Recommended Posts

Postado
46 minutos atrás, marcelo psi disse:

Boa tarde srs,gostaria da opiniao dos membros sobre o que faz de verdade um carro estar na categoria sport e se o nosso golf se enquadra nela

Ao meu ver o TSI não é um carro sport... Não tem potencia, força, o carro não foi preparado pra competição.

Nem mesmo o GTI considero um carro sport... Pelo motivo acima, ele não é preparado para competição... É pra ser usado no dia a dia

E que comece o mimimi...

Postado
15 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Ao meu ver o TSI não é um carro sport... Não tem potencia, força, o carro não foi preparado pra competição.

Nem mesmo o GTI considero um carro sport... Pelo motivo acima, ele não é preparado para competição... É pra ser usado no dia a dia

E que comece o mimimi...

Por essa ótica podemos dizer que o 911 Turbo S não é esportivo. Não é preparado para competições. 

Apenas o 911 GT3 RS seria? 

Nmho o TSI é um carro voltado para eficiência, já o GTI é a entrada para o mundo dos hot hatch, sendo um ótimo sleeper, porém falta um pouco para ser um esportivo legítimo. 

Pra mim, a palavra sport e conforto não combinam. Existem muito poucos carros verdadeiramente esportivos que possam ser usados como daily driver. 

Postado

O TSI é um carro eficiente com um ótimo desempenho.

Eu considero o Sandero RS e o Golf GTI esportivos, pois partiram de um modelo padrão, agregando equipamentos e "regulagens" voltadas a um desempenho superior.

Postado

Concordo com o @anghinoni1982 e o @RED883

Pra mim o Golf TSI não é um carro esportivo, mas na minha opinião é porque é muito mais voltado a eficiência do que para qualquer outra coisa.

Para mim isso tudo é relativo. Como o DSM falou, "então o Porsche 911 não pode ser considerado esportivo?". Se você for comparar o 911 normal com o 911 GT3, é claro que o GT3 tem um apelo muito mais esportivo. Porém se comparar o Golf TSI ou mesmo GTI com um 911 normal, o Porsche terá um apelo muito mais esportivo.

Para mim o que define se um carro é esportivo ou não é a sua proposta e principalmente o seu próprio conceito do que é um carro esportivo. Você dificilmente vai comprar um 911 pra fazer compras no supermercado ou sair pra passear com a sua família, mas provavelmente compraria pra curtir ele, sair casualmente com ele, pegar uma estrada... Por outro lado, se eu quisesse um carro esportivo eu dificilmente compraria um Sandero RS porque não o considero esportivo. Para mim nele ainda faltam várias qualidades de carro esportivo como largura maior, centro de gravidade mais baixo e até mesmo no design (os "enfeites" dele não são suficientes para o meu gosto).

Por fim, na minha opinião o Golf TSI não é um carro esportivo, para o meu gosto falta potência (para esse propósito), um ronco com apelo mais esportivo, adereços, ajuste de resposta do motor (convenhamos, o modo normal do Golf é lerdo demais pra uma pegada mais esportiva, pra mim um carro esportivo já deveria ter uma resposta rápida por padrão) e algumas outras coisas mais. Já o GTI com certeza tem uma pegada mais esportiva, mais ainda falta um pouquinho para chegar nessa categoria. Isso na minha opinião.

Postado

Você não deve julga um carro por ser esportivo pela quantidade de cavalos que ele tem ou por ele ser turbinado.

Golf TSI é um carro comum, com excelente conjunto mecânico que preza mais pela eficiência e conforto, já o GTI é um carro voltado a pista. As diferenças não são que um é 1.4 e o outro é 2.0 e sim nas características do carro. O Golf GTI vem com uma suspensão mais rígida e baixa, direção é mais direta, seus entre eixos são mm menores e vem na lataria spoilers (não sei se é esse o nome correto) visando melhorar a aerodinâmica do carro o que não temos no TSI. O único carro que conheço que é esportivo com o conjunto mecânico de nosso Golf é o Audi A1 sport que vem com o 1.4 TSI e DSG7 porem é mais apimentado. Este carro vem com uma turbina diferente que faz ele rende 185 cv em vez de 140, seus pneus são de perfil mais baixo junto com a suspensão mais rígida e baixa tornando ele tão rápido e eficiente quanto o GTI. Enfim, de fábrica ele não é mas você pode montar um projeto e deixa-lo ele mais nervoso para as pistas.

Pessoal curte querer compara carro em linha reta mas coloca em uma pista aonde exige engenharia e piloto ai é outra história.

Postado

Acho que nesse tópico não cabe achar... e sim ser ou não ser. Se a questão fosse ter apelo esportivo, aí sim pode variar da impressão de cada um.

Conforme disse o colega @RED883, tanto o Sandero RS quanto o Golf GTI, além de Civic SI, entre outros, são versões esportivas de seus modelos standard (ou de passeio). Creio que conste até no documento destes, no campo Categoria. Eu tive um Kadett GSI no passado, e no seu documento constava ESPORTIVO.. tinha suspensão mais firme, admissão mais direta, adereços visuais e de aerodinâmica.. não recordo se tinha alguma diferença de escape em relação à versão de passeio.

Existem também os esportivos de origem, como o Toyota GT86, por exemplo, do qual não há uma versão de passeio. E eu citei esse modelo pra ilustrar o que disse o colega @tsi_higor, porque a potência desse Toyota nem é algo extraordinário... faz 0 a 100 em pouco acima de 7s... ou seja, existem certos modelos de BMW e Audi, por exemplo, que são mais rápidos e potentes do que o GT86, sem serem esportivos. Mas afirmo, não tem como ser mais essencialmente esportivo do que o esse Toyota GT86. O carro é feito pra quem gosta de guiar esportivamente, possui características de suspensão, escapamento e powertrain que o definem como um esportivo.

E não, o Golf TSI não é um esportivo, apenas possui um sutil apelo esportivo, por conta do seu motor turbo muito eficiente, câmbio DCT e suspensão bem mais firme do que a média dos modelos de passeio.

Postado

Vou ser curto e grosso: carro esportivo, na minha opinião, é todo aquele que faz de 0 a 100Km/h em menos de 6s. Nesse sentido, dentre os Golfs, apenas o Golf R se enquadraria nessa minha concepção de esportivo.

Postado
Acho que nesse tópico não cabe achar... e sim ser ou não ser. Se a questão fosse ter apelo esportivo, aí sim pode variar da impressão de cada um.

Conforme disse o colega @RED883, tanto o Sandero RS quanto o Golf GTI, além de Civic SI, entre outros, são versões esportivas de seus modelos standard (ou de passeio). Creio que conste até no documento destes, no campo Categoria. Eu tive um Kadett GSI no passado, e no seu documento constava ESPORTIVO.. tinha suspensão mais firme, admissão mais direta, adereços visuais e de aerodinâmica.. não recordo se tinha alguma diferença de escape em relação à versão de passeio.

Existem também os esportivos de origem, como o Toyota GT86, por exemplo, do qual não há uma versão de passeio. E eu citei esse modelo pra ilustrar o que disse o colega @tsi_higor, porque a potência desse Toyota nem é algo extraordinário... faz 0 a 100 em pouco acima de 7s... ou seja, existem certos modelos de BMW e Audi, por exemplo, que são mais rápidos e potentes do que o GT86, sem serem esportivos. Mas afirmo, não tem como ser mais essencialmente esportivo do que o esse Toyota GT86. O carro é feito pra quem gosta de guiar esportivamente, possui características de suspensão, escapamento e powertrain que o definem como um esportivo.

E não, o Golf TSI não é um esportivo, apenas possui um sutil apelo esportivo, por conta do seu motor turbo muito eficiente, câmbio DCT e suspensão bem mais firme do que a média dos modelos de passeio.

Negativo, continua sendo questão de achar ou não. O documento do seu carro pode dizer o que ele quiser. Não existe uma regra de define um carro esportivo e o fato de estar escrito esportivo ou não no seu documento não muda absolutamente nada.

O seu exemplo é bem parecido com o que eu dei. Se você comparar um carro "menos esportivo" com um "mais esportivo", esse último vai se sobressair. É tudo questão de comparação e ponto de vista.

