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    • Tive problema similar! Segue meu relato até a situação atual (considero resolvido). Na cidade, o AC parecia estar normal (circuitos até 30min). Mas em estrada/rodovia ele estava desarmando (tipo após 1h de viagem). Não percebi relação com velocidade. Naquelas ocasiões de desarme em, não olhei os dados na tela "consumo" que o colega acima citou (entendo ser a tela onde aparece a "barrinha branca", tipo em 50% quando o AC está ligado). Levei o carro numa oficina especializada em AC. Num primeiro momento foi substituído o fluido refrigerante e adicionado um líquido especial para identificar vazamentos, e fui liberado para andar mais alguns dias. O AC então ficou fraco: precisava colocar tipo 18ºC pra resfriar o que antes fazia em 22ºC, e ainda assim ficava uma sensação diferente. Já de imediato o profissional sugeriu ser final de vida do compressor (Golf 2015, ~110.000 km, nenhuma batida). Nesse processo, foi constatado que o compressor estava com problema, e isto foi medido pelas marcações no manômetro. E ao abrir o capô, dava pra ouvir um barulho anormal, barulho este que sumia se o AC fosse desligado no painel. Outra forma de perceber é que, no trânsito normal da cidade, ao tirar o pé do acelerador (como quando se aproxima do semáforo) então surgia um barulho anormal, baixo mas estridente. E este barulho parava ao repetir o processo com o AC desligado. Não havia vazamento (inspeção com "luz negra" e após o líquido especial adicionado). O primeiro diagnóstico era substituir compressor, condensadora e "válvula block", garantido que não daria mais problema. Isto porque as limalhas espalhadas pelo sistema ficam encrustadas e só se movem com o sistema quente (~100ºC), de modo que limpeza nenhuma poderia removê-las totalmente. Bom, com o diagnóstico acima, fiquei encarregado de providenciar as peças, mas tive dificuldade de encontrar OEM de condensadora, e mais ainda OEM da tal válvula. Esta dificuldade me chamou atenção, de modo que pensei que não seriam peças de comum troca no mercado. Já o compressor foi tranquilo de encontrar OEM. Pesquisei bastante sobre o assunto. Vi no YouTube alguns falando que o ideal era trocar as três peças (compressor, condensadora, válvula), e também vi falando que só trocar o compressor seria suficiente. Conversei com dois profissionais de concessionária (MG e ES), que falaram que geralmente só se troca o compressor mesmo. Visitei outras oficinas e, pode ser impressão minha, mas entendi que trocavam condensadora mais em caso de batidas. Ao final destas pesquisas, minha conclusão foi que: se o óleo removido do compressor estivesse "limpo", então só trocaria o compressor mesmo. Vi uns vídeos mostrando exemplos de óleo sujo, e é bem escuro mesmo. O meu caso, o óleo estava relativamente limpo. Então prossegui com a troca apenas do compressor. Sobre código, as peças do Golf começam com "5Q0". No meu carro estava uma peça código 5Q0820803E e fabricada nos EUA (imagino porque o carro foi fabricado no México) e marca SANDEN. Vi num manual online de reparação (em inglês) que o compressor pode ser também DENSO. Vi que a VW evoluiu a especificação da peça, hoje está na versão "M" (5Q0820803M). Pesquisando mais, vi peças usadas no ML com logo VW e fabricadas pela MAHLE. Vi que o código MAHLE é o ACP-218. Vi que a MAHLE possui duas linhas, "Standard" e "Premium" (melhor). O que comprei foi o MAHLE ACP 218 001P, sendo "P" de "Premium". Paguei ~R$ 1.500 neste compressor novo. Na concessionária, o melhor valor foi R$ 6.000 (normal: R$ 10.000, aplicou desconto porque sou cliente). Valores 11/2025. Bom, foi feita a substituição do compressor, valor de R$ 700 da mão de obra + materiais (gás de limpeza R11, gás refrigerante R134a, lubrificante PG46). Após um dia andando, senti que não refrigerava bem. Uma hora notei um barulho no compressor (como se estivesse solto). E logo depois o AC parou de funcionar, só ventilava. Nesta condição, pelo painel naquela tela da "barrinha branca", dava pra ver ela começando a crescer e logo zerava, com um pique no ponteiro de RPM também. Voltei na oficina, e foi verificado excesso de gás. Foi feito a sangria do sistema, aplicado cerca de 1h de vácuo novamente, e recolocado gás R134a. Depois disso, estou com o carro e fiquei satisfeito com o resultado. Gastei, no total até agora: R$ 200 (primeira troca de gás); R$ 1.500 (novo compressor), R$ 700 (instalação do novo compressor) = R$ 2.400. Caso fosse feita a troca das três peças, a mão de obra seria R$ 1.500, e não tenho os valores de condensadora e "válvula block" OEM.   Espero ter ajudado!
    • Infelizmente foi minha vez, em setembro/2024 meu golf parou de engatar a ré e as marchas pares. Levei na concessionária e orçaram em 24 mil reais. Eu pedi a cortesia para a CSS e eles negaram falando que já acabou a garantia e passou 10 anos da fabricação do carro. Me orientaram a ligar no SAC da VW para pedir cortesia da peça. Liguei então no SAC da VW solicitando a tal cortesia em setembro/2024, todos me atenderam super bem, sempre passando a informação de que iam analisar meu caso e era pra eu deixar o carro na CSS. As semanas foram passando, e eu sempre ligando la cobrando, e a resposta era sempre a mesma, meu caso estava sob análise ainda e era pra eu deixar o carro la. Passou 1 mês, 2 meses, e toda semana eu ligava cobrando a resposta. 3 meses, 4 meses, e nada. A resposta era sempre a mesma, estamos analisando, e eu já estava puto que estava sem carro todo esse tempo e eles me enrolando. Nesse meio tempo, devido a tanta demora, resolvi abrir reclamação no PROCON, CONSUMIDOR.GOV e Reclame Aqui. Passados 5 meses, e depois de ligar la no SAC mais de 100 vezes, um analista me retornou pedindo a foto do manual para ver se eu havia feito TODAS as 21 revisões na VW. É óbvio que não fiz, só realizei as revisões na VW nos 3 primeiros anos conforme a garantia exige e eu já tinha falado isso quando pedi a cortesia há 5 meses atrás. Enfim depois de todo esse tempo dizendo que estavam analisando meu carro, negaram a cortesia por conta das revisões fora da VW. Me enrolaram 5 meses pra dar essa resposta que poderia ter sido dada no em 1 minuto de análise. Era só simplesmente negar a cortesia logo no começo que eu já partiria para o conserto em outra oficina. Mas não... ficaram o tempo todo passando informações dando a entender que o meu caso estava andando e faltava só analisar uma coisinha para liberar a cortesia..... Enfim, vou fazer o conserto por fora e entrar no JEC, com toda certeza, para pedir indenização desse tempo todo que fui enrolado, feito de besta, inúmeras horas gastam no atendimento, indas e vindas da CSS, absurdo descaso com o cliente. E VW MNUNCA MAIS!
    • E ai pessoal tudo certo? Tenho um golf 1.4 TSI mexicano 2015, recentemente foi trocado a carcaça da mecatrônica, porem percebi que no modo Sport do carro quando a rotação cai para efetuar a redução da 2° para a 3° o carro da um tranquinho, porem isso só ocorre no modo S no D fica tranquilo, alguém sabe oque pode ser?
    • Estou com mesmo problema na mecatrônica, o meu foi a placa e ai apareceu solenoide, acumulador .. por fim escolhi a placa g2 que vem nos novos audis que precisa reprogramar, estou a exatamente 1 mês e 15 dias sem carro e nada de resolver, está deixando a desejar as oficinas aqui, não tem peça a nova a pronta entrega e quando troca acumulador e solenoide carro nao fica bom, vou fazer uma série na Netflix !