Golf variant - primeiras impressões


Tbolzani

Recommended Posts

Pessoal, boa tarde. 

Peguei a variant highline 15/15 elegance. 

Gostaria de trocar experiências sobre a máquina. 

Depois vou editar o post já que agora estou no celular, mas queria saber como é o carro de vcs. 

O meu carro eu achei que tem um lag no acelerador. Tipo no primeiro terço do acelerador se você for pisando devagar o carro fica bem lento. 

Fiquei até meio decepcionado. Não sei se é normal ou se é costume tipo de sensibilidade do acelerador. No focus e no civic que tinha antes o acelerador era mais arisco digamos assim. 

Não sei se tem a ver com o câmbio pois notei que parece que as vezes o carro sai em segunda marcha. É isso mesmo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É assim mesmo, chama-se turbo lag. Veja um trecho que achei na internet:

"Outra consideração na escolha de um turbo, fica por conta do tamanho da turbina e do chamado Turbo Lag, que nada mais é do que o tempo de resposta necessário até que o turbo possa "alimentar" o motor com mais mistura. Este fato vem da inércia da turbina e da sua capacidade volumétrica. Desta forma turbinas maiores e de maior capacidade, apesar de serem capazes de prover mair potência, respondem mais lentamente devido a inércia maior das lâminas da turbina e da maior quantidade de ar necessário a encher o compressor.

Como motores com maior quantidade de cilindros necessitam também de mais ar, seria necessário utilizar turbinas maiores, que significariam maior Turbo Lag. A solução nestes casos é utilizar dois turbos menores (motores biturbo)."

Aqui explica também:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante @Barbosa51 pois pelo fato do torque máximo nesse carro ser atingido em 1500rpm achei que seria exatamente o oposto: não haveria esse lag. 

Por outro lado quando eu afundo o pé logo de início ele patina um pouco. 

A propósito qual a gasolina mais indicada?  A Vpower é tão boa quanto à podium? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tbolzani, o lag neste carro é mínimo. A turbina é bem pequena (apenas 40mm) e enche bem rápido. O lag que você relata está associado mais à curva do acelerador, que a VW calibrou buscando obsessivamente a economia de combustível. Se o seu carro tiver o seletor de modo de condução use o Sport que melhora bastante. Obviamente, vai pagar o preço no consumo. O que eu faço é conduzir no modo normal mesmo e pisar um pouco mais do que o que estava habituado com meu carro anterior nas saídas a partir da imobilidade. Outra coisa: quando sei que precisarei de uma resposta rápida (como ao entrar em uma via expressa ou me preparando para realizar uma ultrapassagem) eu coloco o câmbio em "S". Ele reduz imediatamente uma marcha e aumenta o giro. O carro fica bem esperto. E ao retornar à calmaria, volto para o "D" e à economia. Parabéns pela compra e bom proveito!

Enviado de algum lugar distante usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, RicW disse:

@Tbolzani, o lag neste carro é mínimo. A turbina é bem pequena (apenas 40mm) e enche bem rápido. O lag que você relata está associado mais à curva do acelerador, que a VW calibrou buscando obsessivamente a economia de combustível. Se o seu carro tiver o seletor de modo de condução use o Sport que melhora bastante. Obviamente, vai pagar o preço no consumo. O que eu faço é conduzir no modo normal mesmo e pisar um pouco mais do que o que estava habituado com meu carro anterior nas saídas a partir da imobilidade. Outra coisa: quando sei que precisarei de uma resposta rápida (como ao entrar em uma via expressa ou me preparando para realizar uma ultrapassagem) eu coloco o câmbio em "S". Ele reduz imediatamente uma marcha e aumenta o giro. O carro fica bem esperto. E ao retornar à calmaria, volto para o "D" e à economia. Parabéns pela compra e bom proveito!

Enviado de algum lugar distante usando Tapatalk

Nunca experimentei usar o modo sport. Imaginei que fosse para fazer trocas manuais. Não gosto de trocas manuais. Nesse modo sport ele troca as marchas (com giro mais alto mas troca?) Ou ele vai até o corte do giro?

Valeu @RicW!

3 minutos atrás, IcedEarth disse:

Coloquei no feriado do carnaval meu 3º tanque seguido de Shell V-Power Racing. Finalmente aquela "patinada" ao arrancar com o câmbio em D sumiu. Vou continuar com essa gasosa e prestar atenção nas arrancadas.

