Estalo quando reduzindo da 2a para a 1a marcha


scantlin

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Vou tentar explicar algo que tenho notado no carro e que vasculhando em fóruns gringos tenho visto opiniões as mais diversas. Procurei por "dsg clunk when downshifting" e vi ser algo bem comentado.. muitos colocam como funcionamento normal do câmbio, alguns como falha no 'dmf - dual mass flywheel', que entendo como sendo o volante bimassa, enfim.

Percebo desde que retirei o carro da CSS (TSI 1.4L 2015) que frequentemente quando estou reduzindo (tenho notado que principalmente em ruas com pisos irregulares ou em paradas mais bruscas, como por exemplo em cruzamentos) e em 'D', quando ocorre a redução de D2 para D1 há uma espécie de um 'estalo', uma 'pancada', as vezes mais perceptíveis do que outras (às vezes sinto até um impacto no piso do carro).. me parece como se o carro estivesse sendo desengrenado ou algo do tipo.

Não sei se consegui explicar bem, mas apenas quero me certificar com vocês se isso é um comportamento normal do câmbio DSG ou alguma anormalidade.

Grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, scantlin disse:

Olá pessoal,

 

Vou tentar explicar algo que tenho notado no carro e que vasculhando em fóruns gringos tenho visto opiniões as mais diversas. Procurei por "dsg clunk when downshifting" e vi ser algo bem comentado.. muitos colocam como funcionamento normal do câmbio, alguns como falha no 'dmf - dual mass flywheel', que entendo como sendo o volante bimassa, enfim.

Percebo desde que retirei o carro da CSS (TSI 1.4L 2015) que frequentemente quando estou reduzindo (tenho notado que principalmente em ruas com pisos irregulares ou em paradas mais bruscas, como por exemplo em cruzamentos) e em 'D', quando ocorre a redução de D2 para D1 há uma espécie de um 'estalo', uma 'pancada', as vezes mais perceptíveis do que outras (às vezes sinto até um impacto no piso do carro).. me parece como se o carro estivesse sendo desengrenado ou algo do tipo.

Não sei se consegui explicar bem, mas apenas quero me certificar com vocês se isso é um comportamento normal do câmbio DSG ou alguma anormalidade.

Grande abraço a todos.

O meu tbm faz isso

Mas não é sempre é qd faz percebo um tranco

Estou com 6200km

Acredito que seja característica dele

Muito barulhento com vidros abertos

Mas como ando 99% das vezes com vidros fechados, não me incomodo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente assim que o meu trabalha

Quando dá os trancos é só da 2a para a 1a "quando ele quer"

Mas não esquento a cabeça com isso

Já imagino que se reclamar eles não vão achar

Não fica registrado na memória

Se for algo sério, tenho 2 anos e 4 meses de garantia para ele piorar ou quebrar

Não mandaria abrí lo por isso

"A emenda pode sair pior que o soneto" rsrs

Mas acredito que seja característica do projeto, isso não me preocupa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Spielwurfel disse:

O meu DSG é inconstande. As vezes troca de marcha ou faz downshift perfeitamente, da até gosto. Outras vezes dá uns tracos, alguns leves de de boa, outros que incomodam um pouco.

O meu também é assim.. inconstante.

10 horas atrás, Jorge Jox disse:

Quando dá os trancos é só da 2a para a 1a "quando ele quer"

Exatamente.. o meu tbm é só da 2a para a 1a..

8 horas atrás, varelajr disse:

Amigo, acostume-se: retenção e barulho.

Retenção e barulho em pisos ruins já não me incomodam mais.. já engoli como uma 'característica' do projeto.. a dúvida agora era a questão desses estalos/trancos na redução de marcha 2a para 1a quando parando.. mas to vendo que é mais uma 'característica'...

1 hora atrás, RED883 disse:

mas muito além disso faz mudanças de marcha ultra rápidas e auxilia no baixo consumo de combustível do carro.

Por isso não esquento com o resto.. isso compensa!

 

Valeu pelos esclarecimentos galera!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu bem entendi o relato, isso é normal, algo que é possível de se reproduzir em um carro com câmbio manual... faz uma redução com giro baixo, largando rapidamente o pedal da embreagem... ocorre um acoplamento um pouco mais brusco da embreagem no volante, pois com o giro baixo não há deslizamento da embreagem.

Desencanem, pessoal. Desse jeito vão acabar atraindo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu faz esse barulho alto, tipo de um estalo na hora da redução da 2ª pra 1ª. Escuto direto na rua de paralelepípedo com quebra-molas da vila da minha namorada.

De vidro aberto é um barulho razoavelmente bem alto, como se fossem coisas de metal se batendo (e pelo visto são, mas faz parte do projeto).

A solução que eu arranjei, seguindo a maioria do pessoal, é aumentar o som do carro e fechar os vidros :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

No meu também ocorre a mesma coisa, mas aparentemente descobri o que faz o câmbio fazer o "barulho" e dar o "tranco".

Isso ocorre quando se freia e mantém a freagem até a parada total do carro.

O "barulho" e "tranco" ocorre qdo o câmbio reduz da 2ª marcha para 1ª marcha qdo o freio está atuando.

Se não estiver freando durante esta redução, não há o "barulho" e nem o "tranco".

Então o que faço às vezes é frear um pouco mais "forte" antes e aliviar o pé do freio quado ele está quase parando, e freando novamente qdo ele pára.

Assim a redução da 2ª para a 1ª ocorre sem a atuação do freio e não ocorre o "barulho" e o "tranco".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/02/2016 at 9:00 PM, Felipe Morim disse:

O meu faz esse barulho alto, tipo de um estalo na hora da redução da 2ª pra 1ª. Escuto direto na rua de paralelepípedo com quebra-molas da vila da minha namorada.

De vidro aberto é um barulho razoavelmente bem alto, como se fossem coisas de metal se batendo (e pelo visto são, mas faz parte do projeto).

A solução que eu arranjei, seguindo a maioria do pessoal, é aumentar o som do carro e fechar os vidros :lol:

HAHAHAHA essa é a melhor solução para tudo nesse carro. Ou aceita ou troca.

Eu não dou bola para barulho nenhum, geralmente eu to com som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 11/02/2016 at 9:00 PM, Felipe Morim disse:

O meu faz esse barulho alto, tipo de um estalo na hora da redução da 2ª pra 1ª. Escuto direto na rua de paralelepípedo com quebra-molas da vila da minha namorada.

De vidro aberto é um barulho razoavelmente bem alto, como se fossem coisas de metal se batendo (e pelo visto são, mas faz parte do projeto).

A solução que eu arranjei, seguindo a maioria do pessoal, é aumentar o som do carro e fechar os vidros :lol:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava muito curioso a respeito do assunto do amigo e descobri de onde vem esse estalo.Sao das pastilhas que coloquei.Nao tenho nada contra a wiltec porque sei que muita gente teve ou tem essa pastilhas em seu mk7 e não teve nenhum problema Mas pra mim ela não serviu e se não serviu não recomendo.Mas foi colocar e comecaram os barulhos.No mês de dezembro vou colocar o disco dianteiro e pastilha dianteira e traseira original!Nao colocarei mais nada genérico.Espero ter ajudado.

abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/02/2016 at 9:06 AM, Jorge Jox disse:

Exatamente assim que o meu trabalha

Quando dá os trancos é só da 2a para a 1a "quando ele quer"

Mas não esquento a cabeça com isso

Já imagino que se reclamar eles não vão achar

Não fica registrado na memória

Se for algo sério, tenho 2 anos e 4 meses de garantia para ele piorar ou quebrar

Não mandaria abrí lo por isso

"A emenda pode sair pior que o soneto" rsrs

Mas acredito que seja característica do projeto, isso não me preocupa

Somente corrigindo o texto acima, percebi estes dias, que quando ocorre o tranco nas reduções de marchas, ainda assim relativamente suave, acontece da 3a par 2a marcha e não da 2a para 1a como havia dito!

Essa condição acima não acontece com muita frequência e só ocorre sem o pé no acelerador e utilizando o freio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/11/2017 at 11:55 AM, Jorge Jox disse:

Somente corrigindo o texto acima, percebi estes dias, que quando ocorre o tranco nas reduções de marchas, ainda assim relativamente suave, acontece da 3a par 2a marcha e não da 2a para 1a como havia dito!

Essa condição acima não acontece com muita frequência e só ocorre sem o pé no acelerador e utilizando o freio!

Galera, acontece de 2a para 1a tbm! 

Vi ontem!

Talvez seja mesmo somente de 2a para 1a! rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...
  • 2 years later...
Em 09/02/2016 at 8:20 PM, scantlin disse:

Olá pessoal,

 

Vou tentar explicar algo que tenho notado no carro e que vasculhando em fóruns gringos tenho visto opiniões as mais diversas. Procurei por "dsg clunk when downshifting" e vi ser algo bem comentado.. muitos colocam como funcionamento normal do câmbio, alguns como falha no 'dmf - dual mass flywheel', que entendo como sendo o volante bimassa, enfim.

Percebo desde que retirei o carro da CSS (TSI 1.4L 2015) que frequentemente quando estou reduzindo (tenho notado que principalmente em ruas com pisos irregulares ou em paradas mais bruscas, como por exemplo em cruzamentos) e em 'D', quando ocorre a redução de D2 para D1 há uma espécie de um 'estalo', uma 'pancada', as vezes mais perceptíveis do que outras (às vezes sinto até um impacto no piso do carro).. me parece como se o carro estivesse sendo desengrenado ou algo do tipo.

Não sei se consegui explicar bem, mas apenas quero me certificar com vocês se isso é um comportamento normal do câmbio DSG ou alguma anormalidade.

Grande abraço a todos.

Amigo tenho um Jetta tsi câmbio dsg . O meu tbm dá um estalo de terceira pra segunda quando chegando  quebra molas ou esquinas barulho chato que encomoda e pelo que eu andei lendo aqui nesse post parece ser normal pq eu já estava começando a fica preocupado ..barulho encomoda muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...