Molas Eibach homologadas pela VW e por isso obrigatoriamente aceitas pelas seguradoras


Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

Li em diversos foruns, inclusive aqui, que as molas Eibach não são aceitas pela companias seguradoras do Brasil. Para certificar isso, fui atras de informações porque estava pensando em trocar as molas do meu MK7 por um jogo esportivo e não iria fazer isso sem antes conversar com as 3 partes: Compania Seguradora (no meu caso Porto Seguros), Eibach e Volkswagem (não quero perder a garantia de fabrica).

A resposta que tive está em anexo, ou seja, vamos usar molas Eibach sem dor na consciência.

Em tempo, uma dica que passo aos amigos do Forum é que não aceitem como verdade tudo que é lido na internet. Vamos atrás dos fabricantes e fornecedores buscar informações/especificações afinal amamos nossos carros e nossas vidas. Alterações nos carros precisam ser testadas e se possível homologadas pela VW.

Saudações do novo membro do forum GolfMk7.com.br

André Magalhães.

CARTA_EIBACH.PDF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião.

Ou vc consegue uma declaração por escrito da montadora acerca da garantia e da seguradora acerca da cobertura de risco ou esquece. Essa tradução de uma declaração dada pela fornecedora das molas não tem nenhum efeito jurídico perante a montadora ou a VW e quem tem que arcar o prejuízo é quem alterou as características originais do veículo, dentre elas a altura de rodagem.

Dúvida, quem forneceu essa cópia da tradução?

Abç.

RED883

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião.

Ou vc consegue uma declaração por escrito da montadora acerca da garantia e da seguradora acerca da cobertura de risco ou esquece. Essa tradução de uma declaração dada pela fornecedora das molas não tem nenhum efeito jurídico perante a montadora ou a VW e quem tem que arcar o prejuízo é quem alterou as características originais do veículo, dentre elas a altura de rodagem.

Dúvida, quem forneceu essa cópia da tradução?

Abç.

RED883

 

 

A Eibach Brasil. Isso é um certificado aceito pela Volkswagem. Liguei para meu consultor no RJ (Recreio Veículos) e ele confirmou que não perderei a garantia se for Eibach.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amanhã meu carro vai para revisão. Vou questionar o consultor a respeito disso. Será uma beleza se não perder garantia da suspensão.

E a seguradora, tens uma posição dela?

A Porto Seguro pediu para que eu procurasse meu corretor e o mesmo disse que se a peça for homologada pela montadora, não haveria problemas. Hj vou pegar isso por escrito só para ter um registro.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um amigo entrou em contato com a Eibach agora mesmo, após ver esse post. Segue a conversa pelo chat:

"Gostaria de saber se a instalação das molas eibach caracteriza alteração/ modificação da suspensão do veículo, o que ocasiona a perda da garantia do mesmo. Obrigado.

Sem problemas. Sr Felipe, infelizmente no Brasil qualquer alteração de característica feita em seu veículo deve ser regularizada junto ao orgão competente de sua região, porém, como o Pró-Kit Eibach rebaixa em torno de 3 a 4cm, não se torna uma diferença tão grande a ponto de lhe autuarem pelo uso do mesmo. Agora em relação a garantia do veículo e também ao seguro do mesmo, são políticas impostas pelos estabelecimentos de aceitação perante ao nosso produto.

Agradeço pela resposta, mas peço perdão por não ter entendido perfeitamente. Com relação à montadora e às seguradoras, isso quer dizer que ambas podem entender que a instalação do produto de vocês altera as condições do veículo. Seria isso?

Exato, vai depender da política de aceitação deles. Por mais que a Eibach tenha sido homologada pelas montadoras na Alemanha (caso queira posso lhe enviar este certificado via e-mail) cabe a cada estabelecimento aceitar ou não o uso de nosso produto. Independente de ser uma mola dentro das normas ou não

Algumas seguradoras aceitam, outras não.

Algumas concessionárias aceitam, outras não.

No caso da Volkswagen, diversos clientes já foram com nossas molas e eles mantiveram a garantia normalmente, pois sabem que nossas molas são homologadas pela VW na Alemanha, onde são fabricadas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NÃO ENTREM NESSA!!! SEGURADORA NENHUMA ACEITA ALTERAÇÃO DE QUALQUER TIPO NO AUTOMÓVEL. TENHA EM MENTE ANTES DE TROCAR AS MOLAS QUE EM CASO DE SINISTRO AS MOLAS DEVEM SEE TROCADAS ANTES DE ACIONAR A SEGURADORA. CASO CONTRÁRIO, NEM SUBSTITUAM NADA.

