caso o aquecimento também não funciona
mais, ocupantes do veículo que não estejam
vestindo roupas de inverno suficientes
podem se congelar.
NOTA
Nunca misturar aditivos do líquido de arrefecimento
do motor originais com outros líquidos
de arrefecimento não liberados pela Volkswagen.
A mistura com líquidos de arrefecimento
estranhos pode causar graves danos ao motor
e ao sistema de arrefecimento do motor.
● Se o líquido no reservatório do líquido de
arrefecimento do motor não estiver rosa (a cor
é resultado da mistura do aditivo do líquido de
arrefecimento do motor lilás com água destilada),
mas tiver se alterado, por exemplo, para
marrom, o G 13 foi misturado com outro líquido
de arrefecimento do motor, que é inadequado.
Nesse caso, o líquido de arrefecimento do motor
deve ser trocado imediatamente. Caso contrário,
podem ocorrer falhas de funcionamento
graves ou danos ao motor!
O líquido de arrefecimento do motor e seus
aditivos podem poluir o meio ambiente. Os
fluidos derramados devem ser removidos e descartados
de forma tecnicamente e ambientalmente
correta.

 

 

Obrigado, mas quantos litros vão ao todo no sistema para que seja feita essa conta dos 40%, o total de líquido?

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  • 5 weeks later...
Em 13/07/2018 at 6:47 PM, ronaldoplopes disse:

Obrigado, mas quantos litros vão ao todo no sistema para que seja feita essa conta dos 40%, o total de líquido?

Só para informar caso alguém precise da informação:

Usei aproximadamente 5.5 litros na troca em todo sistema do tsi.
Não é a toa que a Motul por exemplo vende kit de 6L de aditivo já diluido para o tsi.

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Bom dia! Amigos do MK7.... viajando nesse fds com meu golf 1.4 - 2015, ele acendeu a luz de alerta, o simbolo de triangulo vermelho com uma exclamação ao centro, e dizia na msg para "verificar o liquido de arrefecimento", na hora assustei, parei o carro no acostamento... pensei na hora que me carro estivesse fervendo, analisei a msg, e fiquei mais calmo, pois a temperatura estava ok... funcionamento do carro estava ok, era apenas uma alerta, quando abrir o capô, verifiquei que no reservatório do liquido de arrefecimento, estava marcando +o- um centimentro  abaixo do nível minimo que mostra no reservatório, fiquei mais calmo que não parecia ser tão serio, apenas o liquido que abaixou um pouco. E quero relatar que meu carrinho já vai para decima revisão, já estar com 101k km rodados.  Pergunta, será que é devido  a alta quilometragem baixar esse nível do liquido, olhei no manual não achei aonde fala e em qual período é necessária a troca do liquido, ou basta apenas repor? Abraços.

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26 minutos atrás, Paulo Chaves disse:

Bom dia! Amigos do MK7.... viajando nesse fds com meu golf 1.4 - 2015, ele acendeu a luz de alerta, o simbolo de triangulo vermelho com uma exclamação ao centro, e dizia na msg para "verificar o liquido de arrefecimento", na hora assustei, parei o carro no acostamento... pensei na hora que me carro estivesse fervendo, analisei a msg, e fiquei mais calmo, pois a temperatura estava ok... funcionamento do carro estava ok, era apenas uma alerta, quando abrir o capô, verifiquei que no reservatório do liquido de arrefecimento, estava marcando +o- um centimentro  abaixo do nível minimo que mostra no reservatório, fiquei mais calmo que não parecia ser tão serio, apenas o liquido que abaixou um pouco. E quero relatar que meu carrinho já vai para decima revisão, já estar com 101k km rodados.  Pergunta, será que é devido  a alta quilometragem baixar esse nível do liquido, olhei no manual não achei aonde fala e em qual período é necessária a troca do liquido, ou basta apenas repor? Abraços.

Paulo;

       É necessário somente reabastecer, conforme pag. 280:

Reabastecer com líquido de arrefecimento
do motor
● Colocar sempre um pano apropriado sobre a
tampa do reservatório do líquido de arrefecimento
do motor para proteger o rosto, as mãos e os braços
do líquido de arrefecimento do motor quente
ou do vapor.
● Desrosquear cuidadosamente a tampa ⇒ .
● Reabastecer somente com líquido de arrefecimento
do motor novo e de acordo com a especificação
da Volkswagen (⇒ Página 278) ⇒ .
● Somente reabastecer o fluido de arrefecimento
se ainda se encontrar um resto do líquido de arrefecimento
no reservatório, do contrário pode ocorre
um dano ao motor! Se nenhum líquido de arrefecimento
for visível no reservatório, não prosseguir,
buscar ajuda especializada.
● Se ainda uma quantidade residual do líquido
de arrefecimento se encontrar no reservatório, reabastecer
o líquido de arrefecimento até que o nível
do líquido permaneça estável.
● O nível do líquido de arrefecimento do motor
deve permanecer dentro da marca do reservatório
⇒ Fig. 176. Não reabastecer até acima do canto
superior da faixa marcada ⇒ !
● Rosquear bem a tampa.
● Se, em caso de emergência, não houver à disposição
líquido de arrefecimento do motor dentro
da especificação exigida (⇒ Página 278), não utilizar
nenhum outro aditivo do líquido de arrefecimento
do motor! Em vez disso, completar inicialmente
apenas com água destilada ⇒ . Depois
disso, a mistura com a proporção correta de aditivo
do líquido de arrefecimento do motor
⇒ Página 278 deve ser restabelecida o mais rápido
possível.

