Recommended Posts

No meu antigo A3 TFSI eu usava somente Podium, mas o ganho era irrisório, o carro ficava mais econômico mas na ponta do lápis a diferença (De quase 1 real por litro) não compensava. O comportamento do carro mudava levemente também e até o cheiro do escape era diferente.

Se olharmos bem o manual, veremos que a unica indicação é para que o combustível respeite o limite de enxofre mínimo, que por sinal a nossa gasolina comum têm. Então não sei até que ponto vale a pena abastecer somente de Podium.

Outra coisa. Ouvi dizer por mais de uma fonte e até mesmo em CCS da Audi e da VW que não se deve abastecer o carro com injeção direta de combustível com gasolina aditivada.

Alguém pode confirmar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gabriel Nascimento disse:

No meu antigo A3 TFSI eu usava somente Podium, mas o ganho era irrisório, o carro ficava mais econômico mas na ponta do lápis a diferença (De quase 1 real por litro) não compensava. O comportamento do carro mudava levemente também e até o cheiro do escape era diferente.

Se olharmos bem o manual, veremos que a unica indicação é para que o combustível respeite o limite de enxofre mínimo, que por sinal a nossa gasolina comum têm. Então não sei até que ponto vale a pena abastecer somente de Podium.

Outra coisa. Ouvi dizer por mais de uma fonte e até mesmo em CCS da Audi e da VW que não se deve abastecer o carro com injeção direta de combustível com gasolina aditivada.

Alguém pode confirmar isso?

Amigo, não creio que isso seja verdade. Nunca ouvi falar. Se tivesse algum sentido nisso, não haveria propaganda da Shell relacionando a V-Power Nitro com o Golf MK7, dizendo ser o melhor combustível para o carro. Se não fosse, a VW não concordaria com a exposição de um dos seus principais modelos junto a uma publicidade da gasolina aditivada que está entre as mais populares da Europa.

Aproveito o post pra compartilhar com vocês: Acho que a V-Power Nitro, quando totalmente legítima, sem adição de nada, é uma das melhores gasolinas de octanagem "normal" do mercado. Aqui em Porto Alegre, chega a ter diferença de preço de até 30 centavos no litro da V-Power, entre os postos Shell. E "curiosamente", em um posto que vende ela por um dos preços mais altos (R$ 4,30), dá pra sentir a diferença no rendimento logo nos primeiros KM.. o CB, que marcava média de 11,7 km/l, logo após abastecer com essa gasolina, passou a marcar 12,7 a 13 km/l, nas mesmíssimas condições de uso.

O problema é que deve ter um monte de posto Shell que batiza a gasolina, pra poder concorrer em preço com as outras bandeiras.. mas o fato é que a V-Power é mais cara do que as demais aditivadas, incluindo Ipiranga e Grid... aí eles devem colocar etanol ou gasolina comum na maioria dos casos.

Sugiro a todos que experimentem uma V-Power mais cara do que em outros postos Shell, pois indica (em tese) que não é batizada. E postem as impressões aí pra gente.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este lance de combustível é sem dúvida muito polêmico. Já fiz o teste com Comum, Comum com Aditivo e a Podium que é gasolina de maior octanagem com aditivo.

Não vi absolutamente nenhuma diferença entre estes combustíveis, consumo, potencia e nada mudou, isso que o motor do 1.4 já esta na taxa de compressão mínima que a BR diz que pode haver diferença de potencia.

Bom, uso aditivada da shell pois acredito na promessa de manter o tanque e os bicos injetores limpos e também é uma diferença pequena de preço, são R$ 0,10 por litro a mais.

O que posso dizer que após os 50 mil km do meu carro reparei que o consumo teve uma melhora se comparado a antes.

Venho pegando trânsitos constantes e antes mantinha uma média de 650 - 680 km por tanque e hoje faz tranquilamente 700 - 730 km por tanque. (percurso misto BR - cidade)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, tsi_higor disse:

Este lance de combustível é sem dúvida muito polêmico. Já fiz o teste com Comum, Comum com Aditivo e a Podium que é gasolina de maior octanagem com aditivo.

