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Esta semana, e aos 85.177km, e seus 27 meses de trabalho, o motor do meu Golf TSI de origem alemã "parece", que finalmente quebrou. Em média o veículo roda 120km/dia, e raramente estou preso em algum engarrafamento. Na última quarta-feira, 03/02/2016, 14 minutos após a partida do motor, já em velocidade de cruzeiro a cerca de 100km/h, o motor começou a perder força repentinamente, desativando o piloto-automático e mostrando, em seguida, o aviso de "Error: Start-Stop" no computador de bordo. Os sintomas observados, antes do desvio para a entrada na pista de acostamento foram:

 

a..) perda da resposta e capacidade de aceleração.

b..) oscilação do giro do motor variando abruptamente entre 800@2500rpms

c..) perda abrupta de força e torque do motor.

d..) Entrada no modo de condução de emergência limitando a velocidade máxima para algo em torno de até 60km/h.

e..) alternação de acedimento da luz EPC.

 

Embora, eu estivesse a 30 minutos do centro de brasília, em local de fácil reconhecimento e acesso, o guincho levou cerca de 3 horas para me resgatar. Fato que transferiu para o dia seguinte a procura de solução do problema no concessionário autorizado. Na quinta-feira, pela tarde, o mecânico do concessionário me ligou informando que confirmaram as falhas do motor, porém, e inexplicavelmente, quando mandaram zerar a leitura de erro e avarias para realizarem novos testes de condução o veículo retornou ao seu pleno funcionamento. O código de avaria registrado anteriormente foi anotado e enviado para o tratamento da VW. Em seguida, o veículo foi colocado para teste de condução, com o piloto de testes do concessionário, percorrendo cerca de 70km sem apresentar qualquer anormalidade de funcionamento. Eles não entenderam o que pode ter ocorrido. Estive no concessionário, ainda na quinta-feira, para coletar informações sobre o andamento do reparo, no entanto, e embora o veículo estivesse em pleno funcionamento, foi recomendado que eu não retirasse o mesmo pois o problema estava em tratativa pela engenharia da VW e isso poderia prejudicar os termos de garantia do motor justamente por conta do registro de chamado de reparo em aberto. Segundo o mecânico, em outro caso parecido eles tiverem que trocar a "bomba de alta pressão de combustível" para sanar o problema, porém, e naquele caso, o veículo apresentava falha contínua de funcionamento antes de adotarem a solução. No meu caso ficou complicado o diagnóstico porque a avaria não manifestou novamente após o zeramento.

 

Enfim, andei pesquisando por aí, e encontrei diversos casos análogos aos vividos por mim (falha de motor, falha de aceleração, giro intermitente) que afetaram justamente motores TSI da Vw e Audi (Na Europa, Estados Unidos e Brasil). 2 possíveis soluções são apontadas:

a..) troca da bomba de alta pressão e bicos injetores

Ou

b..) troca do sensor de vácuo do ABS

 

É uma falha muito grave porque colocou a condução do veículo em condição de risco. No meu caso, se fosse uma situação de ultrapassagem as consequências seriam imprevisíveis visto que eu perdi o feedback da resposta de força, com a perda drástica de cerca de 90% da potência do motor, e instantaneamente.  Não adiantou reduzir as marchas ou afundar o pedal do acelerador. No acostamento eu não conseguia arrancar o veículo, e tive bastante  dificuldade para tentar alcançar 50km/h.  Preferi mandar guinchá-lo ante arriscar a condução com o veículo nessas condições. Eu havia até marcado uma viagem de carro para este carnaval mas fiquei com receios da falha do motor, e acabei por desistir.

Para fins de conclusões precipitadas:  o veículo está com as revisões em dia, a média observada de consumo do tanque era de 17,6km/L, (abastecido 97% das vezes no mesmo posto desde 0km). Geralmente eu adoto uma direção mais defensiva e tranquila, e costumo sempre tentar alcançar os 110km/h. Ele havia rodado exatos 170km (após o abastecimento completo do tanque), em 3 dias,  até o momento da apresentação de  falha.

 

 

 

 

4bafc420457d8f6a11785e45ba4edbac.jpg

Certeza de ser a bomba de alta pressão.

Isso aconteceu comigo quando eu tinha um jetta TSI, o carro do nada perdeu força e não passava de 80 Km/h, e dava uns solavancos, até imaginei que fosse danificar o câmbio.

Levei na CCS e foi diagnosticado a tal bomba, me cobraram 600,00 conto pra trocar.

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10 horas atrás, Subsea disse:

Certeza de ser a bomba de alta pressão.

Isso aconteceu comigo quando eu tinha um jetta TSI, o carro do nada perdeu força e não passava de 80 Km/h, e dava uns solavancos, até imaginei que fosse danificar o câmbio.

Levei na CCS e foi diagnosticado a tal bomba, me cobraram 600,00 conto pra trocar.

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Não tenha tanta certeza assim! Não encontraram problema algum com o meu veículo, e acabaram fazendo apenas uma atualização de software para a central. Aliás, e sem trocar a bomba de alta pressão (ou peça alguma), o veículo completou agora há pouco os 98.000km. De lá para cá, foram 13.000km rodados, obrigando a bomba de alta e baixa pressão a processar 765 litros de combustível.

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  • 4 weeks later...

Boa noite pessoal, tenho um Golf Tsi modelo alemão 14/14. No início do ano quando completou os 30 mil km do carro, comecei a ter problemas. Em janeiro o carro apresentou o erro start stop no painel perdendo potência e o giro não passando dos 1.500/2.000, levei o carro na concessionária Recreio Veículos no Rio de Janeiro aonde comprei o carro zero! simplesmente passaram o computador informando que era um erro no sistema. Duas semanas depois já em fevereiro fui ligar o carro e apareceu simplesmente todas as luzes possíveis, incluindo a de erro de cambio, o carro nao acionava a Ré e ao andar só trabalhava com as marchas ímpares, novamente reboquei o carro pra concessionária e informaram que era um problema na mecatrônica do cambio e que seria trocado, que demoraria 1 semana para a realização do serviço. Pois bem troca feita, problema resolvido? NÃO!

Aproximadamente 2 mêses após a troca da mecatrônica o carro apresentou os mesmos sintomas mas pior, erro mais de 5 luzes acesas começou com a perda de potência até o carro não ligar mais! Já pela terceira vez o carro foi rebocado para a concessionária. Fui informado NOVAMENTE que era um erro de configuração e fiquei mais 1 semana sem carro!

 

Passaram-se mais dois meses e ontem NOVAMENTE, o carro apresentou problemas, erro start stop e novamente perda de potência. Cheguei na data de hoje na concessionária e fui informado que desta vez era a gasolina adulterada. 

Obs: abasteço no mesmo posto com gasolina podium desde 0km e todas as revisões foram feitas na concessionária! NÃO SE ARRISQUEM NA COMPRA DESSE CARRO! COMPREI ZERO KM E SÓ TIVE DOR DE CABEÇA E SABE O QUE A CONCESSIONÁRIA DIZ? NADA! Toda vez que vou o problema esta resolvido. 

 

 

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Em 26 de fevereiro de 2016 at 6:34 AM, RicW disse:

Amigos, permitam-me contribuir. No link abaixo há uma descrição técnica detalhada dos motores EA211 1.2l e 1.4l:

https://www.dropbox.com/s/6f6mt9nd1cqqiir/Motores%20TFSI%20de%201%2C2l%20y%201%2C4l%20de%20la%20Serie%20EA211.pdf?dl=0

Neste documento, na página 46, é descrito o funcionamento do sensor de regime do motor (G28), usado pelo sistema start-stop. Ele descreve também um modo de falha que se assemelha aos relatos de vocês, e está relacionado à ausência de sinal deste sensor, seja por uma falha do mesmo, uma interrupção de sinal ou um curto-circuito. Como sabemos, sensores falham. Muitas vezes esta falha é intermitente. Em ambientes hostis, com vibração e temperatura elevada, podem falhar ainda mais. Se for isso, então não há relação com a qualidade de combustível, e nem com a bomba de combustível, seja esta a de baixa ou a de alta pressão. Aliás, sobre este assunto, mais tarde escrevo outro post.

Outra coisa interessante são os intervalos de manutenção na Europa, que podem ser encontrados no final do documento (pág. 50):

- Correia dentada: trocada após 210.000 km.

- Filtro de combustível é considerado livre de manutenção, ou seja: dura a vida do motor.

- Filtro de ar: 90.000 km

- Velas: 60.000 km

- Óleo: 15.000 km ou 1 ano (há uma opção "long life" de 30.000 km ou 2 anos, com o VW 504 00)

Abraço!

O link quebrou, você pode postar de novo? Essas informações de troca de peças que nem a VW Brasil sabe informar é muito interessante

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Li rapidamente muitas mensagens no tópico e, traçando um paralelo entre problema no câmbio (que até o momento, de acordo com nossas estatísticas, estão restritas ao modelo Alemão), e este problema no motor, será que são problemas restritos ao modelo alemão?

Não seria um problema na tropicalização destes carros para as condições do Brasil?

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Li rapidamente muitas mensagens no tópico e, traçando um paralelo entre problema no câmbio (que até o momento, de acordo com nossas estatísticas, estão restritas ao modelo Alemão), e este problema no motor, será que são problemas restritos ao modelo alemão?

Não seria um problema na tropicalização destes carros para as condições do Brasil?

Nenhum dos dois problemas é restrito ao Brasil. Alguns modos de falha do sistema start-stop, inclusive, são descritos pela própria vw, como já mencionamos aqui neste tópico. O DSG6 e o DSG7 tiveram problemas em muitos lugares, e a VW aparentemente os têm resolvido.

Em comum, esses sistemas tem o seguinte: são complexos e dependem de vários sensores. Em sistemas assim, falhas diferentes podem apresentar os mesmos sintomas, e é por isso que é difícil identificar, reproduzir e resolver estás falhas. É também improvável que uma única solução resolva todos os problemas, o que explica a dificuldade que as CCS tem de identificar e tratar os problemas, e a frequência com que engenheiros da VW são acionados para diagnosticá-los.

Abraço.

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  • 10 months later...
  • 3 months later...

Apenas contribuindo, hoje o meu carro apresentou esta mensagem do nada.

Estava andando normalmente, ai parei numa padaria e quando voltei o PC exibiu o erro no start stop. Engraçado que o carro estava absolutamente normal. Marcha lenta estavel a pouco menos de 900 rpm, andando normalmente.

Encostei na CSS, passaram o scanner e o consultor disse que foi uma falha de software apenas. Zerou tudo e me devolveu o carro como se nada tivesse acontecido rsrsrs.

Vou continuar observando o comportamento geral. Mexicano 15/15 com 32 mil km.

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Apenas contribuindo, hoje o meu carro apresentou esta mensagem do nada.
Estava andando normalmente, ai parei numa padaria e quando voltei o PC exibiu o erro no start stop. Engraçado que o carro estava absolutamente normal. Marcha lenta estavel a pouco menos de 900 rpm, andando normalmente.
Encostei na CSS, passaram o scanner e o consultor disse que foi uma falha de software apenas. Zerou tudo e me devolveu o carro como se nada tivesse acontecido rsrsrs.
Vou continuar observando o comportamento geral. Mexicano 15/15 com 32 mil km.
Aconteceu no meu hj, mas a luz do catalisador ficou piscando. Desliguei, liguei de novo e voltou ao normal...

Devem estar com frescurite... [emoji23][emoji23][emoji23]

Enviado de meu Atari 2600

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Em 21/10/2017 at 10:00 PM, anghinoni1982 disse:

Aconteceu no meu hj, mas a luz do catalisador ficou piscando. Desliguei, liguei de novo e voltou ao normal...

Devem estar com frescurite... emoji23.pngemoji23.pngemoji23.png

Enviado de meu Atari 2600
 

Que seja só frescura mesmo! Hahahaha.

