Aditivo arrefecimento g13


gtaborda

Recommended Posts

9 horas atrás, Spielwurfel disse:

...

O que quis dizer é que o turbo do Golf (assim como de qualquer outro carro turbo) não é resfriado por nada, muito menos líquido de arrefecimento.

Sinto muito lhe informar, mas você esta enganado.

Segue o vídeo de um carro que deu problema de aquecimento, pois estava vazando agua pelo turbo.

Coloca em 24:55 e assiste até os 26 min, que ele fala da galeria de agua e óleo de um turbo do motor T-JET.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em motores turbo, o ar que sai da turbina pode ser resfriado pelo liquido de arrefecimento e/ou ar (intercooler). O oleo que lubrifica a turbina tb a resfria a medida q circula para lubrifica-la. Resta saber como eh no nosso Golf, pois parece que o colega que desmontou o motor notou tubos de liquido de arrefecimento ajudando a refrigerar a turbina, alem do ar comprimido que sai dela. <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 1/22/2016 at 6:46 PM, saulo coelho disse:

Boa tarde,  não sei o que dizer,  já fundi um motor que vazava liquido de arrefecimento pelo duto da turbina, já troquei a turbina do meu golf gti 180 20v turbo algumas vezes, tenho uma carcaça da turbina dele aqui em casa, aí você diz que nenhuma turbina é "resfriada" pelo liquido de arrefecimento, na verdade resfriada não é, é arrefecida, e a do golf 1.4 tsi é sim arrefecida, não tem como eu te mostrar, mas basta voce ver o que corre nesse duto que eu anteriormente me referi,  o do meu golf 1.4 tsi quebrou , procurei um na autorizada, não encontrei e acabei colocando um usado. 

Publicar aqui ou em qualquer outra meio, deve ser com responsabilidade, tem que ter o minimo de convencimento do que esta falando, a gente pode até errar, porem  deve acreditar no que fala, tudo que disse foi por experiencia, há um bom tempo tenho um golf gti 180 que fiz o motor dele aqui em casa, eu mesmo troquei o radiador de um golf 1.4 tsi que adquiri recentemente. Meu maior medo é de escrever algo errado,  mas nesse caso o que eu disse está correto  e o esquema que o Barbosa 51  publicou corraborou o que eu disse. Basta ver o que corre no duto que mencionei, alias nessa turbina, ou melhor na carcaça do conjunto rotativo da turbina do golf 1.4 tsi existe 4 furos:  uma entrada de oleo , uma saida de oleo, uma entrada do liquido de arrefecimento e uma saida do liquido de arrefecimento.

Antes de publicar fui até o golf confirmar o que tinha escrito e fui agora novamente, não acredite, vá ate o golf e veja o que corre nesse dutos.  

Saudações.

 

Em 1/23/2016 at 11:31 PM, anghinoni1982 disse:

Sinto muito lhe informar, mas você esta enganado.

Segue o vídeo de um carro que deu problema de aquecimento, pois estava vazando agua pelo turbo.

Coloca em 24:55 e assiste até os 26 min, que ele fala da galeria de agua e óleo de um turbo do motor T-JET.

Abraços.

Ok, vocês têm razão, falei besteira. Já vi diversos motores com turbo e nunca vi esse tipo de sistema, e na minha cabeça não fazia sentido, porém claramente estou enganado. Peço perdão :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, saulo coelho disse:

 

Boa  tarde,  o mais interessante deste clube, é a troca de conhecimento, ninguém sabe tudo, uso este clube para ajudar e para ser ajudado, uma simples informação evita aborrecimentos , perda de tempo e dinheiro.  Não tenho o que perdoar.  Poder relacionar com pessoas que são , em maior ou menor grau, apaixonadas por carros , e ainda por cima pelo Golf, é sempre um prazer.

Saudações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, saulo coelho disse:

Boa  tarde,  o mais interessante deste clube, é a troca de conhecimento, ninguém sabe tudo, uso este clube para ajudar e para ser ajudado, uma simples informação evita aborrecimentos , perda de tempo e dinheiro.  Não tenho o que perdoar.  Poder relacionar com pessoas que são , em maior ou menor grau, apaixonadas por carros , e ainda por cima pelo Golf, é sempre um prazer.

Saudações.

As vezes eu acho que conheço bastante sobre motores, mas claramente sempre tem alguma coisa pra se aprender :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saulo e Barbosa

Vocês estão falando de coisas diferentes. Novamente, turbo nenhum é resfriado por líquido de arrefecimento do motor.

Em relação ao que o Saulo falou, a magueira que sai do turbo e vai ao segundo radiador é uma mangueira de óleo, que vai a esse radiador separado (que não contem nada de líquido de arrefecimento) resfriado pelo ar ambiente. Logo, a turbina não é resfriada e sim o óleo. Esse radiador não tem como função resfriar a turbina, e sim o óleo que é aquecido por ela no processo de lubrificação.

Já o sistema mencionado pelo Barbosa é de resfriamento do ar comprimido pelo compressor (e não turbina), e novamente não tem função de resfriar a turbina, e sim o ar comprimido no compressor que aquece por passar muito próximo a turbina, que essa sim é extremamente quente. O ar é resfriado pelo líquido de arrefecimento que por sua vez vai ao radiador maior do motor.

O que quis dizer é que o turbo do Golf (assim como de qualquer outro carro turbo) não é resfriado por nada, muito menos líquido de arrefecimento.

Só um detalhe: o ar comprimido não se aquece apenas por "passar perto da turbina" que, de fato, é quente pra caramba. Na verdade a principal causa deste aquecimento é a compressão, que por ser muito rápida, é praticamente adiabática. Basta lembrar da equação da expansão dos gases, da Quimica:

P*V/T=constante.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/01/2016 at 11:29 PM, AlexandreKohl disse:

A dúvida do óleo é quanto à especificação da Volks, cardeque: no manual cita 502.00, mas as CCS querem colocar o 508.00. Quanto à viscosidade, a Volks admite o 0W30 e o 5W40.

____________________

Alexandre Kohl

É, não reparo muito nisso. Já colocaram umas 3 marcas, Elaion, Pentonsin, e Castrol, todos na especificação 5W40. O último foi Castrol Magnatec (para mim só balela de publicidade), e, pelo que vi no site do fabricante Castrol: VW 502 00/505 00. Enfim, não me preocupo muito com isso até porque o clima brasileiro é extremamente diferente do europeu. No DF, a exemplo, a maior parte do ano a umidade local fica em torno dos 25% e 40%. Como eu raramente pego engarrafamentos, e dificilmente ultrapasso os 110km (no DF, pode!), considero que o motor não é utilizado em modo severo. Sei lá, o motor nunca reclamou....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente fiz a troca do oleo com o Castrol Edge norma 502. Preço R$79 / litro. Achei bem salgado.

Quanto ao aditivo para arrefecimento, não é aquele paraflu que deve ser usado? Eu usei este aqui, está errado?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708061544-kit-com-2-lts-aditivo-p-radiadores-rosa-paraflu-concentrado-_JM

Willy, via de regra é desaconselhável misturar aditivos.

Grosso modo, existem os orgânicos, os inorgânicos, outros com base em etilenoglicol e os sintéticos.

Não sei qual é o original do Golf.

Na minha opinião é preferivel colocar água e reduzir a concentração do que misturar aditivos.

Comprei o original, G13, por desencargo de confiança. E está escrito:

c7bf1ac32abbedaf4d509fbd6f36545e.jpg

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 26/01/2016 at 9:10 AM, Spielwurfel disse:

 

Ok, vocês têm razão, falei besteira. Já vi diversos motores com turbo e nunca vi esse tipo de sistema, e na minha cabeça não fazia sentido, porém claramente estou enganado. Peço perdão :unsure:

@Spielwurfel, arrefecimento e resfriamento são a mesma coisa.

Ato de esfriar um líquido, gás ou objeto,  geralmente utilizando se água, óleo ou ar atmosférico como elemento de transporte do calor. 

Normalmente o resultado apresenta uma temperatura acima da do ambiente. 

Exemplo: radiador do carro

Refrigeração

Ato de esfriar um líquido, gás,  ar ou objeto, normalmente utilizando-se gás refrigerante

Normalmente o resultado apresenta uma temperatura abaixo da do ambiente

Exemplo: condicionador de ar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/01/2016 at 6:24 PM, cardeque disse:

Comprei o original, G13, por desencargo de confiança. E está escrito:

c7bf1ac32abbedaf4d509fbd6f36545e.jpg

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A base dos aditivos para radiadores dos carros geralmente são a base de etilinoglicol, não conheço outro que seja utilizado

Baixam as temperaturas de congelamento e aumentam a temperatura de ebulição

Os carros se estiverem com o sistema de arrefecimento em dia podem atingir 110°C sem risco

O maior perigo não é a temperatura e sim a ebulição que provoca bolhas de ar e logo a bomba de água não consegue bombear e aí seu cabeçote vai pras cucuias 

Se o sistema não estiver em dia, isso pode ocorrer a 100°C

Nunca deixe o frentista abrir o seu reservatório de expansão com o motor quente

A pressão vai baixar o líquido vai ferver e se chegar vapor na bomba vc corre grande risco

Quando se abre o reservatório de expansão com o motor quente e ele começa a transbordar água, é sinal que ela começou a ferver e as bolhas de ar ocupam espaço, por isso transborda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A base dos aditivos para radiadores dos carros geralmente são a base de etilinoglicol, não conheço outro que seja utilizado

Baixam as temperaturas de congelamento e aumentam a temperatura de ebulição

Os carros se estiverem com o sistema de arrefecimento em dia podem atingir 110°C sem risco

O maior perigo não é a temperatura e sim a ebulição que provoca bolhas de ar e logo a bomba de água não consegue bombear e aí seu cabeçote vai pras cucuias 

Se o sistema não estiver em dia, isso pode ocorrer a 100°C

Nunca deixe o frentista abrir o seu reservatório de expansão com o motor quente

A pressão vai baixar o líquido vai ferver e se chegar vapor na bomba vc corre grande risco

Quando se abre o reservatório de expansão com o motor quente e ele começa a transbordar água, é sinal que ela começou a ferver e as bolhas de ar ocupam espaço, por isso transborda

Ah, sei lá sempre completei com água torneiral. Meu antigo G5 1.6L rodou 100.000km, e sempre com água da torneira. O detalhe é que a "água" ficava escura como terra, ou seja, oxidava de alguma forma. Quando completou 100.000km (2 anos) pedi para limparem e trocarem o líquido de arrefecimento inteiramente. Como saiu sujeira desse motor! Rodei mais 20.000km e já estava tudo escuro novamente. Nem liguei! Entreguei ele com 178.000Km, abastecido com água da torneira, e, "aparentemente" sem defeito algum.

Quanto ao Golf aqui já havia rodado 84.000km sempre completando com água da torneira. Não sei se toda essa distância de trabalho fez algum mal ao motor. Geralmente ao completava a cada 10k ou 12k. Enfim, ao menos o líquido de arrefecimento, aparentemente, não aparentou contaminação ou oxidação. Ainda esta rosa clarinho.

Entrei na "onda" porque esse líquido não é tão exageradamente caro. Até hoje nenhum mecânico me alertou para que fosse completado com o líquido próprio.

Será que eu posso completar o do Fit CVT com esse G13?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, cardeque disse:

Ah, sei lá sempre completei com água torneiral. Meu antigo G5 1.6L rodou 100.000km, e sempre com água da torneira. O detalhe é que a "água" ficava escura como terra, ou seja, oxidava de alguma forma. Quando completou 100.000km (2 anos) pedi para limparem e trocarem o líquido de arrefecimento inteiramente. Como saiu sujeira desse motor! Rodei mais 20.000km e já estava tudo escuro novamente. Nem liguei! Entreguei ele com 178.000Km, abastecido com água da torneira, e, "aparentemente" sem defeito algum.

Quanto ao Golf aqui já havia rodado 84.000km sempre completando com água da torneira. Não sei se toda essa distância de trabalho fez algum mal ao motor. Geralmente ao completava a cada 10k ou 12k. Enfim, ao menos o líquido de arrefecimento, aparentemente, não aparentou contaminação ou oxidação. Ainda esta rosa clarinho.

Entrei na "onda" porque esse líquido não é tão exageradamente caro. Até hoje nenhum mecânico me alertou para que fosse completado com o líquido próprio.

Será que eu posso completar o do Fit CVT com esse G13?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Normalmente os VW usam 40% de aditivo e o restante de água 

Eu não usaria G13 no Fit. Procuraria no manual dele o mais adequado e indicado pela Honda

Quanto ao usar água pura, eu não o faria. Além de assegurar temperaturas extremas em melhor condição de trabalho, os aditivos de radiadores contém inibidores de corrosão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

infelizmente aqui não podemos debater nada pois ao invés de parar e pensar preferem tirar pra burro sem ao menos estudar um pouco o que foi proposto, ninguém falou que o ar ferve , e nada tão forte pra dor a alma de um vivente, basta olhar pro sitema que tem no carro e olhar outros sistemas de aftercooler se é que sabem o que é isso, do que adianta você resfriar o ar da admissão e em seguida usar a mesma água recem refrigerada pra resfriar o conjunto rotativo do turbo que fica a uma temperatura muito acima de 100º e em seguida devolver a água fervendo pro sistema, sendo que em carro que tem intercooler  e não aftercooler a agua que resfria o turbo é a mesma do sistema que regula temperatura motor você apenas estaria tirando essa caloria de um sistema que precisa trabalhar o mais frio possível pra um sistema onde se trabalha com 90º qual seria o problema inclusive se no sistema de aftercooler a água não passa de 40º ou seja não precisaria nem tanque de expansão mas se realmente esse assunto doi na alma e não se pode debater retiro tudo que disse e o moderador no caso pode até me banir do grupo pois não to aqui pra criar inimigos e sim discutir coisas que são viáveis e podem trazer algo de bom pro carro e seus donos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kuhn199 eu entendi o que você propôs.

Não conheço muito de mecânica, mas acompanho alguns vídeos pelo YT, posso estar falando abobrinhas, mas vamos lá:

Para isso que você esta pensando, há a necessidade de um sistema independente só pra refrigerar o aftercooler.

Uma bomba, correias a mais pra movimentar a bomba de água gerando mais atrito e gasto de combustível e por consequência, perda de potencia.

Pensando nisso, poderíamos trocar a bomba d'agua por uma elétrica, diminuindo o peso do conjunto e evitando a perda de potencia por ter mais uma correia no sistema.

Nisso tudo soma-se um radiador para refrigerar essa água antes de passar pelo aftercooler e refrigerar ainda mais o ar que vai para o motor.

Enfim acarretando mais peso em todo o conjunto. Somando tudo isso, traria benefícios significativos?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos lá debater

1 o tsi ja possui uma bomba elétrica 

2 essa bomba e pro aftercooler

3 ele ja possui 2 radiadores  um pro motor e outro pro after o sistema já existe esta lá o que propus seria apenas deixar esse sistema isolado do outro e passar a refrigeracao da turbina pro outro 

já olhei com calma todo sistema basicamente teria q soltar a entrada e saida de agua da turbina e religar atraves de um niple "T" no sistema de arrefecimento do motor

 

e isolar o sistema do aftercooler basicamente religa dois tubos e fecha o local onde eles estavam ligados ai o segundo radiador do aftercooler que ja tem bomba própria não vai mais resfriar a agua vinda da turbina somente a agua que passa pelo aftercooler

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta tudo lá a única coisa a fazer seria isolar a turbina desse sistema e passar pro outro e deixar esse sistema sem a necessidade de resfriar uma água que vem fervendo da turbina  o aftercooler todo de plastico com núcleo em aluminio a temperatura dele não chega nem próxima a da carcaça da turbina ou seja estamos de falando de recircular água a 40º no radiador frontal ao invés de água a 40 misturada com agua a mais de 90 que vem da turbina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deixa só observar podem se perguntar porque não fez então, eu não tenho TSI o meu amigo de SP veio morar aqui no RS na minha cidade e eu tenho um GTI com IS38 remap eurodyne e com jb1 em cima do remap, o tsi dele tem remap nascar DP Intake e nós brincamos muito aqui com civic com gol turbo etc e estamos estudando maneira de otimizar carro dele achar alguns cv, se conseguirmos baixar em 20º a temperatura do ar na admssão cm certeza vai nos render alguma coisa e ele esta perdendo pro SI por muito pouca diferença achamos que podemos equilibrar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...