Essa patinada que vc se refere é uma derrapagem ou lag @IcedEarth?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Tbolzani disse:

Nunca experimentei usar o modo sport. Imaginei que fosse para fazer trocas manuais. Não gosto de trocas manuais. Nesse modo sport ele troca as marchas (com giro mais alto mas troca?) Ou ele vai até o corte do giro?

Valeu @RicW!

Essa patinada que vc se refere é uma derrapagem ou lag @IcedEarth?

É uma patinada que ocorria nas saídas de farol, por exemplo, com o câmbio em D. Dependendo do modo que pressionava o acelerador ele patinava. Agora isso desapareceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa patinada que vc se refere é uma derrapagem ou lag @IcedEarth?
@Tbolzani, o câmbio em S passa sim as marchas, apenas em RPM maior. Em D e com uma pisada normal no acelerador as trocas ocorrem por volta de 2000 a 2200 RPM. Em S, estas trocas vão acontecer entre 3000 e 3500 RPM, na mesma pisada. Se pisar mais vai a uma 4000. Nunca testei pra ver se pisando fundo ele vai até o red line.

Abraço.

Enviado de algum lugar distante usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tbolzani, o câmbio em S passa sim as marchas, apenas em RPM maior. Em D e com uma pisada normal no acelerador as trocas ocorrem por volta de 2000 a 2200 RPM. Em S, estas trocas vão acontecer entre 3000 e 3500 RPM, na mesma pisada. Se pisar mais vai a uma 4000. Nunca testei pra ver se pisando fundo ele vai até o red line.Abraço.

Enviado de algum lugar distante usando Tapatalk

Se ativar o kick down só troca em 6k rpm...

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, RicW disse:

@Tbolzani, o lag neste carro é mínimo. A turbina é bem pequena (apenas 40mm) e enche bem rápido. O lag que você relata está associado mais à curva do acelerador, que a VW calibrou buscando obsessivamente a economia de combustível. Se o seu carro tiver o seletor de modo de condução use o Sport que melhora bastante. Obviamente, vai pagar o preço no consumo. O que eu faço é conduzir no modo normal mesmo e pisar um pouco mais do que o que estava habituado com meu carro anterior nas saídas a partir da imobilidade. Outra coisa: quando sei que precisarei de uma resposta rápida (como ao entrar em uma via expressa ou me preparando para realizar uma ultrapassagem) eu coloco o câmbio em "S". Ele reduz imediatamente uma marcha e aumenta o giro. O carro fica bem esperto. E ao retornar à calmaria, volto para o "D" e à economia. Parabéns pela compra e bom proveito!

Enviado de algum lugar distante usando Tapatalk

Nunca experimentei usar o modo sport. Imaginei que fosse para fazer trocas manuais. Não gosto de trocas manuais. Nesse modo sport ele troca as marchas (com giro mais alto mas troca?) Ou ele vai até o corte do giro?

Valeu @RicW!

15 horas atrás, IcedEarth disse:

Coloquei no feriado do carnaval meu 3º tanque seguido de Shell V-Power Racing. Finalmente aquela "patinada" ao arrancar com o câmbio em D sumiu. Vou continuar com essa gasosa e prestar atenção nas arrancadas.

Essa patinada que vc se refere é uma derrapagem ou lag @IcedEarth?

 

Pessoal, obrigado pelas respostas. Acredito que a gasolina de melhor qualidade deve gerar uma queima mais uniforme desde as rotações mais baixas inclusive por conta da maior octanagem reduzindo esse lag e de modo que evita patinar porque o torque não vem de uma vez para as rodas mas sim de formá mais uniforme. 

Agora estou com uma pulga atrás da orelha. Meu carro veio com a roda sobressalente igual às de fora mas não encontrei a chave de roda e o macaco. 

Realmente esqueci de olhar esses itens na hora da entrega. 

Aonde fica o macaco e chave de roda de vocês? 

Outra coisa, me deram uns parafusos sobressalentes e a tal chave para abrir o parafuso com segredo mas me deram soltos numa sacola dizendo que não tem local para colocar lá junto do step. 

Não deveria vir um isopor por cima do step para colocar todas essas coisas?

