Front Assist funciona?


epbraga

Recommended Posts

Pessoal boa noite,

Essa semana eu peguei um Golf 2015 Highline com pacote premium. O ACC é animal e o farol dinâmico, que acompanha o carro nas curvas é show. Mas eu liguei o front assist e confesso que estou um pouco deepcionado. Mesmo forçando a barra e me aproximando do carro da frente o sistema até agora não funcionou, nem sequer aquela mini freiada de aviso. Só uma vez na estrada acusou que eu estava muito próximo do outro carro com aquele ícone de 2 carros e uma exclamação no meio.

Pergunto, o front assist funciona? Alguém pode compartilhar sua experiência com o mesmo ?

Obrigado

Abraços a todos

Enviado de meu SM-G850M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde eu sei o Front Assist monitora o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h, relatando quaisquer situações críticas ao motorista. A frenagem automática são outros quinhentos. Há que verificar qual é a versão do seu Front Assist porque as 2 primeiras versões apenas alertavam o motorista de possíveis riscos. Somente a terceira versão do Front Assist (associada ao ACC) é que é capaz de acionar os freios do veículo. Na dúvida, leia o manual e verifique como o Front Assist atua no seu Golf.

Um teste simples que vc pode realizar para verificar a eficiência do seu front Assist seria deixar duas caixas de papelão vazias em uma pista isolada, e tentar atropelá-las a uma velocidade superior a 31km/h. Se a atuação do Front Assist acionar automaticamente a frenagem do veículo é porque o sistema está atuando em sua última versão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho um GTI Premium com ACC e front assist e posso dizer que funciona...

Tem que deixar ele bem regulado (de acordo com seu perfil) pois logo que comprei o meu quase o carro de traz bateu na minha traseira pois acionou o freio automaticamente....

Como estava configurado pra acionar em distância longa, o veículo da frente estava parado e eu estava trocando de faixa...

O front assist entendeu que eu estava "indo pra cima" de um obstáculo parado e acionou o freio...

Reconfigurei e deixei pra acionar em apenas distâncias curtas e nunca mais foi acionado.

Nesse 1 ano de experiência com o front assist posso dizer que 100% das vezes que ele avisou que estava prestes a ter uma colisão, o veículo da frente sempre estava parado ou quase parando. Não sei se ele aciona "tão fácil" para casos em que o carro da frente está em velocidade um pouco inferior à sua (tenho essa dúvida)... Imagino que deva funcionar mas não tive nenhum caso...

Outra forma "comum" é quando estamos no trânsito e olhando o celular... Às vezes vc dá aquela distraída e "cola" no carro da frente... Ele não aciona (deve ser pq só aciona acima de 30km/h...

Espero ter ajudado!!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim sempre funcionou, não só o acionamento do freio como o alarme que é tão importante quanto.

 

Mas sempre foram situações em que eu tinha alguma atenção e particípei ativamente da freada. Não tive (graças a Deus) situações em que o Front Assist parasse o carro por conta própria.

Recomendo totalmente.

Saudações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Reavivando o tópico...

Sábado o meu Front Assist funcionou onde não devia. Ao sair da garagem (relativamente íngreme), ao chegar na rampa o carro simplesmente travou as rodas e apitou tudo. Minha esposa levou um p*** susto. Sem contar aquele frio na espinha que dá, quando o carro dá um pipoco.

Mas foi isso, funcionou, mas onde não precisava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...
Em 20/01/2016 at 11:10 AM, rossignolibr disse:

Pessoal, tenho um GTI Premium com ACC e front assist e posso dizer que funciona...

Tem que deixar ele bem regulado (de acordo com seu perfil) pois logo que comprei o meu quase o carro de traz bateu na minha traseira pois acionou o freio automaticamente....

Como estava configurado pra acionar em distância longa, o veículo da frente estava parado e eu estava trocando de faixa...

O front assist entendeu que eu estava "indo pra cima" de um obstáculo parado e acionou o freio...

Reconfigurei e deixei pra acionar em apenas distâncias curtas e nunca mais foi acionado.

Nesse 1 ano de experiência com o front assist posso dizer que 100% das vezes que ele avisou que estava prestes a ter uma colisão, o veículo da frente sempre estava parado ou quase parando. Não sei se ele aciona "tão fácil" para casos em que o carro da frente está em velocidade um pouco inferior à sua (tenho essa dúvida)... Imagino que deva funcionar mas não tive nenhum caso...