Não vi absolutamente nenhuma diferença entre estes combustíveis, consumo, potencia e nada mudou, isso que o motor do 1.4 já esta na taxa de compressão mínima que a BR diz que pode haver diferença de potencia.

Bom, uso aditivada da shell pois acredito na promessa de manter o tanque e os bicos injetores limpos e também é uma diferença pequena de preço, são R$ 0,10 por litro a mais.

O que posso dizer que após os 50 mil km do meu carro reparei que o consumo teve uma melhora se comparado a antes.

Venho pegando trânsitos constantes e antes mantinha uma média de 650 - 680 km por tanque e hoje faz tranquilamente 700 - 730 km por tanque. (percurso misto BR - cidade)

 

Aqui no DF testei todas as bandeiras (gasolinas aditivadas), inclusive a caríssima Podium. Enfim, não observei absolutamente nada de significante no consumo. Com relação a potência, como eu dirijo de forma moderada, combustíveis premium não surtiram qualquer efeito. Foram 2 tanques no máximo, entre as bandeiras alternativas, portanto, não daria para garantir muitas conclusões. Por bem ou por mal, optei por manter o veículo alimentado com gasolina aditivada da bandeira Ipiranga até porque há um programa de fidelização premiada que gera créditos para obter descontos em uma série de serviços e produtos. O meu veículo está com pouco mais de 90.000km, com autonomia média de 17,5km/L, e jamais fez qualquer limpeza de bicos. No DF, na bandeira Ipiranga, a diferença da gasolina comum para a aditivada é de R$0,02/L. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dois colegas meus com carros com injeção direta tiveram problemas, um na bomba de baixa e o outro na bomba de alta pressão. Em ambos os casos, a CCS culpou a gasolina, que teria álcool em excesso. E não quiseram reparar em garantia. Meu mecânico de confiança confirmou que isso tem acontecido com certa frequência. Pelo sim ou pelo não, decidi abastecer no posto em que abastecem todas as Ferraris, Porsches, e outros carros exóticos da cidade, na mesma bomba, inclusive, que só tem Ipiranga Premium. Deu uma melhorada no consumo, mas sutil, e acho mais provável que esteja ligada ao fim do amaciamento do que à gasolina em si.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E apenas esclarecendo: os problemas foram por alegada deterioração de componentes pelo excesso de álcool. Eu sei que a diferença oficialmente entre a Premium e as demais é irrisória, mas a probabilidade de batizarem a gasolina dos carros mais caros é menor. Afinal, o dono desse posto em particular tem uma reputação a zelar: o lugar virou ponto de encontro desses caras e de motoqueiros endinheirados também.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Combustível adulterado? Isso não existe não é invenção da elite e das Organizações Roberto Marinho:lol:.....Vou contar um causo à vcs. Em uma cidade não muito distante da qual eu moro hj, no meu belo, rico e querido MT.  Existia na época um monopólio de postos de gasolina, na determinada cidade do fato aqui relatado, existiam três postos de gasolina e todos os três do mesmo grupo(família), cidade esta na qual não passava de vinte mil habitantes. Pois bem, esse grupo tinha(não sei muito bem ao certo a quantidade exata), mais era mais de cinco e menos de dez bi-trem(FH), para transporte de combustível, em suma seria. Aqui(MT) se vcs bem sabem é um dos maiores produtores de gado de corte, porque digo isso, porque não raro  toda a cidade de porte grande ou pequena que fosse, tinha um frigorífico(hj tá uma quebradeira, pior que quirelinha e muitos dos quais pediram concordata). Na época esse grupo que possuía os postos de gasolina, para não "subirem" como dizem no jargão deles, batendo carroceria, levavam tão somente sebo de boi(já na sua fase líquida) dentro dos tanques dos bi-trens. Levavam para a região Sul/Sudeste sebo de boi, descarregavam e depois iam até as refinarias para trazerem combustíveis. Todos na cidade sabiam de tal procedimento, mas, segundo os PROPRIOTÁRIOS(postos), quando descarregavam o sebo o tanque passava por um "processo" de lavagem bem meticuloso, para tirar qualquer resquício de gordura....Ah hã, a tá!!!!! Meus colegas, quando a "bomba" estourou e o pessoal passou a associar a demanda de carros em demasia chegando nas oficinas, foi um alvoroço só!!! Imaginem um bando de maritacas/papagaios e periquitos todos juntos em um milharal, foi um rabo de foguete só. Na época(quinze anos atrás) eu fiquei só de camarote assistindo todo esse tropel/tendel, eu só andava na sola da bota, até o rastro era feio, tinha na época uma barra circular, Monark aro 26  marrom, cor de burro quando foge, a bixinha era véia do tempo do zagáia, mais sempre andava tinindo e reluzente.....Creio que de lá para cá não mudou muito e respeito e consideração dos donos de postos para conosco, posto de gasolina é uma verdadeira roleta russa....Quem vê bomba de gasolina, não vê coração e a ganância do patrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So coloco gasolina comum! tive um polo q comprei zero e vendi com 85 mil kms sempre colocando gasolina comum e nunca fiz limpeza de bico nele, no golf mesma coisa só comum peguei 0km em fevereiro ja esta com 2600 kms.Sempre abasteço no mesmo posto,carrefour de porto alegre, e a cada 5 mil kms um petfect clean no tanque, agora com o golf direct clean, meu polo foi vendido com 4 anos de uso sem se quer ter verniz no motor, tbi sempre limpa, e nunca feito limpeza de bico e fazendo média de 700 kms por tanque na cidade!.Pretendo ficar 3 anos com o golf por isto acho desnecessário gastar com gasolina podium!.Aqui em porto alegre passa de 4 R $  o litro. Hoje com o golf faço media de 13.8 na cidade!. O que acho muito bom pela potência e conforto de um Dsg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perto da casa do meu pai há um posto sem marca, bonito até, é muito movimentado. Há uns 15 anos o dono foi preso por adulteração de combustível (ele tinha uns 5 na cidade). Depois ele passou esse posto ao filho, que se tornou maior de idade, e ele foi tocando.

Anos depois um conhecido meu estava abastecendo em um Shell existente no trevo da cidade com a rodovia Anhanguera, e quem encontra lá abastecendo um A3? O rapaz dono do outro posto.

E o posto dele segue movimentadíssimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/04/2016 at 9:15 AM, Luiz jr disse:

So coloco gasolina comum! tive um polo q comprei zero e vendi com 85 mil kms sempre colocando gasolina comum e nunca fiz limpeza de bico nele, no golf mesma coisa só comum peguei 0km em fevereiro ja esta com 2600 kms.Sempre abasteço no mesmo posto,carrefour de porto alegre, e a cada 5 mil kms um petfect clean no tanque, agora com o golf direct clean, meu polo foi vendido com 4 anos de uso sem se quer ter verniz no motor, tbi sempre limpa, e nunca feito limpeza de bico e fazendo média de 700 kms por tanque na cidade!.Pretendo ficar 3 anos com o golf por isto acho desnecessário gastar com gasolina podium!.Aqui em porto alegre passa de 4 R $  o litro. Hoje com o golf faço media de 13.8 na cidade!. O que acho muito bom pela potência e conforto de um Dsg.

@Luiz jr, sou de Porto Alegre também. O Carrefour que tu fala é o da Bento Gonçalves? Se sim, experimenta abastecer a V-Power do Posto Shell que tem ao lado do Carrefour. R$ 4,30 o litro, bem cara, por sinal. Mas tenta ver se não vai dar alguma diferença.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava lendo à poucos instantes no Carplace e três usuários de Jetta"s TSi estavam ...........Bem, na verdade era assunto sobre encher o tanque até na boca(eu particularmente não sou "freguês" desse procedimento), e lá eles afirmaram que os Jetta"s acendem a luz de injeção(deva ser a EPC) no painel avisando quando o cânister está saturado, na verdade nem saturado é. Um lá garantiu que somente encheu uma única vez até no bocal do tanque e a luz já acusou na cb. Ai me veio um "click" APENAS CONJECTURAS. Será que o Golf(se é que exista isso mesmo, acender luz no cb) é igual ao Jetta, e será que tem alguma correlação em alguns daqui do fórum(caso tenha esse hábito) de encher até o bocal do tanque, relatarem que acendeu a luz da injeção?......Apesar que esses, mimimis de sites automotivos tem que filtrar bem e muito bem o que se lê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, sobrinho disse:

Estava lendo à poucos instantes no Carplace e três usuários de Jetta"s TSi estavam ...........Bem, na verdade era assunto sobre encher o tanque até na boca(eu particularmente não sou "freguês" desse procedimento), e lá eles afirmaram que os Jetta"s acendem a luz de injeção(deva ser a EPC) no painel avisando quando o cânister está saturado, na verdade nem saturado é. Um lá garantiu que somente encheu uma única vez até no bocal do tanque e a luz já acusou na cb. Ai me veio um "click" APENAS CONJECTURAS. Será que o Golf(se é que exista isso mesmo, acender luz no cb) é igual ao Jetta, e será que tem alguma correlação em alguns daqui do fórum(caso tenha esse hábito) de encher até o bocal do tanque, relatarem que acendeu a luz da injeção?......Apesar que esses, mimimis de sites automotivos tem que filtrar bem e muito bem o que se lê.

Esse comportamento também é comum nos Audis, me lembro que no meu A3 eu parei de enxer até a boca por causa disso.

A luz de injeção que eles falam é a CEL (Check Engine Light), o EPC é outra coisa. A CEL é essa aqui pra ser mais exato:
 check-engine-light.png

 

Acredito que o Golf tenha o mesmo comportamento dos Audis / Jetta quanto a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/04/2016 at 4:44 PM, CaUtz disse:

@Luiz jr, sou de Porto Alegre também. O Carrefour que tu fala é o da Bento Gonçalves? Se sim, experimenta abastecer a V-Power do Posto Shell que tem ao lado do Carrefour. R$ 4,30 o litro, bem cara, por sinal. Mas tenta ver se não vai dar alguma diferença. 

Sim abasteço no posto carrefour da bento, vou testar esta da shell e comento aqui depois!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

G

7 horas atrás, Gabriel Nascimento disse:

Esse comportamento também é comum nos Audis, me lembro que no meu A3 eu parei de enxer até a boca por causa disso.

A luz de injeção que eles falam é a CEL (Check Engine Light), o EPC é outra coisa. A CEL é essa aqui pra ser mais exato:
 check-engine-light.png

 

Acredito que o Golf tenha o mesmo comportamento dos Audis / Jetta quanto a isso.

É verdade vc tem razão , valeu pela "puxada de orelha". Gabriel, obrigado pela informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/04/2016 at 4:19 PM, Lobin disse:

 

Abasteço apenas com Podium e nas revisões percebo que o óleo praticamente não sofre alteração na cor.  Até hoje só vi isso ocorrer em carro flex quando abastecido exclusivamente com etanol.

 

 

Sai bem claro mesmo!!! E meu óleo sai preeeeeto, estilo cor de kichute zero bala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10 de abril de 2016 at 4:19 PM, Lobin disse:

 

Abasteço apenas com Podium e nas revisões percebo que o óleo praticamente não sofre alteração na cor.  Até hoje só vi isso ocorrer em carro flex quando abastecido exclusivamente com etanol.

 

 

Quantos mil KM esse óleo rodou no motor? Realmente, ele saiu praticamente livre de impurezas, vou prestar mais atenção na cor que vai sair o oleo do meu carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Ismael disse:

Quantos mil KM esse óleo rodou no motor? Realmente, ele saiu praticamente livre de impurezas, vou prestar mais atenção na cor que vai sair o oleo do meu carro.

Com certeza não deve ter rodado nem 5.000km antes de trocar o óleo. Isso não é mérito da gasolina pódium coisa alguma, mas de um veículo que realiza a manutenção por tempo, ou seja, roda pouco e vai a concessionária a cada 6 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, nesse vídeo em específico, rodei apenas 3100 Km. Não é por isso que meu relato deixou de ser verdadeiro. A primeira revisão foi feita por quilometragem e a coloração do óleo derramado era praticamente a mesma do vídeo.

Depois que vocês fizerem a revisão, olhem a cor do óleo pela vareta após 1000Km rodados - com certeza ele estará quase preto.

A propósito, não estou querendo formar opinião de ninguém. Além disso, não postei outro vídeo porque não tenho.

Não vejo vantagem alguma no fato de óleo sair claro. Se isso fosse algo extremamente benéfico, com certeza mecânicos e fabricantes orientariam seus clientes a usarem apenas etanol nos carros com motor flex.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Lobin disse:

De fato, nesse vídeo em específico, rodei apenas 3100 Km. Não é por isso que meu relato deixou de ser verdadeiro. A primeira revisão foi feita por quilometragem e a coloração do óleo derramado era praticamente a mesma do vídeo.

Depois que vocês fizerem a revisão, olhem a cor do óleo pela vareta após 1000Km rodados - com certeza ele estará quase preto.

A propósito, não estou querendo formar opinião de ninguém. Além disso, não postei outro vídeo porque não tenho.

Não vejo vantagem alguma no fato de óleo sair claro. Se isso fosse algo extremamente benéfico, com certeza mecânicos e fabricantes orientariam seus clientes a usarem apenas etanol nos carros com motor flex.

 

Fui verificar o meu hahahaha

Tá com 7500km/4 meses de uso. O óleo está da mesma cor do vídeo, sempre abasteço com Premium Ipiranga.

Vou cuidar na revisão para que coloquem esse mesmo óleo, não o mesmo que usam em veículos nacionais.

Dos meus carros anteriores saiam Black Piano hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, o óleo quando fica preto é porque está contaminado, principalmente por gasolina. Quanto melhor for a gasolina que você bota no carro (menor quantidade de álcool, é maior capacidade de lubrificação), mais contaminado esse oleo vai ficar, ou seja, mais diferente da cor original ele vai ter.

Alcool é um combustível mais seco, quer dizer que tem menos capacidade de lubrificar bomba de combustível, válvulas, camisas de cilindro etc, e por ser um combustível mais seco ele escorre menos por entre os anéis de segmento dos pistões e com isso contamina MUITO MENOS o óleo, deixando ele com a cor praticamente original.  O álcool também é um combustível com muito mais impurezas, por isso GERALMENTE, carros que são só a gasolina trocam filtro de combustível de 30 em 30 mil km, ou até mais, e carros flex necessitam a troca em todas as revisões. Carros flex tem filtros de combustível em lugares de muito mais fácil acesso que carros só a gasolina. O ponto positivo é que por ter água na composição (aqui no hueBR) o álcool da uma "lavada" nas válvulas e cabeça dos pistões.

Já a gasolina é um combustível menos nocivo ao sistema de admissão e escape do veículo, ajuda a lubrificar tudo que eu falei antes, porém contamina mais o óleo do motor pois é um combustível com maior capacidade de lubrificação, assim, escorrendo mais fácil pro cárter do carro. A gasolina também cria muita carbonização em válvulas (principalmente nas de admissão) e na cabeça do pistão.

Ou seja, se você coloca só gasolina que ainda possui 25% de álcool(premium e podium(eu acho)) e com boa aditivacao e alta capacidade de lubrificação das partes em que a gasolina entra em contato, o seu oleo vai sair mais sujo e não mais limpo.

Bom, salvo algum engano eu acho que é isso, lembrando que estamos falando a nível de brasil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...