Recommended Posts

Normalmente é a qualidade da gasolina mesmo. A podium deixa menos resíduos. A fuligem normalmente são partículas sólidas da gasolina que não foram desintegradas na explosão.

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

Acho que é muito mais a qualidade mesmo. A comum hoje tem 50 ppm de enxofre e a podium 30 ppm. O enxofre era um responsável pela fuligem.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho em refinaria e pelo o que aprendi posso falar um pouco sobre a gasolina Podium e a diferença dela pras outras. Primeiro, ela é produzida por um processo mais caro e só uma refinaria do Brasil produz (RPBC em Cubatão-SP), ou seja, em pequena escala. O processo se chama Alquilação e produz essa gasolina a partir do GLP (o que encare mais o produto final) e utiliza como catalisador na reação o ácido fluorídrico ou ácido sulfúrico (que também encarece o produto), tendo como resultado uma gasolina de alta octanagem (95) e baixo teor de enxofre (30 ppm). Após a produção, o produto recebe a adição de etanol e aditivos fora da refinaria (nesse caso na distribuidora BR). Já a Grid (ou a gasolina comum) possui octanagem 87 e é uma mistura de naftas obtida nos processos de Destilação, Craqueamento Catalítico, Coqueamento Retardado e Reforma Catalítica, previamente hidrotratadas (remoção de enxofre) para atender a legislação (50 ppm), para então seguir para as distribuidoras, onde receberá adição de etanol e aditivos. Nesse caso a gasolina comum não recebe aditivos.

A adição de etanol na gasolina tem como objetivo o aumento da octanagem (octanagem do etanol: 110) e também para atender a lei federal que define uma porcentagem de etanol na gasolina, reduzindo assim a necessidade de importação do produto. E qual a diferença da gasolina vendida na Shell, Ipiranga, BR ou qualquer outra distribuidora? Nenhuma, a não ser nos aditivos utilizados. Todas elas são adquiridas nas refinarias da Petrobras, cabendo a essas distribuidoras apenas a adição de etanol, aditivos (cada bandeira usa seu próprio aditivo), distribuição e então sua comercialização.

A diferença é notável entre a gasolina comum, Grid e Podium? Sim e não, essa octanagem maior só vai fazer diferença mesmo em motores mais potentes (esportivos de luxo) e essa concentração de enxofre menor não chega a contribuir muito para o motor visto que a comum já possui um teor baixo. Uma dica é nunca abastecer em posto suspeito e que não seja badeira BR, Shell ou Ipiranga. Utilize sempre gasolina aditivada de umas dessas marcas desde o início e caso tenha grana sobrando abasteça com a Podium, mas não espere milagres mesmo ela sendo a melhor gasolina do mercado. Suas concorrentes são Premium da Ipiranga e Shell V-Power Racing (ambas com octanagem 91), no qual a Podium leva a melhor (octanagem 95).

Resumindo, tudo é questão de bolso, mas a minha escolha vai primeiro pra Grid e segundo pra Shell V-Power, pois elas já atendem bem tanto o motor 1.4T como o 2.0T e custam bem menos que as premium.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho em refinaria e pelo o que aprendi posso falar um pouco sobre a gasolina Podium e a diferença dela pras outras. Primeiro, ela é produzida por um processo mais caro e só uma refinaria do Brasil produz (RPBC em Cubatão-SP), ou seja, em pequena escala. O processo se chama Alquilação e produz essa gasolina a partir do GLP (o que encare mais o produto final) e utiliza como catalisador na reação o ácido fluorídrico ou ácido sulfúrico (que também encarece o produto), tendo como resultado uma gasolina de alta octanagem (95) e baixo teor de enxofre (30 ppm). Após a produção, o produto recebe a adição de etanol e aditivos fora da refinaria (nesse caso na distribuidora BR). Já a Grid (ou a gasolina comum) possui octanagem 87 e é uma mistura de naftas obtida nos processos de Destilação, Craqueamento Catalítico, Coqueamento Retardado e Reforma Catalítica, previamente hidrotratadas (remoção de enxofre) para atender a legislação (50 ppm), para então seguir para as distribuidoras, onde receberá adição de etanol e aditivos. Nesse caso a gasolina comum não recebe aditivos.

A adição de etanol na gasolina tem como objetivo o aumento da octanagem (octanagem do etanol: 110) e também para atender a lei federal que define uma porcentagem de etanol na gasolina, reduzindo assim a necessidade de importação do produto. E qual a diferença da gasolina vendida na Shell, Ipiranga, BR ou qualquer outra distribuidora? Nenhuma, a não ser nos aditivos utilizados. Todas elas são adquiridas nas refinarias da Petrobras, cabendo a essas distribuidoras apenas a adição de etanol, aditivos (cada bandeira usa seu próprio aditivo), distribuição e então sua comercialização.

A diferença é notável entre a gasolina comum, Grid e Podium? Sim e não, essa octanagem maior só vai fazer diferença mesmo em motores mais potentes (esportivos de luxo) e essa concentração de enxofre menor não chega a contribuir muito para o motor visto que a comum já possui um teor baixo. Uma dica é nunca abastecer em posto suspeito e que não seja badeira BR, Shell ou Ipiranga. Utilize sempre gasolina aditivada de umas dessas marcas desde o início e caso tenha grana sobrando abasteça com a Podium, mas não espere milagres mesmo ela sendo a melhor gasolina do mercado. Suas concorrentes são Premium da Ipiranga e Shell V-Power Racing (ambas com octanagem 91), no qual a Podium leva a melhor (octanagem 95).

Resumindo, tudo é questão de bolso, mas a minha escolha vai primeiro pra Grid e segundo pra Shell V-Power, pois elas já atendem bem tanto o motor 1.4T como o 2.0T e custam bem menos que as premium.

Blz pelas informações, gabriel!

Mas me esclareça uma coisa: vc disse que todas as gasolinas são adquiridas de refinarias da Petrobras.

A Ipiranga não produz mais gasolina em suas refinarias?

O próprio manual do Golf TSI indica o uso de gasolina mínima de AKI 91 octanas para o Brasil; RON 97 Argentina e RON 95 México.

Então, pelo manual só se deve abastecer com as especiais no Brasil.

Pág. 267 do manual, Ed brasileira 12/2014

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz pelas informações, gabriel!

Mas me esclareça uma coisa: vc disse que todas as gasolinas são adquiridas de refinarias da Petrobras.

A Ipiranga não produz mais gasolina em suas refinarias?

O próprio manual do Golf TSI indica o uso de gasolina de 95 octanas

 

A Ipiranga só possuía uma refinaria, localizada no Rio Grande-RS e que acabou sendo vendida em 2007.

Não sabia que o manual do Golf indicava uma gasolina de 95 octanas, talvez por ser importado e seguir o padrão Europeu. O manual sempre indicará algo melhor, até pq as gasolinas premium possui um teor um pouco menor de etanol (25%), que no final das contas não faz muita diferença comparada a comum (27%).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Ipiranga só possuía uma refinaria, localizada no Rio Grande-RS e que acabou sendo vendida em 2007.

Não sabia que o manual do Golf indicava uma gasolina de 95 octanas, talvez por ser importado e seguir o padrão Europeu. O manual sempre indicará algo melhor, até pq a as gasolinas premium possui um teor um pouco menor de etanol (25%) que no final das contas não faz muita diferença.

Ok, editei o que eu disse, veja acima.

Essa refinaria a que vc se refere fica na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho em refinaria e pelo o que aprendi posso falar um pouco sobre a gasolina Podium e a diferença dela pras outras. Primeiro, ela é produzida por um processo mais caro e só uma refinaria do Brasil produz (RPBC em Cubatão-SP), ou seja, em pequena escala. O processo se chama Alquilação e produz essa gasolina a partir do GLP (o que encare mais o produto final) e utiliza como catalisador na reação o ácido fluorídrico ou ácido sulfúrico (que também encarece o produto), tendo como resultado uma gasolina de alta octanagem (95) e baixo teor de enxofre (30 ppm). Após a produção, o produto recebe a adição de (....)

A diferença é notável entre a gasolina comum, Grid e Podium? Sim e não, essa octanagem maior só vai fazer diferença mesmo em motores mais potentes (esportivos de luxo) e essa concentração de enxofre menor não chega a contribuir muito para o motor visto que a comum já possui um teor baixo. Uma dica é nunca abastecer em posto suspeito e que não seja badeira BR, Shell ou Ipiranga. Utilize sempre gasolina aditivada de umas dessas marcas desde o início e caso tenha grana sobrando abasteça com a Podium, mas não espere milagres mesmo ela sendo a melhor gasolina do mercado. Suas concorrentes são Premium da Ipiranga e Shell V-Power Racing (ambas com octanagem 91), no qual a Podium leva a melhor (octanagem 95).

Resumindo, tudo é questão de bolso, mas a minha escolha vai primeiro pra Grid e segundo pra Shell V-Power, pois elas já atendem bem tanto o motor 1.4T como o 2.0T e custam bem menos que as premium.

Excelente postagem!

E sobre os aditivos Grid/V-Power?? Sabe dizer se são semelhantes ou se realmente diferem?

Pelo jeito vc só abastece com a Grid, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a base da podium/premium nao é a mesma da comum, é outra gasolina

Mas acredito que isso não mude o fato delas terem baixo teor de enxofre, grande motivador da fuligem no cano de escape.

 

Excelente postagem!

E sobre os aditivos Grid/V-Power?? Sabe dizer se são semelhantes ou se realmente diferem?

Pelo jeito vc só abastece com a Grid, certo?

Também tenho essa mesma dúvida @Barbosa51. Até hoje não coloquei Grid no Golf, somente a Nitro+, pois ambas tem o tal redutor de atrito, só que por aqui a V-Power é mais barata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando a octanagem, não acredito que haja diferença significativa entre as gasolinas.

Acho que há muito marketing.

Se todas vem das mesmas refinarias...

Quem faz o melhor marketing, nome mais bonito, vende mais.

No nosso país é assim.

Já usei Grid, a top da BR, a top da Ipiranga e não notei diferença no comportamento do carro.

Pode ser até que exista, mas deve ser muito sutil.

Tão sutil que dispenso perder tempo escolhendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coloquei a v-power e o carro anda 2Km/l a menos que a Premium da Ipiranga, como esta no primeiro tanque com v-power, nao vou tirar conclusoes ainda, mas que o carro fica mais aspero, fica, é a mesma sensacao de andar com alcool no cruze.

se o carro esta reguladfo para 91 octanas que é a octabagem da Ipiranga, faz sentido render mais com a premium da ipiranga

 

so uma duvida, eu nao sei onde eu li mas a premium da ipiranga tem 93 octanas e nao 91 como estamos falando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando a octanagem, não acredito que haja diferença significativa entre as gasolinas.

Acho que há muito marketing.

Se todas vem das mesmas refinarias...

Quem faz o melhor marketing, nome mais bonito, vende mais.

No nosso país é assim.

e tem trouxa que acha certo pagar 3.39 Shell, quando no outro lado da rua a mesma gasolina so que BR custa 3,09.

e os postos de bandeira independente também tem a mesma gasolina, por exemplo, extra é BR, tem um bandeira branca aqui perto que é Shell (eu vejo os caminhoes abastecendo eles). 

O problema aqui no Brasil é somente a adulteração, que nao deveria ser nossa preocupação, nos so deveriamos se preocupar em achar o mais barato e nao em ficar tomando cuidados em abastecere so em postos BR, Ipiranga e Shell. a ANP que tem a obrigação de fiscalizar e garantir que nenhum p[osto faça adulteração. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e tem trouxa que acha certo pagar 3.39 Shell, quando no outro lado da rua a mesma gasolina so que BR custa 3,09.

e os postos de bandeira independente também tem a mesma gasolina, por exemplo, extra é BR, tem um bandeira branca aqui perto que é Shell (eu vejo os caminhoes abastecendo eles). 

O problema aqui no Brasil é somente a adulteração, que nao deveria ser nossa preocupação, nos so deveriamos se preocupar em achar o mais barato e nao em ficar tomando cuidados em abastecere so em postos BR, Ipiranga e Shell. a ANP que tem a obrigação de fiscalizar e garantir que nenhum p[osto faça adulteração. 

É complicado... Por aqui até posto da Petrobras caiu na fiscalização de qualidade da ANP aqui na minha região.

E também é difícil esperar muito mais da ANP, vide aquela reportagem que a globo fez em Curitiba, São Paulo e Rio, onde o cara que adulterava as bombas tinha os esquemas com os fiscais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e tem trouxa que acha certo pagar 3.39 Shell, quando no outro lado da rua a mesma gasolina so que BR custa 3,09.

e os postos de bandeira independente também tem a mesma gasolina, por exemplo, extra é BR, tem um bandeira branca aqui perto que é Shell (eu vejo os caminhoes abastecendo eles).

O problema aqui no Brasil é somente a adulteração, que nao deveria ser nossa preocupação, nos so deveriamos se preocupar em achar o mais barato e nao em ficar tomando cuidados em abastecere so em postos BR, Ipiranga e Shell. a ANP que tem a obrigação de fiscalizar e garantir que nenhum p[osto faça adulteração.

Vc acabou de falar que sentiu o carro mais esperto com a Shell, agora diz que é trouxa quem para 30 centavos a mais? Por 7 reais a mais na semana, prefiro o desempenho.

Gostei da V-Power. Eu tb tive um Cruze, e agora que vc falou, minha sensação é de um carro mais esperto tb (como o Cruze no álcool), em relação à Grid. Não tive essa sensação com a Podium.

Enfim, aqui a Grid custa 3,19, V-Power 3,39 e Podium 3,99 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente postagem!

E sobre os aditivos Grid/V-Power?? Sabe dizer se são semelhantes ou se realmente diferem?

Pelo jeito vc só abastece com a Grid, certo?

 

Bem, acredito que tenha alguma diferença química, pois cada marca desenvolve seu próprio aditivo em seus laboratórios. Mas como a função do aditivo é a mesma, no final das contas irá fazer pouca diferença ou nenhuma. Como é meu primeiro carro e peguei agora recente só abasteci duas vezes, uma com V-Power e outra com Grid. Não senti uma diferença aparente (também não fiquei preocupado em analisar o desempenho), fiz uma viagem de 160 km ida e volta, na ida usei V-Power e o carro teve consumo de 15,9 km/L enquanto na volta usei Grid e teve consumo de 16,9 km/L, mas creio que pisei mais na ida.

 

Tirando a octanagem, não acredito que haja diferença significativa entre as gasolinas.

Acho que há muito marketing.

Se todas vem das mesmas refinarias...

Quem faz o melhor marketing, nome mais bonito, vende mais.

No nosso país é assim.

Já usei Grid, a top da BR, a top da Ipiranga e não notei diferença no comportamento do carro.

Pode ser até que exista, mas deve ser muito sutil.

Tão sutil que dispenso perder tempo escolhendo.

 

Engraçado, o engenheiro do centro de pesquisa da Petrobras que me deu aula sobre combustíveis usou exatamente essas mesmas palavras kkkk. Até alfinetou a Shell por usar essas nomeclaturas que dão a entender que o combustível deles faz milagre no carro.

 

e tem trouxa que acha certo pagar 3.39 Shell, quando no outro lado da rua a mesma gasolina so que BR custa 3,09.

e os postos de bandeira independente também tem a mesma gasolina, por exemplo, extra é BR, tem um bandeira branca aqui perto que é Shell (eu vejo os caminhoes abastecendo eles). 

O problema aqui no Brasil é somente a adulteração, que nao deveria ser nossa preocupação, nos so deveriamos se preocupar em achar o mais barato e nao em ficar tomando cuidados em abastecere so em postos BR, Ipiranga e Shell. a ANP que tem a obrigação de fiscalizar e garantir que nenhum p[osto faça adulteração. 

 

Aqui na minha cidade a Grid ta mais cara (média de 3,20 a 3,30), enquanto a V-Power aqui perto de casa tá 3,09. Realmente o maior problema é a adulteração, que pode comprometer a vida útil do motor, mas aí já é responsabilidade do posto e da distribuidora (caso ela seja uma de fundo de quintal). Por isso aconselhei abastecer em postos BR, Shell ou Ipiranga, pois eles tem uma marca a zelar e consequentemente uma cobrança maior por parte da franquia. De certeza dessas marcas a que tem um controle próprio é a BR, procurem na internet por "de olho no combustível" que vai aparecer um site com uma lista de postos, que apesar de não ser uma "garantia", já é alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc acabou de falar que sentiu o carro mais esperto com a Shell, agora diz que é trouxa quem para 30 centavos a mais? Por 7 reais a mais na semana, prefiro o desempenho.

Gostei da V-Power. Eu tb tive um Cruze, e agora que vc falou, minha sensação é de um carro mais esperto tb (como o Cruze no álcool), em relação à Grid. Não tive essa sensação com a Podium.

Enfim, aqui a Grid custa 3,19, V-Power 3,39 e Podium 3,99 reais.

heim eu nao disse que fica mais esperto com shell, onde disse? fica áspero é diferente, é tipo parece que o motor esta menos lubrificado.

 

eu pago a mais se for na premium, ai é outra historia, agora nas comum/aditivadas eu sempre vou na mais barata...

 

coloquei vpower so para ver se confirma o que os caras postaram aqui que é mais economica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Só uso gasolina aditivada.

Em todos os carros a partir de multiponto que tive, nunca precisei fazer limpeza de bico.

Os carros não beberam e nem apresentaram funcionamento irregular.

 

Aproveitando o tópico no Golf, já usei gasolinas especiais de alta octanagem e as comuns aditivadas.

Resultado: NENHUMA DIFERENÇA, seja no consumo ou rendimento do motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uso gasolina aditivada.

Em todos os carros a partir de multiponto que tive, nunca precisei fazer limpeza de bico.

Os carros não beberam e nem apresentaram funcionamento irregular.

 

Aproveitando o tópico no Golf, já usei gasolinas especiais de alta octanagem e as comuns aditivadas.

Resultado: NENHUMA DIFERENÇA, seja no consumo ou rendimento do motor.

Eu tbm já usei todas... E sempre optei pela aditivada. Mas agora, aqui na região a aditivada já está 4 reais, enquanto a V-Power Racing está 4,30, sendo assim comecei a usar esta última. Só vamos ver onde esses preços vão parar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom sinceramente estou abastecendo somente com Podium. Não quero correr o risco...

O pé do motorista vai ditar o consumo mesmo.

Correr risco de que?

Sempre utilizei gasolina aditivada. Desde que foi criada e nunca tive problema.

O teste que fiz com Golf com as especiais foi para verificar o rendimento e o consumo. E como disse anteriormente, não houve alteração.

Ainda sim só realizei os testes pq no manual pede gasolina de 91 octanas.

Dei umas pisadas brabas pra ver se batia pino, mas tbm nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...