Recommended Posts

Postado

Colegas,

Na QR de fevereiro há um comparativo entre o novo Golf 1.6 MSI e o Focus 1.6. Escolheram ambas as versões com o câmbio manual de 5 velocidades. Assim temos um outro referencial, diferente do que vimos no Carblog, que testou o Golf Tiptronic. Falando sobre desempenho, o resultado foi bem curioso:

0 a 100 km/h -> Golf 13,6s / Focus 13,8s

40 a 80 km/h em 3ª -> Golf 8,7 s / Focus 8,9 s

60 a 100 km/h em 4ª -> Focus 11,8 s / Golf 13,8 s

80 a 120 km/h em 5ª -> Focus 18,4 s / Golf 25,5 s

Me chamou atenção a vantagem absurda do Focus na retomada de 80 a 120 km/h, embora os dois carros façam tempos bem ruins. A revista atribui essa diferença pela relação de transmissão mais longa do Golf, porém a rotação dos dois carros a 100 km/h é praticamente a mesma, 2600 rpm no Golf e 2750 rpm no Focus.

No resto, há uma tendência a favor do Ford nesta publicação, na maneira como ela descreve as virtudes do Focus deixando nas entrelinhas que o Golf não oferece tais qualidades. No caso elas são ergonomia e prazer de dirigir. Eles citam ajuste milimétrico dos bancos e da direção, alavanca do câmbio curta e volante com boa empunhadura, como se o Golf não tivesse essa qualidades.

Por fim, resta concordar que o Focus entrega mais equipamentos pelo preço. Em contrapartida o Golf tem 7 airbags e controle de tração mesmo nesta versão.

Postado
1 hora atrás, Brunomri disse:

Colegas,

Na QR de fevereiro há um comparativo entre o novo Golf 1.6 MSI e o Focus 1.6. Escolheram ambas as versões com o câmbio manual de 5 velocidades. Assim temos um outro referencial, diferente do que vimos no Carblog, que testou o Golf Tiptronic. Falando sobre desempenho, o resultado foi bem curioso:

0 a 100 km/h -> Golf 13,6s / Focus 13,8s

40 a 80 km/h em 3ª -> Golf 8,7 s / Focus 8,9 s

60 a 100 km/h em 4ª -> Focus 11,8 s / Golf 13,8 s

80 a 120 km/h em 5ª -> Focus 18,4 s / Golf 25,5 s

Me chamou atenção a vantagem absurda do Focus na retomada de 80 a 120 km/h, embora os dois carros façam tempos bem ruins. A revista atribui essa diferença pela relação de transmissão mais longa do Golf, porém a rotação dos dois carros a 100 km/h é praticamente a mesma, 2600 rpm no Golf e 2750 rpm no Focus.

No resto, há uma tendência a favor do Ford nesta publicação, na maneira como ela descreve as virtudes do Focus deixando nas entrelinhas que o Golf não oferece tais qualidades. No caso elas são ergonomia e prazer de dirigir. Eles citam ajuste milimétrico dos bancos e da direção, alavanca do câmbio curta e volante com boa empunhadura, como se o Golf não tivesse essa qualidades.

Por fim, resta concordar que o Focus entrega mais equipamentos pelo preço. Em contrapartida o Golf tem 7 airbags e controle de tração mesmo nesta versão.

Fala Xara,

Eu li a matéria e apesar de realmente ter esses pontos q não foram 100% justos, acredito que o verídito foi correto. Nessa faixa de valor e nos carros que o comparativo abrangeu, acho o Focus mais negócio. Ambos os carros em 75k, controle de tração e estabilidade são de série nos dois, mas o Golf entrega a mais controle do diferencial e 3 air-bags a mais. Em contra partida, o Focus já traz de série todos os equipamentos que no Golf estão nos pacotes Comforto e Elegance, além da suspensão multilink que tem acerto melhor que o do meu Highline Alemão. Alguns vão dizer que o Golf vai ter desconto nesses preços, mas o Focus tb tem em uma tabela que já é bem mais em conta que a do Golf com os pacotes para equiparar os itens.