Outra forma "comum" é quando estamos no trânsito e olhando o celular... Às vezes vc dá aquela distraída e "cola" no carro da frente... Ele não aciona (deve ser pq só aciona acima de 30km/h...

Espero ter ajudado!!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Desculpe mas como faz essa regulagem?

Estou testando o meu e até agora não foi acionado.

GTI 15/15 Mexicano

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, darkly disse:

Desculpe mas como faz essa regulagem?

Estou testando o meu e até agora não foi acionado.

GTI 15/15 Mexicano

Obrigado.

 

6 horas atrás, lemaeda disse:

Meu GTI 2017 Nacional, ja acionou umas 4x sendo uma delas com frenagem automática.. Não sei ao certo dizer em qual velocidade, ou em qual momento. E tb queria saber como faz essa tal regulagem.. Obrigado.

A Regulagem do ACC, Front Assist e frenagem de emergência City podem ser feitas conforme a pag. 32 do Manual:

 

Car -> Ajustes do veículo -> Ajustes Assistência à Condução:

-> ACC (controle automático de distância):

Ativação ou desativação da tomada da última
distância selecionada.

As seguintes funções podem ser ajustadas:
– Programa de condução,
– nível de distância ativo (distância temporal
do veículo à frente) depois de ligar o ACC.

->Front Assist (Sistema de monitoramento periférico):

As seguintes funções podem ser ativadas
ou desativadas:
– Sistema de monitoramento periférico,
– Alerta prévio,
– Indicador do alerta de distância,
– Função de frenagem de emergência City.

-> Função de frenagem de emergência City:

Ativação ou desativação da função de frenagem
de emergência City.

 

Convém também ler atentamente sobre o funcionamento do Front Assist e o sistema de frenagem de emergência City da pag. 237 até a pag. 242.

Existem importantes informações sobre o funcionamento, características, limites do sistema e Advertências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Li o manual mas na verdade o que nos temos é apenas a função liga e desliga destas funções. e não uma regulagem de qual distancia etc.. mas enfim foi uma boa leitura  e valeu pra conhecer mais detalhes.

 

Mas aproveitei e fiz algo: eu redefini todas as configurações do carro para o padrão de fabrica.

 

Coincidência ou não, depois de fazer isso, desliguei e  liguei ele e fui dar uma volta.. passados 5 minutos andando tive o primeiro alerta do front assist da minha vida. kkkk

abs a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

O Front Assist de meu GTI 15/15 funciona até demais...

Todas as situações em que ele apitou até hoje considerei desnecessárias...

A frenagem automática funcionou por duas vezes, e ambas as vezes, de forma desnecessária... Uma vez foi em uma ultrapassagem que eu estava prestes a realizar, e a segunda vez foi hoje, e essa foi foda...

Eu havia acabado de sair de um sinal vermelho que abrira, e estava a baixíssima velocidade (menos de 25 km/h), descendo de boa uma ladeira pouco íngreme, sem acelerar nem frear o carro, apenas deixando o carro desenvolver sozinho... Nisso, um Corolla que estava estacionado iniciou marcha repentinamente quando o sinal abriu, me ultrapassou pela direita e mudou de faixa à minha frente, da direita para a esquerda, para fazer uma conversão à esquerda... Apesar de ter sido uma atitude de filho da puta e ter sido uma manobra proibida (infração de trânsito inclusive), eu acompanhei a movimentação do Corolla desde o início, me antecipando à merda que ele iria fazer... Mas a velocidade em que eu estava era tão baixa que nem precisei frear. Ele realizou a merda dele sem problemas.

PORÉM... Não sei por que raios, logo DEPOIS que o Corolla entrou à esquerda (ou seja, quando já não estava mais à minha frente) o Front Assist acionou repentinamente, e JUSTAMENTE na função mais extrema (frenagem automática de emergência), sem nem apitar antes... PQP, que SUSTO DA PORRA eu tomei, a frenagem foi tão forte que cantou pneu e acionou o ABS... O carro deu um trancão, e praticamente parou. E o pior é que tinha outro carro atrás de mim, e ao invés de evitar um acidente, o Front Assist quase CAUSOU um acidente... Fora a vergonha que eu passei, todo mundo na rua me olhando como se eu tivesse cometido uma barbeiragem ...

