Golf 1.6 MSI e Focus 1.6: Revista QR


Brunomri

Recommended Posts

Colegas,

Na QR de fevereiro há um comparativo entre o novo Golf 1.6 MSI e o Focus 1.6. Escolheram ambas as versões com o câmbio manual de 5 velocidades. Assim temos um outro referencial, diferente do que vimos no Carblog, que testou o Golf Tiptronic. Falando sobre desempenho, o resultado foi bem curioso:

0 a 100 km/h -> Golf 13,6s / Focus 13,8s

40 a 80 km/h em 3ª -> Golf 8,7 s / Focus 8,9 s

60 a 100 km/h em 4ª -> Focus 11,8 s / Golf 13,8 s

80 a 120 km/h em 5ª -> Focus 18,4 s / Golf 25,5 s

Me chamou atenção a vantagem absurda do Focus na retomada de 80 a 120 km/h, embora os dois carros façam tempos bem ruins. A revista atribui essa diferença pela relação de transmissão mais longa do Golf, porém a rotação dos dois carros a 100 km/h é praticamente a mesma, 2600 rpm no Golf e 2750 rpm no Focus.

No resto, há uma tendência a favor do Ford nesta publicação, na maneira como ela descreve as virtudes do Focus deixando nas entrelinhas que o Golf não oferece tais qualidades. No caso elas são ergonomia e prazer de dirigir. Eles citam ajuste milimétrico dos bancos e da direção, alavanca do câmbio curta e volante com boa empunhadura, como se o Golf não tivesse essa qualidades.

Por fim, resta concordar que o Focus entrega mais equipamentos pelo preço. Em contrapartida o Golf tem 7 airbags e controle de tração mesmo nesta versão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Brunomri disse:

Colegas,

Na QR de fevereiro há um comparativo entre o novo Golf 1.6 MSI e o Focus 1.6. Escolheram ambas as versões com o câmbio manual de 5 velocidades. Assim temos um outro referencial, diferente do que vimos no Carblog, que testou o Golf Tiptronic. Falando sobre desempenho, o resultado foi bem curioso:

0 a 100 km/h -> Golf 13,6s / Focus 13,8s

40 a 80 km/h em 3ª -> Golf 8,7 s / Focus 8,9 s

60 a 100 km/h em 4ª -> Focus 11,8 s / Golf 13,8 s

80 a 120 km/h em 5ª -> Focus 18,4 s / Golf 25,5 s

Me chamou atenção a vantagem absurda do Focus na retomada de 80 a 120 km/h, embora os dois carros façam tempos bem ruins. A revista atribui essa diferença pela relação de transmissão mais longa do Golf, porém a rotação dos dois carros a 100 km/h é praticamente a mesma, 2600 rpm no Golf e 2750 rpm no Focus.

No resto, há uma tendência a favor do Ford nesta publicação, na maneira como ela descreve as virtudes do Focus deixando nas entrelinhas que o Golf não oferece tais qualidades. No caso elas são ergonomia e prazer de dirigir. Eles citam ajuste milimétrico dos bancos e da direção, alavanca do câmbio curta e volante com boa empunhadura, como se o Golf não tivesse essa qualidades.

Por fim, resta concordar que o Focus entrega mais equipamentos pelo preço. Em contrapartida o Golf tem 7 airbags e controle de tração mesmo nesta versão.

Fala Xara,

Eu li a matéria e apesar de realmente ter esses pontos q não foram 100% justos, acredito que o verídito foi correto. Nessa faixa de valor e nos carros que o comparativo abrangeu, acho o Focus mais negócio. Ambos os carros em 75k, controle de tração e estabilidade são de série nos dois, mas o Golf entrega a mais controle do diferencial e 3 air-bags a mais. Em contra partida, o Focus já traz de série todos os equipamentos que no Golf estão nos pacotes Comforto e Elegance, além da suspensão multilink que tem acerto melhor que o do meu Highline Alemão. Alguns vão dizer que o Golf vai ter desconto nesses preços, mas o Focus tb tem em uma tabela que já é bem mais em conta que a do Golf com os pacotes para equiparar os itens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rodolpho disse:

80 a 120 em 25s!!! Achei que era bem menos. Isso eh muito.

E o preço dos dois?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Os carros usados no comparativo tem praticamente o mesmo preço. O Golf custa 75.000 e o Focus (SE Plus) 75.900

1 hora atrás, bruno_s disse:

Fala Xara,

Eu li a matéria e apesar de realmente ter esses pontos q não foram 100% justos, acredito que o verídito foi correto. Nessa faixa de valor e nos carros que o comparativo abrangeu, acho o Focus mais negócio. Ambos os carros em 75k, controle de tração e estabilidade são de série nos dois, mas o Golf entrega a mais controle do diferencial e 3 air-bags a mais. Em contra partida, o Focus já traz de série todos os equipamentos que no Golf estão nos pacotes Comforto e Elegance, além da suspensão multilink que tem acerto melhor que o do meu Highline Alemão. Alguns vão dizer que o Golf vai ter desconto nesses preços, mas o Focus tb tem em uma tabela que já é bem mais em conta que a do Golf com os pacotes para equiparar os itens.

Também acho que o Focus é vencedor neste comparativo, mas o texto omitiu atributos que ambos os carros tem na hora de falar do Golf, e citando-os apenas no Focus. Do jeito que eles escreveram, parece que só o Focus tem boa ergonomia e prazer em dirigir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, IcedEarth disse:

Entre essas duas versões ficaria com o Focus mesmo. O diferencial do Golf é o motor turbo e, para alguns, o DSG. Esse Golf não tem nenhum dos dois.

O Golf manual não veio com 6 marchas?

Manual de 6 marchas apenas no Highline. Para as versões 1.6 só manual de 5 marchas. Na matéria da QR, um gerente de vendas da VW diz que essa decisão é baseada apenas em marketing, restringindo o manual de 6 para a versão mais cara, como um diferencial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Laurence disse:

Antes do Golf, tive um Focus 2012 zero, completo. Um carrão. Mas no conjunto da obra, sou mais o Golf. Um carro muito, mas muito mais na mão. E há 31 anos eu não comprava um VW.

Concordo contigo, @Laurence, eu inclusive fiz um teste drive no Focus 2.0 Titanium antes de fechar no meu Golf TSI Confortline Elegance Mexicano, e não dá pra comparar os 2 carros (simples assim). Mas a questão é que o comparativo da QR é entre o Focus 1.6 e o Golf MSI 1.6 (nacional)... então eu acho que a nossa experiência e impressões que temos com o Golf importado não valem muito nesse cenário. 

Infelizmente, é outro carro (bem pior por sinal) na mesma carroceria do Golf TSI importado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/01/2016 at 4:34 PM, Brunomri disse:

Os carros usados no comparativo tem praticamente o mesmo preço. O Golf custa 75.000 e o Focus (SE Plus) 75.900

Também acho que o Focus é vencedor neste comparativo, mas o texto omitiu atributos que ambos os carros tem na hora de falar do Golf, e citando-os apenas no Focus. Do jeito que eles escreveram, parece que só o Focus tem boa ergonomia e prazer em dirigir.

A suspensão por eixo de torção também tora um pouco do prazer na condução, sem falar que  Focus é referência em suspensão, isso é inegável. Tive 2 Focus antes do Golf e afirmo isso.

Fiquei com o Golf além do motor turbo e do DSG, por causa da qualidade geral de acabamento, materiais e na qualidade de montagem/estamparia.

É só olha para os dois que se percebe uma qualidade superior no Golf. Essa diferança de GAP entre as peças no Focus me desagradava.

Entre os modelos testados também escolheria o Focus pela suspensão multilink na traseira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu saí do Focus SE Plus 2.0 16v Powershift e vim pro Golf Highline DSG. No comparativo, estão citados os dois modelos mais básicos tanto do Golf e do Focus. Os números de desempenhos são bem compatíveis e, lerdo por lerdo, eu ficaria com o Golf MSI mesmo assim.

O Focus tem a grande vantagem da suspensão traseira multilink (já que essa não existe no Golf MSI), mas o Golf ainda é muitíssimo bem equipado no quesito segurança. O Golf MSI não tem controle de som no volante, mas tem uma central multimídia + computador de bordo infinitamente superior à do Focus, com uma interatividade absurda com o carro. A do Focus é apenas um sistema de som com uma tela horripilante.

Ambos são lerdos, a briga é boa e eu ficaria com o Golf, pelo destaque no refinamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lisandro disse:

Eu saí do Focus SE Plus 2.0 16v Powershift e vim pro Golf Highline DSG. No comparativo, estão citados os dois modelos mais básicos tanto do Golf e do Focus. Os números de desempenhos são bem compatíveis e, lerdo por lerdo, eu ficaria com o Golf MSI mesmo assim.

O Focus tem a grande vantagem da suspensão traseira multilink (já que essa não existe no Golf MSI), mas o Golf ainda é muitíssimo bem equipado no quesito segurança. O Golf MSI não tem controle de som no volante, mas tem uma central multimídia + computador de bordo infinitamente superior à do Focus, com uma interatividade absurda com o carro. A do Focus é apenas um sistema de som com uma tela horripilante.

Ambos são lerdos, a briga é boa e eu ficaria com o Golf, pelo destaque no refinamento.

Pelo menos parece que mantiveram o acabamento das versões importadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu, se tivesse que escolher apenas entre esses dois, iria de Focus, pela suspensão Multilink, e pra empacar (ao menos contribuir com isso) com as vendas da VW, que deveria ter mantido o Confortline com TSI e Multilink, e o Highline com DSG e Multilink, criando uma versão Trendline pra vender essa bomba. Vejam as versões do Jetta... a Highline tem DSG, então por que não ter na Highline do Golf??

E quanto à Multilink, eu valorizo muito mais equipamentos de segurança ativa do que os demais. Prefiro um carro com Multilink do que com o "acabamento" do Golf. Pra mim, pelo menos, não adianta ter acabamento e capar o carro no que realmente me importa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, CaUtz disse:

E quanto à Multilink, eu valorizo muito mais equipamentos de segurança ativa do que os demais. Prefiro um carro com Multilink do que com o "acabamento" do Golf. Pra mim, pelo menos, não adianta ter acabamento e capar o carro no que realmente me importa.

O Golf MSI tem sete air bags, contra quatro do Focus SE Plus. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Lisandro disse:

O Golf MSI tem sete air bags, contra quatro do Focus SE Plus. 

Justamente, Lisandro, isso é segurança passiva. Jamais escolheria um carro pelo número de air bags. Uma suspensão independente com tecnologia de ponta é muito mais importante pra quem toca o carro mais ofensivamente vez em quando.

Já viajei com um Focus 1.6 (locado), e da geração anterior, mas com Multilink na traseira, e na época tinha um VW Fox 1.6 Prime MT (teto solar, costura vermelha nos bancos, etc). E em trechos bons e propícios, botava 165 - 170 km/h sem sentir, com 4 homens adultos dentro do carro, com total estabilidade. Isso é a Multilink. E mais, sem comparação com o meu Fox com eixo de torção, que por sinal eu gostava bastante de andar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...