Um carro de 600 cv é esportivo? Pois bem, os Rolls Royce tem essa potencia e estão longe de serem esportivos x)

Sent from my iPhone using Tapatalk

Postado
14 horas atrás, Spielwurfel disse:

Negativo, continua sendo questão de achar ou não. O documento do seu carro pode dizer o que ele quiser. Não existe uma regra de define um carro esportivo e o fato de estar escrito esportivo ou não no seu documento não muda absolutamente nada.

O seu exemplo é bem parecido com o que eu dei. Se você comparar um carro "menos esportivo" com um "mais esportivo", esse último vai se sobressair. É tudo questão de comparação e ponto de vista.

Um carro de 600 cv é esportivo? Pois bem, os Rolls Royce tem essa potencia e estão longe de serem esportivos x)

Sent from my iPhone using Tapatalk

Amigo, vamos usar uma outra área como analogia: o "traje sport", que é adotado como padrão em festas e eventos... um blazer com uma camiseta básica por baixo, calça jeans e sapato É UM TRAJE SPORT. Agora, se tu quiser graduar e dizer que ele é menos "sport" do que uma camisa manga longa usada por fora da calça jeans com os punhos remangados e sapato, fica por tua conta... mas ambos são "trajes sport". Já um terno e gravata, com direito a colete e paletó NÃO É UM TRAJE SPORT... um "smoking" com gravata borboleta NÃO É UM TRAJE SPORT. Não tem como mudar isso com base na opinião de um ou outro. :D:D:D

E o teu exemplo do Rolls Royce de 600 cv está de acordo com o que eu disse: não é a potência em CV e nem o 0 a 100 que fazem do carro um esportivo, mas sim, sua essência.. e as marcas automobilísticas fazem questão de "etiquetar" essa essência com siglas como: RS da Renault, GTI da VW, SI do Honda Civic, AMG da Mercedes, Motor Sport da BMW, GSI da Chevrolet, Abarth da Fiat, e várias outras.

Agora, se tu quiser ir a uma festa definida para "traje sport" com um smoking preto com gravata borboleta na cor prata e sapatos pretos envernizados, achando que é um traje sport, vai firme.. :)

Postado
1 hora atrás, CaUtz disse:

Amigo, vamos usar uma outra área como analogia: o "traje sport", que é adotado como padrão em festas e eventos... um blazer com uma camiseta básica por baixo, calça jeans e sapato É UM TRAJE SPORT. Agora, se tu quiser graduar e dizer que ele é menos "sport" do que uma camisa manga longa usada por fora da calça jeans com os punhos remangados e sapato, fica por tua conta... mas ambos são "trajes sport". Já um terno e gravata, com direito a colete e paletó NÃO É UM TRAJE SPORT... um "smoking" com gravata borboleta NÃO É UM TRAJE SPORT. Não tem como mudar isso com base na opinião de um ou outro. :D:D:D

E o teu exemplo do Rolls Royce de 600 cv está de acordo com o que eu disse: não é a potência em CV e nem o 0 a 100 que fazem do carro um esportivo, mas sim, sua essência.. e as marcas automobilísticas fazem questão de "etiquetar" essa essência com siglas como: RS da Renault, GTI da VW, SI do Honda Civic, AMG da Mercedes, Motor Sport da BMW, GSI da Chevrolet, Abarth da Fiat, e várias outras.

Agora, se tu quiser ir a uma festa definida para "traje sport" com um smoking preto com gravata borboleta na cor prata e sapatos pretos envernizados, achando que é um traje sport, vai firme.. :)

Eu já acho que potência, 0-100 e torque tem tudo haver com carro esportivo. 

Carro vestido de esportivo sem potência, não é esportivo. É esportivado. 

Como exemplo podemos citar o veloster(lentoster), que segundo a hyundai parecia rápido até parado. Você realmente acredita que por estar vestido em traje "esporte fino" faz dele um esportivo?

Na minha opinião não. Se não, poderíamos chamar o uno sporting entre outros de esportivos, o que não é o caso.  O mercado está recheado de esportivados. 

Um caso recente, é a Renault, que trocou o fluence gt(turbo) pelo gt-line(esportivado) e manteve o preço. Mas como aqui no Brasil o pessoal vive de imagem(parece esportivo), pergunta se o povo ligou?

Postado

Penso que o TSI tenha CARACTERÍSTICAS de esportivo, mas não é (suspensão mais rígida e multibraços, motor potente e com alto torque, visual etc). Acredito que a intenção seja um carro ótimo, confortável, eficiente e ecológico ( tem o selo bluemotion)

O GTI já considero esportivo pq sua concepção é justamente essa.

De toda forma, penso serem diferentes os ESPORTIVOS dos AUTOMÓVEIS DE COMPETIÇÃO, e talvez alguns colegas estão confundindo isso.

Postado

Penso que o TSI tenha CARACTERÍSTICAS de esportivo, mas não é (suspensão mais rígida e multibraços, motor potente e com alto torque, visual etc). Acredito que a intenção seja um carro ótimo, confortável, eficiente e ecológico ( tem o selo bluemotion)

O GTI já considero esportivo pq sua concepção é justamente essa.

De toda forma, penso serem diferentes os ESPORTIVOS dos AUTOMÓVEIS DE COMPETIÇÃO, e talvez alguns colegas estão confundindo isso.

@Barbosa51, acho que você capturou bem a essência da coisa: o que faz de um carro "esportivo" não é o visual ou mesmo um monte de números. O que faz de um carro "esportivo" é o objetivo de quem o desenvolveu: esportivos dão peso maior à performance e ao prazer de guiar próximo ao limite. Outros carros miram em outros atributos. Eventualmente podem até acertar nos dois primeiros, mas a mira não estava apontada para lá no desenvolvimento. Assim sendo, um Mercedes S600 jamais será um esportivo. Por outro lado, um Tata Nano "sport" com suspensão enrijecida, motor turbinado e freios a disco nas 4 rodas pode ser. Essa combinação pode não fazer muito sentido aqui no Brasil, mas na Índia talvez faça... Just my 2 cents.

Enviado de algum lugar distante usando Tapatalk

Postado

Bons comentários no geral. Concordo que não é só de potência que se faz um esportivo, fosse assim o bentaglia seria um esportivo e na minha concepção ele jamais será.

Acho que de uma certa forma as montadoras sabem que uma boa parte dos consumidores aficcionados por carro adorariam ter um esportivo de vdd puro sangue, mas as condições financeiras limitam esse sonho em uns 90% destas pessoas (e não é só no Brasil), por isso tem surgido cada vez mais os pseudo-esportivos, sejam aqueles mais esportivados apenas com adereços estéticos, como aqueles que trazem um pouco mais da essência de um esportivo, que vai além de adereços estéticos. Nesse segundo grupo eu coloco o Golf, tanto o TSI quanto o GTI, afinal ambos tem uma suspensão bem acertada para uma pegada um pouco mais esportiva, direção direta e um pouco mais de desempenho dentro de suas propostas de ainda serem Family ou City car.

No fim, é unânime que Ferrari, Porsche, Lambo e algumas outras marcas, fazem os esportivos dos nossos sonhos, mas mesmo neste fórum que já é frequentado por uma galera que já tem uma condição mais favorecida olhando para a realidade do nosso país, já é difícil demais pensar em adquirir essas máquinas. Por hora, sigo tocando meu TSI e namorando quando vejo um GTI com pacote premium....kkkk

Postado

Sendo esportivo ou não, a verdade é que o TSI gera uma boa diversão para quem curte a estrada. São poucos os carros que rodam por aqui que têm desempenho superior a ele. Camionetas e aspirados 2.0 geralmente perdem em desempenho para o TSI. 

Postado

Na minha opiniao a esportividade esta atrelada a performance que pode ser subdividida em aerodinamica, powertrain, suspensao, eletrônica e ergonomia.

A combinacao desses itens definem qual sera o nivel do carro. Lembrando que o Ceu é o limite.

Alguns veiculos partem de um modelo padrao (de perfomance mediana) e criam modelos com aprimoramentos que aumentam mais ou pouco a performance, outros ja sao concebidos com o objetivo de oferecer alta performance.

Concordo quando dizem que a concepção é que define se é ou nao um carro Sport e a engenharia que define se é de alta performance.

Cobsidero meu GTI Sport e de alta performance comparando com os carros que ja tive. 

Postado
Em 12/02/2016 at 2:08 PM, DSM disse:

Eu já acho que potência, 0-100 e torque tem tudo haver com carro esportivo. 

Potência e torque por si só não classificam um carro como esportivo. É um exercício de lógica: todo o carro esportivo tem potência, mas nem todo o carro potente é esportivo. O exemplo do Rolls Royce diz tudo.

Carro vestido de esportivo sem potência, não é esportivo. É esportivado. 

Como exemplo podemos citar o veloster(lentoster), que segundo a hyundai parecia rápido até parado. Você realmente acredita que por estar vestido em traje "esporte fino" faz dele um esportivo?

Na minha opinião não. Se não, poderíamos chamar o uno sporting entre outros de esportivos, o que não é o caso.  O mercado está recheado de esportivados. 

Acho que todos aqui, inclusive eu, concordam contigo e sabem da existência desses "pseudo-esportivos". É claro que esses carros não podem ser considerados esportivos. Adesivos e adereços não fazem de um carro um esportivo.

O que eu disse foi apenas que um carro esportivo É um esportivo, independente da opinião de A ou B; e isso não contradiz o que tu colocou sobre os "esportivados".

Um caso recente, é a Renault, que trocou o fluence gt(turbo) pelo gt-line(esportivado) e manteve o preço. Mas como aqui no Brasil o pessoal vive de imagem(parece esportivo), pergunta se o povo ligou?

É isso mesmo, meu camarada, é a mais pura realidade brasileira. Eu tive um Fluence 2.0 16V aspirado com câmbio manual, e te afirmo que ele anda bem melhor do que esse GT Line, que só usa câmbio CVT (xoxo)... e o meu não tinha adesivos e nem saias. E aconteceu comigo, certa vez em que fui levar o carro pra revisão, de dar uma passada no show room da Renault, e me deparar com um carro que parecia muito com o Fluence GT (o de verdade), e com o preço bem mais atraente do que o pedido pelo turbo... cheguei, dei uma olhada por dentro, e vi o câmbio automático. Pensei: ou não é o GT, ou esse câmbio não é o CVT, pois já havia lido que esse CVT não suporta os mais de 30 kg de torque do 2.0 T que equipa o GT. Veio uma linda loira me atender, e eu perguntei se aquele era o Fluence GT, e ela disse que sim. Aí questionei sobre o motor Turbo, sobre a necessidade de ter o câmbio manual (ou se a Renault havia lançado alguma outra caixa de câmbio). Pois a moça me disse que aquele era o turbo mesmo, com o câmbio automático... eu insisti que não poderia ser, e ela perguntou a um colega "mais bem informado", e este, ao ver que eu tinha o conhecimento sobre  o assunto, teve que dizer que aquele não era o turbo, e sim o GT Line, que havia entrado no lugar do GT (pasmem), pois o GT estava com as vendas fracas por não ter o "câmbio automático". Brasileiro é f*** mesmo! Agora, imaginem se essa vendedora tivesse atendido a uma pessoa sem essas informações mais técnicas?? Teria oferecido o carro (e talvez vendido) como se fosse o GT.

Postado
Em 13/02/2016 at 11:41 AM, bruno_s disse:

Bons comentários no geral. Concordo que não é só de potência que se faz um esportivo, fosse assim o bentaglia seria um esportivo e na minha concepção ele jamais será.

Acho que de uma certa forma as montadoras sabem que uma boa parte dos consumidores aficcionados por carro adorariam ter um esportivo de vdd puro sangue, mas as condições financeiras limitam esse sonho em uns 90% destas pessoas (e não é só no Brasil), por isso tem surgido cada vez mais os pseudo-esportivos, sejam aqueles mais esportivados apenas com adereços estéticos, como aqueles que trazem um pouco mais da essência de um esportivo, que vai além de adereços estéticos. Nesse segundo grupo eu coloco o Golf, tanto o TSI quanto o GTI, afinal ambos tem uma suspensão bem acertada para uma pegada um pouco mais esportiva, direção direta e um pouco mais de desempenho dentro de suas propostas de ainda serem Family ou City car.

No fim, é unânime que Ferrari, Porsche, Lambo e algumas outras marcas, fazem os esportivos dos nossos sonhos, mas mesmo neste fórum que já é frequentado por uma galera que já tem uma condição mais favorecida olhando para a realidade do nosso país, já é difícil demais pensar em adquirir essas máquinas. Por hora, sigo tocando meu TSI e namorando quando vejo um GTI com pacote premium....kkkk

@bruno_s, concordo com quase tudo que tu disse, mas permita discordar de uma coisa: se tem um adjetivo que não podemos usar com o Golf é "pseudo-esportivo". Nem o TSI, pois este não tem pretensões visuais que vão além do que ele de fato oferece (pelo contrário, é bem mais bravo do que o seu visual), e muito menos o GTI.. pra mim chamar o GTI de "pseudo-esportivo" é equipará-lo a Uno Sporting, Fluence GT Line, entre outros... ou seja, beira a blasfêmia.

Postado
54 minutos atrás, CaUtz disse:

@bruno_s, concordo com quase tudo que tu disse, mas permita discordar de uma coisa: se tem um adjetivo que não podemos usar com o Golf é "pseudo-esportivo". Nem o TSI, pois este não tem pretensões visuais que vão além do que ele de fato oferece (pelo contrário, é bem mais bravo do que o seu visual), e muito menos o GTI.. pra mim chamar o GTI de "pseudo-esportivo" é equipará-lo a Uno Sporting, Fluence GT Line, entre outros... ou seja, beira a blasfêmia.

Cautz,

Acho que talvez você possa ter interpretado mal meu comentário. Na verdade eu dividi em duas categorias, aqueles que usam apenas adereços estéticos para tentar ficar com o visual mais esportivo e um segundo grupo aonde o comportamento do carro é voltado para um lado mais esportivo e não a parte de adereços estéticos. E é nesse segundo grupo que eu citei tanto o TSI quando o GTI, com a diferença que no TSI vc só tem no comportamento algumas características esportivas, enquanto o GTI tem comportamento e roupagem mais esportiva.

Postado
2 minutos atrás, bruno_s disse:

Cautz,

Acho que talvez você possa ter interpretado mal meu comentário. Na verdade eu dividi em duas categorias, aqueles que usam apenas adereços estéticos para tentar ficar com o visual mais esportivo e um segundo grupo aonde o comportamento do carro é voltado para um lado mais esportivo e não a parte de adereços estéticos. E é nesse segundo grupo que eu citei tanto o TSI quando o GTI, com a diferença que no TSI vc só tem no comportamento algumas características esportivas, enquanto o GTI tem comportamento e roupagem mais esportiva.

Entendi, sim.. mas é que "pseudo-esportivo" é o termo usado para aqueles carros que só têm a roupagem esportiva, e de esportivos mesmo não possuem nada. Tá cheio desses carros no mercado brasileiro, mas basta ver uma esticada do GTI, de dentro ou de fora do carro, pra perceber que ele não é um desses. Sei que tu concorda com isso, afinal, também namora o GTI de vez em quando, rsrsrs.

Postado
21 minutos atrás, CaUtz disse:

Entendi, sim.. mas é que "pseudo-esportivo" é o termo usado para aqueles carros que só têm a roupagem esportiva, e de esportivos mesmo não possuem nada. Tá cheio desses carros no mercado brasileiro, mas basta ver uma esticada do GTI, de dentro ou de fora do carro, pra perceber que ele não é um desses. Sei que tu concorda com isso, afinal, também namora o GTI de vez em quando, rsrsrs.

Hahaha, tem razão... Bom, vou ter q achar um termo para categorizarmos carros como o Golf então, que não é um esportivo de fato, mas tb não é pseudo-esportivo.

Ah sim, o GTI pode ser uma compra futura, já que foi o menos prejudicado com a nacionalização.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora