Conector OBD para carros VW


Spielwurfel

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Galera, encontrei esse conector OBD com aplicativo feito para carros Volkwagen, que permite até programação.

http://obdeleven.com/

O conector custa 45 euros (cerca de 200 reais sem IOF nem impostos). Se eu tiver algum conhecido que estiver voltando da Europa, comprarei com certeza, considerando que os conectores OBD bons não são muito mais baratos que isso.

Pelo que li, o aplicativo não funciona com conectores OBD normais, porém testarei com o meu.

Fica a dica pra quem gosta desse tipo de coisa.

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16 horas atrás, Spielwurfel disse:

Galera, encontrei esse conector OBD com aplicativo feito para carros Volkwagen, que permite até programação.

http://obdeleven.com/

O conector custa 45 euros (cerca de 200 reais sem IOF nem impostos). Se eu tiver algum conhecido que estiver voltando da Europa, comprarei com certeza, considerando que os conectores OBD bons não são muito mais baratos que isso.

Pelo que li, o aplicativo não funciona com conectores OBD normais, porém testarei com o meu.

Fica a dica pra quem gosta desse tipo de coisa.

Cara, achei bacana esse app. Inclusive vi alguns vídeos interessantes em que o aplicativo permite a mudança da imagem da Central, grafismo do painel, dentre outras funcionalidades interessantes. Tenho o OBD2 bluetooth, acho que vou testar também. 

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8 minutos atrás, Barbosa51 disse:

Lobin, vc usa o OBD bluetooth pra que? Leituras de consumo?

Uso de vez em quando para monitorar a temperatura do sistema de arrefecimento, pois não confio muito nesse ponteiro.  Com ele descobri que a água pode chegar até no máximo 99 graus Celsius, independentemente das condições de rodagem e ambiente. Além disso, costumo verificar pelo menos uma vez ao mês se há algum erro na ECU - principalmente para ver se houve misfire, falha em algum cilindro do motor.

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2 horas atrás, Lobin disse:

Uso de vez em quando para monitorar a temperatura do sistema de arrefecimento, pois não confio muito nesse ponteiro.  Com ele descobri que a água pode chegar até no máximo 99 graus Celsius, independentemente das condições de rodagem e ambiente. Além disso, costumo verificar pelo menos uma vez ao mês se há algum erro na ECU - principalmente para ver se houve misfire, falha em algum cilindro do motor.

Lobin, você pode confiar no medidor de temperatura do carro. Em qualquer carro é 100% normal a temperatura chegar até 99 graus. Os ponteiros são feitos para se manter nos 90 graus enquanto o carro se encontra em temperatura normal (ou seja, até cerca de 99 graus) simplesmente para a tranquilidade dos motoristas.

Se imagine dirigindo seu carro e olhando no ponteiro o tempo todo vendo ele ir e voltar de acordo com a temperatura do motor? Você não ficaria preocupado do ponteiro passar um pouquinho dos 99 graus e poder indicar um suposto super aquecimento?

Ou vamos supor que você sabe que é assim (pode chegar até uns 99 graus) e fica relaxadão, mas não repara que o ponteiro passou um pouco dos 99 graus e que pode estar sofrendo de super aquecimento?

Logo, o bom senso dos engenheiros fez com que projetassem esse ponteiro que se mantém lindamente a 90 graus enquanto a temperatura estiver normal (que é a média de temperatura que se vê na utilização normal de um carro) e caso haja algo de errado ele claramente sairia dos 90 graus e indicaria com clareza um super aquecimento?

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Uso de vez em quando para monitorar a temperatura do sistema de arrefecimento, pois não confio muito nesse ponteiro.  Com ele descobri que a água pode chegar até no máximo 99 graus Celsius, independentemente das condições de rodagem e ambiente. Além disso, costumo verificar pelo menos uma vez ao mês se há algum erro na ECU - principalmente para ver se houve misfire, falha em algum cilindro do motor.

Lobin, você pode confiar no medidor de temperatura do carro. Em qualquer carro é 100% normal a temperatura chegar até 99 graus. Os ponteiros são feitos para se manter nos 90 graus enquanto o carro se encontra em temperatura normal (ou seja, até cerca de 99 graus) simplesmente para a tranquilidade dos motoristas.

Se imagine dirigindo seu carro e olhando no ponteiro o tempo todo vendo ele ir e voltar de acordo com a temperatura do motor? Você não ficaria preocupado do ponteiro passar um pouquinho dos 99 graus e poder indicar um suposto super aquecimento?

Ou vamos supor que você sabe que é assim (pode chegar até uns 99 graus) e fica relaxadão, mas não repara que o ponteiro passou um pouco dos 99 graus e que pode estar sofrendo de super aquecimento?

Logo, o bom senso dos engenheiros fez com que projetassem esse ponteiro que se mantém lindamente a 90 graus enquanto a temperatura estiver normal (que é a média de temperatura que se vê na utilização normal de um carro) e caso haja algo de errado ele claramente sairia dos 90 graus e indicaria com clareza um super aquecimento?

Meu cruze era assim também. Tem até alguns carros que baratearam ao extremo, trocando o ponteiro por duas luzes: uma azul pra quando o motor está frio, uma vermelha para sobreaquecimento e, quando está normal, nada acende.

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Em 22/01/2016 at 6:06 AM, Lobin disse:

Cara, achei bacana esse app. Inclusive vi alguns vídeos interessantes em que o aplicativo permite a mudança da imagem da Central, grafismo do painel, dentre outras funcionalidades interessantes. Tenho o OBD2 bluetooth, acho que vou testar também. 

como assim mudar a central e grafismo e etc...?? teria algum vídeo disso??

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Uso de vez em quando para monitorar a temperatura do sistema de arrefecimento, pois não confio muito nesse ponteiro.  Com ele descobri que a água pode chegar até no máximo 99 graus Celsius, independentemente das condições de rodagem e ambiente. Além disso, costumo verificar pelo menos uma vez ao mês se há algum erro na ECU - principalmente para ver se houve misfire, falha em algum cilindro do motor.

Lobin, você pode confiar no medidor de temperatura do carro. Em qualquer carro é 100% normal a temperatura chegar até 99 graus. Os ponteiros são feitos para se manter nos 90 graus enquanto o carro se encontra em temperatura normal (ou seja, até cerca de 99 graus) simplesmente para a tranquilidade dos motoristas. Se imagine dirigindo seu carro e olhando no ponteiro o tempo todo vendo ele ir e voltar de acordo com a temperatura do motor? Você não ficaria preocupado do ponteiro passar um pouquinho dos 99 graus e poder indicar um suposto super aquecimento?

Ou vamos supor que você sabe que é assim (pode chegar até uns 99 graus) e fica relaxadão, mas não repara que o ponteiro passou um pouco dos 99 graus e que pode estar sofrendo de super aquecimento?

Logo, o bom senso dos engenheiros fez com que projetassem esse ponteiro que se mantém lindamente a 90 graus enquanto a temperatura estiver normal (que é a média de temperatura que se vê na utilização normal de um carro) e caso haja algo de errado ele claramente sairia dos 90 graus e indicaria com clareza um super aquecimento?

Meu cruze era assim também. Tem até alguns carros que baratearam ao extremo, trocando o ponteiro por duas luzes: uma azul pra quando o motor está frio, uma vermelha para sobreaquecimento e, quando está normal, nada acende.

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É horrível! Eu chamo isso de luz "se fudeu"

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  • 9 months later...

Amigos, como muitos já devem ter percebido, o aplicativo OBDeleven NÃO funciona com o seu dongle (ou adaptador) OBD2 normal, o famoso ELM327.

O aplicativo só funciona com o dongle específico, que é vendido pela Internet no site que o @Spielwurfel compartilhou no primeiro post deste tópico.

Eu decidi comprar um para testar, e vou relatar aqui neste tópico o que aprendi até agora.

Mas afinal, o que é o OBDeleven?

Resposta: é um "concorrente" do VCDS. Ele permite, assim como o software e o cabo bem famosos, a leitura e escrita nos diversos módulos de configuração do carro. Ou seja: podemos usá-lo para fazer scans completos em todos os módulos de praticamente qualquer carro da VAG (VW, Audi, Seat e Skoda), identificar falhas, etc, mas também para mudar diversas configurações no software do carro, sejam coisas simples ou complexas. Podemos também usá-lo para acessar os modos de testes dos diversos sistemas, desbloquear funções, fazer calibrações, ter acesso direto aos dados dos sensores que trafegam pelo CAN BUS, etc. Ele tem essa cara aqui:

obdelevenpro.jpg

E como eu compro ele?

Resposta: há varias opções, como a Amazon.com, por exemplo, mas eu comprei o meu diretamente no site do fabricante. Eles enviam para o mundo todo e não cobram o frete. O pagamento pode ser pelo PayPal. Comprei a versão "Pro" por 55 Euros (ou cerca de R$ 200) e vi que, neste fim de ano, está em promoção por 51 Euros.

A empresa que o fabrica é uma startup situada na Lituânia (sim, isso mesmo, Lituânia!) chamada Voltas IT. Ele chegou para mim em duas semanas. Como tem o tamanho de uma caixa de fósforos e a Empresa manda ele em um pacotinho de papel pardo sem nenhuma descrição especial, valor, etc, passou batido na receita federal, mesmo entrando pela unidade de tratamento internacional de Curitiba. 

E porque você comprou esse treco, e não o VCDS?

Resposta: Simples: não gosto de pirataria e é mais barato do que o VCDS, mesmo se tratando de um produto original. O VCDS original da Ross-Tech deve custar uns R$ 1500 e as cópias xing-ling uns R$ 300 a 400.

Mas ele faz tudo o que o VCDS faz?

Resposta: não sei ao certo. Aparentemente, faz uns 99%, incluindo "long coding" e os tutoriais do VCDS funcionam com ele também. O que ele não faz é permitir o carregamento de software novo, que o VCDS sim faz, como se fosse o VAS, da VW.

E quais são as vantagens e desvantagens comparado com o VCDS?

Resposta: não sei ao certo, não uso o VCDS. Mas pelo que li por aí, entendo o seguinte:

Vantagens: 

- O adaptador é minúsculo, pode guardar em qualquer porta-trecos do carro que não ocupa nenhum espaço.

- O aplicativo roda em celulares e tablets, conectados ao adaptador via bluetooth, então você pode levar ele com você para qualquer lugar sem precisar de um notebook para usar.

- O preço.

- O sistema de créditos (mais sobre isso em outro momento).

Desvantagens:

- Só funciona se o seu celular estiver conectado à internet, de preferência em uma rede rápida, como 4G ou um (bom) wifi. Se o seu carro fica em uma garagem subterrânea, sem acesso à internet, esqueça.

- Só roda em celulares ou tablets Android. Se você usar iPhone ou iPad, esqueça.

- Não tem uma base de usuários tão ampla quanto a do VCDS.

Mas e aí, o troço é bom mesmo?

Resposta: não sei! Vou descobrir agora, e com o tempo, eu conto.

Abraço!

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Amigos, como muitos já devem ter percebido, o aplicativo OBDeleven NÃO funciona com o seu dongle (ou adaptador) OBD2 normal, o famoso ELM327.
O aplicativo só funciona com o dongle específico, que é vendido pela Internet no site que o @Spielwurfel compartilhou no primeiro post deste tópico.
Eu decidi comprar um para testar, e vou relatar aqui neste tópico o que aprendi até agora.
Mas afinal, o que é o OBDeleven?
Resposta: é um "concorrente" do VCDS. Ele permite, assim como o software e o cabo bem famosos, a leitura e escrita nos diversos módulos de configuração do carro. Ou seja: podemos usá-lo para fazer scans completos em todos os módulos de praticamente qualquer carro da VAG (VW, Audi, Seat e Skoda), identificar falhas, etc, mas também para mudar diversas configurações no software do carro, sejam coisas simples ou complexas. Podemos também usá-lo para acessar os modos de testes dos diversos sistemas, desbloquear funções, fazer calibrações, ter acesso direto aos dados dos sensores que trafegam pelo CAN BUS, etc. Ele tem essa cara aqui:
s-l225.jpg
E como eu compro ele?
Resposta: há varias opções, como a Amazon.com, por exemplo, mas eu comprei o meu diretamente no site do fabricante. Eles enviam para o mundo todo e não cobram o frete. O pagamento pode ser pelo PayPal. Comprei a versão "Pro" por 55 Euros (ou cerca de R$ 200) e vi que, neste fim de ano, está em promoção por 51 Euros.
A empresa que o fabrica é uma startup situada na Lituânia (sim, isso mesmo, Lituânia!) chamada Voltas IT. Ele chegou para mim em duas semanas. Como tem o tamanho de uma caixa de fósforos e a Empresa manda ele em um pacotinho de papel pardo sem nenhuma descrição especial, valor, etc, passou batido na receita federal, mesmo entrando pela unidade de tratamento internacional de Curitiba. 
E porque você comprou esse treco, e não o VCDS?
Resposta: Simples: não gosto de pirataria e é mais barato do que o VCDS, mesmo se tratando de um produto original. O VCDS original da Ross-Tech deve custar uns R$ 1500 e as cópias xing-ling uns R$ 300 a 400.
Mas ele faz tudo o que o VCDS faz?
Resposta: não sei ao certo. Aparentemente, faz uns 99%, incluindo "long coding" e os tutoriais do VCDS funcionam com ele também. O que ele não faz é permitir o carregamento de software novo, que o VCDS sim faz, como se fosse o VAS, da VW.
E quais são as vantagens e desvantagens comparado com o VCDS?
Resposta: não sei ao certo, não uso o VCDS. Mas pelo que li por aí, entendo o seguinte:
Vantagens: 
- O adaptador é minúsculo, pode guardar em qualquer porta-trecos do carro que não ocupa nenhum espaço.
- O aplicativo roda em celulares e tablets, conectados ao adaptador via bluetooth, então você pode levar ele com você para qualquer lugar sem precisar de um notebook para usar.
- O preço.
- O sistema de créditos (mais sobre isso em outro momento).
Desvantagens:
- Só funciona se o seu celular estiver conectado à internet, de preferência em uma rede rápida, como 4G ou um (bom) wifi. Se o seu carro fica em uma garagem subterrânea, sem acesso à internet, esqueça.
- Só roda em celulares ou tablets Android. Se você usar iPhone ou iPad, esqueça.
- Não tem uma base de usuários tão ampla quanto a do VCDS.
Mas e aí, o troço é bom mesmo?
Resposta: não sei! Vou descobrir agora, e com o tempo, eu conto.
Abraço!

Aguardando ansiosamente o review pra comprar um tb.


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Boa noite, galera!

Após alguns dias usando o OBDeleven, segue um breve "review" do dispositivo, cobrindo alguns pontos relevantes.

É possível comprar o OBDeleven em duas versões:

- Básico: funciona apenas para leitura dos dados do carro. Ele tem muitas vantagens sobre o adaptador tipo ELM327, vendido por aí por uma micharia. O ELM327 só entende os dados padrão do protocolo OBD-II, que inclui parâmetros básicos e algumas falhas de ECU. No entanto, o grupo VAG tem seu protocolo próprio, muito mais completo, que ela usa em todos os carros das marcas VW, Audi, Seat e Sköda, que o ELM327 não consegue acessar. O OBDeleven entende todos esses dados, o que faz dele um excelente scanner, que permite acessar todos os módulos do carro, ler suas falhas, fazer testes, etc. Fique claro, no entanto, que apps como o Torque Pro não conversam com o OBDeleven: apenas o aplicativo próprio funciona. Esta versão custa coisa de 35 Euros.

- Pro: faz tudo o que o básico faz, e ainda permite programar os parâmetros de todos os módulos do carro, da mesma forma que o VCDS. Permite fazer "basic settings", "adaptation" e "Long Coding" dos módulos. Permite acessar o histórico de atualização de software de todos eles, informando data, local e com que km o software foi atualizado. Permite ainda fazer o reset de módulos, soft ou hard, apagar os códigos de falhas, etc. Com esta versão, você pode usar todos os tutoriais de VCDS amplamente disponíveis na web. Ele tem até algum "long code helper", ainda que não tão completo quanto o VCDS (ao menos, por enquanto). Essa versão custa 55 Euros.

Por fim, o hardware dos dispositivos é o mesmo, a diferença está no software. Quando você compra o "Pro", vem junto uma etiqueta com um código para desbloquear as funções especiais. E você pode comprar a versão básica e, se quiser, adquirir um código para desbloquear as funções "Pro" diretamente pelo aplicativo, pagando os mesmos 20 Euros da diferença. Para quem tiver receio de importar a versão mais cara e pagar o imposto na receita, aconselho comprar a básica, mais barata, e desbloquear o "Pro" pagando a diferença.

(continua)

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O uso é bem simples. Como eu já disse, você precisa de uma boa conexão à internet ativa o tempo todo:

- Instale o App OBDeleven da Play Store. Depois você cria uma conta com eles. Essa conta vai ficar associada ao seu dispositivo, e vai armazenar todo o histórico de modificações, scans e falhas, etc que você realizar com o OBDeleven. Por praticidade, é possível usar diretamente a sua conta do Facebook para se registrar.

- Ligue o adaptador na porta OBD-II e, com a ignição ligada e o motor desligado, faça o pareamento do adaptador com o seu celular. A senha padrão é 1234.

- Abra o app e mande ele localizar o dispositivo. Ele vai te pedir uma senha para conectar ao dispositivo. O padrão é 123456, mas você pode mudar isso depois nas configurações do software. 

- Feito isso, rode um primeiro scan completo. Esse scan pode demorar mais, até uns 10 minutos, porque ele vai reconhecer todos os módulos do seu carro. No meu caso, que tenho um 1.4 TSI Highline Exclusive Mexicano, tinha 19 módulos instalados. Um amigo meu, que tem um Comfortline alemão básico, tem 14 módulos. Um Highline ou GTI Premium alemão deve ter mais de 20, pois tem a câmera avançada, DLA, câmera de ré, etc. Daí pra frente, os scans são rápidos. 5 minutos ou menos.

O app tem interface bastante intuitiva, não precisa de muito estudo pra usar, especialmente se você já ouviu falar em VCDS. Todas as modificações, scans, etc podem ser enviadas por e-mail ou guardadas em uma conta do DropBox diretamente a partir do aplicativo. Esse app, aliás, é bem leve (menos de 5 MB), pois todo o processamento dos dados é feito "na nuvem". Isso tem um lado ruim, que é te amarrar na internet o tempo todo. Se você estiver sem conexão, seja no meio da estrada ou em uma garagem subterrânea, simplesmente não vai funcionar, ao contrário do VCDS, que funciona "stand alone". Essa é a desvantagem que consegui enxergar até o momento, comparando o VCDS.

Mas enxergo 3 claras vantagens...

(continua)

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Sobre as vantagens:

1) Roda no celular ou tablet. Assim, posso usá-lo mesmo sem um PC. Como já relatei, o adaptador é ridiculamente pequeno, e conectá-lo via "wireless" é muito mais prático do que com aquele cabo do VCDS. Deixo o adaptador naquela gavetinha debaixo do banco, e assim está sempre à mão, se for necessário.

2) O software é sempre atualizado pelo fabricante. Quando ele lança uma versão nova, atualiza tanto o App do celular quanto o firmware do dispositivo, adicionando funções e corrigindo erros. Não tem, portanto, aquela sacanagem do VCDS que um cabo só funciona com uma versão do software, que você comprou uma vez e nunca mais atualiza e se atualizar o software e seu cabo for xing-ling, já era, perdeu pra sempre (pelo menos, foi o que entendi da discussão da galera aqui...).

3) O sistema de créditos é uma grande vantagem. Funciona assim: se você quiser, pode sempre codificar como no VCDS, alterando inúmeros parâmetros em diversos módulos, combinando adaptations, long coding, etc, em um processo meticuloso e correndo o risco de fazer algo errado no meio do caminho. Agora, se você não quiser complicação, o OBDeleven oferece diversas "soluções prontas", que eles chamam de "apps". São, na verdade, scripts automatizados que realizam diversas modificações, simplificando a sua vida. Por exemplo: se quiser desabilitar o start-stop, no VCDS terá que fazer algo assim:

- Selecionar o módulo 19 (CAN gateway)

- Security access: 16 Access Code 20103

- Adaptation: 10

-  Start/stop start voltage limit: set to 12

Dá pra fazer isso no OBDeleven também, mas usando os tais "apps" basta se conectar e clicar no logo abaixo, que o OBDeleven faz tudo pra você!

NUYiCRwP.png

E qual é a pegadinha, então?

(continua...)

 

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Há dezenas desses "apps" no aplicativo, que fazem inúmeras coisas com um único comando. Alguns exemplos:

- Habilitar a câmera de ré

- Diversas configurações de luzes (farois, lanternas, DRLs e neblinas)

- Desabilitar o controle de estabilidade

- Eliminar os erros quando se instala luzes de LED na placa

Etc...

Acontece que, para aplicar esses "apps", o OBDeleven cobra "créditos". Esses créditos são uma espécie de moeda do aplicativo. Para fazer modificações simples, você vai gastar 10 créditos. Modificações complexas, como desbloqueio de vídeo em movimento, podem custar até 100 créditos.

Quando você compra a versão Pro, ganha 11 deles. Para acumular mais, há algumas opções: você pode comprá-los diretamente no aplicativo (um pacote de 100 créditos custa 12 Euros) ou, se tiver paciência, pode ganhá-los, gratuitamente. Todo dia, você ganha 1 quando abre o OBDeleven. E visualizando anúncios dentro do aplicativo, pode ganhar até 5 créditos por dia. No fim das contas, dá pra acumular 42 créditos por semana "de grátis", só investindo 1 minuto do seu dia clicando em anúncios. Eu, por exemplo, já estou com 59 créditos (dá pra ver no canto inferior direito daquela imagem que postei) e não gastei um tostão neles.

Lembro que usar os tais "apps", gastando créditos, não é obrigatório. Se você manjar do VCDS, dá pra fazer tudo de graça, sem gastar nada além do valor da versão Pro. Mas se você não manja ou não quer esquentar a cabeça, pode usar os "apps" gastando os tais créditos, modificando opções no seu carro de uma forma simples e amigável. É apenas uma opção a mais, que o VCDS não oferece.

Vi nego por aí na net cobrando R$ 400,00 só pra desbloquear vídeo em movimento na central usando o VCDS. A título de comparação, se você tiver um dispositivo Android e comprar o OBDeleven Pro, vai gastar uns R$ 200,00. Se não tiver paciência e comprar um pacote de 100 créditos, vai gastar mais R$ 50,00. Com isso você desbloqueia o vídeo em movimento gastando, no total, R$ 250. Além de mais barato, o dispositivo é seu e, daí pra frente, você pode fazer outras alterações sem precisar gastar.

É isso aí! ainda não aprendi muito, mas ando bem satisfeito. 

Se tiverem dúvidas, é só perguntar.

Abraço!!!

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  • 1 month later...
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Em 06/01/2017 at 10:22 PM, anghinoni1982 disse:

Xerife@RicW como está esse obdeleven?
Tô pensando seriamente em pegar um.
Entrei no fórum desse aparelho. E tem um cara que reclamou do dele que entrou em curto quando estava conectado no carro.
Por sorte foi só o aparelho que derreteu...
Abraços

Enviado do meu Atari 2600
 

@anghinoni1982,

De uma maneira geral  estou bem satisfeito. Não deu curto nenhum, mas o meu OBDeleven veio sim com um problema, e por isso não consigo usar todas as funcionalidades dele. Consigo diagnóstico e até "long coding", mas não consigo aplicar os tais apps.

Entrei em contato com o fabricante, que foi muito atencioso e após alguns procedimentos de teste me enviou um novo exemplar. Este passou pela alfândega, mais uma vez, sem pagar imposto mas foi PERDIDO pelos correios no translado entre Curitiba e São José dos Campos. Expliquei isso para o fornecedor que, gentilmente, me enviou um terceiro OBDeleven, que ainda não chegou.

Abraço!

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17 minutos atrás, Sk8nishi disse:

Muito interessante esse Obdelven. Só uma questão. Usando esse aparelho , seria possível identificar o uso do mesmo em uma revisão na concessionária e por consequência perder a garantia do carro, ele deixa algun rastro do uso?

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

@Sk8nishi,

O simples fato de você haver conectado o OBDeleven ao carro não será detectado pela VW. Usando-o para diagnóstico, não terá problema nenhum. Agora, se você fizer uma modificação, teoricamente é possível que esta modificação seja detectada sim, da mesma forma que as alterações feitas com o VCDS. 

Acho que não temos muito histórico da VW implicando com isso, nem aqui nem lá fora (por favor, amigos, ajudem com depoimentos reais!), mas há sempre o risco. Esteja ciente disso antes de fazer qualquer alteração porque, depois, se tiver algum reparo em garantia negado não adianta reclamar.

Abraço!

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20 horas atrás, RicW disse:

@anghinoni1982,

De uma maneira geral  estou bem satisfeito. Não deu curto nenhum, mas o meu OBDeleven veio sim com um problema, e por isso não consigo usar todas as funcionalidades dele. Consigo diagnóstico e até "long coding", mas não consigo aplicar os tais apps.

Entrei em contato com o fabricante, que foi muito atencioso e após alguns procedimentos de teste me enviou um novo exemplar. Este passou pela alfândega, mais uma vez, sem pagar imposto mas foi PERDIDO pelos correios no translado entre Curitiba e São José dos Campos. Expliquei isso para o fornecedor que, gentilmente, me enviou um terceiro OBDeleven, que ainda não chegou.

Abraço!

Até pensei em comprar um desses, mas vi esses relatos, cheguei a instalar o APP e ficar "ganhando" créditos diários.

Agora os correios, isso é sacanagem. Várias compras minhas também ja foram para o limbo em Curitiba, ainda bem que você conseguiu que eles enviassem outro...

Abraços.

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Em 27/02/2017 at 6:11 AM, anghinoni1982 disse:

Até pensei em comprar um desses, mas vi esses relatos, cheguei a instalar o APP e ficar "ganhando" créditos diários.

Agora os correios, isso é sacanagem. Várias compras minhas também ja foram para o limbo em Curitiba, ainda bem que você conseguiu que eles enviassem outro...

Abraços.

Em tempo:

Os correios, após 101 dias, entregaram a SEGUNDA unidade, aquela que havia sido PERDIDA no fluxo postal. Eu cheguei a abrir uma reclamação no sistema deles, que foi respondida com um sonoro "informamos que o objeto reclamado não foi localizado no fluxo postal", sem mais. Cagaram, simples assim.

Pra vocês não acharem que estou de sacanagem, vejam um print do histórico:

PGC3Oo2Z.png

Agora virei defensor da privatização imediata dos Correios, mesmo que os vendamos a preço de banana. Aquela merda tem um monopólio, cobra caro e ainda assim dá prejuízo. Gastam mal o nosso dinheiro e ainda oferecem um serviço de péssima qualidade.

Voltando ao OBDeleven: testei a nova unidade e está funcionando perfeitamente. Foi reconhecido pelo app em poucos segundos, fiz um "scan" completo bem rápido (menos de 2 minutos), sem erros ou travamentos, a voltagem de bateria (o problema que me impedia de usar os tais apps) agora aparece corretamente. Até usei um app para habilitar desligar os LEDs de rodagem diurna pela central!

Agora tudo está como deveria. E eu não poderia deixar de recomendar a Empresa, pois os caras sempre foram muito atenciosos, corretos e rápidos no suporte técnico, inclusive quando a trapalhada foi dos nossos correios, e não deles... quando chegar a TERCEIRA unidade, aquela que o cara mandou quando os correios perderam a segunda, eu empacoto a problemática e a sobressalente e mando ambas de volta para eles.

Sobre os problemas: realmente uns caras tiveram problemas no fórum, mas a maioria foi gente como eu, que teve defeito na unidade, ou gente que esqueceu o OBDeleven plugado no carro e descarregou a bateria (aliás, isso vale para qualquer dongle OBDII: eles podem impedir o CAN BUS de entrar em modo de espera (mesmo com a ignição desligada) e ficam drenando a bateria, então SEMPRE retire do plug quando não for usar).

Por curiosidade e para mostrar o quanto esses caras estão crescendo, a última versão do tutorial de alterações para MK7 do XaGiCo (um espanhol que é referência no assunto) agora menciona, além do VCP e do VCDS, também as alterações que podem ser feitas usando o OBDeleven.

Abraço!

 

 

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Olá @RicW, primeiramente parabéns pelas informações postadas aqui, tenho certeza que ajudou muita gente. u mesmo que ja tenho o cado estou pensando seriamente em pegar um desses. Você testou o desbloqueio do video em movimento? 

Meu maior interesse é nessa liberação do video em movimento. Minha central é a Discovery Pro com a entrada USB no porta-trecos. Nao tenho a entrada AMI que esses Kit's de desbloqueio por ai necessitam. Entao fazendo via software seria muito mais viável pra mim. 

Se existe alguma forma de fazer esse desbloqueio pelo cabo eu desconheço, e da maneira como vc colocou ai na sua explicação, com esses apps parece ser bem mais simples. Resta sabe se funciona mesmo. 

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3 horas atrás, Ricardo C. disse:

Olá @RicW, primeiramente parabéns pelas informações postadas aqui, tenho certeza que ajudou muita gente. u mesmo que ja tenho o cado estou pensando seriamente em pegar um desses. Você testou o desbloqueio do video em movimento? 

Meu maior interesse é nessa liberação do video em movimento. Minha central é a Discovery Pro com a entrada USB no porta-trecos. Nao tenho a entrada AMI que esses Kit's de desbloqueio por ai necessitam. Entao fazendo via software seria muito mais viável pra mim. 

Se existe alguma forma de fazer esse desbloqueio pelo cabo eu desconheço, e da maneira como vc colocou ai na sua explicação, com esses apps parece ser bem mais simples. Resta sabe se funciona mesmo. 

Oi Ricardo C.

Não tentei o desbloqueio do vídeo em movimento por uma questão de valores e por convicção moral. Ele é bloqueado por um bom motivo: vídeo em movimento pode causar distração ao volante e provocar acidentes graves, ferindo não só quem desbloqueou, mas principalmente algum inocente que, por ironia do destino, decidiu atravessar o caminho do cidadão que estava mais interessado no último capítulo da novela do que em colaborar com o trânsito seguro. Por isso, é proibido em boa parte do mundo.

Abraço.

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