 

Somente em caso de maiores perdas de líquido, deve-se procurar empresa especializada, conforme pag. 281:

 

Em caso de maiores perdas de líquido de
arrefecimento do motor, reabastecer com líquido
de arrefecimento somente com o motor totalmente
resfriado. Perdas maiores de líquido
de arrefecimento indicam possíveis vazamentos
no sistema de arrefecimento do motor. O
sistema de arrefecimento do motor deve ser
verificado imediatamente por uma empresa especializada.
Caso contrário, podem ocorrer danos
no motor!

 

 E se não houver nenhum líquido no reservatório, deve-se procurar a Concessionária VW:

 

Não reabastecer com líquido de arrefecimento
se no reservatório de expansão do líquido
de arrefecimento do motor não se encontrar
mais nenhum líquido de arrefecimento! Existe
a possibilidade de ter entrado ar no sistema de
arrefecimento. Não prosseguir, procurar uma
Concessionária Volkswagen ou auxílio técnico
especializado. Caso contrário, podem ocorrer
danos no motor!

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  • 2 weeks later...
1 hora atrás, Ailton Almeida disse:

Boa Noite! Pessoal meu Geteco é 2014l e estou pensando em trocar o liquido de arrefecimento, devo usar somente o original ou o Motul é melhor?!?

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Ao menos no tsi no sistema todo vai cerca de 6l já diluído. Quando se compra o g13 o frasco é de 1,5l concentrado. Então eu fiz a proporção 50%,50% mesmo sabendo que não é oq manda o manual, ficou 3l de g13, (dois fracos) + 3 litros de água desmineralizada. Ainda sobrou uns 400ml já diluído dos 6l iniciais, guardei caso precise completar depois. 

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  • 10 months later...
  • 5 months later...

JANEIRO DE 2020.

Camaradas sou mais um premiado com a bomba dágua dando pau. EA888 2.0 TFSI. Audi 2.0 Ambition 16/16 (mecânica do GTI).

Já providenciei a troca e o carro está no mecânico (experiente nesse reparo), aguardando a chegada da bomba.

Nessa dúvida toda com relação ao G13, resolvi ligar direto pra PARAFLU. Meu nr foi anotado e na sequência me ligou um técnico que me deu uma verdadeira Aula sobre aditivos (12 min de papo). Minha dúvida era se eu poderia usar um produto deles em substituição ao G13. Seguem os principais tópicos da conversa:

1. Ele me disse que o mais próximo, quimicamente falando é o Paraflu 3010. Segue a especificação européia e é mais resistente ao frio. Suporta até -30/-40ºC. Pode diluir 50/50 sem problema algum.

2. No entanto, na falta deste pode-se utilizar sem nenhuma restrição, os outros dois produtos orgânicos (sempre na cor rosa). O 3001 (concentrado) ou o 3004 (pronto pra uso). Esses foram desenvolvidos para o clima brasileiro. Suportam menos frio (-14ºC) mas são mais resistentes ao calor, que é o caso do clima aqui.

3. Por fim ele me recomendou utilizar o 3010 por ser o mais próximo do G13 e me tranquilizou dizendo que não terei qualquer tipo de problema em trocar o G13 pelo Paraflu. O ponto forte do G13 é a grande resistência ao congelamento (esse é o maior problema na Europa).

4. Outro detalhe bem interessante. Numa emergência, é melhor completar com água (de torneira mesmo) que misturar aditivos.

https://paraflu.ind.br/produtos/

Diante desse longo papo, aqui resumido, e por utilizar os produtos PARAFLU desde 1995, vou completar o sistema coo ele. Espero ter ajudado.

Forte Abraço a todos.

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  • 9 months later...
Em 09/01/2016 at 1:57 PM, gtaborda disse:

Hoje fiz a revisao dos 6 meses com 3 mil km. Tenho um highline 15/15 mt. O detalhe é que completaram o sistema de expansão de arrefecimento com o produto g12 ao invés do g13, que é o correto. Eu acompanhei a troca de óleo e verifiquei que o aditivo era g12 e tinha um economy escrito na vertical. Quero saber se alguém sabe qual a diferença entre eles e se pode me trazer algum problema. Eu nao vi completarem senao tinha impedido. Assim como erraram a especificação do aditivo, também iriam errar o especificação fo óleo, mas eu consegui impedir e exigir a especificação correta (502). 

Pelo o que eu estou pesquisando, esse Economy ( G12 EVO) nada mais é do que o G12 ++ só que já pronto/ diluído. o G12++ tem que diluir, esse EVO não. a VW estava certa....

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