Balanceamento e geometria dica/ajuda


tsi_higor

Recommended Posts

Galera, 

fiz balanceamento e geometria em uma concessionária que até então sempre tive resultado bom só que agora acredito que a situação complicou e não tive resultado desejado. 

Venho percebendo que meu carro acima dos 120 km/h a direção começa a vibrar, nada absurdo ma não está legal e não faço ideia do que seja. Quando fui lá conferir o trabalho do rapaz as medidas no computador estavam tudo ok menos o caster que estava 0,01 grau fora do recomendado. O rapaz falou que não era preciso mexer ali pois levaria tempo e teria que desmonta uma parte do carro para poder mexer e pela baixa diferença que estava não resultaria nenhuma diferença.

nao entendo nada deste assunto e queria ver se vocês poderiam me ajudar em achar uma solução do que pode está acontecendo. Sou de Curitiba e se alguém conhecer algum lugar bom para levar o carro também agradeço. 

Carro com 56000 km com peneus originais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu ex-Fox tive um problema parecido.

Fiz o alinhamento e balanceamento do carro.

Fui viajar e peguei mais de 100km em rodovia com apenas buracos recapeados. Enfim, era uma pulação tremenda.

Quando voltei para a pista normal, ao chegar em 80Kmh o volante ficava tremendo até mais ou menos 120kmh depois parava.

 

Levei novamente no alinhador, refizeram o balanceamento, não havia necessidade, pois os pesos ficaram no mesmo lugar, mas no alinhamento, uma das rodas estava convergente.

Foi alinhado e o carro ficou normal...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça o que o pessoal ae em cima recomendou. Persistindo a vibração no volante, eu te recomendaria fazer um balanceamento localizado(aquele com o carrinho sem necessidade de tirar a roda. Eu tive um problema bem similar ao seu e depois de três balanceamentos tradicionais, tive por último recurso fazer o tal do balanceamento localizado e dar sumiço na "malária" no volante.

Editado por sobrinho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, tsi_higor disse:

Rodolpho,

Pode ser isso pois depois que fiz o rodízio que começou. 

Sobrinho,

Como funciona isso? É aquele que colocam uns sensores na roda e os caras vão regulando olhando no gráfico do computador (carrinho)?

Eu creio que vc matou a charada. Desfaça o rodízio e vja c fica tdo ok! Tlz(somente no achismo), pode ser que os pneus que estavam no eixo traseiro tiveram um leve desgaste irregular na banda de rodagem, e foi mais perceptível(volante) assim que vc "jogou" eles no eixo dianteiro...Sobre o carrinho??? kkkkkkkkkk!!!!! Tlvz eu tenha me expressado mal, mas vamos lá. É um sistema que o alinhador (ele trabalha sentado), por isso chama-se carrinho(pelo menos aqui na minha região divisa de MT/RO)  é assim. Esse carrinho tem umas roldanas que giram o pneu a ser alinhado, bem  rápido, e nesse intervalo(rotação do pneu) esse equipamento  emite, solta como se fosse um flashes de luzes,  mostrando ao alinhador/balanceador com exata precisão onde se deve colocar os chumbos na roda. Ele faz esse procedimento várias vezes. A grosso modo é isso,  vai ser da mesma forma que vc citou ae em cima. Esse procedimento chama-se balanceamento localizado... Não sei se vc conseguiu captar a mensagem,  mas me esforcei, rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, sobrinho disse:

Eu creio que vc matou a charada. Desfaça o rodízio e vja c fica tdo ok! Tlz(somente no achismo), pode ser que os pneus que estavam no eixo traseiro tiveram um leve desgaste irregular na banda de rodagem, e foi mais perceptível(volante) assim que vc "jogou" eles no eixo dianteiro...Sobre o carrinho??? kkkkkkkkkk!!!!! Tlvz eu tenha me expressado mal, mas vamos lá. É um sistema que o alinhador (ele trabalha sentado), por isso chama-se carrinho(pelo menos aqui na minha região divisa de MT/RO)  é assim. Esse carrinho tem umas roldanas que giram o pneu a ser alinhado, bem  rápido, e nesse intervalo(rotação do pneu) esse equipamento  emite, solta como se fosse um flashes de luzes,  mostrando ao alinhador/balanceador com exata precisão onde se deve colocar os chumbos na roda. Ele faz esse procedimento várias vezes. A grosso modo é isso,  vai ser da mesma forma que vc citou ae em cima. Esse procedimento chama-se balanceamento localizado... Não sei se vc conseguiu captar a mensagem,  mas me esforcei, rsrsrs.

Hahahahaha entendi sim. Foi este método que o rapaz utilizou, amanhã se der vou passar lá para ver se eles desfazem o rodízio mas desconfio mesmo que a roda possa estar torta. Eu fiz uma "barbeiragem" e estou com uma roda bem feia se diga de passagem.

Valeu pela dica, começo a ter mais ideias de como resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certa vez estive no concessionário e pedi ao mecânico que me atendia para imprimir os dados referentes a geometria padrão que a VW estabelecia para o Golf Mk7. Eles imprimiram 1 folha com todos os parâmetros padrões das rodas dianteira e traseira, além de outros dados que eu não sei se são relevantes. Se eu fosse vc solicitava o mesmo datasheet e comparava com os dados de geometria aplicados com a especializada. A maioria utiliza base de dados "estimadas" e podem acabar por desandar com os parâmetros corretos do veículo.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/02/2016 at 5:24 PM, tsi_higor disse:

Galera, 

fiz balanceamento e geometria em uma concessionária que até então sempre tive resultado bom só que agora acredito que a situação complicou e não tive resultado desejado. 

Venho percebendo que meu carro acima dos 120 km/h a direção começa a vibrar, nada absurdo ma não está legal e não faço ideia do que seja. Quando fui lá conferir o trabalho do rapaz as medidas no computador estavam tudo ok menos o caster que estava 0,01 grau fora do recomendado. O rapaz falou que não era preciso mexer ali pois levaria tempo e teria que desmonta uma parte do carro para poder mexer e pela baixa diferença que estava não resultaria nenhuma diferença.

nao entendo nada deste assunto e queria ver se vocês poderiam me ajudar em achar uma solução do que pode está acontecendo. Sou de Curitiba e se alguém conhecer algum lugar bom para levar o carro também agradeço. 

Carro com 56000 km com peneus originais.

Higor, quando dá vibração no volante, é problema de balanceamento das rodas traseiras. As vezes as rodas estão empenadas e o simples balanceamento não funciona, aí tem que desempenar em um local especializado. Aqui na minha cidade esse serviço custa por volta de 50 reais por roda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
3 horas atrás, Spielwurfel disse:

E os pneus originais do Golf, quanto duraram? Voce achou o Dunlop melhor?

Estes eram os originais.

Dunlop eu achei ele muito bom de curva e na chuva faz parecer que a pista está seca mas uma coisa que sempre achei é que as suspensão do Golf era rígida por natureza até troca os pneus.

Comprei michelin primacy 3 e cara que diferença, todas as qualidades do Dunlop e ainda com um conforto que desconhecia que fosse possível atingir com este carro hahaha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, tsi_higor disse:

Estes eram os originais.

Dunlop eu achei ele muito bom de curva e na chuva faz parecer que a pista está seca mas uma coisa que sempre achei é que as suspensão do Golf era rígida por natureza até troca os pneus.

Comprei michelin primacy 3 e cara que diferença, todas as qualidades do Dunlop e ainda com um conforto que desconhecia que fosse possível atingir com este carro hahaha.

 

Que bom saber, os meus tbm são Dunlop's. Quando for trocar, se eu encontrar aqui por essa bandas,vou de Michelin, se o meu dindim der é claro!!! Vou colocar quatro conguinhas novas, ouço e leio falarem muito bem deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 13/02/2016 at 0:21 AM, cardeque disse:

Certa vez estive no concessionário e pedi ao mecânico que me atendia para imprimir os dados referentes a geometria padrão que a VW estabelecia para o Golf Mk7. Eles imprimiram 1 folha com todos os parâmetros padrões das rodas dianteira e traseira, além de outros dados que eu não sei se são relevantes. Se eu fosse vc solicitava o mesmo datasheet e comparava com os dados de geometria aplicados com a especializada. A maioria utiliza base de dados "estimadas" e podem acabar por desandar com os parâmetros corretos do veículo.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cardeque, não estou te cobrando e sim, apenas lembrando......Se não for pedir muito, quando tiver esses parâmetros passa ai para nós. Vc disse que na última revisão o "mexânico" ficou de lhe passar..... .Acertei uma cratera essa semana deu uma leve empenada nas rodas do lado  direito(dianteira/traseira).  Eu mesmo macaquiei na garagem e vi o belo serviço que aprontei. Vou levar elas para desenpenar(caso precise, pois as vezes os próprios chumbos equalizam esse leve empeno) e pretendo fazer o serviço completo se necessário.....Cáster/câmber(caso também necessário),  alinhamento e balanceamento esses dois últimos  de praxe. VALEU, OBRIGADO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...