Postado
2 horas atrás, Rodolpho disse:

80 a 120 em 25s!!! Achei que era bem menos. Isso eh muito.

E o preço dos dois?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Os carros usados no comparativo tem praticamente o mesmo preço. O Golf custa 75.000 e o Focus (SE Plus) 75.900

1 hora atrás, bruno_s disse:

Fala Xara,

Eu li a matéria e apesar de realmente ter esses pontos q não foram 100% justos, acredito que o verídito foi correto. Nessa faixa de valor e nos carros que o comparativo abrangeu, acho o Focus mais negócio. Ambos os carros em 75k, controle de tração e estabilidade são de série nos dois, mas o Golf entrega a mais controle do diferencial e 3 air-bags a mais. Em contra partida, o Focus já traz de série todos os equipamentos que no Golf estão nos pacotes Comforto e Elegance, além da suspensão multilink que tem acerto melhor que o do meu Highline Alemão. Alguns vão dizer que o Golf vai ter desconto nesses preços, mas o Focus tb tem em uma tabela que já é bem mais em conta que a do Golf com os pacotes para equiparar os itens.

Também acho que o Focus é vencedor neste comparativo, mas o texto omitiu atributos que ambos os carros tem na hora de falar do Golf, e citando-os apenas no Focus. Do jeito que eles escreveram, parece que só o Focus tem boa ergonomia e prazer em dirigir.

Postado

Entre essas duas versões ficaria com o Focus mesmo. O diferencial do Golf é o motor turbo e, para alguns, o DSG. Esse Golf não tem nenhum dos dois.

O Golf manual não veio com 6 marchas?

Postado
1 hora atrás, IcedEarth disse:

Entre essas duas versões ficaria com o Focus mesmo. O diferencial do Golf é o motor turbo e, para alguns, o DSG. Esse Golf não tem nenhum dos dois.

O Golf manual não veio com 6 marchas?

Manual de 6 marchas apenas no Highline. Para as versões 1.6 só manual de 5 marchas. Na matéria da QR, um gerente de vendas da VW diz que essa decisão é baseada apenas em marketing, restringindo o manual de 6 para a versão mais cara, como um diferencial.

Postado
20 horas atrás, Laurence disse:

Antes do Golf, tive um Focus 2012 zero, completo. Um carrão. Mas no conjunto da obra, sou mais o Golf. Um carro muito, mas muito mais na mão. E há 31 anos eu não comprava um VW.

Concordo contigo, @Laurence, eu inclusive fiz um teste drive no Focus 2.0 Titanium antes de fechar no meu Golf TSI Confortline Elegance Mexicano, e não dá pra comparar os 2 carros (simples assim). Mas a questão é que o comparativo da QR é entre o Focus 1.6 e o Golf MSI 1.6 (nacional)... então eu acho que a nossa experiência e impressões que temos com o Golf importado não valem muito nesse cenário. 

Infelizmente, é outro carro (bem pior por sinal) na mesma carroceria do Golf TSI importado.

Postado
10 horas atrás, biazzetti disse:

o golf gastou 25 segundos em 5° marcha, em 3° com certeza seria mais rapido

A questão é que o Focus foi bem mais rápido também usando a 5ª marcha.

Postado
Em 30/01/2016 at 4:34 PM, Brunomri disse:

Os carros usados no comparativo tem praticamente o mesmo preço. O Golf custa 75.000 e o Focus (SE Plus) 75.900

Também acho que o Focus é vencedor neste comparativo, mas o texto omitiu atributos que ambos os carros tem na hora de falar do Golf, e citando-os apenas no Focus. Do jeito que eles escreveram, parece que só o Focus tem boa ergonomia e prazer em dirigir.

A suspensão por eixo de torção também tora um pouco do prazer na condução, sem falar que  Focus é referência em suspensão, isso é inegável. Tive 2 Focus antes do Golf e afirmo isso.

Fiquei com o Golf além do motor turbo e do DSG, por causa da qualidade geral de acabamento, materiais e na qualidade de montagem/estamparia.

É só olha para os dois que se percebe uma qualidade superior no Golf. Essa diferança de GAP entre as peças no Focus me desagradava.

Entre os modelos testados também escolheria o Focus pela suspensão multilink na traseira.

Postado

Eu saí do Focus SE Plus 2.0 16v Powershift e vim pro Golf Highline DSG. No comparativo, estão citados os dois modelos mais básicos tanto do Golf e do Focus. Os números de desempenhos são bem compatíveis e, lerdo por lerdo, eu ficaria com o Golf MSI mesmo assim.

O Focus tem a grande vantagem da suspensão traseira multilink (já que essa não existe no Golf MSI), mas o Golf ainda é muitíssimo bem equipado no quesito segurança. O Golf MSI não tem controle de som no volante, mas tem uma central multimídia + computador de bordo infinitamente superior à do Focus, com uma interatividade absurda com o carro. A do Focus é apenas um sistema de som com uma tela horripilante.

Ambos são lerdos, a briga é boa e eu ficaria com o Golf, pelo destaque no refinamento.

Postado
2 horas atrás, Lisandro disse:

Eu saí do Focus SE Plus 2.0 16v Powershift e vim pro Golf Highline DSG. No comparativo, estão citados os dois modelos mais básicos tanto do Golf e do Focus. Os números de desempenhos são bem compatíveis e, lerdo por lerdo, eu ficaria com o Golf MSI mesmo assim.

O Focus tem a grande vantagem da suspensão traseira multilink (já que essa não existe no Golf MSI), mas o Golf ainda é muitíssimo bem equipado no quesito segurança. O Golf MSI não tem controle de som no volante, mas tem uma central multimídia + computador de bordo infinitamente superior à do Focus, com uma interatividade absurda com o carro. A do Focus é apenas um sistema de som com uma tela horripilante.

Ambos são lerdos, a briga é boa e eu ficaria com o Golf, pelo destaque no refinamento.

Pelo menos parece que mantiveram o acabamento das versões importadas.

Postado

Eu, se tivesse que escolher apenas entre esses dois, iria de Focus, pela suspensão Multilink, e pra empacar (ao menos contribuir com isso) com as vendas da VW, que deveria ter mantido o Confortline com TSI e Multilink, e o Highline com DSG e Multilink, criando uma versão Trendline pra vender essa bomba. Vejam as versões do Jetta... a Highline tem DSG, então por que não ter na Highline do Golf??

E quanto à Multilink, eu valorizo muito mais equipamentos de segurança ativa do que os demais. Prefiro um carro com Multilink do que com o "acabamento" do Golf. Pra mim, pelo menos, não adianta ter acabamento e capar o carro no que realmente me importa.

Postado
15 minutos atrás, CaUtz disse:

E quanto à Multilink, eu valorizo muito mais equipamentos de segurança ativa do que os demais. Prefiro um carro com Multilink do que com o "acabamento" do Golf. Pra mim, pelo menos, não adianta ter acabamento e capar o carro no que realmente me importa.

O Golf MSI tem sete air bags, contra quatro do Focus SE Plus. 

Postado
4 minutos atrás, Lisandro disse:

O Golf MSI tem sete air bags, contra quatro do Focus SE Plus. 

Justamente, Lisandro, isso é segurança passiva. Jamais escolheria um carro pelo número de air bags. Uma suspensão independente com tecnologia de ponta é muito mais importante pra quem toca o carro mais ofensivamente vez em quando.

Já viajei com um Focus 1.6 (locado), e da geração anterior, mas com Multilink na traseira, e na época tinha um VW Fox 1.6 Prime MT (teto solar, costura vermelha nos bancos, etc). E em trechos bons e propícios, botava 165 - 170 km/h sem sentir, com 4 homens adultos dentro do carro, com total estabilidade. Isso é a Multilink. E mais, sem comparação com o meu Fox com eixo de torção, que por sinal eu gostava bastante de andar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora