Recommended Posts

Postado
Olá a todos;
Sou novo no grupo e venho expor o problema no meu GTI Mk7 e solicitar uma ajuda caso alguém já tenha passado pelo mesmo problema que eu. A poucos dias adquiri um GTI Mk7 e quando fui andar com ele de manhã cedo percebi que a temperatura caiu a zero pouco tempo após eu estar andando com o carro e a ventoinha ligou no máximo.  Estranho que a temperatura nem chegou aos 90 graus. Num trajeto de 40km tive que desligar umas 4 vezes ate que esse problema não retornasse e a temperatura no painel fosse normalizada. Levei numa oficina e detectaram alguns erros que foram apagados e não retornaram. Todos os sensores de temperatura tiveram os contatos limpos. Deixamos o carro ligado e monitoramos a temperatura do carro pelo painel e pelo scaner, e nesta etapa verificamos que a temperatura do painel não reflete a temperatura que mostra no scaner. Há uma diferença de temperatura de uns 20 graus. Mas conseguimos observar a abertura da válvula termostatica e depois a atuação da ventoinha, visto que houve uma diminuição da temperatura e após um tempo a ventoinha ligou. Após isso, acreditei que o problema da ventoinha ligar com o motor friu não iria mais acontecer, mas no dia seguinte o problema se repetiu. Ontem levei o carro em uma auto-eletrica muito bem aparelhada e com otimas indicações para verificar o problema. Hoje conversei com o técnico e ele me disse que todos os sensores foram revisados e não foram encontrados problemas. Ele me disse que provavelmente o módulo de conforto está fazendo uma leitura errada ou interpretando o sinal de maneira errada, assim o modulo entra em emergência e a ventoinha liga no máximo para o motor não correr o risco de sobre aquecer. Alguem já viu esse tipo de problema? 

Obrigado.
Cara, primeira vez aqui no Forum que tem esse problema.

Pergunta bem boba: A temperatura externa ta medindo corretamenta? Aquela que exibe no cluster central e no central multimídia?

Abraços.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Postado

Olá amigo. A temperatura do painel esta ok. Mas hoje recebi o diagnóstico do problema. O técnico conferiu toda a fiação que leva o sinal dos sensores até a central de conforto. Da central de conforto vai para o módulo geral do carro e aí que esta o problema. O módulo está fazendo uma leitura errada das informações. Eu não sei explicar direito, mas ele me disse que tem alguma parte nesse módulo que os contatos são soldados e pode ser que alguma solda dessa esta com problema e não transmite as informações corretas. Isso reforça a ideia de que seja um mau contato na solda, pois quano carro esquenta o problema para. O pior que me pediram 4800 num módulo novo...estou avaliando se vou trocar...

Postado
Olá a todos;
Sou novo no grupo e venho expor o problema no meu GTI Mk7 e solicitar uma ajuda caso alguém já tenha passado pelo mesmo problema que eu. A poucos dias adquiri um GTI Mk7 e quando fui andar com ele de manhã cedo percebi que a temperatura caiu a zero pouco tempo após eu estar andando com o carro e a ventoinha ligou no máximo.  Estranho que a temperatura nem chegou aos 90 graus. Num trajeto de 40km tive que desligar umas 4 vezes ate que esse problema não retornasse e a temperatura no painel fosse normalizada. Levei numa oficina e detectaram alguns erros que foram apagados e não retornaram. Todos os sensores de temperatura tiveram os contatos limpos. Deixamos o carro ligado e monitoramos a temperatura do carro pelo painel e pelo scaner, e nesta etapa verificamos que a temperatura do painel não reflete a temperatura que mostra no scaner. Há uma diferença de temperatura de uns 20 graus. Mas conseguimos observar a abertura da válvula termostatica e depois a atuação da ventoinha, visto que houve uma diminuição da temperatura e após um tempo a ventoinha ligou. Após isso, acreditei que o problema da ventoinha ligar com o motor friu não iria mais acontecer, mas no dia seguinte o problema se repetiu. Ontem levei o carro em uma auto-eletrica muito bem aparelhada e com otimas indicações para verificar o problema. Hoje conversei com o técnico e ele me disse que todos os sensores foram revisados e não foram encontrados problemas. Ele me disse que provavelmente o módulo de conforto está fazendo uma leitura errada ou interpretando o sinal de maneira errada, assim o modulo entra em emergência e a ventoinha liga no máximo para o motor não correr o risco de sobre aquecer. Alguem já viu esse tipo de problema? 

Obrigado.
Amigo, seja bem vindo!
Infelizmente não tenho como te ajudar.

Mas posso ter informar que a temperatura da água informada no painel realmente não é a real. As vezes a diferença fica em mais de 20°C, pois essa diferença varia de acordo com a temperatura real. Quando o painel marca os 90°C, normalmente permanece com esse valor fixo. A temperatura real pode estar tanto acima, quanto abaixo desse valor, mas não se preocupe, sempre estará na temperatura usual do motor. A razão para está diferença eu nunca vi. A primeira vez que detectei essa diferença foi com um VW Polo 2002, com um VCDS que tinha na época. Dificilmente a temperatura sai de 90°C. Talvez numa longa descida de serra em dia frio, sem acelerar, ela pode abaixar, pois aconteceu comigo neste Polo.

Acredito que esse seu carro já estivesse com esse problema antes de você comprar. Se o adquiriu numa pessoa jurídica, corra atrás dos seus direitos de 90 dias e mande repará-los. Mas se o adquiriu de uma pessoa física, fica mais complicado.

Boa sorte e curta bastante o carro, que é gostoso!

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

• 1 month later...
Postado

Boa Noite Amigo, voce comprou o modulo? O meu esta com um problema parecido do seu, de manha quando ligo o carro ja aciona a ventoinha, mesmo com o carro frio, ja troquei a bomba de água os sensores de temperatura e continua a mesma coisa, ja não sei mais oque fazer, se alguem poder ajudar agradeço.

Postado

Olá Júlio. Eu não consegui identificar as minhas respostas sobre esse assunto aqui no forum, mas vamos lá.....

Após meu relato do problema e se passados 3 dias com o carro na oficina, o mecânico me chamou para conversar. Ele me disse que checou toda a fiação que sai dos sensores e vão até um tal de módulo de conforto, sendo que não encontrou nenhum problema. Do módulo de conforto as informações são transmitidas via rede can para o módulo central do carro e ai que, segundo o mecânico, esta o problema. O módulo esta fazendo uma interpretação errada das informações que veem do módulo de conforto, assim o módulo entra em emergência e liga a ventoinha. O mecânico falou que isso pode ser um problema de solda em algum componente dentro do módulo central, pois como falei anteriormente, após o carro esquentar o problema para, assim pode ser que os componentes dilatam cm o calor e o problema some......assim acho que pode ser um possível "mal contato". O mecânico solicitou num desmanche um módulo de um outro GTI para testes, e segundo ele quando trocou o módulo a luz da injeção apagou e tudo se resolveu. O mecânico me pediu 4.800 no módulo, porem eu não quiz desembolsar essa quantia no momento. Mas eu vou vender o carro daqui uns dias, assim vou comprar o módulo para poder vender o carro sem problemas e conseguir um valor melhor. Eu achei no ML o mesmo módulo por 1.900, vou verificar com o mecânico se os códigos coincidem e fazer a compra. Informo tbem que meu ACC Front assist não esta funcionando desde que peguei o carro. O mecânico falou que pode ser que esta função foi desabilitada devido ao problema no módulo. Em resumo, quando comprar outro módulo eu conto o final da novela. Espero ter ajudado. 

• 2 months later...
  • 2 months later...
Postado

Bom dia a todos,

Estou com problema similar (carro entrando em emergência na primeira partida do dia e luz do catalisador/injeção no painel). Passei um scanner e tive os erros da imagem em anexo.

Se for sensores está tranquilo, porém estou com medo de estar relacionado a outros itens (bomba dagua,  radiador e etc).

Alguém tem alguma sugestão? 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/Gw_is4Q

• 2 years later...
Postado

Estou a ver que estás com imensos problemas e espero que eu te vá ajudar. O compressor de ar condicionado automóvel, que se encontra diretamente ligado ao motor, é ativado por uma correia e tem a função de manter o fluido refrigerante circulando pelo sistema, mantendo-o sob pressão. Este componente é de extrema importância para o sistema de climatização do veículo, juntamente com o condensador, o evaporador e as válvulas de expansão, que desempenham papéis cruciais no sistema de ar condicionado automóvel. Dada a sua proximidade com o motor, o compressor do ar condicionado automóvel deve ser compacto e altamente eficiente, de forma a assegurar o bom funcionamento do sistema em condições adversas, como temperaturas elevadas e elevada humidade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora