Recommended Posts

Postado

Oi pessoal,

Logo que eu comprei o meu Golf, tive uma situação meio chata na entrega técnica da concessionária (em BH).
O carro é 14/15, e comprei no final de 2015 com um preço até interessante, paguei 76,2K no Hihghline sem pacotes.
Um dos motivos do valor, foi o fato de ser um carro de NOV/14 (data de produção) que estava no estoque a algum tempo.
Voltando ao lance da entrega técnica....
Durante este momento, o multimídia indicou que a próxima troca de óleo deveria ocorrer em 35 dias.... ou seja, a última foi feita a 4 meses e 3 semanas e como a programação é para cada 6 meses isso apareceu. Obviamente, pedi para trocarem o óleo, não queria andar um mês com o carro e ter um aviso de manutenção na tela, sem chance.
Para minha surpresa, tive que "brigar" para ter o direito de sair com o carro com o óleo trocado e a data de próxima revisão ajustada conforme deveria ser (estou comprando um carro zero, problema se ficou parado no estoque).
Bom... durante o serviço, disse que eu queria acompanhar, ver o óleo lacrado e se ele batia rigorosamente com o manual.
Em tudo fui atendido, menos na possibilidade de ver a troca ocorrendo, ou seja, acompanhar o serviço na oficina.... claro... briguei de novo, para evitar a fadiga eles deixaram eu acompanhar.
Mas depois do stress, um funcionário que viu tudo de longe, cara bem tranquilo, disse que isso realmente não é praxe, normalmente nas redes de concessionárias o dono do veículo não pode acompanhar o serviço, é um direito segundo ele da concessionária.

Depois dessa longa história ( me desculpem ) eu queria saber de vocês:

a - Procede isso de não poder acompanhar ?
b -  Como vocês acompanharam as revisões ?
c) - Queria uma recomendação de Concessionária em BHte, que tenham tido uma boa experiência quanto a revisão, podendo acompanhar o serviço e tal.
d) - Estendam essa discussão a concessionárias de outras cidades do Brasil tb.

Abraços!

Postado

Amigo aconteceu comigo tb. O meu carro foi fabricado em out/2013 e comprei em fev/2014. 4 meses parado na loja. Com 1 mês de uso acusou a troca. Fui lá três vezes e eles não conseguiram zerar o aviso de revisão. Pense num desgaste. Enfim resolveram. Na primeira revisão colocaram um óleo diferente do Castrol. Reclamei e provei no recebimento do serviço pois o Castrol é verde, magnatec nesse caso. Trocaram o óleo pelo correto após ligarem pra fazer pesquisa de satisfação reclamei e disse q iria colocar no Procon, pois no cupom fiscal constava o óleo correto e ainda por cima cobraram 5 litros. Conclusão: trocaram o óleo pelo Castrol e me devolveram 1 litro para abater na próxima revisão.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Postado

Na Saga aqui do DF funciona assim:

1 - Você entra no site deles e escolhe o dia e o horário que quer ser atendido. Ou você liga diretamente para eles e informar seus dados para eles procederem o atendimento. Nesta ocasião você pode indicar qual é o mecânico da sua preferência além de informar se há alguma problema adicional para resolver, e eles informam quais os horários que estão disponíveis com o mecânico escolhido.

2 - Feito o agendamento, pelo site ou pelo telefone, uma confirmação é enviado por mensagem para o seu número de celular.

3 - Faltanto 1 ou 2 dias para o compromisso de agendamento, uma atendente te liga para lembrá-lo e confirmar os horários.

4 - No dia e horário marcados, vc chega a concessionária e eles envelopam o teu volante com plástico filme e protegem o banco do motorista com uma manta de plástico.

5 - Você mesmo guia o teu carro até o Box aonde o mecânico antende, e na saga são 40 boxes salvo engano. Lá o mecânico explica o que será feito na revisão obrigatória e sugere serviços adicionais caso vc autorize. Detalhe: nunca me ofereceram aditivo de oléo, nem porra algo de empurroterapia.

6 - Existem uma sala de espera com acesso Wifi para os clientes, ou você pode optar por acompanhar o serviço junto com o mecânico (o que sempre faço porque é rápido), ou eles providenciam um transporte para te levar aonde vc desejar enquanto o seu veículo estiver me manutenção.

7 - Depois de realizado o serviço de manutenção (geralmente 45 minutos ou menos) o mecânico faz um teste rápido de direção ( e vc pode acompanhar também) de cerca de 3 quilômetros no veículo e retorna à concessionária.

8 - O seu veículo é, então, enviado para realizar uma lavagem externa da pintura e não há custos para isso. Você pode recusar se quiser.

9 - Você realiza o pagamento, que pode ser divido em 6x  sem juros (salvo engano) e sai da concessionária.

10 - Cerca de 5 ou 10 dias após o serviço ser executado uma funcionária do controle de qualidade liga e faz alguns questionamentos quanto a qualidade e grau de satisfação de serviço, inclusive questionando se foi necessário voltar a loja por alguma eventual falha na execução do serviço. Dependendo do que vc falar o mecânico pode perder a comissão do serviço. Detalhe: na escala de 1 a 10.... 8 para eles significa que vc não está satisfeito!

Dou-me por satisfeito com o atendimento e qualidade dos serviços prestados. Valor médio de R$ 320,00 (incluso material) cada revisão obrigatória.

Postado

Na Germânica de Campinas eu pedi pra acompanhar, mas o consultor disse que ficar ao lado não seria autorizado, contudo ele providenciaria a realização do serviço em um box que fica defronte a um vidro da sala de espera. Acabei aceitando e ele mandou um mecânico tirar outro carro que estava lá e colocou o meu. Nem dá pra ver nada, só o cara mexendo no motor. Vi que ele colocou o óleo através de uma mangueira. Nem questionei pra não me aborrecer.... (Uma vez que levei pra completar um mecânico disse que trabalham com tanques de óleo para os carros brasileiros (Gol, Fox etc) e importados (Golf, Jetta, Passat).

Não tentaram empurrar absolutamente nada. Não lavaram. Achei o serviço demorado, pois começou uns 20 min depois do horário marcado, e fiquei 1h30 no total lá. O Wi-Fi é uma bosta. E achei o cúmulo comprar na CSS um carro de 96 mil, gastar quase 300 reais em uma revisão e o cafezinho custar 2 reais na espera. Não é pelo valor, mas pela cortesia.

No meu Cruze tinha uma impressão MUITO melhor na revisão (CSS Dahruj Campinas). Vc espera na salinha, o mecânico chama pelo nome e leva até o carro pra acompanhar o trabalho. Vc fica livre pela oficina, andando entre os outros carros. Perguntam se está com pressa, pois se não estiver eles lavam o carro, passam pneu-pretinho e limpam por dentro .

Postado

Aqui em Fortaleza, acompanhei as duas revisões do lado do carro e fui muito bem atendido; o consultor inclusive me deixou a vontade para acompanhar o serviço ou não. Eu quem escolhia.

Até mesmo no recall da bomba, fiquei do lado do carro e eles fizeram questão de me mostrar a peça lacrada que havia chegado e abriram na minha frente. Não falaram absolutamente nada que eu não poderia acompanhar,

Postado
2 horas atrás, assisroberto disse:

Bom dia amigo! Hoje é difícil recomendar concessionária devido ao baixo nível técnico dos profissionais, diversas concessionárias contratam garotos recem formados no senai sem experiência.

Assis Roberto, técnico vw a 15 anos

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Do jeito que a tecnologia evoluiu e o nível de informações se tornou quase que universal, capaz de um garoto desses do Senais saber mais do que muitos marmanjos. O que vejo em concessionárias aqui do DF é que os mecânicos de "grande experiência" não precisam de óculos de proteção, instrumentos de aferição (nunca vi um deles utilizar micrometro no disco, por exemplo), consultar instruções de montagem através do computador, ou seguir um simples check list.

1ª revisão do meu Golf, o mecânico com mais de 7 anos de experiência (não sei em quê) conseguiu colocar 4,6litros de óleo no meu motor. Só percebi por causa da nota fiscal que acusou a cobrança de 5 litros de óleo de motor. Haja esporro!

2º Fiz 18 revisões seguidas em meu antigo G5 Power na autorizada VW. O mecânico que me antedia desde a primeira revisão teve que interromper a sequências das restantes, a partir da 6ª. Motivo: ele não utilizava óculos de proteção, porque ele não precisava. Em um acidente de trabalho quase ficou cego. Foram 9 meses afastados. 