Abraços a todos e agradeço a quem puder ajudar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz eu tive uma má experiência com o step. Quando me entregaram o carro colocaram um step de Gol R14 tem até um tópico aqui no fórum falando disso. Ainda bem que consegui resolver. To no cel agora mas depois pego o link.

Sobre o modo Sport ele troca marcha automaticamente a 3k rpm. Agora se VC colocar no manual não importando o modo de condução, ele só irá trocar em 6k rpm...

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tbolzani, esse lag do qual se refere não tem nada a ver com o turbo.. é um lag de acelerador eletrônico. Como disse o colega @RicW, a turbina do TSI é de dimensões pequenas, e enche rápido. O problema está no acelerador, que, em modo normal (D), visa conforto e economia. Usar o S, conforme já disseram, praticamente elimina esse problema. Mas acho que é só questão de acostumar.

Outra situação que pode ocorrer, e que aí não é lag de acelerador, é quando o câmbio tem que reduzir mais de uma marcha, como quando diminuímos bastante a velocidade, e em seguida aceleramos, solicitando potência. Isso acontece porque o DSG tem que desacoplar as marchas que estariam naturalmente pré-selecionadas, para então acoplar a marcha mais baixa necessária naquela aceleração.. e isso leva em torno de 1,5 s. Provavelmente tu vai passar por essa situação, por exemplo, ao diminuir a velocidade do tráfego, e tu quiser trocar rápido de pista aproveitando um espacinho para o carro que vem vindo.. Minha dica nesse caso é, de preferência já estar com o câmbio em S, ou colocar em S pra arrancar e trocar de pista, ou usar os paddle shifts pra fazer as reduções, o que eu acho melhor, mas as reduções têm que ser feitas em tempo, ou seja, não pode deixar o motor cair muito de giro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Barbosa51 disse:

No Hatch vem em um isopor ao redor do estepe. Na variant eu não sei, mas no manual deve ter o diagrama.

 

6 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Putz eu tive uma má experiência com o step. Quando me entregaram o carro colocaram um step de Gol R14 tem até um tópico aqui no fórum falando disso. Ainda bem que consegui resolver. To no cel agora mas depois pego o link.

Sobre o modo Sport ele troca marcha automaticamente a 3k rpm. Agora se VC colocar no manual não importando o modo de condução, ele só irá trocar em 6k rpm...

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Pois é li o manual e no caso da Variant as ferramentas de bordo ficam na lateral esquerda do porta malas num compartimento que se abre. Ocorre que no meu caso não vieram a chave de fenda, a chave para soltar a capa dos parafusos, a chave de rodas e o macaco.

Amanhã vou ligar pro vendedor e ver qual a desculpa que vão dar....

interessante qhe lendo o manual, há a menção de que a variant vem com subwoofer por cima do step. Alguém sabe dizer se tem alguma versão especifica que tem esse item?

Uma outra coisa que ainda não entendi é a tal proteção SAFE. Toda vez que desligo o carro ele dá um alerta no painel para checar a função safe. No manual não encontrei essa tal verificação, apenas como desativar... Alguém teria uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é li o manual e no caso da Variant as ferramentas de bordo ficam na lateral esquerda do porta malas num compartimento que se abre. Ocorre que no meu caso não vieram a chave de fenda, a chave para soltar a capa dos parafusos, a chave de rodas e o macaco.

Amanhã vou ligar pro vendedor e ver qual a desculpa que vão dar....

interessante qhe lendo o manual, há a menção de que a variant vem com subwoofer por cima do step. Alguém sabe dizer se tem alguma versão especifica que tem esse item?

Uma outra coisa que ainda não entendi é a tal proteção SAFE. Toda vez que desligo o carro ele dá um alerta no painel para checar a função safe. No manual não encontrei essa tal verificação, apenas como desativar... Alguém teria uma luz?

O Safe VC usa quando for deixar alguém no carro por um período e quiser travar o mesmo.

Assim o sensor de movimento no interior do veículo não irá funcionar assim não disparando o alarme.

Utilizou muito quando vou na padaria e meu irmão fica dentro do carro.

Travo ele lá dentro... RS RS rs

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RicW disse:

@Tbolzani,

Dá uma olhada neste post meu (e na discussão que o antecede):

Abraço!