NÃO SAIAM NO PREJUÍZO POR INFORMAÇÃO MAL DADA NA INTERNET.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Luiz. Com certeza isso pode ocorrer. O seguro procura sempre uma "tábua de salvação". Eu vou alterar as molas, guardar a nota de serviço e na próxima revisão, com a continuidade da garantia, guardar as notas de serviço. Deus queira que não, mas caso ocorra algo e a seguradora decidir encrespar com as molas, vou pra justiça provar que a garantia foi mantida.

Em tempo Gachet, a informação não está mal "dada" está baseada em uma troca de informações com VW, Porto Seguro e Eibach... Eu não tô ganhando nada com isso, só busco esclarecimento. Você provavelmente é corretor de seguros, correto? Caso não, pq está respondendo em nome de todas seguradoras?

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou engenheiro mecânico, mas não vem ao caso no assunto. O que vem ao caso é que tenho carro rebaixado e já consultei diversas seguradoras e em todas a resposta foi a mesma: TODA E QUALQUER alteração das características originais do veículo implicam na perda da cobertura. Mas vá fundo e boa sorte se algo acontecer.

Em tempo, não uso Eibach, uso o kit esportivo original da própria VW, coberto em garantia. Mas não arrisco no seguro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Idem ao amigo acima, comprei este kit VW alemã Low Version para manter a garantia VW, mas com o seguro, não arrisco mesmo, eles fazem de tudo pra não cobrir e sinceramente duvido que coloquem no papel. Até porque colocando no papel abre precedente para todos. Realmente espero que você consiga, vai ser um divisor de águas na questão seguro. Boa sorte. Abs.,

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

andre.magalhaes, o que o Gachet explicou, ao meu ver, é que a troca de informações não dá "garantia jurídica". No próprio chat da Eibach, o representante limitou-se a dizer o que é certo: "a VW aceita para fins de garantia". Quanto às outras empresas, ficou no genérico "uns aceitam, outros não"...

É a mesma coisa que confiar na palavra de consultor: na hora de acionar a garantia, a fábrica pede foto até do estepe do carro: manual de manutenção, doc do carro, peças avariadas, painel e etc. Eles não perguntam nada sobre o que o consultor te falou... E, se o engenheiro da fábrica negar a garantia, vai ser difícil a CCS bancar!

Além disso, é bem provável que, em caso de sinistro, a seguradora negue a cobertura e você precise de um longo e desgastante processo para que eles paguem pelo dano. E, enquanto isso, você ficará com o preju...

Digo isso porque o seu raciocínio é bem lógico e a pesquisa bem feita, mas, na prática, a teoria é outra. E eu me interessei porque a única modificação que me tenta é essa mola esportiva da VW hehehehe

____________________

Alexandre Kohl

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguem meus centavos de pensamento, com o  risco de me tornar persona non grata no forum. ;)

Já pensaram em olhar o problema de outra perspectiva: "se eu fosse o dono de uma seguradora, faria seguro de um carro com preparação esportiva? Se sim, cobraria dele o mesmo prêmio que cobro de um carro normal?".

Uma seguradora é um negócio que precisa sobreviver, e faz isso calculando estatísticas de acidente por tipo de carro e perfil de condutor para calcular um prêmio que possa ser pago pelo segurado e que não traga prejuízo para a seguradora.

Colocar molas e outros componentes esportivos em um carro significa transitar em outro nível de performance, e isso acarreta uma estatística diferente de acidentes - carros com preparação esportiva podem ter maior chance estatística de acidente que seus equivalentes 'civis', ou levar a sinistros estatisticamente maiores. Por que a seguradora deveria então cobrar o prêmio de um carro normal para um carro que tenha estatísticas diferentes de acidentes?

Até por isso seguradoras não cobrem acidentes em track days, o que não gosto é claro mas acho muito justo (elas cobram em geral mil reais de prêmio por dia de track day).

Acho que o certo e honesto aqui seria que o segurado declarasse a preparação quando fizesse o seguro, pagando o prêmio equivalente, e seria ressarcido normalmente em caso de sinistro. As outras opções me parecem desonestas, tanto pagar prêmio de carro normal para carro preparado quanto recusar fazer o seguro de carro preparado (com componentes de qualidade como a Eibach é claro).

No caso da garantia a coisa é mais simples, deve estar provado que colocar molas Eibach não impacta os outros componentes e por isso a VW garantiria sem problemas. Até porque são poucos componentes de suspensão que devem ser trocados por garantia, acho que 99,99% da troca de peças de suspensão é por uso e sem cobertura da garantia.

Em tempo: não sou dono nem associado a nenhuma seguradora. Apenas tento ver todos os lados de uma questão de vez em quando.

Saudações.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/01/2016 at 0:44 PM, Gachet disse:

Eu sou da vertente: quanto menos dor de cabeça, melhor. Se puder fazer de um jeito que não haja atrito com VW ou seguradora, farei. Mesmo que me dê um pouco mais de trabalho. É muita grana envolvida para arriscar apenas para "provar" que se está certo.

 

Qual seria esse jeito?

 

Eu penso em colocar, mas fico com medo de dar um sinistro em que seja impossível levar pra retirar as molas antes de acionar o seguro.. Aí to nesse dilema.

 

Sem contar que o pessoal da Kufatec não quis me enviar as molas. Disseram que eu teria que fazer uma compra acima de um determinado valor.

 

Qual outro site comercializa essas molas?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou da vertente: quanto menos dor de cabeça, melhor. Se puder fazer de um jeito que não haja atrito com VW ou seguradora, farei. Mesmo que me dê um pouco mais de trabalho. É muita grana envolvida para arriscar apenas para "provar" que se está certo.

 

Qual seria esse jeito?

 

Eu penso em colocar, mas fico com medo de dar um sinistro em que seja impossível levar pra retirar as molas antes de acionar o seguro.. Aí to nesse dilema.

 

Sem contar que o pessoal da Kufatec não quis me enviar as molas. Disseram que eu teria que fazer uma compra acima de um determinado valor.

 

Qual outro site comercializa essas molas?

 

Em relação ao seguro é foda mesmo. Se você for ficar na neura de dar merda, melhor não colocar. Agora a porrada tem que ser muito forte ao ponto de não dar para tirar as molas.

O outro site que vende e entrega no Brasil é o amb-trade.de

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gachet disse:

Em relação ao seguro é foda mesmo. Se você for ficar na neura de dar merda, melhor não colocar. Agora a porrada tem que ser muito forte ao ponto de não dar para tirar as molas.

O outro site que vende e entrega no Brasil é o amb-trade.de

Hahahah é que eu sou muito neura de assim que colocar dar merda..  

 

Alguém já comprou nesse site? Tem referências ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação ao seguro é foda mesmo. Se você for ficar na neura de dar merda, melhor não colocar. Agora a porrada tem que ser muito forte ao ponto de não dar para tirar as molas.

O outro site que vende e entrega no Brasil é o amb-trade.de

Hahahah é que eu sou muito neura de assim que colocar dar merda..  

 

Alguém já comprou nesse site? Tem referências ?

O Ericsson aqui do grupo comprou. Já até chegou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação ao seguro é foda mesmo. Se você for ficar na neura de dar merda, melhor não colocar. Agora a porrada tem que ser muito forte ao ponto de não dar para tirar as molas. O outro site que vende e entrega no Brasil é o amb-trade.de

Hahahah é que eu sou muito neura de assim que colocar dar merda..    

Alguém já comprou nesse site? Tem referências ?

O Ericsson aqui do grupo comprou. Já até chegou.

Positivo, site muito confiável.

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 years later...
Em 19/01/2016 at 3:40 PM, TheRidecrag disse:

Sou engenheiro mecânico, mas não vem ao caso no assunto. O que vem ao caso é que tenho carro rebaixado e já consultei diversas seguradoras e em todas a resposta foi a mesma: TODA E QUALQUER alteração das características originais do veículo implicam na perda da cobertura. Mas vá fundo e boa sorte se algo acontecer.

Em tempo, não uso Eibach, uso o kit esportivo original da própria VW, coberto em garantia. Mas não arrisco no seguro...

Você usa as molas VW LOWERING KIT?

fui fazer vistoria de seguro de um carro que comprei agora com essas molas e não aprovou.... vou ter que pôr as originais que vem no carro.. 3cm mais altas...

Qual sua opinião sobre isso??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/01/2016 at 9:24 PM, Ericsson disse:

Idem ao amigo acima, comprei este kit VW alemã Low Version para manter a garantia VW, mas com o seguro, não arrisco mesmo, eles fazem de tudo pra não cobrir e sinceramente duvido que coloquem no papel. Até porque colocando no papel abre precedente para todos. Realmente espero que você consiga, vai ser um divisor de águas na questão seguro. Boa sorte. Abs.,

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Não arrisco com seguro quer dizer em caso de acidente com o carro você corre pra trocar as molas pelas pretas originais retirando essas azuis do kit lowering??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/01/2016 at 2:16 PM, TheRidecrag disse:

NÃO ENTREM NESSA!!! SEGURADORA NENHUMA ACEITA ALTERAÇÃO DE QUALQUER TIPO NO AUTOMÓVEL. TENHA EM MENTE ANTES DE TROCAR AS MOLAS QUE EM CASO DE SINISTRO AS MOLAS DEVEM SEE TROCADAS ANTES DE ACIONAR A SEGURADORA. CASO CONTRÁRIO, NEM SUBSTITUAM NADA.

NÃO SAIAM NO PREJUÍZO POR INFORMAÇÃO MAL DADA NA INTERNET.

Sem duvidas!

Por mais que veio um cara bêbado, bateu na sua traseira que deu até PT a culpa será das molas!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...