O mecânico que segue atendendo o meu Golf não tem vergonha alguma de consultar instruções de execução de alguns serviços no computador. Eu que trabalho com suporte À redes e informática também não tenho. Ambos executamos nossos serviços corretamente, e sem erros porque entendemos que experiência não é conhecimento.

Mas há casos, e casos. A SAGA, em seu quadro técnico de mecânicos experientes, por exemplo, só um deles possuía a certificação de eletrotécnico num total de 40 mecânicos. Fiz umas 3 revisões do Golf, e digo que o cara entendia muito bem dos detalhes de manutenção dos veículos VW.  Os outros mecânicos que não tinham a certificação eletrotécnico muito provavelmente porque é a experiência que eles consideram que conta para um futuro promissor. A Jipe de outro estado, que não é boba nem nada, tratou logo de fazer uma proposta e contratá-lo.

Postado

Quando digo 15 anos não estou me gabando, apenas trabalhei o bastante para ver os empresários trocar os profissionais bom (independente do tempo de experiência) por profissionais mais "baratos". De fato temos muitas ferramenta e equipamentos da marca que facilita o trabalho de quem tem interesse. Te falo que no máximo 5% dos técnicos de hoje sabem tem conhecimento avançado em metrologia, sabem interpretar um diagrama do sistema Elsa (literatura vw) ou usar um osciloscópio para diagnosticar um problema de rede can.

Postado
Quando digo 15 anos não estou me gabando, apenas trabalhei o bastante para ver os empresários trocar os profissionais bom (independente do tempo de experiência) por profissionais mais "baratos". De fato temos muitas ferramenta e equipamentos da marca que facilita o trabalho de quem tem interesse. Te falo que no máximo 5% dos técnicos de hoje sabem tem conhecimento avançado em metrologia, sabem interpretar um diagrama do sistema Elsa (literatura vw) ou usar um osciloscópio para diagnosticar um problema de rede can.

Legal, Assis Roberto! Acho que você é o primeiro que trabalha com VW a "dar a cara a tapa" aqui no fórum.

Mas ainda fica a pergunta: como saber que a manutenção do carro será feita de acordo com o preço que a CCS cobra?

A revisão dos 10k km do meu Golf foi feita por uma mecânica que me transmitiu muita confiança! Inclusive usou o óleo 508.00 e, quando eu questionei, me mostrou um memorando da fábrica em que falava que esse óleo poderia ser usado em substituição ao 502.00.

Mas como saber se ela tinha a qualificação necessária? Nas revisões do meu Civic Si, sempre era o mesmo mecânico sênior que mexia no carro, porque ele sabia das especificações do carro em relação ao Civic normal. Só essa preocupação da CSS já me mostrava que o cara saberia o que estava fazendo! Mas e na Volks?

Alexandre Kohl

Postado

Levo o meu na Sorana da Braz Leme, em São Paulo. Nunca teve nenhuma empurroterapia por lá e o preço sempre seguiu a risca o que a Volkswagen divulga no site.

Como sempre reclamo de diversos barulhos no meu carro ao levar para as revisões, sempre tive que deixar meu carro lá por 3 dias (terrível), e portanto nunca nem pedi para acompanhar a parte da troca de filtros e óleo. Nem sei se deixam ou não. Sei porém que usam óleo a granel Elaion. Pedi o modelo e especificação do óleo e está de acordo com o recomendado para o carro. Espero que não tenham mentido pra mim..........

Já os 3 dias que sempre tenho que deixar meu carro, infelizmente não arrumavam nem metade do que eu reclamava.

Então pontos positivos para a manutenção normal e pontos negativos pelo tempo e resultado das outras reclamações que faço.

Postado

Savol do centro de Santo André - SP.

Muita empurroterapia.

Com o Golf não posso falar nada, pois a revisão dele será daqui 5 meses.

Ja com o Fox, muita empurroterapia. Da ultima vez, me empurraram limpeza de ar condicionado, falando que é o pacote deles, limpeza de bico, selante pra radiador, final das contas o valor da 2ª Revisão de um Fox com 9000km foi 700 reais.

Mas entretanto de todos os barulhos que reclamei, tampa do porta malas, barulho na coluna do cinto e barulho na suspensão dianteira (onde foi trocado o conjunto todo: Molas, amortecedores e batente e rolamentos dos 2 lados). Realizaram sem reclamar.

Passei o carro pro meu pai no final de ano passado. Em janeiro agora ele levou pra fazer a 3ª Revisão, com a mesma consultora.

Empurroterapia de novo, só que ele conseguiu cortar algumas coisas e ficou em 500 reais, sendo que no site é 300 e uns quebrados...

Abraços.

Postado
Alguem de bh me indica uma melhor q a carbel?pois na carbel acho bem fraco, e ja na segunda revisao o consultor disse q apartir da 3 eu nao poderia acompanhar.

Amigo, levei na Mila pampulha, me providenciaram traslado pra levar e buscar no funcionários. Nao tive como acompanhar pois trabalho no horário, mas sinceramente gostei muito do atendimento, aí é questão de perguntar se você pode acompanhar. Pensei em levar na Carbel da ns senhora do carmo, mas já me falaram que o atendimento lá não é tão legal.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

• 10 months later...
Postado
Em 17/01/2016 at 5:27 PM, iCardeX disse:

Do jeito que a tecnologia evoluiu e o nível de informações se tornou quase que universal, capaz de um garoto desses do Senais saber mais do que muitos marmanjos. O que vejo em concessionárias aqui do DF é que os mecânicos de "grande experiência" não precisam de óculos de proteção, instrumentos de aferição (nunca vi um deles utilizar micrometro no disco, por exemplo), consultar instruções de montagem através do computador, ou seguir um simples check list.

1ª revisão do meu Golf, o mecânico com mais de 7 anos de experiência (não sei em quê) conseguiu colocar 4,6litros de óleo no meu motor. Só percebi por causa da nota fiscal que acusou a cobrança de 5 litros de óleo de motor. Haja esporro!

2º Fiz 18 revisões seguidas em meu antigo G5 Power na autorizada VW. O mecânico que me antedia desde a primeira revisão teve que interromper a sequências das restantes, a partir da 6ª. Motivo: ele não utilizava óculos de proteção, porque ele não precisava. Em um acidente de trabalho quase ficou cego. Foram 9 meses afastados. 

O mecânico que segue atendendo o meu Golf não tem vergonha alguma de consultar instruções de execução de alguns serviços no computador. Eu que trabalho com suporte À redes e informática também não tenho. Ambos executamos nossos serviços corretamente, e sem erros porque entendemos que experiência não é conhecimento.

Mas há casos, e casos. A SAGA, em seu quadro técnico de mecânicos experientes, por exemplo, só um deles possuía a certificação de eletrotécnico num total de 40 mecânicos. Fiz umas 3 revisões do Golf, e digo que o cara entendia muito bem dos detalhes de manutenção dos veículos VW.  Os outros mecânicos que não tinham a certificação eletrotécnico muito provavelmente porque é a experiência que eles consideram que conta para um futuro promissor. A Jipe de outro estado, que não é boba nem nada, tratou logo de fazer uma proposta e contratá-lo.

ICardex, 

Qual mecânico indica na Saga? Quando liguei para ver um problema de direção, o atendente me indicou um tal de Vítor. Conhece?

Grato, 

Thiago

Postado
Em 1/21/2016 at 7:20 PM, marcelo psi disse:

Alguem de bh me indica uma melhor q a carbel?pois na carbel acho bem fraco, e ja na segunda revisao o consultor disse q apartir da 3 eu nao poderia acompanhar.

Não pode acompanhar a partir da 3a revisão!? Justamente a partir do momento que a VW não banca mais o custo de mão de obra na revisão? Muito estranha essa história...

Postado

11 horas atrás, Thiagocs disse:

ICardex, 

Qual mecânico indica na Saga? Quando liguei para ver um problema de direção, o atendente me indicou um tal de Vítor. Conhece?

Grato, 

Thiago

Rapaz eu fico com receio de indicar qualquer mecânico. Já tive várias experiências ruins por lá. E já presenciei coisas absurdas como um mecânico que colocou, acredite, óleo de motor, por mera distração, no lugar onde deveria entra o líquido de arrefecimento. Isso vi num Jetta, a vivo!

O melhor mecânico do quadro deles se chamava Coelho, profissional, aliás, com várias certificações inclusive o único do quadro de funcionários com a certificação de eletrotécnico. O tal Coelho eu sei que poderia desmontar e remontar quantos Golf/Jetta/Fusca/Passat fossem que eles ficariam perfeitos. Faziam-se filas e filas de Golfs e Jettas exclusivamente para ele verificar. O sujeito era extremamente metódico, eu fiquei impressionado com o nível preparo e conhecimento dele. 

Mas quem é bom não dura muito tempo num só lugar. A FIAT o contratou para comandar uma concessionário no Norte. 

Atualmente eu faço com o Patrício, mas não sei te informar se ele é o melhor mecânico do quadro. Algumas intervenções podem serem feitas por mais de um mecânico ao mesmo tempo e aí a coisa pode desandar. No meu veículo, hoje com pouco mais de 115.000km, ainda não foi necessário realizar nenhuma intervenção mais séria ou complicada.

Vou postegar a troca da correia-dentada para os 160.000km.

A embreagem começou a dar sinais de que a integridade não é mais a mesma... também pudera....

d78bf25ced41032f6ddeb27a36e6e890.jpg

Postado

Aqui em BH eu recomendo a RECREIO.
Tenho levado o carro lá para as revisões depois de ter ficado insatisfeito com outras concessionárias, resolvi dois itens na garantia lá (troca da gavetinha do console central e troca da bateria) e SEMPRE posso acompanhar todo serviço que é feito na oficina.

Postado
11 horas atrás, iCardeX disse:

Rapaz eu fico com receio de indicar qualquer mecânico. Já tive várias experiências ruins por lá. E já presenciei coisas absurdas como um mecânico que colocou, acredite, óleo de motor, por mera distração, no lugar onde deveria entra o líquido de arrefecimento. Isso vi num Jetta, a vivo!

O melhor mecânico do quadro deles se chamava Coelho, profissional, aliás, com várias certificações inclusive o único do quadro de funcionários com a certificação de eletrotécnico. O tal Coelho eu sei que poderia desmontar e remontar quantos Golf/Jetta/Fusca/Passat fossem que eles ficariam perfeitos. Faziam-se filas e filas de Golfs e Jettas exclusivamente para ele verificar. O sujeito era extremamente metódico, eu fiquei impressionado com o nível preparo e conhecimento dele. 

Mas quem é bom não dura muito tempo num só lugar. A FIAT o contratou para comandar uma concessionário no Norte. 

Atualmente eu faço com o Patrício, mas não sei te informar se ele é o melhor mecânico do quadro. Algumas intervenções podem serem feitas por mais de um mecânico ao mesmo tempo e aí a coisa pode desandar. No meu veículo, hoje com pouco mais de 115.000km, ainda não foi necessário realizar nenhuma intervenção mais séria ou complicada.

Vou postegar a troca da correia-dentada para os 160.000km.

A embreagem começou a dar sinais de que a integridade não é mais a mesma... também pudera....

d78bf25ced41032f6ddeb27a36e6e890.jpg

ICardeX, 

Obrigado pela resposta!!!

Aproveitando a oportunidade e a coincidência de te encontrar por aqui, quero lhe parabenizar pela sua análise do Civic Touring, que foi determinante para que eu optasse por comprar o GTI. Uma análise crítica e técnica do Touring, o oposto do que vi em grande parte das revistas impressas e blogs/sites automotivos, os quais, em sua grande maioria, tornaram-se verdadeiros veículos de publicidade. Depois que li a sua análise, conclui que não fazia sentido e não tinha menor cabimento a minha dúvida entre o Civic Touring e o GTI. O Golf está em outro patamar... 

Em relação ao seu projeto do Golf TSI no Youtube, desistiu? Aguardo o envio dos próximos vídeos.

Grato, 

Thiago

Postado
4 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

1478148-balls_of_steel.jpg

As galinhas de um granjeiro tem o costume de bicar os próprios ovos, até quebrá-los. Preocupado, pede conselho a um granjeiro vizinho, que lhe recomenda:
- Compre alguns ovos de ferro na venda do Seu João e coloque embaixo das galinhas. Quando elas bicarem, vão se machucar e não irão fazer mais isso.
O granjeiro vai até a venda. Vem atendê-lo um velhinho bem corcunda:
- O que o senhor deseja?
- O senhor é o Seu João? - pergunta o granjeiro, observando o velho.
- Sim. Sou eu mesmo.
- O senhor tem ovos de ferro?
O velho suspira:
- Não, senhor. É problema na coluna mesmo.

Postado
Em 21/12/2016 at 9:47 PM, Thiagocs disse:

ICardeX, 

Obrigado pela resposta!!!

Aproveitando a oportunidade e a coincidência de te encontrar por aqui, quero lhe parabenizar pela sua análise do Civic Touring, que foi determinante para que eu optasse por comprar o GTI. Uma análise crítica e técnica do Touring, o oposto do que vi em grande parte das revistas impressas e blogs/sites automotivos, os quais, em sua grande maioria, tornaram-se verdadeiros veículos de publicidade. Depois que li a sua análise, conclui que não fazia sentido e não tinha menor cabimento a minha dúvida entre o Civic Touring e o GTI. O Golf está em outro patamar... 

Em relação ao seu projeto do Golf TSI no Youtube, desistiu? Aguardo o envio dos próximos vídeos.

Grato, 

Thiago

@Thiagocs quando fiz o relatório do Civic Touring, na verdade, eu só queria mesmo é gerar uma discussão em cima da fama da Honda. Até comentei por aqui que a intenção era abrir os olhos dos consumidores, e nada mais. 

Admiro bastante a fabricante Honda, como a zaibatsu que se tornou,  porém, no ramo automotivo, acredito que ela está longe de alcançar a perfeição principalmente para os veículos oferecidos no Brasil.  

Cobram muito por seus produtos porém entregam bem pouco para aos consumidores brasileiros.

Com relação a sua aquisição, do Golf GTi, eu espero que você esteja plenamente satisfeito com o seu novo veículo. Você possui a versão do Golf que é invejado por muitos consumidores. Somente quem dirigiu o GTi entende o que é que essa máquina é capaz te entregar. O GTi é simplesmente um verdadeiro tesão sobre quase muitos aspectos: direção, segurança, conforto, potência, multiplicação de força, estabilidade, e principalmente o prazer de condução. Estamos falando aqui de engenharia de outro nível. E como nem tudo pode ser perfeito o Golf também possui alguns defeitos. Nada grave que vá desaboná-lo, mas ele os possui.  

Quanto ao relatório infelizmente ocorreu um probleminha com o processo de edição. Acabei subscrevendo o conteúdo interno do relatório que eu eu estava editando desde janeiro 2015. É até difícil tentar explicar porque isso envolvia a edição em um sistema armazenamento em nuvem. Precisei utilizar todo o disco virtual para resolver uma demanda de tecnologia para um cliente, e foi aí que a coisa desandou com os meus arquivos pessoais. Fiquei bem chateado quando percebi a "cagada" que fiz com o o arquivo de relatório do Golf. Equívoco sem direito ao Ctrl+Z. Enfim, paciência. E mais tempo, quem sabe.

Ainda pretendo liberar o segundo vídeo, que terá mais ou menos uns 40 minutos, em condução direta, e explicando algumas das minhas impressões a respeito do Golf e os 3 anos de convivência.

No momento, e com essa crise financeira estourando para tudo quanto é lado, estou tentando conciliar o meu tempo e esforços com algumas tarefas que exigem mais atenção.

• 2 weeks later...
Postado

Na Caraiga Morumbi de SP você tem sempre a certeza de um grande atendimento e de um grande preço. Literalmente.

Ao lado da recepção há um elevador onde o 'consultor' faz várias inspeções iniciais, incluindo desgaste de pneus e pastilhas, composição do líquido de arrefecimento, etc. Ou seja, qualquer problema que gere um gasto adicional (pneu, coolant, pastilhas) não coberto pela garantia será  escrutinado na sua presença. Very smart, pois dá a impressão que eles estão sendo meticulosos. Parabéns ao cara de marketing que bolou este processo!

Na minha última revisão, com o carro abaixo de 10k, mandaram trocar o fluido do freio pois era mencionado no manual. Veio com a ameaça de perder a garantia se não trocar. Resultado: mais uma revisão na casa dos R$1.500.. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora