Recommended Posts

Postado

Pessoal:

Estou indo para a europa e pelo que li aqui no fórum a marca racechip me parece a benchmark para o assunto.

Li também que alguns carros acendem avisos mecânicos como se estivesse com algum erro, aparentemente, por alguma falha eletrônica em decorrência do chip.

No site dele tem 3 modelos:

Ultimate-480 euros - 181 cv

Pro 2-250 euros- 174 cv

One- 130 euros - 170 cv

Alguém tem alguma recomendação?

Vale trazer da europa? Qual modelo? O ganho é real? Pode prejudicar o motor?

Obrigado e absd37ed543e106f6b0c410f56b5b89baed.jpg

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Postado
Eu tenho uma recomendação, não compre! Tive o ultimate no 1.4TSI e não recomendo.

Não acho o piggyback uma boa alternativa, se quer desempenho procura uma reprogramação direta.

Cesar:

O que é piggyback? (Desculpe a ignorancia)

Porque vc nao recomenda? O que ocorreu?

Postado

15 horas atrás, fernandozw disse:

Cesar:

O que é piggyback? (Desculpe a ignorancia)

Porque vc nao recomenda? O que ocorreu?

15 horas atrás, tutuco disse:

Opa boa pergunta! Compartilhe sua experiência conosco?

Não vou entrar em muitos detalhes mas vou colocar um vídeo que explica bem a diferença.

Enfim, basicamente existem duas formas de se ganhar desempenho eletronicamente:

-Uma é alterando os parâmetros originais da ECU do carro (reprogramação).

-A outra é interceptando o sinal dos sensores que fornecem dados para ECU calcular os parâmetros e alterá-los (piggyback).

A reprogramação é o jeito "limpo", pois altera exatamente cada parâmetro disponível para obter o melhor desempenho.

O piggyback já não altera nenhum parâmetro diretamente, ele apenas ENGANA a ECU lendo as informações obtidas dos sensores e alterando os seus valores antes de enviá-los para ela. Assim a ECU recebe esses sinais alterados e passa a trabalhar com eles, gerando mais desempenho. Exemplo (fictício):

Suponhamos que a pressão nominal da turbina é 0,8kg porém o piggyback informa para a ECU que no pico ela está a 0,6kg, sendo assim a ECU vai solicitar mais 0,2kg de pressão para atingir os 0,8kg que estão nos parâmetros originais porém na realidade estará atingindo 1kg devido a leitura "mentirosa" recebida pelo piggyback.

Além disso o piggyback possui uma programação "fixa" para um modelo de carro, mas na verdade cada carro é diferente do outro e deveria ter uma programação específica. Isso o RaceChip não permite (eu pelo menos não conheço nenhum mapa pro racechip feito sob medida). Ele apenas permite "níveis" de intensidade dos ajustes, que não são muito bons. Por isso em alguns carros funciona bem e outros não, mas mesmo nos que funciona bem nunca vai atingir o mesmo desempenho de uma programação de verdade.

Eu já tive o RaceChip Ultimate no meu ex-TSI 1.4 e não tive uma boa experiência. Com uma intensidade alta do piggyback o carro entrava em proteção (luz EPC) em alta e matava o carro. Na regulagem mais baixa funciona, mas o ganho era pífio !

A única vantagem do piggyback é poder retirar sem deixar rastros e vender/usar em outro carro mais pra frente, fora isso a reprogramação é muito superior em tudo. Enfim, EU não recomendo !

Segue o vídeo que explica tudo:

Postado

De forma geral, pelo que o vídeo fala, pude concluir que:

1) intake só trás ganho se houver remapeamento da ECU;

2) downpipe é praticamente a mesma coisa que tirar o catalisador;

3) escape tem muito mais efeito psicológico sobre o motorista do que prático sobre o motor, devido ao ronco que emociona; e

4) pigback é um trabalho genérico que manipula os dados dos sensores para enganar a ECU e fazê-la dar comandos que extraiam mais do motor (como um cheat code para jogos de vídeogames).

Alexandre Kohl

• 4 weeks later...
Postado
Em 19/01/2016 at 0:17 AM, AlexandreKohl disse:

De forma geral, pelo que o vídeo fala, pude concluir que:

1) intake só trás ganho se houver remapeamento da ECU;

2) downpipe é praticamente a mesma coisa que tirar o catalisador;

3) escape tem muito mais efeito psicológico sobre o motorista do que prático sobre o motor, devido ao ronco que emociona; e

4) pigback é um trabalho genérico que manipula os dados dos sensores para enganar a ECU e fazê-la dar comandos que extraiam mais do motor (como um cheat code para jogos de vídeogames).

Alexandre Kohl

Boa!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora