Recommended Posts

Postado

Meu golf 1.4 está com 40 mil km. Há um tempo comecei a perceber bastante oscilação na aceleração quando estou em subidas.

A impressão é que o carro não entende que precisa reduzir a marcha para manter a velocidade. Porém o giro do motor fica oscilando sem parar.

A solução é pisar fundo para que ele reduza a marcha. Mas acabo acelerando mais do que gostaria em determinados trechos.

Alguém já passou por isso e sabe a solução? Ou é característica do veículo mesmo? Não acredito pois não percebia esse comportamento no início.

Postado

O que eu percebo no meu em relação a subida é:

Na reta, vindo a +- 60kmh em 5 ou 6 marcha, ao pegar subida, ele demora um pouco pra perceber isso e se eu piso um pouco mais, aí sim ele joga 3 e da um pulo pra frente. Minha esposa reclama, fala que eu fico forçando o cara da frente...

Agora ficar oscilando a rotação, no meu não ocorre isso.

Abraços.

Postado

Se a oscilação começou a ocorrer a pouco tempo, provavelmente trata-se de algo relacionado à queima de combustível..Isso se não for a gasolina por si só...
Eu primeiro de tudo faria a troca do posto ou até da qualidade da gasolina ( caso você utilize comum ), se mesmo assim ainda notasse a anomalia levaria na CSS para passarem o Scanner.

Abraço!

Postado

A gasolina eu até já troquei. Inclusive sou dono de um posto Ipiranga. Mas por curiosidade coloquei a grid em um posto BR, Não teve mudança.

A CSS aqui de Araraquara é terrível. Fiz a revisão a 3 meses e comentei a respeito. Disseram ser característica do veículo.

Fiz a postagem mais para saber se alguém já passou por isso e se foi resolvido.

Pelo jeito não é normal como me disseram na CSS. Vou voltar lá ou procurar outra cidade.

Postado

Isso, na rotação. Mantendo o pedal do acelerador parado, quando começo uma subida ele fica acelerando e desacelerando sozinho, sem trocar as marchas.

Só para de fazer isso quando acelero bem fundo. Aí sim o carro entende que precisa reduzir a marcha para conseguir subir.  Mas acaba dando umas arrancadas desnecessárias.

Postado
4 horas atrás, willyaugusto disse:

Tipo a embreagem patina. Não deveria fazer isso. O meu só faz isso se tiver devagar em segunda marcha..

Acho que vale uma visita a css.

E aí, @willyaugusto, blz.?

Aproveitando esse teu post sobre o problema do colega, queria te perguntar sobre o que tu falou de andar devagar em segunda marcha... como exatamente acontece essa situação que tu falou ? É quando tu está arrancando ou quando tu está diminuindo a velocidade pra parar ?

E aproveitando, já ocorreu alguma situação atípica quando tu está com o carro em 2ª, diminuindo pra parar ?

E sobre o problema do @Marcel, eu acho que, pelos sintomas que ele relatou, não deve ser embreagem patinando... acho que deve ser falha de motor mesmo.

Abraços

Postado
10 horas atrás, CaUtz disse:

E aí, @willyaugusto, blz.?

Aproveitando esse teu post sobre o problema do colega, queria te perguntar sobre o que tu falou de andar devagar em segunda marcha... como exatamente acontece essa situação que tu falou ? É quando tu está arrancando ou quando tu está diminuindo a velocidade pra parar ?

E aproveitando, já ocorreu alguma situação atípica quando tu está com o carro em 2ª, diminuindo pra parar ?

E sobre o problema do @Marcel, eu acho que, pelos sintomas que ele relatou, não deve ser embreagem patinando... acho que deve ser falha de motor mesmo.

Abraços

@CaUtz blz!?

Então, acontece sempre que o carro está arrancando ou quando está em transito, tipo anda e para, ou rampas de estacionamento. Ele mantém a 2º marcha e vai dosando a embreagem. 

Acredito ser um comportamento normal e bem vindo.

Gostaria também que o câmbio permitisse o mesmo comportamento quando em modo manual, mas permite somente no modo automático. Em manual ele sempre reduz para primeira

Postado

Acredito que no meu caso seja mais falha no motor mesmo como disse o @CaUtz. Não parece ser embreagem. 

Vou deixar para resolver na CSS na proxima revisão que está próxima.

Isso acontecia no perfil de condução Normal. Ontem deixei no Sport e o problema não acontece nesse modo.

E sinceramente, pela esportividade, acho que vou deixar nesse modo.

Alguém tem ideia da diferença no consumo de combustível do modo Normal para o Sport?

