Recommended Posts

Postado

Olá pessoal,

Estou enfrentando a seguinte situação: a garagem do meu prédio (subterrânea) é apertada, ruim para manobrar, e tem uma rampa bem íngreme na saída.

Meu carro anterior, um Cruze AT6, subia de boa, sem titubear, em função da conveniente multiplicação fornecida em baixa pelo conversor de torque. O meu TSi DSG é mais complicado: ele é meio desagradável no "creeping", com alguma vibração, o que é preocupante mas nem é o mais complicado: para subir a rampa em D ele titubeia, tem dificuldades. Resolvi o problema subindo a rampa no manual e retendo a 1ª marcha.

O chato no entanto é que minha Esposa, que estava acostumada com o Cruze, acha isso bem ruim e está insatisfeita.

Meu carro tem apenas 1000 km. A primeira pergunta é se é assim mesmo ou tem algo estranho com o meu carro. A segunda é se há algo que eu possa fazer para mitigar estas inconveniências.

Valeu!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Postado

Ensinar sua esposa a colocar no manual... Foi a única solução para mim e para minha esposa. No carro anterior, um civic, nós também não precisávamos 'tomar conta' do câmbio. Eu até que não me incomodo tanto, já a esposa se incomoda muito e demorou para acostumar.

Outra solução que o pessoal usa aqui é colocar o cambio no S. (eu prefiro manual mesmo)

Mesma coisa com a retenção de marchas, o pessoal fala que é só colocar no manual, passar marcha na borboleta, etc. Mas vai ensinar a esposa a fazer isso...

Postado
Ensinar sua esposa a colocar no manual... Foi a única solução para mim e para minha esposa. No carro anterior, um civic, nós também não precisávamos 'tomar conta' do câmbio. Eu até que não me incomodo tanto, já a esposa se incomoda muito e demorou para acostumar.

Outra solução que o pessoal usa aqui é colocar o cambio no S. (eu prefiro manual mesmo)

Mesma coisa com a retenção de marchas, o pessoal fala que é só colocar no manual, passar marcha na borboleta, etc. Mas vai ensinar a esposa a fazer isso...

Valeu pela dica, Willyan. Eu tentei convencê-la, mas deu confusão. Ela entende que se o carro é automático, ele não deveria requerer atenção especial. Vou tentar essa do S. Mas o fim desta estória vai ser ela dirigindo 100% do tempo no S, o que vai piorar o consumo.

Postado

RicW, também moro em prédio e subo 2 rampas íngremes. Uso sempre o modo manual segurando a 1ª marcha pra sair da garagem, não vejo trabalho nenhum nisso, é como se fosse um  carro manual com a vantagem de não ter embreagem se você precisar parar no meio da rampa. Depois de 2 meses com o Golf vejo o DSG mais como um manual sem embreagem do que automático convencional; entendo que deva ser essa a proposta mesmo, pra economia de combustível e desempenho. Hoje não trocaria meu Golf DSG por nenhum dos automáticos convencionais que estão no nosso mercado, na mesma faixa de preço. Dirigir esse carro em estrada é muito bom, acho que isso compensa esses pequenos "trabalhos" de controlar um pouco mais em subidas, fora a economia de combustível em relação aos 2.0s da vida que rodam por aí.

Me desculpe, mas reclamar de ter que controlar um pouco o carro na saída de casa, quando o carro ainda está frio e ninguém vai correr mesmo, até porque é uma garagem , fica meio sem propósito. Quem tirou CNH deve ser capaz de controlar um carro em rampas.

Postado

Na casa dos meus pais é a mesma coisa, rampa bem íngreme e que ainda raspa o bico do carro no chão. No modo D, no meio da subida ele jogava segunda e eu tinha que acelerar mais um pouco, resolvi isso colocando em S e assim que saio da garagem já coloco em D e segue a vida.

Desculpa perguntar @RicW, mas é tão difícil pra sua esposa colocar em S e depois de alguns segundos tirar de S após subir a rampa?