Depois de hoje, só dirigirei com esse assistente desligado. De todo esse tempo que estou com o carro (2 meses), percebi que o Front Assist só seria útil para motoristas desatentos, imprudentes, inexperientes, bêbados, drogados ou distraídos (no celular, por exemplo). Acredito que o objetivo do Front Assist é mais impedir que motoristas imprudentes dirijam iguais uns fdp (como tem tantos no trânsito), colando no carro da frente, exigindo passagem, etc... Em todas as vezes que ele acionou para mim, foi inútil ao meu ver, ou cedo demais, ou tarde demais, como foi hoje. Sinceramente, não vi utilidade prática nenhuma para mim, e o pior, quase que me envolvo em um acidente POR CAUSA do Front Assist...

Front Assist nunca mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Bruno GTI disse:

O Front Assist de meu GTI 15/15 funciona até demais...

Todas as situações em que ele apitou até hoje considerei desnecessárias...

A frenagem automática funcionou por duas vezes, e ambas as vezes, de forma desnecessária... Uma vez foi em uma ultrapassagem que eu estava prestes a realizar, e a segunda vez foi hoje, e essa foi foda...

Eu havia acabado de sair de um sinal vermelho que abrira, e estava a baixíssima velocidade (menos de 25 km/h), descendo de boa uma ladeira pouco íngreme, sem acelerar nem frear o carro, apenas deixando o carro desenvolver sozinho... Nisso, um Corolla que estava estacionado iniciou marcha repentinamente quando o sinal abriu, me ultrapassou pela direita e mudou de faixa à minha frente, da direita para a esquerda, para fazer uma conversão à esquerda... Apesar de ter sido uma atitude de filho da puta e ter sido uma manobra proibida (infração de trânsito inclusive), eu acompanhei a movimentação do Corolla desde o início, me antecipando à merda que ele iria fazer... Mas a velocidade em que eu estava era tão baixa que nem precisei frear. Ele realizou a merda dele sem problemas.

PORÉM... Não sei por que raios, logo DEPOIS que o Corolla entrou à esquerda (ou seja, quando já não estava mais à minha frente) o Front Assist acionou repentinamente, e JUSTAMENTE na função mais extrema (frenagem automática de emergência), sem nem apitar antes... PQP, que SUSTO DA PORRA eu tomei, a frenagem foi tão forte que cantou pneu e acionou o ABS... O carro deu um trancão, e praticamente parou. E o pior é que tinha outro carro atrás de mim, e ao invés de evitar um acidente, o Front Assist quase CAUSOU um acidente... Fora a vergonha que eu passei, todo mundo na rua me olhando como se eu tivesse cometido uma barbeiragem ...

Depois de hoje, só dirigirei com esse assistente desligado. De todo esse tempo que estou com o carro (2 meses), percebi que o Front Assist só seria útil para motoristas desatentos, imprudentes, inexperientes, bêbados, drogados ou distraídos (no celular, por exemplo). Acredito que o objetivo do Front Assist é mais impedir que motoristas imprudentes dirijam iguais uns fdp (como tem tantos no trânsito), colando no carro da frente, exigindo passagem, etc... Em todas as vezes que ele acionou para mim, foi inútil ao meu ver, ou cedo demais, ou tarde demais, como foi hoje. Sinceramente, não vi utilidade prática nenhuma para mim, e o pior, quase que me envolvo em um acidente POR CAUSA do Front Assist...

Front Assist nunca mais.

Cara , aconteceu comigou na marginal......o carro  freou de uma vez e  deu esse tranco q vc  falou ,o carro  que  vinha atras  quase  entrou  na minha  traseira.....e  pensa  num cara bravo  q  xingou muuuuuito......eu fiquei  sem  entender  nada,  o carro  da  frente estava longe  ainda......eu  também  tenho  desligado  dentro  da  cidade....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Agora eu fiquei curioso em saber de alguém cujo funcionamento do Front Assist DE FATO o tenha salvado de algum infortúnio... Que fez diferença positiva... Pq até agora, só vi o Front Assist mais atrapalhar que ajudar. Tem alguém aí com algum relato positivo do Front Assist...?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Boa tarde Galera, 

O front Assist, ou melhor... o City Emergency Brake já me salvou de 3 batidas... E já me alertou em outras 2 situações de mini freada, onde eu tentava ultrapassar me aproximando muito do veículo da frente, porém sem atrapalhar só dando o aviso e mini freada. 

Porém as outras vezes onde ele evitou acidentes, o carro foi monstro. Eu estava olhando distraído pela janela ( tá bom eu confesso fui olhar umas rabas alheias, então ele freio realmente o carro sem nem pestanejar. 

Quanto ao aviso vermelho de exclamação, ocorre diariamente...

Mas sim gente, funciona e melhor do que eu esperava.

ABraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...