Conector OBD para carros VW


Spielwurfel

Recommended Posts

Em tempo:
Os correios, após 101 dias, entregaram a SEGUNDA unidade, aquela que havia sido PERDIDA no fluxo postal. Eu cheguei a abrir uma reclamação no sistema deles, que foi respondida com um sonoro "informamos que o objeto reclamado não foi localizado no fluxo postal", sem mais. Cagaram, simples assim.
Pra vocês não acharem que estou de sacanagem, vejam um print do histórico:
PGC3Oo2Z.png
Agora virei defensor da privatização imediata dos Correios, mesmo que os vendamos a preço de banana. Aquela merda tem um monopólio, cobra caro e ainda assim dá prejuízo. Gastam mal o nosso dinheiro e ainda oferecem um serviço de péssima qualidade.


Pra voce entender melhor...

dba018a9195a6041bdbd2d8b8fe769e2.jpg

Enviado do meu Atari 2600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo rastreio do correio meu Obdeleven deve estar chegando hoje, aguardando ansioso. Um pergunta, o Obdeleven pode ser utilizado com o carro em movimento ? Tenho curiosidade de medir alguns parâmetros diretamente do smartphone.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk


@sk8nishi,

Pode sim, mas tem uma limitação: não é possível até o momento exportar os dados gravados para analisar em um aplicativo externo, como o Excel por exemplo. Você consegue ver os gráficos só no próprio app do OBDeleven.

Se quiser exportar, sugiro uma solução simples como aqueles dongles OBD topo ELM327.

Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 05/03/2017 at 11:29 AM, RicW disse:

Em tempo:

Os correios, após 101 dias, entregaram a SEGUNDA unidade, aquela que havia sido PERDIDA no fluxo postal. Eu cheguei a abrir uma reclamação no sistema deles, que foi respondida com um sonoro "informamos que o objeto reclamado não foi localizado no fluxo postal", sem mais. Cagaram, simples assim.

Pra vocês não acharem que estou de sacanagem, vejam um print do histórico:

PGC3Oo2Z.png

Agora virei defensor da privatização imediata dos Correios, mesmo que os vendamos a preço de banana. Aquela merda tem um monopólio, cobra caro e ainda assim dá prejuízo. Gastam mal o nosso dinheiro e ainda oferecem um serviço de péssima qualidade.

Voltando ao OBDeleven: testei a nova unidade e está funcionando perfeitamente. Foi reconhecido pelo app em poucos segundos, fiz um "scan" completo bem rápido (menos de 2 minutos), sem erros ou travamentos, a voltagem de bateria (o problema que me impedia de usar os tais apps) agora aparece corretamente. Até usei um app para habilitar desligar os LEDs de rodagem diurna pela central!

Agora tudo está como deveria. E eu não poderia deixar de recomendar a Empresa, pois os caras sempre foram muito atenciosos, corretos e rápidos no suporte técnico, inclusive quando a trapalhada foi dos nossos correios, e não deles... quando chegar a TERCEIRA unidade, aquela que o cara mandou quando os correios perderam a segunda, eu empacoto a problemática e a sobressalente e mando ambas de volta para eles.

Sobre os problemas: realmente uns caras tiveram problemas no fórum, mas a maioria foi gente como eu, que teve defeito na unidade, ou gente que esqueceu o OBDeleven plugado no carro e descarregou a bateria (aliás, isso vale para qualquer dongle OBDII: eles podem impedir o CAN BUS de entrar em modo de espera (mesmo com a ignição desligada) e ficam drenando a bateria, então SEMPRE retire do plug quando não for usar).

Por curiosidade e para mostrar o quanto esses caras estão crescendo, a última versão do tutorial de alterações para MK7 do XaGiCo (um espanhol que é referência no assunto) agora menciona, além do VCP e do VCDS, também as alterações que podem ser feitas usando o OBDeleven.

Abraço!

 

 

http://noticias.band.uol.com.br/economia/noticia/100000851841/plano-de-saude-dos-funcionarios-esta-matando-os-correios-diz-campos.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RicW, qual tutorial você tem utilizado p/ configurações através do OBDeleven?
Estou animando comprá-lo depois de seus relatos.
 
Galera que utiliza adaptadores OBDII para leitura de parâmetros (% de etanol, pressão do turbo, etc), qual app vocês tem utilizado?