@RicW, já li o post que você indicou, mas queria esclarecer uma questão preliminar.

o modo de condução Sport x cambio no modo "s".

independente do modo de condução, se eu colocar a alavanca do câmbio para a direita entra o modo "s". Esse modo do câmbio seria para trocas manuais?

já o modo de condução Sport eleva o giro de troca das marchas ou é a mais coisa selecionar o modo Sport e colocar o câmbio em S?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) o SAFE é um alerta da VW pra se eximir de culpa. Quando vc tranca o carro, as maçanetas internas não abrem o carro por dentro. Então, se vc deixar um idoso ou uma criança no carro, eles ficam presos e podem morrer. Desligando o SAFE, ele desativa isso e também os sensores de movimento (pra deixar um cachorro dentro por ex). Então, toda vez que vc desliga o carro ele te alerta.

2) se colocar o câmbio para a direita, ele se torna manual. Só. Se estiver em D e vc der um toque para baixo, ele entra em modo Sport (apenas o câmbio, que trabalhará em rotações elevadas).

3) o modo de condução Sport significa que o motor entra em um estado mais propício para a performance e a direção fica mais endurecida. Quando vc colocar nesse modo, automaticamente o câmbio entra em S, contudo vc pode dar um toquinho e deixar ele em D, enquanto o modo de condução permanece Sport (pra não ficar muito acelerado, por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicW, já li o post que você indicou, mas queria esclarecer uma questão preliminar.

o modo de condução Sport x cambio no modo "s".

independente do modo de condução, se eu colocar a alavanca do câmbio para a direita entra o modo "s". Esse modo do câmbio seria para trocas manuais?

já o modo de condução Sport eleva o giro de troca das marchas ou é a mais coisa selecionar o modo Sport e colocar o câmbio em S?

valeu!

@Tbolzani, o "modo Sport" e o câmbio em "S" são duas coisas independentes e completamente distintas.

Câmbio em S: apenas as rotações de troca das marchas são alteradas (elevadas). Os parâmetros do motor não mudam. Para configurar o câmbio assim, basta um breve toque para trás na alavanca seletora. Para retornar ao D, outro toque no mesmo sentido.

Modo de condução em Sport: os parâmetros do motor são alterados. A aceleração se torna mais linear e direta. A resposta à carga muda, tornando-se mais rápida. Para acessá-lo, você deve pressionar o botão "Mode" no console. Por padrão, ao colocar o carro no modo Sport o câmbio vai para S, mas você pode voltar ao D com um breve toque para trás na alavanca seletora.

Empurrar a alavanca à direita: coloca o câmbio permanentemente no modo manual. Daí não faz sentido falar em S ou D, pois é você quem comanda as trocas (no entanto, para proteger o motor, o câmbio ainda sobe as marchas se você acelerar até a red line ou desce se você reduzir o rpm até o carro quase morrer).

Abraço,

.

Enviado de algum lugar distante usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando: tanto em D quanto em S as trocas são automáticas. Se você quiser temporariamente trocar as marchas, com a alavanca à esquerda, dê um toque nos paddle shifts. Alguns segundos depois, no entanto, as trocas voltam a ser automáticas.

Com a alavanca à direita, as trocas permanecem manuais até você voltar com a alavanca seletora para a esquerda.

Espero que tenha ficado claro.

Abraço

Enviado de algum lugar distante usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos  

realmente não tinha reparado que existia essa opção do toque para baixo com a alavanca na posição drive. Só hoje depois da explicação de vocês consegui ver. Ainda não pude testar pois percorri distância curta, mas irei atualizar o post assim que possível.

sobre a questão das ferramentas de bordo que postei acima, eu achei onde ficam. Elas ficam guardadas numa maleta na lateral esquerda do porta malas. Chequei e estavam todas lá.

Eu achei o manual do carro muito pouco prático. Dá tanto rodeio para explicar o que poderia ser bem simples. Coisas básicas eu ainda não encontrei, como por exemplo? 

É possível configurar o botão do volante que avança as estações do rádio para selecionar apenas as da memória e não para buscar a próxima rádio disponível no dial?

apareceu agora há pouco mensagem do painel dizendo para trocar o óleo daqui há trinta dias, sendo que o carro tem nem uma semana de comprado. 

Aconteceu coisa parecida com algum de vocês?

valeu a todos pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...