Postado
Em 13/01/2016 at 7:56 AM, Marcel disse:

Acredito que no meu caso seja mais falha no motor mesmo como disse o @CaUtz. Não parece ser embreagem. 

Isso acontecia no perfil de condução Normal. Ontem deixei no Sport e o problema não acontece nesse modo.

Alguém tem ideia da diferença no consumo de combustível do modo Normal para o Sport?

Números em si não sei te dizer, mas no modo Sport o carro segura mt mais marcha.

Postado
1 hora atrás, Marcel disse:

Nunca fiz a comparação mas com certeza o consumo vai aumentar drasticamente.

Primeiro que no modo sport a rotação fica no mínimo na casa dos 3.000 rpm

Segundo que a sétima marcha não entra, só vai até a sexta

Não é normal este comportamento amigo, melhor ver o quanto antes na css

Postado
2 horas atrás, joaovitordinizb disse:

Números em si não sei te dizer, mas no modo Sport o carro segura mt mais marcha, rotação bem alta, consequentemente mudando o consumo.

1 hora atrás, tsi_higor disse:

Nunca fiz a comparação mas com certeza o consumo vai aumentar drasticamente.

Primeiro que no modo sport a rotação fica no mínimo na casa dos 3.000 rpm

Segundo que a sétima marcha não entra, só vai até a sexta

Não é normal este comportamento amigo, melhor ver o quanto antes na css

Em trânsito urbano eu ando com o cambio quase sempre em "S",  e se vc andar normalmente ele troca as marchas antes de 3mil RPM. O cambio aprende o modo de conduzir e se comporta conforme o condutor quer, basta saber "conversar" com ele.

O consumo sempre será afetado mais pela forma de condução do que pelo giro do motor. Ou seja, se o giro é alto, mas a carga é baixa (carga= esforço do motor para locomover o carro) , vc estará pisando menos e consumindo menos. 

No meu caso não percebi alteração de consumo significativa.

O pessoal se preocupa demais com o giro do motor, relaxem galera, se o óleo está ok pode girar no limite que não vai danificar o motor, pois o corte já prevê um bom limite de segurança. 4k, 5k RPM não é nada para um motor 1.4 moderno com baixa inércia do conjunto móvel.

Postado
10 horas atrás, RED883 disse:

Em trânsito urbano eu ando com o cambio quase sempre em "S",  e se vc andar normalmente ele troca as marchas antes de 3mil RPM. O cambio aprende o modo de conduzir e se comporta conforme o condutor quer, basta saber "conversar" com ele.

O consumo sempre será afetado mais pela forma de condução do que pelo giro do motor. Ou seja, se o giro é alto, mas a carga é baixa (carga= esforço do motor para locomover o carro) , vc estará pisando menos e consumindo menos. 

No meu caso não percebi alteração de consumo significativa.

O pessoal se preocupa demais com o giro do motor, relaxem galera, se o óleo está ok pode girar no limite que não vai danificar o motor, pois o corte já prevê um bom limite de segurança. 4k, 5k RPM não é nada para um motor 1.4 moderno com baixa inércia do conjunto móvel.

RED883, não sou técnico e meu conhecimento é de nível iniciante quanto se fala em mecânica hahaha

Não estou discordando e nem concordando mas se uma vez que você utiliza o modo ECO que visa uma forma mais eficiente na utilização do motor e do ar condicionada você percebera que as trocas de marchas neste modo não passam de 4.000 RPM ou seja o carro sempre presa pelo giro baixo visando baixo consumo e baixo nível de CO²

Ao meu ver se o giro do motor quando em rotações altas, logo, o ciclo de combustão e ar é exigido mais vezes ou seja a bomba deve mandar mais combustível para suprir o ciclo em que o giro alto está sendo utilizado.

Eu não vejo a necessidade do S, só uso mesmo em ultrapassagens mas no geral meu carro fica no D, mas enfim como disse posso estar errado.

Postado
12 horas atrás, tsi_higor disse:

RED883, não sou técnico e meu conhecimento é de nível iniciante quanto se fala em mecânica hahaha

Não estou discordando e nem concordando mas se uma vez que você utiliza o modo ECO que visa uma forma mais eficiente na utilização do motor e do ar condicionada você percebera que as trocas de marchas neste modo não passam de 4.000 RPM ou seja o carro sempre presa pelo giro baixo visando baixo consumo e baixo nível de CO²

Ao meu ver se o giro do motor quando em rotações altas, logo, o ciclo de combustão e ar é exigido mais vezes ou seja a bomba deve mandar mais combustível para suprir o ciclo em que o giro alto está sendo utilizado.

Eu não vejo a necessidade do S, só uso mesmo em ultrapassagens mas no geral meu carro fica no D, mas enfim como disse posso estar errado.

TSI_higor, também não sou técnico, e a grande maioria das opiniões do pessoal são "mais ou menos" fundamentadas empiricamente...kkk

Mas a demanda de combustivel em carros injetados (duto ou direta) tem mais relação com carga do que com giro, pois em situação de descida, p. ex., o giro é alto, mas a carga é 0, e o combustível não é injetado (cut off).

Quanto ao S eu uso pois o carro fica mais responsivo, tanto acelerador como cambio, e se acelero normalmente ele troca de marcha em torno dos 3000RPM, então é tranquilo.

Abs

Postado

@RED883, na verdade em qualquer motor de combustão interna e ciclo Otto, a demanda de combustível  será maior conforme a rotação do motor aumentar. Em motores turbo ocorre uma pequena variação desta regra, devido a inércia da turbina. Porém, é realmente muito pequena. 

Um método clássico e conhecido para economia de combustível se chama "método de carga", que consiste em utilizar sempre a maior marcha possível, mesmo que seja necessário acelerar mais para obter a mesma aceleração que obteria com uma marcha menor.

O cut off realmente existe, mas para isso basta que não se acelere o carro com uma marcha engatada, independente do giro do motor. Quando o carro é acelerado, a injeção calcula a quantidade de combustível necessária considerando a rotação do motor como um dos parâmetros.

Postado

Eu só acho que a demanda de combustível não é diretamente proporcional à rotação do motor APENAS.

É claro que, para sair da inércia, o motor que tem sua rotação mais elevada do que outro irá demandar mais combustível... mas, também atingirá determinada velocidade antes, além de embalar e exigir menos esforço (carga) do motor também alguns instantes antes de que aquele que girou menos... e ainda, custa mais pra perder o embalo e exigir redução de marcha e reaceleração.

Ou seja, dentro de um contexto em que um carro demanda força pra arrancar, depois estabiliza sua velocidade de tráfego, e pode ser submetido a vários fatores que podem tirar parte dessa velocidade e exigir nova carga para retomada, a rotação do motor não é o único fator que influi no consumo de combustível. Acho que é isso que o @RED883 quis dizer.

• 4 weeks later...
Postado

Então, levei na concessionária, não detectaram nada.

Continuei achando estranho a troca de marchas.

E na semana passada, do nada, andando tranquilo, um estalo e o carro perdeu a aceleração.

A mecatrônica do DSG quebrou. Foi óleo do cambio para todo lado.

Orçamento para conserto: R$20.000,00 e 20 dias sem o carro (não oferecem carro reserva após 12 meses)

Cobertura total pela garantia. Ainda bem.

Mas começo a ficar preocupado com esse câmbio. Não sei se continuarei com o carro após a garantia.

Postado
Em 12/01/2016 at 11:12 AM, Marcel disse:

Meu golf 1.4 está com 40 mil km. Há um tempo comecei a perceber bastante oscilação na aceleração quando estou em subidas.

A impressão é que o carro não entende que precisa reduzir a marcha para manter a velocidade. Porém o giro do motor fica oscilando sem parar.

A solução é pisar fundo para que ele reduza a marcha. Mas acabo acelerando mais do que gostaria em determinados trechos.

Alguém já passou por isso e sabe a solução? Ou é característica do veículo mesmo? Não acredito pois não percebia esse comportamento no início.

O meu não faz isso em momento algum, seja qual for a inclinação da subida

Css, há alguma falha aí

• 3 years later...
Postado
Em 10/02/2016 at 9:44 AM, Marcel disse:

Então, levei na concessionária, não detectaram nada.

Continuei achando estranho a troca de marchas.

E na semana passada, do nada, andando tranquilo, um estalo e o carro perdeu a aceleração.

A mecatrônica do DSG quebrou. Foi óleo do cambio para todo lado.

Orçamento para conserto: R$20.000,00 e 20 dias sem o carro (não oferecem carro reserva após 12 meses)

Cobertura total pela garantia. Ainda bem.

Mas começo a ficar preocupado com esse câmbio. Não sei se continuarei com o carro após a garantia.

Boa noite, sou novo no Fórum estou com um Golf 13/14 que está apresentando este mesmo defeito ele está com 30 mil KM e esta Oscilando entre a 5 e a 6 marcha, noto que ele ao invés de ir pra 4 marcha ele vai ou pra 3 ou pra 6 marcha para normalizar. Como ficou o seu após o reparo e o que foi feito ? Abraço,

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora