Recommended Posts

Podium na região aqui tá entre $5,4 e $5,6... faz um tempo que to colocando só V-Power Racing, tá $5... boa gasolina.

Alguem tá usando octapro? Aqui tá $5,2, mas pouquissimos postos Ipiranga tem... fazem mó auê de nova gasolina etc e tal... quando voce vai ver é a DT clean rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 13/07/2015 at 6:41 PM, Barbosa51 disse:

Pessoal, abasteço meu carro em uma cidade relativamente pequena. Tinha um Cruze e sempre abasteci com álcool ou gasolina Petrobras Grid.

Comprei meu Golf zero na semana retrasada e, ao procurar a Podium pra abastecer, constatei que todos os postos BR da cidade deixaram de vender essa gasolina por falta de procura, e passaram a vender a Grid. Nos postos Shell só encontro a V-Power simples. No Ypiranga tb não tem gasolina premium. O restante dos postos é bandeira branca. Então tenho abastecido com a Grid mesmo.

Ocorre que ontem, ao encher o tanque, vi em um display da STP o Octane Booster. Na embalagem diz, entre outras coisas, que aumenta a octanagem da gasolina. Coloquei uma garrafinha, mas como sou iniciante no carro, não tenho como perceber diferença. O que vcs acham??

a84648ebd8383da50d4d7c990051c578.jpg

Site: http://www.stp.com.br/2014/portal/produtos/octane-booster

Matéria da WebMotors: http://revista.webmotors.com.br/mercado/aditivo-stp-ate-12-hp-a-mais-de-potencia/1334077323456

Só pra constar, paguei 30 conto na garrafinha.

Boa noite!

amanha irei adicionar o koube direct clean para injeção direta, que me custou 50 reais . Estou pensando em completar com a Dt clean da Ipiranga (4,29) ou Shell v power nitro + (4,34) . A podium coloquei esses dias a (5,98).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2017 at 5:42 PM, Rapts disse:

Podium na região aqui tá entre $5,4 e $5,6... faz um tempo que to colocando só V-Power Racing, tá $5... boa gasolina.

Alguem tá usando octapro? Aqui tá $5,2, mas pouquissimos postos Ipiranga tem... fazem mó auê de nova gasolina etc e tal... quando voce vai ver é a DT clean rsrs

Aqui tenho abastecido apenas com a Dt e v power nitro +. Estou aguardando a chegada desta Octaclean, mas ela vira pra concorrer com a podium e vai custas mais de 5 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/12/2017 at 10:57 PM, Sobrinho disse:

Trezentos miréis a tanquiada!

Para quem lida na área de T.I. isso é mole.....Duas horas de trampo. Sorveteiro é uma semana de labuta.

Vai sonhando...

Vou mandar meu Zolerith e vc vai ficar com tanta dó de mim que vai até mandar sorvete gratis! :lol::lol::lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, RicW disse:

Teste interessante... e com um Golf MK6, coincidentemente!
 

 


Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

 

Então RicW, 

Pelo que entendi o teste avaliou apenas o rendimento do motor quanto a potência com as diferentes gasolinas. É isso mesmo?

Não consegui entender se utilizaram gasolina premium ou comum, somente que a Shell V Power deu 5 cavalos a mais que as outras concorrentes, mas, em consequência, é um pouco mais cara. 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Thiagocs disse:

Então RicW, 

Pelo que entendi o teste avaliou apenas o rendimento do motor quanto a potência com as diferentes gasolinas. É isso mesmo?

Não consegui entender se utilizaram gasolina premium ou comum, somente que a Shell V Power deu 5 cavalos a mais que as outras concorrentes, mas, em consequência, é um pouco mais cara. 

Abs!

Isso. Colocou o GTI no dino e rodou 4 vezes com cada combustível, pra tentar pegar alguma variação somente em potência máxima.

Testaram 5 gasolinas diferentes: 2 comuns (BP standard e ASDA - marca do Walmart...) e 3 de "alta performance" (BP ultimate, Shell V-power e Esso Supreme).

As octanagens na Europa normalmente são referenciadas no método RON. Aqui, usamos IAD. As octanagens seriam, em RON (IAD aproximada, segundo a wikipedia...):

- BP standard: 95 (87)

- ASDA: 95 (87)

- BP ultimate: 97 (92)

- Shell V-power: 98 (93)

- Esso supreme: 97 (92)

Perceba que a V-power de lá, apesar da denominação comercial igual, é diferente da V-power daqui. Ela é equivalente a uma gasolina "premium", enquanto a nossa é apenas uma tipo C, aditivada, com a mesma octanagem da comum.

E as conclusões foram:

  1. No dinamômetro, a diferença da "melhor" pra "pior" não chega a 5 HP).
  2. Na pista, só os profissionais e os muito "sensitivos" vão notar alguma diferença.
  3. No dia-a-dia, nem mesmo o profissional nota alguma diferença prática entre elas. O investimento adicional, tipicamente, não se paga.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, RicW disse:

Isso. Colocou o GTI no dino e rodou 4 vezes com cada combustível, pra tentar pegar alguma variação somente em potência máxima.

Testaram 5 gasolinas diferentes: 2 comuns (BP standard e ASDA - marca do Walmart...) e 3 de "alta performance" (BP ultimate, Shell V-power e Esso Supreme).

As octanagens na Europa normalmente são referenciadas no método RON. Aqui, usamos IAD. As octanagens seriam, em RON (IAD aproximada, segundo a wikipedia...):

- BP standard: 95 (87)

- ASDA: 95 (87)

- BP ultimate: 97 (92)

- Shell V-power: 98 (93)

- Esso supreme: 97 (92)

Perceba que a V-power de lá, apesar da denominação comercial igual, é diferente da V-power daqui. Ela é equivalente a uma gasolina "premium", enquanto a nossa é apenas uma tipo C, aditivada, com a mesma octanagem da comum.

E as conclusões foram:

  1. No dinamômetro, a diferença da "melhor" pra "pior" não chega a 5 HP).
  2. Na pista, só os profissionais e os muito "sensitivos" vão notar alguma diferença.
  3. No dia-a-dia, nem mesmo o profissional nota alguma diferença prática entre elas. O investimento adicional, tipicamente, não se paga.

Abraço!

Grato pelas explicações e conclusões!

Agora, só pelo amor ao debate mesmo, para polemizar, pois já não me preocupo mais com isso (liguei o botãozinho do f...), penso que essa análise abarca apenas uma das variáveis relativa a utilização de gasolina comum x premium nos motores TSI e outros da mesma linhagem (downsizing).

O vídeo postado acima pelo Lobin, no qual um Audi 1.4 (ou 1.8), que possui motor com o mesmo DNA dos TSI's,  "bebendo" gasosa comum "bate pino", é preocupante e, ao mesmo tempo, fato que justificaria, em tese, a utilização de gasolina premium. Não tenho muita certeza sobre essa afirmação, será mesmo?

Além disso, será que o índice de carbonização do motor, a longo prazo, não seria outra variável a ser considerada? Pelos testes que vejo na 4Rodas aos 60.000 km com vários carros com motores downsizing, creio que não. 

Outra variável, seriam os bicos injetores de injeção direta, que, segundo o Scopino, são mais sensíveis. Já pensaram se essa pecinha estraga por causa de gasosa de "baixa qualidade"....5/6 contos para arrumar...

Registre-se, por oportuno, que no Brasil ainda temos gasolina formulada, vendida descaradamente como refinada por muitos postos (https://globoplay.globo.com/v/6512171/programa/).

Portanto, será que a preservação do motor, seja pelo funcionamento "correto" ou pela menor carbonização, também não seriam fatores a serem levados em consideração do que somente o rendimento ou potência com determinado petróleo? Essa é uma dúvida que não consigo responder HOJE.

Entretanto, quando vejo o golf lendário do IcardeX, o do Sobrinho,  tendo a acreditar que não...

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai vai, só uso gasolina comum a 2 anos tenho um higline 2014 dsg, está com 62.000km, todas a revisões na consecionaria, nunca tive nenhum problema de carbonização e nem nos bicos, nunca deu uma falhadinha se quer, no transito de  São Paulo - SP media de 10,9 km/l.

Fui pro litoral, a uma velocidade entre 100 a 115, consumo de 19,9 kl/l.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Thiagocs disse:

Grato pelas explicações e conclusões!

Agora, só pelo amor ao debate mesmo, para polemizar, pois já não me preocupo mais com isso (liguei o botãozinho do f...), penso que essa análise abarca apenas uma das variáveis relativa a utilização de gasolina comum x premium nos motores TSI e outros da mesma linhagem (downsizing).

O vídeo postado acima pelo Lobin, no qual um Audi 1.4 (ou 1.8), que possui motor com o mesmo DNA dos TSI's,  "bebendo" gasosa comum "bate pino", é preocupante e, ao mesmo tempo, fato que justificaria, em tese, a utilização de gasolina premium. Não tenho muita certeza sobre essa afirmação, será mesmo?

Além disso, será que o índice de carbonização do motor, a longo prazo, não seria outra variável a ser considerada? Pelos testes que vejo na 4Rodas aos 60.000 km com vários carros com motores downsizing, creio que não. 

Outra variável, seriam os bicos injetores de injeção direta, que, segundo o Scopino, são mais sensíveis. Já pensaram se essa pecinha estraga por causa de gasosa de "baixa qualidade"....5/6 contos para arrumar...

Registre-se, por oportuno, que no Brasil ainda temos gasolina formulada, vendida descaradamente como refinada por muitos postos (https://globoplay.globo.com/v/6512171/programa/).

Portanto, será que a preservação do motor, seja pelo funcionamento "correto" ou pela menor carbonização, também não seriam fatores a serem levados em consideração do que somente o rendimento ou potência com determinado petróleo? Essa é uma dúvida que não consigo responder HOJE.

Entretanto, quando vejo o golf lendário do IcardeX, o do Sobrinho,  tendo a acreditar que não...

Abs!

O que eu posso relatar, levando em consideração que explodi pouco mais de 9.000 litros de gasolina aditivada, nesses 4 anos e meio, é que o motor parece ter sido muito bem adaptado para rodar com a "nossa gasolina". Meu veículo ainda não apresentou problemas de funcionamento regular com o motor, mesmo após o decreto de aumento da porcentagem de álcool no combustível ocorrido há quase 3 anos. Antes a nossa gasolina possuía 25% de álcool depois aumentaram para 27%, e assim ficou.  Vez em quando dou umas esticadas para tentar observar o funcionamento do motor em condições mais extremas. Posso garantir que  ainda não consegui perceber nada de anormal. Para quase 150KKm, é esperado que já tenha ocorrido um certo nível de carbonização dentro do motor, mas a julgar pela minha percepção de funcionamento a carbonização  não deve ter atingido nenhum nível alarmante.  Não a ponto que eu consiga perceber claramente. Tenho abastecido no mesmo posto, e mesma bomba com uma freqüência de mais de 97%. A média geral de consumo está na faixa dos 16,2Km/L, o que é praticamente a autonomia que ele possuía em 2013. Ainda convivo com autonomias beirando a casa dos  22km/L em alguns percursos. Mas algo que me intriga: o filtro de combustível. que é insubstituível. Por ele já passaram 9 mil litros de gasolina. Até quantos litros mais ele suportará?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensemos pelo lado bom,...

Nossos carros usa tão somente gasolina, muito mais limpa do que o etanol, agride muito menos as peças e lubrifica bem mais. Carros que trabalham em temperaturas ideais, são menos susceptíveis a carbonização, pois a mistura/queima é mais homogênia.  Carros esses, com sistema de injeção direta, o suco de dinossauro quando passa pela  bomba mecânica de alta pressão atinge para lá de 120bar de pressão fácil, fácil. Carbonização e sujeiras(nas pontas dos eletroinjetores), resistem tudo isso?

Os motores que possuem injeção direta e indireta, melhor ainda!

Some-se tudo isso e teremos; Carbonização? Sim! Sujeiras? Sim! Mas tudo em uma escala muito menor.

Bem, assim espero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/02/2018 at 4:54 PM, Danelon disse:

Aalguém usa aqueles aditivos do tipo STP?

Ando pensando em usar no meu carro. Já são 28 mil kms rodados com gasolina comum. Motor redondo até agora, mas prevenir é sempre bom.

Bom dia!

Se vc usa gasolina aditivada de posto de bandeira conhecida e de boa procedência, não precisa de mais nada! 

Essa é a minha opinião, com referência em minhas experiências!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aalguém usa aqueles aditivos do tipo STP?
Ando pensando em usar no meu carro. Já são 28 mil kms rodados com gasolina comum. Motor redondo até agora, mas prevenir é sempre bom.
Se for o STP Octane Booster eu uso vez ou outra. Não sinto diferença alguma em nada (potência, resposta, consumo,...). Só uso porque acho que sai mais barato que colocar gasolina aditivada.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Bug Do Milênio.

 E quando abrem a Arca Perdida.....Tô nesse climão!

Meu Nelore tá na casa dos 99Kkm, sinceramente tô com muito medo e receio que, lá dentro do cofre do motor aconteça uma reação em cadeia e tudo vá para os ares, quando o hodômetro virar para os seis dígitos. Carro aqui na Bananânia,  passou de 100Kkm é POBREMA. Sendo turbão então,  vezes 3".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, iCardeX disse:



a4135b90047dede841855a8cb3d305b2.jpg

—-

Na revisão 150.000km vamos ver o que sobrará de velas e bobinas. Ambas terão trabalhado 30.000km acima do recomendado. Mais extamente os 90kkm contínuo.

As bobinas continuam literalmente coladas às velas...



Enviado do meu iPhone 8 usando Tapatalk

Eu acho que se encharcar de WD40 as bobinas descolam das velas!

Virar o tubinho aplicador de WD40 para cima, encaixando entre as velas e bobinas e mandar um bom jato!

Uma coisa é certa, não vai estragar nada, pois o WD40 dá até pra temperar salada! :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Olá pessoal, essa semana adquiri meu TSI 1.4 alemãozinho, está com 93500km (não sei com qual combustível o antigo dono abastecia) vocês recomendam abastecer com a gasolina comum/aditivada ou podium? por enquanto estou abastecendo com aditivada... e recomendam mais algum cuidado? vi o pessoal falando de um tal de limpador Kobe, valeu pessoal!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, essa semana adquiri meu TSI 1.4 alemãozinho, está com 93500km (não sei com qual combustível o antigo dono abastecia) vocês recomendam abastecer com a gasolina comum/aditivada ou podium? por enquanto estou abastecendo com aditivada... e recomendam mais algum cuidado? vi o pessoal falando de um tal de limpador Kobe, valeu pessoal!!!
Eu sempre abasteci com aditivada.

Mas muitos aqui só colocam comum e não tiveram qualquer problema...

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, essa semana adquiri meu TSI 1.4 alemãozinho, está com 93500km (não sei com qual combustível o antigo dono abastecia) vocês recomendam abastecer com a gasolina comum/aditivada ou podium? por enquanto estou abastecendo com aditivada... e recomendam mais algum cuidado? vi o pessoal falando de um tal de limpador Kobe, valeu pessoal!!!
Eu abasteço com aditivada desde que ela existe. Quando os meus carros passaram a ter injeção indireta multpoint e direta agora no TSI (sou da época do carburador), nunca tive falhas no funcionamento do motor e nunca fiz limpeza no sistema de alimentação.

Quanto a aditivos extras para combustível e óleo lubrificante, também não utilizo, não acredito no benefício deles e até hoje não vi nenhum teste que comprove a eficácia desses produtos. Só vejo comerciantes youtubers e alguns usuários fazendo propaganda.

Óleo lubrificante pra mim são os das grandes marcas, respeitando a especificação.

É assim que a banda toca comigo.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 02/12/2014 at 7:58 PM, matheusmlf disse:

Verdade, pena que sao carissimas hahaha aqui em bh ta 4 reais o litro da podium

Estou lendo esses relatos de 2014 e ta me dando uma dor no coração lembrar que nessa época a Podium era 4 reais. Hoje por aqui 4 reais é o preço da gasolina comum, a podium está quase 6 reais :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...