O meu não acendeu nenhuma luz além do erro start/stop. Desde então está normal.

A única medida que tomei após isso foi completar o tanque com VPower Racing. Oremos rsrsrsrs

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  • 2 years later...

Pessoal meu carro da erro no start stop qnd dou a partida no carro sem esperar uns segundos após virar a chave. Sabem se é normal isso? Troquei a bateria q era original (carro 2015) por uma Heliar Ebf 72ah pensando q fosse ela, pois o erro era intermitente. Como com a troca da bateria ele continuava intermitente fui fazendo alguns testes e reparei este comportamento mas não achei nenhum relato disso por aqui...se virar a chave é já der partida da o erro...Agora se virar e esperar uns segundos vai tudo vem.... antes eu fechava a porta, colocava o cinto etc etc....ficava q nem uma besta fazendo estas coisas pq o antigo dono disse q isso tinha q ser feito....Obrigado 

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7 minutos atrás, Celiobmn disse:

Pessoal meu carro da erro no start stop qnd dou a partida no carro sem esperar uns segundos após virar a chave. Sabem se é normal isso? Troquei a bateria q era original (carro 2015) por uma Heliar Ebf 72ah pensando q fosse ela, pois o erro era intermitente. Como com a troca da bateria ele continuava intermitente fui fazendo alguns testes e reparei este comportamento mas não achei nenhum relato disso por aqui...se virar a chave é já der partida da o erro...Agora se virar e esperar uns segundos vai tudo vem.... antes eu fechava a porta, colocava o cinto etc etc....ficava q nem uma besta fazendo estas coisas pq o antigo dono disse q isso tinha q ser feito....Obrigado 

Olha, eu faço o mesmo que o antigo dono do seu carro.

Entro no carro e já ligo a ignição, coloco o cinto e depois que para o barulho da bomba de combustível do tanque, ai que dou a partida. No meu caso, sempre tenho que pressionar o botão 2x (Uma pra ignição e outra pra ligar o carro) e ainda espero a rotação cair para abaixo de 1000 rpm antes de sair.

Sim, mania minha... B)

Ja sobre o seu problema, teria que passar um scanner pra ver se tem falha registrada.

Abraços.

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8 horas atrás, Celiobmn disse:

Agora se virar e esperar uns segundos vai tudo vem.... antes eu fechava a porta, colocava o cinto etc etc....ficava q nem uma besta fazendo estas coisas pq o antigo dono disse q isso tinha q ser feito....Obrigado 

 

8 horas atrás, anghinoni disse:

Entro no carro e já ligo a ignição, coloco o cinto e depois que para o barulho da bomba de combustível do tanque, ai que dou a partida. No meu caso, sempre tenho que pressionar o botão 2x (Uma pra ignição e outra pra ligar o carro) e ainda espero a rotação cair para abaixo de 1000 rpm antes de sair.

Sim, mania minha... B)

Gente, vou dar pitaco sem ser propriamente chamado porque meu carro não deu nenhum aviso desse tipo. Mas em todos os carros que tive eu fazia o mesmo procedimento, inclusive li exatamente algo assim na época que eu participava do fórum da Nissan. Primeiro girar a chave, deixar a energia ser distribuída pelos componentes do carro, esperar parar o barulhinho da bomba de combustível do tanque (no Nissan era muito mais perceptível do que no Golf), e então fazer o motor funcionar (pisando sempre na embreagem se for carro de câmbio manual). Dessa forma, gasta-se menos energia para colocar o conjunto todo em funcionamento.

É uma questão de acordar o carro, deixá-lo espreguiçar e depois mandar levantar. Simples! Não tem nada de ficar que nem uma besta e nem precisa chamar de mania. Hehehehe:D

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3 horas atrás, Romero disse:

 

Gente, vou dar pitaco sem ser propriamente chamado porque meu carro não deu nenhum aviso desse tipo. Mas em todos os carros que tive eu fazia o mesmo procedimento, inclusive li exatamente algo assim na época que eu participava do fórum da Nissan. Primeiro girar a chave, deixar a energia ser distribuída pelos componentes do carro, esperar parar o barulhinho da bomba de combustível do tanque (no Nissan era muito mais perceptível do que no Golf), e então fazer o motor funcionar (pisando sempre na embreagem se for carro de câmbio manual). Dessa forma, gasta-se menos energia para colocar o conjunto todo em funcionamento.

É uma questão de acordar o carro, deixá-lo espreguiçar e depois mandar levantar. Simples! Não tem nada de ficar que nem uma besta e nem precisa chamar de mania. Hehehehe:D

Valeu Dr....nessa vida agitada precisa controlar a ansiedade até  para ligar o carro...nunca pensei q pra ligar o carro teria q controlar a ansiedade kkkkk

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12 horas atrás, anghinoni disse:

Olha, eu faço o mesmo que o antigo dono do seu carro.

Entro no carro e já ligo a ignição, coloco o cinto e depois que para o barulho da bomba de combustível do tanque, ai que dou a partida. No meu caso, sempre tenho que pressionar o botão 2x (Uma pra ignição e outra pra ligar o carro) e ainda espero a rotação cair para abaixo de 1000 rpm antes de sair.

Sim, mania minha... B)

Ja sobre o seu problema, teria que passar um scanner pra ver se tem falha registrada.

Abraços.

OBRIGADO.  Scanner ja passei nada de falhas.....como eu ligo meu carro na chave (comfortiline) diferente da maioria , não sei se neste sentido acaba sendo mais rápido q no botão e por isso não reconhece a tensão da bateria ou qq outra coisa. Abs

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Bom dia, confrades!
Um pequeno relato:
Em dezembro peguei um Golf de um amigo, 14/15 com 36.000km. Ao passar no VCDS acusava falha na combustão. Ele acha que uma vez colocou gasolina adulterada, o carro chegou a tremer. Na minha mão uma única vez deu uma temida leve.
No último tanque apliquei o STP Ultra. Apaguei falha por VCDS e rodei 450km.
A falha não reapareceu e o carro não deu mais nenhuma tremida. 8c33a92bb7c8bf49feb8ef5869b04dec.jpg

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  • 2 weeks later...
Bom dia, confrades!
Um pequeno relato:
Em dezembro peguei um Golf de um amigo, 14/15 com 36.000km. Ao passar no VCDS acusava falha na combustão. Ele acha que uma vez colocou gasolina adulterada, o carro chegou a tremer. Na minha mão uma única vez deu uma temida leve.
No último tanque apliquei o STP Ultra. Apaguei falha por VCDS e rodei 450km.
A falha não reapareceu e o carro não deu mais nenhuma tremida. 8c33a92bb7c8bf49feb8ef5869b04dec.jpg

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A falha em combustão voltou com uns 40.000 e poucos quilômetros . [emoji51]
Aconteceu mais uma vez. Em marcha lenta e motor a 58 graus de temperatura na água. Cilindro 4.
O carro aparenta funcionamento normal, quanto a desempenho e consumo.

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8 horas atrás, Jorge Jox disse:

A falha em combustão voltou com uns 40.000 e poucos quilômetros . emoji51.png
Aconteceu mais uma vez. Em marcha lenta e motor a 58 graus de temperatura na água. Cilindro 4.
O carro aparenta funcionamento normal, quanto a desempenho e consumo.

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Vela e ou bobina, não podem ser o causador?

Abraços

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  • 2 years later...
Em 12/02/2016 at 8:06 AM, GiovanniH disse:

O Meu Golf também estava acusando que havia uma falha no contato da porta do condutor, ficou 3 (três) dias com o alerta no painel, quando agendei a concessionária, o alerta acabou.... Nunca mais apresentou a falha....

Comprei um gti 15/15 mexicano há exatos 46 dias! Já tive problema com a bomba d’água de cara e agora apareceu essa “Falha:
contato da porta porta do condutor.” E eu não sei como resolver essa, alguém pode ajudar? 

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