Oi Ailton,

Tenho usado o do XaGiCo, um espanhol que é fera no assunto. O cara publica periodicamente um dossiê de mais de 300 páginas e 180MB com modificações passo a passo, ilustradas, que servem tanto para o VCDS quanto para o OBDeleven. Tem até modificações e retrofits de hardware, recomendo muito.

A versão atual você encontra neste link:
http://obdeleven.proboards.com/thread/1318/tutorial-mods-golf-mk7-xagico

Abraço!


Enviado de meu GT-N5100 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Em 25/11/2016 at 6:56 PM, RicW disse:

Amigos, como muitos já devem ter percebido, o aplicativo OBDeleven NÃO funciona com o seu dongle (ou adaptador) OBD2 normal, o famoso ELM327.

O aplicativo só funciona com o dongle específico, que é vendido pela Internet no site que o @Spielwurfel compartilhou no primeiro post deste tópico.

Eu decidi comprar um para testar, e vou relatar aqui neste tópico o que aprendi até agora.

Mas afinal, o que é o OBDeleven?

Resposta: é um "concorrente" do VCDS. Ele permite, assim como o software e o cabo bem famosos, a leitura e escrita nos diversos módulos de configuração do carro. Ou seja: podemos usá-lo para fazer scans completos em todos os módulos de praticamente qualquer carro da VAG (VW, Audi, Seat e Skoda), identificar falhas, etc, mas também para mudar diversas configurações no software do carro, sejam coisas simples ou complexas. Podemos também usá-lo para acessar os modos de testes dos diversos sistemas, desbloquear funções, fazer calibrações, ter acesso direto aos dados dos sensores que trafegam pelo CAN BUS, etc. Ele tem essa cara aqui:

obdelevenpro.jpg

E como eu compro ele?

Resposta: há varias opções, como a Amazon.com, por exemplo, mas eu comprei o meu diretamente no site do fabricante. Eles enviam para o mundo todo e não cobram o frete. O pagamento pode ser pelo PayPal. Comprei a versão "Pro" por 55 Euros (ou cerca de R$ 200) e vi que, neste fim de ano, está em promoção por 51 Euros.

A empresa que o fabrica é uma startup situada na Lituânia (sim, isso mesmo, Lituânia!) chamada Voltas IT. Ele chegou para mim em duas semanas. Como tem o tamanho de uma caixa de fósforos e a Empresa manda ele em um pacotinho de papel pardo sem nenhuma descrição especial, valor, etc, passou batido na receita federal, mesmo entrando pela unidade de tratamento internacional de Curitiba. 

E porque você comprou esse treco, e não o VCDS?

Resposta: Simples: não gosto de pirataria e é mais barato do que o VCDS, mesmo se tratando de um produto original. O VCDS original da Ross-Tech deve custar uns R$ 1500 e as cópias xing-ling uns R$ 300 a 400.

Mas ele faz tudo o que o VCDS faz?

Resposta: não sei ao certo. Aparentemente, faz uns 99%, incluindo "long coding" e os tutoriais do VCDS funcionam com ele também. O que ele não faz é permitir o carregamento de software novo, que o VCDS sim faz, como se fosse o VAS, da VW.

E quais são as vantagens e desvantagens comparado com o VCDS?

Resposta: não sei ao certo, não uso o VCDS. Mas pelo que li por aí, entendo o seguinte:

Vantagens: 

- O adaptador é minúsculo, pode guardar em qualquer porta-trecos do carro que não ocupa nenhum espaço.

- O aplicativo roda em celulares e tablets, conectados ao adaptador via bluetooth, então você pode levar ele com você para qualquer lugar sem precisar de um notebook para usar.

- O preço.

- O sistema de créditos (mais sobre isso em outro momento).

Desvantagens:

- Só funciona se o seu celular estiver conectado à internet, de preferência em uma rede rápida, como 4G ou um (bom) wifi. Se o seu carro fica em uma garagem subterrânea, sem acesso à internet, esqueça.

- Só roda em celulares ou tablets Android. Se você usar iPhone ou iPad, esqueça.

- Não tem uma base de usuários tão ampla quanto a do VCDS.

Mas e aí, o troço é bom mesmo?

Resposta: não sei! Vou descobrir agora, e com o tempo, eu conto.

Abraço!

Estou interessado em adquirir obdleven mas estou com dúvidas:

a..) você comprou o 2 produtos: Obdleven device e o pro pack?

b..) Com relação ao Pro Pack, seria uma licença para inserir no app OBDeleven Aplication, ok? Se eu carregar o OBDeleven Aplication tenho a opção de comprar o Pro Pack de forma online?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou interessado em adquirir obdleven mas estou com dúvidas:
a..) você comprou o 2 produtos: Obdleven device e o pro pack?
b..) Com relação ao Pro Pack, seria uma licença para inserir no app OBDeleven Aplication, ok? Se eu carregar o OBDeleven Aplication tenho a opção de comprar o Pro Pack de forma online?

Oi@iCardex.
Eu comprei um produto só: o OBDeleven na versão "pro". Recebi um dongle (o hardware é o mesmo, independente da opção adquirida) e mais um "sticker" com um código de licença a inserir no software, que habilita as funções "pro".

O programa tem uma opção para adquirir o "pro" caso você tenha comprado só o básico, se não me engano custa uns 20 dólares. Imagino que eles te enviem o código de licença por e-mail, mas não posso garantir porque eu comprei tudo junto.

Sugiro que instale o app e crie uma conta (essa parte é grátis...) e veja no detalhe as opções. O app tem um help online bem razoável.

Abraço!!!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Oi[mention=2057]iCardex[/mention].
Eu comprei um produto só: o OBDeleven na versão "pro". Recebi um dongle (o hardware é o mesmo, independente da opção adquirida) e mais um "sticker" com um código de licença a inserir no software, que habilita as funções "pro".

O programa tem uma opção para adquirir o "pro" caso você tenha comprado só o básico, se não me engano custa uns 20 dólares. Imagino que eles te enviem o código de licença por e-mail, mas não posso garantir porque eu comprei tudo junto.

Sugiro que instale o app e crie uma conta (essa parte é grátis...) e veja no detalhe as opções. O app tem um help online bem razoável.

Abraço!!!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk



Meu OBDLEVEN chegou!

Masoquêêêê?

6170545954a87b1e4a7a11938d304a86.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, RicW disse:

Curioso... devem ter tirado da loja por estes dias... tentou obter o apk para sideload?

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Fiz a instalação do APK., e parece que está rodando corretamente. Acusou a falha do sensor da terceira luz de freio. 

Posso ligar o motor do veículo, e coletar os dados também? Ou isso não é recomendável?

Reparei que as funções que me interessam estão travadas na versão Pro.  Custa cerca de R$ 120,00. Vou comprá-la

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a instalação do APK., e parece que está rodando corretamente. Acusou a falha do sensor da terceira luz de freio. 
Posso ligar o motor do veículo, e coletar os dados também? Ou isso não é recomendável?
Reparei que as funções que me interessam estão travadas na versão Pro.  Custa cerca de R$ 120,00. Vou comprá-la
Não tem problema de rodar com o carro ligado, mas não é absolutamente necessário. Não faz diferença nenhuma.

Que bom que funcionou o apk!

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vc é o problema... [emoji23][emoji23][emoji23]4311e911cd7ec5055ecae71d885ef1d6.jpg

Enviado de meu Atari 2600

Pra mim está fora também. Já mandei um email pro desenvolvedor, vamos ver se ele responde. Normalmente, são atenciosos.

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iCardex

Eu tentei fazer a busca e comecei a digitar somente as 4 primeiras letras na caixa de pesquisa da play store: "odbe". Antes de clicar na lupa apareceu, na segunda linha, "Car diagnostics Pro vag OBD2", ou coisa parecida. Cliquei nele e funcionou.

Pode ser apenad algum erro de indexação no servidor da loja, ou algo assim. Tente aí e veja se funciona.


Abraço!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iCardex

Eu tentei fazer a busca e comecei a digitar somente as 4 primeiras letras na caixa de pesquisa da play store: "odbe". Antes de clicar na lupa apareceu, na segunda linha, "Car diagnostics Pro vag OBD2", ou coisa parecida. Cliquei nele e funcionou.

Pode ser apenad algum erro de indexação no servidor da loja, ou algo assim. Tente aí e veja se funciona.


Abraço!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk


Foi assim que eu fiz tio RicW...

Enviado de meu Atari 2600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iCardeX e Pessoal,

O desenvolvedor retornou o meu contato. Em resumo: eles tem um acordo comercial com o grupo VAG para oferecer a ferramenta em alguns países e, neste momento, o Brasil não está na lista. No entanto, se você baixar o APK de alguma fonte paralela, como o apkmirror.com por exemplo, deve continuar funcionando. Até essa situação se resolver, eu não recomendaria comprar o dispositivo. 

Seguem os e-mails que troquei com eles. Leiam de baixo pra cima:

MantasTka  
September 18, 2017, 11:07  
We are sorry for all inconvenience. We are dealing with Volkswagen AG to get license for more countries.

Regards,
Voltas - IT team.
 

 
Ricardo  
September 18, 2017, 10:02  

Thank you for your quick reply. 

I completely understand your current agreement with VAG group. 
Nevertheless, I believe you should be aware that Brazil is a 200-million 
people market. It is one of world's ten largest economies and the seventh 
automotive market (in units sold). Here, more than 3.5 million new cars 
make it to the streets every year. VAG is one of the leaders in this 
market, with about 600.000 new units sold, branded either as Volkswagen or 
Audi. Their current offers in Brazil include the Golf, Jetta, Passat, Up!, 
the newly introduced Polo, Audi A1, A3, A4, A5, A6, Q3, Q5, Q7 and TT, as 
well as a series of VW models designed specifically for the Brazilian 
market. Cars are either manufactured locally or imported from Europe or 
North America. 

The brand has also a large number of loyal fans and enthusiasts, many of 
them looking for a practical, quality alternative to VCDS such as 
OBDeleven. I believe it would be a good business decision to revise your 
license agreement with VAG and include Brazil in the list of allowed 
countries.


Best regards, 

Ricardo

 

 

 

 

MantasTka  
September 18, 2017, 06:17  
Dear Sir,

As we had signed license agreement with Volkswagen AG for diagnostic data use in our application. This license grant permission to use diagnostic data in these countries:
Belgium, Bulgaria, Denmark, Germany, Estonia, Finland, France, Greece, Ireland, Italy, Latvia, Lithuania, Luxembourg, Malta, Netherlands, Austria, Poland, Portugal, Romania, Sweden, Slovakia, Slovenia, Spain, Czech Republic, Hungary, United Kingdom, Cyprus, Croatia, United States, Canada. 

Unfortunately now we are unable to sell our products in not mentioned countries. You can use our tool in your county, but you should find app link internet.

Sorry for any inconvenience.
 

 
Ricardo  
September 16, 2017, 17:46  
App is not available in Brazil anymore

Dear sir, 

I live in Brazil and I have a pro license for OBDeleven. However, at this moment, OBDeleven app shows as "not available in your country" in Google Play 
store.

There is a small but growing community of OBDeleven users in Brazil. I am a 
moderator in a Golf MK7 users forum and I have been one of your greatest 
supporters here, by recommending your device over VCDS to many fellow 
participants of this forum. 

People are asking why the app is not available for us anymore and when will 
it be available once again. 

Please, make the app available again for Brazil and provide these 
answers so that I can tell people what is going on. 

Best regards, 

Ricardo 
 

 
From OBDeleven support.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RicW disse:

@iCardeX e Pessoal,

O desenvolvedor retornou o meu contato. Em resumo: eles tem um acordo comercial com o grupo VAG para oferecer a ferramenta em alguns países e, neste momento, o Brasil não está na lista. No entanto, se você baixar o APK de alguma fonte paralela, como o apkmirror.com por exemplo, deve continuar funcionando. Até essa situação se resolver, eu não recomendaria comprar o dispositivo. 

Seguem os e-mails que troquei com eles. Leiam de baixo pra cima:

MantasTka  
September 18, 2017, 11:07  
We are sorry for all inconvenience. We are dealing with Volkswagen AG to get license for more countries.

Regards,
Voltas - IT team.
 

 
Ricardo  
September 18, 2017, 10:02  

Thank you for your quick reply. 

I completely understand your current agreement with VAG group. 
Nevertheless, I believe you should be aware that Brazil is a 200-million 
people market. It is one of world's ten largest economies and the seventh 
automotive market (in units sold). Here, more than 3.5 million new cars 
make it to the streets every year. VAG is one of the leaders in this 
market, with about 600.000 new units sold, branded either as Volkswagen or 
Audi. Their current offers in Brazil include the Golf, Jetta, Passat, Up!, 
the newly introduced Polo, Audi A1, A3, A4, A5, A6, Q3, Q5, Q7 and TT, as 
well as a series of VW models designed specifically for the Brazilian 
market. Cars are either manufactured locally or imported from Europe or 
North America. 

The brand has also a large number of loyal fans and enthusiasts, many of 
them looking for a practical, quality alternative to VCDS such as 
OBDeleven. I believe it would be a good business decision to revise your 
license agreement with VAG and include Brazil in the list of allowed 
countries.


Best regards, 

Ricardo

 

 

 

 

MantasTka  
September 18, 2017, 06:17  
Dear Sir,

As we had signed license agreement with Volkswagen AG for diagnostic data use in our application. This license grant permission to use diagnostic data in these countries:
Belgium, Bulgaria, Denmark, Germany, Estonia, Finland, France, Greece, Ireland, Italy, Latvia, Lithuania, Luxembourg, Malta, Netherlands, Austria, Poland, Portugal, Romania, Sweden, Slovakia, Slovenia, Spain, Czech Republic, Hungary, United Kingdom, Cyprus, Croatia, United States, Canada. 

Unfortunately now we are unable to sell our products in not mentioned countries. You can use our tool in your county, but you should find app link internet.

Sorry for any inconvenience.
 

 
Ricardo  
September 16, 2017, 17:46  
App is not available in Brazil anymore

Dear sir, 

I live in Brazil and I have a pro license for OBDeleven. However, at this moment, OBDeleven app shows as "not available in your country" in Google Play 
store.

There is a small but growing community of OBDeleven users in Brazil. I am a 
moderator in a Golf MK7 users forum and I have been one of your greatest 
supporters here, by recommending your device over VCDS to many fellow 
participants of this forum. 

People are asking why the app is not available for us anymore and when will 
it be available once again. 

Please, make the app available again for Brazil and provide these 
answers so that I can tell people what is going on. 

Best regards, 

Ricardo 
 

 
From OBDeleven support.

Obrigado pelo retorno @RicW. O complicado é que a fonte oficial para download do aplicativo deles é a Google Play Store. Tive que recorrer a um servidor de espelhamentos de apks, mas confesso que não me sinto muito confortável com isso ainda mais quando existe o risco do aplicativo baixado poder conter algum código malicioso dentro do pacote de instalação. Uma outra solução que eu imaginei seria adotar uma VPN e fazer o download do app dentro do túnel dela.  Enfim, entendo essas questões de licenciamentos porem penso que eles deviam deixar essa informação mais transparente lá no site oficial deles. De qualquer forma, recomendo a compra do dongle obdeleven. É uma mão na roda! Por bem ou por mal, ele serve para consultar e/ou zerar eventuais os códigos de erros da ecu, evitando uma viagem desnecessária  para ver o concessionário autorizado realizar o mesmo procedimento.

Meu smartphone pertence a plataforma Apple e infelizmente o obdeleven não dá suporte conforme você já havia mencionado. Andei pesquisando outras alternativas ao obdeleven, e acabei me deparando com um tal de Carista. Sabe de alguma coisa a respeito dele?

http://www.caristaapp.com/

O Carista atenderia as 2 plataformas: Androi e iOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno [mention=2091]RicW[/mention]. O complicado é que a fonte oficial para download do aplicativo deles é a Google Play Store. Tive que recorrer a um servidor de espelhamentos de apks, mas confesso que não me sinto muito confortável com isso ainda mais quando existe o risco do aplicativo baixado poder conter algum código malicioso dentro do pacote de instalação. Uma outra solução que eu imaginei seria adotar uma VPN e fazer o download do app dentro do túnel dela.  Enfim, entendo essas questões de licenciamentos porem penso que eles deviam deixar essa informação mais transparente lá no site oficial deles. De qualquer forma, recomendo a compra do dongle obdeleven. É uma mão na roda! Por bem ou por mal, ele serve para consultar e/ou zerar eventuais os códigos de erros da ecu, evitando uma viagem desnecessária  para ver o concessionário autorizado realizar o mesmo procedimento.
Meu smartphone pertence a plataforma Apple e infelizmente o obdeleven não dá suporte conforme você já havia mencionado. Andei pesquisando outras alternativas ao obdeleven, e acabei me deparando com um tal de Carista. Sabe de alguma coisa a respeito dele?
http://www.caristaapp.com/
O Carista atenderia as 2 plataformas: Androi e iOS.
Conheço pouco do Carista, mas me parece uma alternativa viável para quem insiste no erro (iOS).

Ele tem como vantagens funcionar em mais marcas e modelos de veículos (não está limitado ao grupo VAG, como o Obdeleven) e, como tudo o que é feito pra iOS, deve ter uma interface bonitinha e "for dummies".

Como desvantagens parece ter o preço (para acessar as funções "pro" você paga uma assinatura anual de uns 40 dólares. No OBDeleven, o pagamento é uma vez só) e uma limitação: você só consegue fazer as modificações que o desenvolvedor do Carista habilitou, enquanto no OBDeleven você pode alterar qualquer coisa que esteja disponível na adaptação, basic settings e long coding de todos os módulos do seu carro (não quer dizer que seja sempre fácil ou mesmo seguro, mas ao menos é possível, assim como no VCDS).

Uma opção é comprar um celular baratinho, usado mesmo, ou uma porcaria chinesa qualquer, e usar o OBDeleven.

Abraço!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RicW disse:

Conheço pouco do Carista, mas me parece uma alternativa viável para quem insiste no erro (iOS).

Ele tem como vantagens funcionar em mais marcas e modelos de veículos (não está limitado ao grupo VAG, como o Obdeleven) e, como tudo o que é feito pra iOS, deve ter uma interface bonitinha e "for dummies".

Como desvantagens parece ter o preço (para acessar as funções "pro" você paga uma assinatura anual de uns 40 dólares. No OBDeleven, o pagamento é uma vez só) e uma limitação: você só consegue fazer as modificações que o desenvolvedor do Carista habilitou, enquanto no OBDeleven você pode alterar qualquer coisa que esteja disponível na adaptação, basic settings e long coding de todos os módulos do seu carro (não quer dizer que seja sempre fácil ou mesmo seguro, mas ao menos é possível, assim como no VCDS).

Uma opção é comprar um celular baratinho, usado mesmo, ou uma porcaria chinesa qualquer, e usar o OBDeleven.

Abraço!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

@RicW põe o iOS nesse teu coraçãozinho! kkk ! Brincadeiras a parte, posso dizer que finalmente o Android amadureceu o suficiente para eu "conseguir" adotá-lo. No passado ele me causou muitos aborrecimentos e transtornos, com os seus infinitos e inesperados travamentos. Até a versão 4.0 o Android era um inferno. A coisa mudou no atual estágio de amadurecimento do sistema Android. Minha namorada abandonou a plataforma iOS, indignada com os valores cobrados pela Apple, e migrou definitivamente para o Android, e sem traumas para contar. A curva de aprendizado para ela, que é uma mera e simples usuária, foi muito curta, naturalmente influenciada pela extrema velocidade do novo celular, o Lenovo K6. Em questão de velocidade e recursos, o K6 da Lenovo dá uma surra de pau mole até no iPhone 7. Sei disso porque eu manuseei os 2 aparelhos, e a questão mais curiosa dessa história é que o K6 custou módicos R$ 1.000,00. O que ainda me prende à plataforma iOS é especificamente um aplicativo de controle financeiro pessoal, o IXPENSEIT, que está sendo alimentado há mais 9 anos. Não cogito abrir mão desse coração financeiro. Não encontrei nada Google Play Store que se iguale a eficiência dele. Há uns 5 anos mandei um e-mail para desenvolvedor do IXPENSEIT indagando-o sobre a possibilidade de ele desenvolver uma versão para o Android, e ele me respondeu bem curto: "Me desculpe! Prefiro ganhar menos, porém ser remunerado corretamente, ante disponibilizar o IXPENSEIT para poder ser pirateado na plataforma Android. Foge demais ao nosso controle!" A questão de segurança da plataforma Android ainda é questionável. Um cliente trouxe do Canadá um tablet da Amazon (Amazon tem também uma loja de aplicativos para Androids), o problema é a que loja de apps (por questões de licenciamento, ou bug, creio) não funciona no Brasil. Levei exatamente 3 minutos para destravá-lo,  totalmente  de forma online, e injetei as apks que montaram a Google Play Store oficial para dentro do Amazon Kindle. Conforme relatado também tive problemas para a instalação do app da obdeleven, no K6,e não gastei mais que 5 minutos para realizar uma "gambiarra" e colocar o app para funcionar "ilegalmente?" (se ele não pode ser usado no Brasil, transgredi a licença). O que deixa bem evidente, para mim, que essa plataforma ainda é bem vulnerável. Não é necessário nenhum conhecimento avançado para fazer essas maracutaias. Ainda estou utilizando o iPhone 5s . 4 gerações atrasado (6, SE, 6S, 7, e 8), por enquanto, atendendo as minhas necessidades. Mas sinto que em breve precisarei mudar de smartphone, por questões de obsolescência de hardware. Estou ponderando as vantagens e desvantagens de ambas as plataformas.  Nem tudo para a plataforma iOS precisa ser firulento e seguir os padrões impostos pela Apple. Quem fez o Jailbreak conhece muito bem as infinitas possibilidades que o Cydia (loja virtual de soluções não autorizadas) proporciona. Uma pena que está cada vez mais difícil conseguirem brechas para destravar o iOS, coisa que não precisa ser feito com o Android. 

p.s: Por enquanto vou me aventurar no projeto http://www.android-x86.org/ , criando uma máquina virtual no meu notebook( ou um sistema dual boot).  O projeto  Android X86 diz suportar o acesso ao bluetooth, usb, e outras portas de comunicação do notebook. Quero observar como será o funcionamento do OBDeleven app em ambiente virtualizado. Se não funcionar a contento, compro um XingLong de R$ 199,00 e resolvo isso definitivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, iCardeX disse:

@RicW põe o iOS nesse teu coraçãozinho! kkk ! Brincadeiras a parte, posso dizer que finalmente o Android amadureceu o suficiente para eu "conseguir" adotá-lo. No passado ele me causou muitos aborrecimentos e transtornos, com os seus infinitos e inesperados travamentos. Até a versão 4.0 o Android era um inferno. A coisa mudou no atual estágio de amadurecimento do sistema Android. Minha namorada abandonou a plataforma iOS, indignada com os valores cobrados pela Apple, e migrou definitivamente para o Android, e sem traumas para contar. A curva de aprendizado para ela, que é uma mera e simples usuária, foi muito curta, naturalmente influenciada pela extrema velocidade do novo celular, o Lenovo K6. Em questão de velocidade e recursos, o K6 da Lenovo dá uma surra de pau mole até no iPhone 7. Sei disso porque eu manuseei os 2 aparelhos, e a questão mais curiosa dessa história é que o K6 custou módicos R$ 1.000,00. O que ainda me prende à plataforma iOS é especificamente um aplicativo de controle financeiro pessoal, o IXPENSEIT, que está sendo alimentado há mais 9 anos. Não cogito abrir mão desse coração financeiro. Não encontrei nada Google Play Store que se iguale a eficiência dele. Há uns 5 anos mandei um e-mail para desenvolvedor do IXPENSEIT indagando-o sobre a possibilidade de ele desenvolver uma versão para o Android, e ele me respondeu bem curto: "Me desculpe! Prefiro ganhar menos, porém ser remunerado corretamente, ante disponibilizar o IXPENSEIT para poder ser pirateado na plataforma Android. Foge demais ao nosso controle!" A questão de segurança da plataforma Android ainda é questionável. Um cliente trouxe do Canadá um tablet da Amazon (Amazon tem também uma loja de aplicativos para Androids), o problema é a que loja de apps (por questões de licenciamento, ou bug, creio) não funciona no Brasil. Levei exatamente 3 minutos para destravá-lo,  totalmente  de forma online, e injetei as apks que montaram a Google Play Store oficial para dentro do Amazon Kindle. Conforme relatado também tive problemas para a instalação do app da obdeleven, no K6,e não gastei mais que 5 minutos para realizar uma "gambiarra" e colocar o app para funcionar "ilegalmente?" (se ele não pode ser usado no Brasil, transgredi a licença). O que deixa bem evidente, para mim, que essa plataforma ainda é bem vulnerável. Não é necessário nenhum conhecimento avançado para fazer essas maracutaias. Ainda estou utilizando o iPhone 5s . 4 gerações atrasado (6, SE, 6S, 7, e 8), por enquanto, atendendo as minhas necessidades. Mas sinto que em breve precisarei mudar de smartphone, por questões de obsolescência de hardware. Estou ponderando as vantagens e desvantagens de ambas as plataformas.  Nem tudo para a plataforma iOS precisa ser firulento e seguir os padrões impostos pela Apple. Quem fez o Jailbreak conhece muito bem as infinitas possibilidades que o Cydia (loja virtual de soluções não autorizadas) proporciona. Uma pena que está cada vez mais difícil conseguirem brechas para destravar o iOS, coisa que não precisa ser feito com o Android. 

Verdade, @iCardeX. Eu uso smartphones Android desde a versão 2.1 (pessoais) e iOS desde o iPhone 4 (trabalho). O que vejo no iPhone é estabilidade na experiência de usuário. Com a exceção de pequenos ajustes, ela é muito semelhante deste sempre. Isso é bom para alguns, porque a curva de aprendizado é praticamente plana, mas ruim para outros, porque novas funcionalidades demoram uma eternidade para aportar no sistema. Inexplicável, por exemplo, foi a recusa da Apple em permitir que o usuário troque o papel de parede do iPhone. Isso só foi possível na versão 2.0, se não me engano! Algo parecido acontecia com ringtones no início... Coisas como o carregamento sem fio ou carga rápida, então, nem passavam pelos planos da Apple antes do iPhone 8, apesar de serem comuns até em aparelhos Android intermediários já tem alguns anos. Até hoje, o iPhone não te permite mudar o launcher ou nem mesmo o discador sem jailbreak. Todos os browsers do iOS são o Safari! Mesmo o Chrome, no iOS, é só uma máscara sobre o Safari. Todos usam por base o Webkit e todos são igualmente vulneráveis. Uma brecha em um afeta, automaticamente, todos os outros.

Sobre a estabilidade: já vi muitos problemas e travamentos em iPhone. Já perdi todos os dados de meu telefone corporativo mais de uma vez após algum defeito inexplicável. E isso que sempre estão "stock", até por política de segurança da empresa. Os Android tem problemas também, mas a coisa não é pior que a Apple se você não rootear o sistema (versão "androideana" do jailbreak) e nem instalar aplicativos "duvidosos". Curiosidade: em 2016, pela primeira vez, os aparelhos da Apple travaram mais que os Android. Veja: http://fortune.com/2016/08/25/apple-ios-failure-rate/

Sobre segurança: de fato, a Apple é bem mais restritiva do que o Google em termos de requisitos de software. Isso, não necessariamente, se traduz em segurança. A minha empresa, por exemplo, só adotava iPhones como smartphones corporativos alegando que o controle sobre os dados é melhor do que no Android. De uns tempos para cá, estão flexibilizando a política e estudando um aparelho Android. Fizeram um piloto com equipamentos "capados", sem acesso à Play Store. Para instalar um APK, você tinha que levar o aparelho para o pessoal de TI e este só seria instalado se passasse nos requisitos corporativos de segurança da informação. Resultado do piloto? Descobriram que o iOS não é melhor e vão limitar os iPhones de maneira semelhante. Estão planejando uma "loja paralela", no estilo Cydia, só com soluções homologadas tanto para Android quanto para iOS.

Sobre sideload: nem todo apk que vem "por fora" é um problema de segurança. O importante é obtê-los de fonte supostamente confiável. Eu, por exemplo, só baixo os meus do site apkmirror.com, que é dos mesmos fundadores do "Android Police", um site tradicional de notícias da plataforma. Em tese, eles só disponibilizam aplicativos digitalmente assinados e cuja hash MD5 bate com a original da Play Store. O problema real é de compatibilidade: algumas vezes o apk não é disponibilizado na PS para o seu aparelho porque não é compatível mesmo, por não cumprir algum requisito de HW ou SW. Nesses casos pode até funcionar, mas pode ser instável, dar pau, causar problemas de configuração, etc. Mas não acho que proibir como faz a Apple seja o caminho. O melhor é deixar o usuário ciente dos riscos, e se der pau ele não tem pra quem chorar. É errando que se aprende! Quanto à questão das licenças, isso sim é errado. Em tese, você está violando um acordo comercial. Mas a Empresa tem como bloquear isso, mesmo que você instale o apk "por fora".

Sobre destravar: o sistema requer que você obtenha privilégios elevados (root) sempre que quiser fazer algo que o fabricante entende, arbitrariamente, que você não pode fazer. Tipo trocar o papel de parede no iOS 1.0, por exemplo. O Android requer isso muito menos que o iOS, normalmente. Há muitos anos que não sinto necessidade de "rootear" meus Android. Em alguns casos, está bem difícil. Hoje uso um Galaxy S7 edge, no Android 7.0 (Nougat). Se eu tentar destravar, há risco elevado de brick. Se eu tiver sucesso, perco acesso ao Samsung Pay, ao Knox e ao Gear VR services. E pra ganhar o que? No passado alguma coisa. Hoje em dia, nada, porque o Android "stock" tem tudo o que eu preciso. 

Por fim, acho que hoje a experiência de usuário está mais consistente no Android do que no iOS. Os aplicativos adotaram os guidelines do Google no Material Design e hoje as interfaces são muito intuitivas. O iOS foi pelo caminho contrário, sem reforçar muito essas políticas, e a interação do usuário com os apps varia muito. Acho que navego bem em ambos mas, para meu gosto pessoal, o Android é superior. Especialmente em implementações mais "puras" (sem customizações exageradas dos fabricantes), como tem sido mais comum ultimamente.

Abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...