No meu apartamento a guia/sarjeta de entrada do carro era tão alta que no meu ex Fox começou a dar barulho na suspensão e foi trocado tudo, em garantia é claro.

Nisso chamei todos os condôminos e fizemos uma pequena rampa pra subir, agora não tem mais os solavancos.

Postado
Na casa dos meus pais é a mesma coisa, rampa bem íngreme e que ainda raspa o bico do carro no chão. No modo D, no meio da subida ele jogava segunda e eu tinha que acelerar mais um pouco, resolvi isso colocando em S e assim que saio da garagem já coloco em D e segue a vida.

Desculpa perguntar @RicW, mas é tão difícil pra sua esposa colocar em S e depois de alguns segundos tirar de S após subir a rampa?

No meu apartamento a guia/sarjeta de entrada do carro era tão alta que no meu ex Fox começou a dar barulho na suspensão e foi trocado tudo, em garantia é claro.

Nisso chamei todos os condôminos e fizemos uma pequena rampa pra subir, agora não tem mais os solavancos.

Rapaz, não é difícil. A questão não é essa. A discussão é filosófica. Não era a expectativa dela em relação ao carro novo, e isto causa alguma frustração. Confesso que também fui pego de surpresa por está característica, mas não tenho problema nenhum com isso. Quero apenas reduzir a frustração dela.

Valeu.

Postado

No meu antigo Cruze eu chegava na rampa e tinha que colocar em manual/sequencial, pois senão, no meio da rampa, ele jogava segunda e ficava com pouca potência pra subir.

Com o Golf eu paro no portão e já dou um toquinho na borboleta -, e ele sobe tranquilamente. Achei até mais fácil que o Cruze, pq alguns segundos depois ele volta ao automático automaticamente.

Postado
31 minutos atrás, RicW disse:

Rapaz, não é difícil. A questão não é essa. A discussão é filosófica. Não era a expectativa dela em relação ao carro novo, e isto causa alguma frustração. Confesso que também fui pego de surpresa por está característica, mas não tenho problema nenhum com isso. Quero apenas reduzir a frustração dela.

Valeu.

Na verdade o DSG não é automático e sim automatizado.

Com as duas embreagens ele funciona melhor que um imotion, mas não tem funcionamento igual a um epicíclico ou cvt com conversor de torque.

Tem várias vantagens sobre estes como rapidez das trocas, economia de combustível, menor perda mecânica. Porém tem algumas desvantagens, como a reclamada pela esposa do confrade.

Na hora da escolha temos que ter ciência total acerca do funcionamento dos tipos de câmbio, para evitar frustrações como a experimentada pelo RicW, só que o marketing e os vendedores não ajudam e vendem os carros como se só houvessem dois tipos, os manuais e os que trocam sozinho de marcha.

Postado

Caro colega @RicW, já que a questão é filosófica, sugiro nesse caso que tu explique pra ela que o Golf não possui câmbio automático, e sim um manual robotizado de dupla embreagem, com o qual vocês terão outras vantagens que superam com folga esta suposta desvantagem. E outra, ainda pode se tentar regular a dosagem no acelerador para o câmbio "perceber" que se quer manter a 1ª nessa situação da rampa. Contudo, creio que essa "dosagem" no acelerador possa ser meio complicado pra uma mulher, então passar pro S só pra sair da garagem é uma alternativa mais fácil. E é importante salientar a ela que o torque do Golf em baixa rotação é totalmente diferente do existente no carro anterior de vocês, ou seja, o Golf tem torque pra subir essa rampa em 2ª, mas dependendo da aceleração, pode ser que o motor dê uma "bobeada"... é +/- assim: pisa mais leve pra manter a 1ª, ou pisa mais pesado pra passar a 2ª e subir sem problema.

Espero ter ajudado. Abraço.

Postado

7 horas atrás, RED883 disse:

Na verdade o DSG não é automático e sim automatizado.

Com as duas embreagens ele funciona melhor que um imotion, mas não tem funcionamento igual a um epicíclico ou cvt com conversor de torque.

Tem várias vantagens sobre estes como rapidez das trocas, economia de combustível, menor perda mecânica. Porém tem algumas desvantagens, como a reclamada pela esposa do confrade.

Na hora da escolha temos que ter ciência total acerca do funcionamento dos tipos de câmbio, para evitar frustrações como a experimentada pelo RicW, só que o marketing e os vendedores não ajudam e vendem os carros como se só houvessem dois tipos, os manuais e os que trocam sozinho de marcha.

7 horas atrás, CaUtz disse:

Caro colega @RicW, já que a questão é filosófica, sugiro nesse caso que tu explique pra ela que o Golf não possui câmbio automático, e sim um manual robotizado de dupla embreagem, com o qual vocês terão outras vantagens que superam com folga esta suposta desvantagem. E outra, ainda pode se tentar regular a dosagem no acelerador para o câmbio "perceber" que se quer manter a 1ª nessa situação da rampa. Contudo, creio que essa "dosagem" no acelerador possa ser meio complicado pra uma mulher, então passar pro S só pra sair da garagem é uma alternativa mais fácil. E é importante salientar a ela que o torque do Golf em baixa rotação é totalmente diferente do existente no carro anterior de vocês, ou seja, o Golf tem torque pra subir essa rampa em 2ª, mas dependendo da aceleração, pode ser que o motor dê uma "bobeada"... é +/- assim: pisa mais leve pra manter a 1ª, ou pisa mais pesado pra passar a 2ª e subir sem problema.

Espero ter ajudado. Abraço.

Amigos@CaUtz e@RED883, obrigado pelas dicas. Fiz um teste com ela na rampa em S e considerou "OK", mas estou antevendo alguns anos de implicância pela frente.

Alguns pontos:

1) Sobre o catecismo, eu já fiz. Tenho conhecimento técnico formal: sou Engenheiro Mecânico Automotivo. Suficiente para entender em detalhes o funcionamento das caixas automatizadas de dupla embreagem. Sei que não são mecanismos epicíclicos associados a um conversor de torque, etc. Acreditem em mim: fiz o meu "dever de casa" técnico. Estudei. Fucei este fórum de cabo a rabo. Um dos problemas, acredito eu, foi justamente esse: o dever de casa foi técnico. Com base em números e argumentos, o Golf é imbatível. Acontece que a característica que desagradou minha esposa é muito subjetiva, é conceitual.

2) Minha esposa dirige muito bem. Tem excelentes reflexos e controle. De início, ela foi contrária à aquisição do Cruze AT, pois tinha preconceito ("automático é pra quem não sabe ou não gosta de dirigir. Eu quero o controle..."). Mas rapidamente ela viu que isso é bobagem. Entendeu que ela continua controlando o câmbio, só que sem as mãos, apenas com o pé direito. E começou a gostar do conforto.

3) Essa diferença de "automático" para "automatizado" é pura semântica. Para engenheiros e entusiastas, interessa. Mas para as pessoas comuns, no frigir dos ovos o que interessa não é a característica construtiva, e sim a função. O fato é que eu, entusiasta, ajustei minhas expectativas. Ela, não. Para ela, automático (FUNÇÃO!!!) era para ser "set and forget". Se é pra aumentar o workload do piloto, que seja um manual, convencional e mais barato. Para piorar, o test-drive não permite avaliar adequadamente aspectos subjetivos. A CSS define sempre um trajeto ridículo, plano, sem maiores desafios. E por não haver me deparado com um tópico destes aqui, não pedi uma avaliação específica. Depois de ouvir a patroa reclamando eu fucei o homônimo gringo, o vortex, o vwwatercooled, etc. e vi que lá há pessoas com frustração semelhante à dela. 

4) Não estou convencido de que essa tendência da DQ-200 de engrenar rapidamente a 2a em rampa seja absolutamente necessária. Me parece apenas uma escolha infeliz da VW, que privilegiou a economia em detrimento de outros requisitos. Tive a oportunidade de conduzir um Classe A200 com o câmbio 7G-DCT e achei melhor na rampa. No modo Eco ele é meio molenga mas, no modo normal, ele consegue identificar uma rampa com 10% de inclinação e retém a 1a. 

É claro que nenhum destes pontos é suficiente para me causar arrependimento da compra. O Golf tem inúmeros atributos que o fazem a melhor escolha em sua categoria sem sombra de dúvidas. Um, inclusive, é bem subjetivo: o prazer de dirigir, que me pareceu inigualável (especialmente em estrada). Mas tenho que ser pragmático: minha esperança é de que, assim como no Cruze, ela se acostume com as características, vá pegando os "macetes", comece a aproveitar as qualidades e deixe de implicar. Mas só o tempo dirá. E cá entre nós: por mais que goste do meu carro, para mim a felicidade dela é mais importante.

Postado
11 horas atrás, IcedEarth disse:

RicW, também moro em prédio e subo 2 rampas íngremes. Uso sempre o modo manual segurando a 1ª marcha pra sair da garagem, não vejo trabalho nenhum nisso, é como se fosse um  carro manual com a vantagem de não ter embreagem se você precisar parar no meio da rampa. Depois de 2 meses com o Golf vejo o DSG mais como um manual sem embreagem do que automático convencional; entendo que deva ser essa a proposta mesmo, pra economia de combustível e desempenho. Hoje não trocaria meu Golf DSG por nenhum dos automáticos convencionais que estão no nosso mercado, na mesma faixa de preço. Dirigir esse carro em estrada é muito bom, acho que isso compensa esses pequenos "trabalhos" de controlar um pouco mais em subidas, fora a economia de combustível em relação aos 2.0s da vida que rodam por aí.

Me desculpe, mas reclamar de ter que controlar um pouco o carro na saída de casa, quando o carro ainda está frio e ninguém vai correr mesmo, até porque é uma garagem , fica meio sem propósito. Quem tirou CNH deve ser capaz de controlar um carro em rampas.

@IcedEarth, estamos juntos nessa, mas somos entusiastas. Você está desculpado, mas tente enxergar o mundo através dos olhos de quem não é. Como expliquei anteriormente, a reclamação dela não tem relação com controle em rampas. Se duvidar, ela é melhor nisso do que eu ou você. Leia meu post anterior. Acho a reclamação dela legítima. É uma questão de expectativa versus realidade. Vim aqui pedir dicas apenas porque quero que ela sinta o mesmo prazer que eu ao dirigir o Golf. E acredite em mim: ela gosta de estar ao volante. Pra pegar estrada, dá até briga lá em casa :D.

Postado

Kkkkkkkkkk

RicW, tive esse mesmo contratempo com minha senhora. Lendo seu depoimento eu me vi falando com a minha esposa hehehehe

A minha sorte é que ela também gostou muito do carro e entendeu minha explicação. A minha solução é colocar no S; mas ela também achou ridículo ter que manejar o câmbio que deveria ser "automático". Assim, a solução que ela criou para si foi acelerar: o carro engata a 2ª e tem força para vencer a rampa. Mas minha garagem tem espaço para acelerar. Então ela pode subir sem medo.

Minha sugestão repete a do restante da turma. Apresente as soluções possíveis:

1. Acelerar;

2. Colocar no manual c/ Toque na borboleta ou na alavanca;

3. Colocar o câmbio em S.

E espere ela se adaptar a uma delas... O que me ajudou a superar essa frustração na patroa foi o gosto pelo carro, além da explicação que fiz sobre as vantagens dele sobre os outros!

Alexandre Kohl

Postado
Kkkkkkkkkk

RicW, tive esse mesmo contratempo com minha senhora. Lendo seu depoimento eu me vi falando com a minha esposa hehehehe

A minha sorte é que ela também gostou muito do carro e entendeu minha explicação. A minha solução é colocar no S; mas ela também achou ridículo ter que manejar o câmbio que deveria ser "automático". Assim, a solução que ela criou para si foi acelerar: o carro engata a 2ª e tem força para vencer a rampa. Mas minha garagem tem espaço para acelerar. Então ela pode subir sem medo.

Minha sugestão repete a do restante da turma. Apresente as soluções possíveis:

1. Acelerar;

2. Colocar no manual c/ Toque na borboleta ou na alavanca;

3. Colocar o câmbio em S.

E espere ela se adaptar a uma delas... O que me ajudou a superar essa frustração na patroa foi o gosto pelo carro, além da explicação que fiz sobre as vantagens dele sobre os outros!

Alexandre Kohl

@AlexandreKohl, obrigado pelas dicas. Fico feliz em saber que não é só comigo, e que vocês chegaram a um bom acordo. Acho que, com o tempo, vai ficar tudo bem aqui também.

Abraço!

Postado

O que acho ruim no golf em trânsito pesado como em BH é quando você tem que acelerar pra mudar de faixa, pois o maluco que vem atrás acelera pra não deixar voce entrar. Com o carro em d ele fica com um lag chato pra acelerar que acaba dando um susto pois você já precisava ter o torque quando vai entrar, em s não rola isso. Pode ser bobo, mas você tem que se acostumar a acelerar coisa de 1s ou mais antes de entrar realmente. Não sei se é do câmbio ou do acelerador eletrônico, mas é a única coisa que achei ruim no carro.

Postado

Tive esse problema na casa da minha irmã quando viajei a São Paulo no final do ano.

A rampa da garagem da casa dela é extremamente mal construída, parece uma lombada mal feita daquelas que o carro pega sempre em baixo.

Ela tem uma Tucson que é alta e não se incomoda com esse problema, mas quando fui por meu GOLF na garagem dela, hummmm...

Aconteceu o que eu previa, raspou o bico do carro em baixo, primeira raspada pois o carro tinha só 1800km...doeu a alma, ela nem ligou achou normal, coisa de mulher.

Fiquei três dias lá e nem tirei o carro da garagem já prevendo o stress na hora de ir embora kkkkk!

Mas enfim, na hora de sair, já sabendo do problema coloquei um tapete velho sobre a maldita rampa, coloquei no manual e pronto...se pegou em baixo de novo eu nem escutei kkkkk!

Pedi pra ela mandar arrumar aquela aberração de entrada, mas como vou lá apenas uma vez por ano e o carro dela nem trisca na rampa tenho certeza de que ela não vai nem lembrar.

Pelo menos o tapete ela disse que vai guardar...

Postado
34 minutos atrás, sighup disse:

O que acho ruim no golf em trânsito pesado como em BH é quando você tem que acelerar pra mudar de faixa, pois o maluco que vem atrás acelera pra não deixar voce entrar.

Em Brasília os fdps também fazem isso, mesmo você sinalizando que quer mudar de faixa..

Postado
5 minutos atrás, NORJ disse:

Tive esse problema na casa da minha irmã quando viajei a São Paulo no final do ano.

A rampa da garagem da casa dela é extremamente mal construída, parece uma lombada mal feita daquelas que o carro pega sempre em baixo.

Ela tem uma Tucson que é alta e não se incomoda com esse problema, mas quando fui por meu GOLF na garagem dela, hummmm...

Aconteceu o que eu previa, raspou o bico do carro em baixo, primeira raspada pois o carro tinha só 1800km...doeu a alma, ela nem ligou achou normal, coisa de mulher.

Fiquei três dias lá e nem tirei o carro da garagem já prevendo o stress na hora de ir embora kkkkk!

Mas enfim, na hora de sair, já sabendo do problema coloquei um tapete velho sobre a maldita rampa, coloquei no manual e pronto...se pegou em baixo de novo eu nem escutei kkkkk!

Pedi pra ela mandar arrumar aquela aberração de entrada, mas como vou lá apenas uma vez por ano e o carro dela nem trisca na rampa tenho certeza de que ela não vai nem lembrar.

Pelo menos o tapete ela disse que vai guardar...

Calma...

E o meu que raspou na rampa da casa dos meus pais com 45km rodados? Ela não é mal feita, mas é muito íngreme, no Fox do meu pai, fica o vão de 1 fio de cabelo...

Tinha acabado de sair da CSS e já previa isso, inclusive quando entro, também raspa a ponteira do escapamento...

Hoje eu entro tão devagar que fica fazendo aquele barulho de freio quando o carro está em um descida, mas não fica parado completamente...

Postado
2 horas atrás, sighup disse:

Com o carro em d ele fica com um lag chato pra acelerar que acaba dando um susto pois você já precisava ter o torque quando vai entrar, em s não rola isso. Pode ser bobo, mas você tem que se acostumar a acelerar coisa de 1s ou mais antes de entrar realmente. Não sei se é do câmbio ou do acelerador eletrônico, mas é a única coisa que achei ruim no carro.

Quando arrancando com o carro totalmente parado , o lag é do acelerador eletrônico. O modo S elimina quase que todo esse lag.

Mas em situações em que estamos em uma certa velocidade, e temos que diminuir porque o trânsito à frente parou, então quase paramos, e vemos uma brecha na pista ao lado, aceleramos pra retomar a velocidade e trocar de pista (isso tudo acontecendo rapidamente), o câmbio pode demorar um pouco para engatar uma marcha mais baixa, que pode ser da mesma sub-transmissão. O modo S também ajuda nesse caso, pois reduziria mais rapidamente conforme fôssemos diminuindo a velocidade, e em tese, estaria mais "pronto" para a reaceleração.

Postado

@RicW, já que a tua esposa é uma boa motorista, e que reconhece, por exemplo, o maior controle que um câmbio manual proporciona ao condutor (conforme teu relato), penso que, mesmo ela não sendo uma entusiasta, ela possui bons conceitos à cerca de carros e automobilismo... então, provavelmente terá discernimento para avaliar as vantagens, não técnicas, mas usuais, que o DSG do Golf apresenta sobre os câmbios AT convencionais. E isso pode servir de argumento para desfazer essa má impressão que ela teve inicialmente do carro. 

O Golf só precisa de um bom "advogado de defesa" :D, e esse será o teu papel, meu camarada!

Postado
Olá pessoal,

Estou enfrentando a seguinte situação: a garagem do meu prédio (subterrânea) é apertada, ruim para manobrar, e tem uma rampa bem íngreme na saída.

Meu carro anterior, um Cruze AT6, subia de boa, sem titubear, em função da conveniente multiplicação fornecida em baixa pelo conversor de torque. O meu TSi DSG é mais complicado: ele é meio desagradável no "creeping", com alguma vibração, o que é preocupante mas nem é o mais complicado: para subir a rampa em D ele titubeia, tem dificuldades. Resolvi o problema subindo a rampa no manual e retendo a 1ª marcha.

O chato no entanto é que minha Esposa, que estava acostumada com o Cruze, acha isso bem ruim e está insatisfeita.

Meu carro tem apenas 1000 km. A primeira pergunta é se é assim mesmo ou tem algo estranho com o meu carro. A segunda é se há algo que eu possa fazer para mitigar estas inconveniências.

Valeu!

Caro RicW, o meu TSI tb já fez isso em rampa e a solução foi engatar o S. Mas o q geralmente acontece é quando estou na garagem manobrando até chegar na minha vaga passo por umas três curvas de 90° e percebo que o câmbio vibra durante as curvas. Imagino q se eu fizer as curvas em S ou de 1° no manual talvez evite essas vibrações. Vou testar e depois posto. Por sinal, esse fato de vibrar nas curvas em baixa velocidade já aconteceu com alguém aqui do fórum?

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Postado
26 minutos atrás, Tarcísio disse:

Caro RicW, o meu TSI tb já fez isso em rampa e a solução foi engatar o S. Mas o q geralmente acontece é quando estou na garagem manobrando até chegar na minha vaga passo por umas três curvas de 90° e percebo que o câmbio vibra durante as curvas. Imagino q se eu fizer as curvas em S ou de 1° no manual talvez evite essas vibrações. Vou testar e depois posto. Por sinal, esse fato de vibrar nas curvas em baixa velocidade já aconteceu com alguém aqui do fórum?

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

O meu não vibra, é bom ficar atento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora