Cristalização

Renato

Recommended Posts

Renato, qual a cor do seu carro? ja tem um lugar em mente?

Prata Sargas, não tenho nada em mente.

alguns anos atrás, havia um serviço oferecido dentro de uma loja Renault (terceirizado) que tinha todo um processo especial, diferente do comum feito por ai em qualquer lava-rápido. Mas infelizmente não guardei cartão, elefone, e nem lembro o nome da empresa.

Era um pouco mais caro, mas o processo diferenciado e premium parecia valer a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O prata nao tem tanto problema nao, preto que é mais complicado. Acho valido fazer sim, pelo menos 1x ao ano, desde que seja feito num lugar onde o serviço é confiavel e os produtos sao de qualidade, 3M pra ser mais preciso, e nao seja tao absurdo o preço, fique esperto com borrachas de portas e cantinhos, por mais que mascarem estas partes acontece de ficar um pouco de produto... Fora isso, so manter depois, e curtir o carro brilhando é claro rsrsrs

Link para o comentário

O prata nao tem tanto problema nao, preto que é mais complicado. Acho valido fazer sim, pelo menos 1x ao ano, desde que seja feito num lugar onde o serviço é confiavel e os produtos sao de qualidade, 3M pra ser mais preciso, e nao seja tao absurdo o preço, fique esperto com borrachas de portas e cantinhos, por mais que mascarem estas partes acontece de ficar um pouco de produto... Fora isso, so manter depois, e curtir o carro brilhando é claro rsrsrs

Tenho um Black Edition tambem, esta TODO MANCHADO de fezes de passaros. Estou pensando em pintar ele todinho!

Link para o comentário

Tenho um Black Edition tambem, esta TODO MANCHADO de fezes de passaros. Estou pensando em pintar ele todinho!

Precisa nao renato, manda polir ou se tiver muita pacienca compra o Ultimate Polish da Meguiar's e passe manualmente... Se tiver muito critico deixe com um profissional. Eu uso esse Ultimate Polish nos carros aqui em casa pq 1 deles manchou de marcas de agua, meu pai nao tem pacienca de secar o carro ai eu tive o trabalho dobrado hahaha. 

Link para o comentário

• 3 weeks later...

Renato, cristalização é apenas um nome bonito que inventaram para uma coisa que se chama polimento. O polimento em si não ajuda a proteger a pintura do carro, porém remove todos os defeitos de pintura que podem ter ocorrido ao longo do tempo. O que acontece é que após qualquer processo de polimento (ou cristalização como algumas pessoas gostam de dizer pra parecer mais bonito e cobrarem mais caro) é que passam uma cera protetora no carro para preservar e proteger por mais tempo os benefícios do caro processo de polimento.

Polir (ou cristalizar o carro) consiste em remover uma camada extremamente fina do "verniz" que fica acima da pintura e que é o que dá o brilho ao carro. Essa camada é fina (alguns micrômetros de espessura) e uma vez removida, não há como ser reposta sem uma re-pintura completa do carro.

Há alguns produtos de cera que são limpadores também e que talvez resolvam o seu problema. Caso seja avaliado e cheguem a conclusão que não vai servir, ai terá que ir pro processo de polimento. Se o problema na pintura no seu carro é pontual, há como fazer um polimento mais suave e local. Se o problema for geral no carro, ai terá que partir para um polimento completo. Um carro comum geeeeralmente possui camada de verniz suficiente para cerca de 3 polimentos completos. Depois disso há o risco de remover todo o verniz e chegar na pintura, e ai sim seu carro vai ficar feio =(

Outro comentário importante. Não foram as fezes do pássaro que riscaram o seu carro, e sim o maneira que você tirou ela. Ou as vezes o risco já estava lá e você não sabia  :D

Para limpar seu carro ou retirar qualquer sujeira dele, não use nada além de uma luva de microfibra, regado a bastante água e sabão (preferencialmente um especializado para carros). Passe a luva com nada além da força necessária para remover a sujeira, e garanto que não vai criar nenhum risco na sua pintura. Se tiver que fazer esforço demais, é porque o método não vai funcionar para aquela sujeira. Porém, não faça nunca esforço demais.

Para proteger o carro, vá sempre de cera e/ou selante. Porém na situação que o seu carro pode estar, recomendo que faça isso num lugar especializado.

Se tiver alguma dúvida sobre limpeza automotiva, é só falar comigo  ;)

Abraços

Link para o comentário

• 1 month later...

Pessoal, eu acabei de comprar um Golf Highline Branco e queria aplicar uma cera nele para proteger a pintura mas gostaria de aplicar eu mesmo, alguem conhece um produto que seja simples de aplicar? Tambem tive algumas manchinhas de arvores e passarinho, é possivel algum produto de cera que faça tambem uma remoção de manchas?

Obrigado!

Abraços!

Link para o comentário

• 3 weeks later...

Gabriel, depende de quanto você está disposto a gastar. Recomendo duas coisas: use uma cera líquida (muito mais fácil e rápido de aplicar, e os resultados são ótimos) e que seja uma cera sintética que não manche partes plásticas ou de borracha.

Os produtos da Meguiars são todos excelentes, recomendo a cera líquida sintética deles Ultimate Wax. Nos EUA é extremamente barato, aqui no Brasil é extremamente caro, infelizmente.

Link para o comentário

Renato, boa noite,

Vamos tentar uma solução fácil.

Primeiramente, fezes de pássaros mancham sim a pintura pois são extremamente ácidas. Isso pq são ricas em ácido úrico e todos os elementos que os animais eliminam pela urina. Os pássaros não urinam, logo todos os excrementos saem tudo pelas fezes. E mancha...

Notou fezes de passarinho no carro? Joga água o mais rápido que puder e tenta tirar com um pano de algodão macio. Camiseta de político é uma beleza para isso.

Tá muito seco?  Na hora de lavar o carro, usa xampu normal nosso. Sim, sempre lavei meus carros com xampu e é uma beleza e recomendo. Uma outra hora posso comentar as vantagens. (Sou formado em Farmácia Bioquímica e fiz eng química mas não terminei essa). Muita coisa que aprendi uso para cuidar dos meus carros rs.

Lavou com xampu e não deu? tenta deixar um pouco de xampu em cima da mancha agir por um tempinho, sem deixar secar. Lava de novo para ver.

Sobre os riscos, pode ser que o papel higiênico tenha feito. Esse papel risca mesmo. O que vc pode fazer depois de lavar e secar, passa um pouco da cera protetora plus da 3M. Espera secar e passa uma toalha de microfibra para tirar e "polir". Riscos que ficaram apenas no verniz geralmente saem na boa.

Ainda, na lavagem se tiver mancha, pode usar querosene. Sim querosene. Esfrega com um pano de algodão macio para tirar manchas: Fezes e pixe. mas não deixa o querosene tocar em borracha ou plástico pq mancha (é solvente). Passou querosene, tira o excesso com pano de algodão pressionando para absorver. É fácil.

Muitas manchas com querosene saem com facilidade.

Outra, o xampu que disse acima tira as manchas de pixe de asfalto, limpa as rodas manchadas de preto devido às pastilhas do freio, deixa o vidro brilhando e já vem prontinho para usar.

No mais, a cera vc pode usar direto... sabe qdo algum fdp abre a porta e pega no carro e fica marcado (sem afetar a pintura) o verniz?  Passa a cera com o dedo, esfrega em movimentos circulares e espera secar. Secou, tira com pano de microfibra ou algodão macio.

Detalhe, todas as vezes que vc tira mancha ou usa de uma forma maior ou usa essa cera, procura fazer em movimentos circulares.

No mais, depois de lavar (com xampu), vc pode encerar o carro todo com essa cera... espera secar. vai ficar bem fosco... aí uma flanela de microfibra e vai ver o resultado.

Abraços,

post-337-0-85121200-1426382219_thumb.jpg

Link para o comentário

Renato, boa noite,

Vamos tentar uma solução fácil.

Primeiramente, fezes de pássaros mancham sim a pintura pois são extremamente ácidas. Isso pq são ricas em ácido úrico e todos os elementos que os animais eliminam pela urina. Os pássaros não urinam, logo todos os excrementos saem tudo pelas fezes. E mancha...

Notou fezes de passarinho no carro? Joga água o mais rápido que puder e tenta tirar com um pano de algodão macio. Camiseta de político é uma beleza para isso.

Tá muito seco? Na hora de lavar o carro, usa xampu normal nosso. Sim, sempre lavei meus carros com xampu e é uma beleza e recomendo. Uma outra hora posso comentar as vantagens. (Sou formado em Farmácia Bioquímica e fiz eng química mas não terminei essa). Muita coisa que aprendi uso para cuidar dos meus carros rs.

Lavou com xampu e não deu? tenta deixar um pouco de xampu em cima da mancha agir por um tempinho, sem deixar secar. Lava de novo para ver.

Sobre os riscos, pode ser que o papel higiênico tenha feito. Esse papel risca mesmo. O que vc pode fazer depois de lavar e secar, passa um pouco da cera protetora plus da 3M. Espera secar e passa uma toalha de microfibra para tirar e "polir". Riscos que ficaram apenas no verniz geralmente saem na boa.

Ainda, na lavagem se tiver mancha, pode usar querosene. Sim querosene. Esfrega com um pano de algodão macio para tirar manchas: Fezes e pixe. mas não deixa o querosene tocar em borracha ou plástico pq mancha (é solvente). Passou querosene, tira o excesso com pano de algodão pressionando para absorver. É fácil.

Muitas manchas com querosene saem com facilidade.

Outra, o xampu que disse acima tira as manchas de pixe de asfalto, limpa as rodas manchadas de preto devido às pastilhas do freio, deixa o vidro brilhando e já vem prontinho para usar.

No mais, a cera vc pode usar direto... sabe qdo algum fdp abre a porta e pega no carro e fica marcado (sem afetar a pintura) o verniz? Passa a cera com o dedo, esfrega em movimentos circulares e espera secar. Secou, tira com pano de microfibra ou algodão macio.

Detalhe, todas as vezes que vc tira mancha ou usa de uma forma maior ou usa essa cera, procura fazer em movimentos circulares.

No mais, depois de lavar (com xampu), vc pode encerar o carro todo com essa cera... espera secar. vai ficar bem fosco... aí uma flanela de microfibra e vai ver o resultado.

Abraços,

Magno, em qual proporção você dissolve o shampoo com a água? Qual shampoo vc usa?
Link para o comentário

Fala VWSpeed !!

Olha, não diluo nada não.
É bem simples, vc só precisa de uma esponja ou um pano de microfibra para lavar o carro. Esse sim interfere pois um pano com fibras grossa ou esponja dura demais deixam aqueles riscos no verniz, que vc vê geralmente na claridade ou contra o sol.

Voltando, depois desse ítem, vc pega um xampu comum que usamos, coloca na esponja a vontade e manda ver. Não precisa diluir nada. Ao contrário dos produtos comerciais para lavagem de carros, esses geralmente vc precisa diluir pois vem concentrados.

O nosso xampu pode usar sem dó !! Apenas deixa o carro bem molhado antes de passar e esfregar.

Tem umas coisas que postei nesse tópico:

http://www.golfmk7.com.br/index.php/topic/176-um-pouco-de-muita-coisa

Se precisar de alguma ajuda, grita aí. Experimenta lavar o carro com xampu e depois veja a diferença.

Abraços,

Link para o comentário

que voces acham de fazer cristalização em carro novo? como peguei o meu semi novo, nao veio perfeito, em cada porta tem 3 furinhos de pedra, 2 na esquerda e 1 na direita. e como o carro é preto aqueles pontinhos brancos me incomodam bastante. pra piorar semana passada alguem deu uma ré e raspou o engate no parachoque, arranhando um pouco tirando a tinta.

levei em um polidor famoso aqui da cidade, ele me cobrou 450 pra cristalizar e dar as pinceladas de retoque.

achei meio caro, mas segundo ele é por causa da cor (preto solido)

Link para o comentário

• 2 weeks later...

Earraval, boa noite,

Vc viu esse tópico que fiz?

http://www.golfmk7.com.br/index.php/topic/176-um-pouco-de-muita-coisa/

Vc pode usar a linha da 3M para polimento e cristalização. Só acho bem difícil fazer em casa pois geralmente vc usa boinas com politriz. Precisa de velocidade baixa, pouco tempo e contato direto com verniz. Precisa ter uma certa bagagem para isso. Eu não faria em casa.

Mas no site da 3M, tem muita coisa boa:

http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/

No mais, se puder ajudar grita aí !

Abraços,

Link para o comentário

Earraval,

Pode confiar. A Cera Protetora Plus é uma beleza! Por ser líquida ela não "empapa" e depois fica difícil para tirar.

Tem um produto que eu quero usar, já estou "namorando" faz tempo:

http://www.geralferramentas.com.br/cera-nxt-generation-tech-wax-20-pasta-meguiars-p-11.html

Só preciso de tempo e lugar para fazer isso, pois moro em prédio... :blink:

Abraços,

Link para o comentário

Esses produtos são tops mesmo. Mas a diferença de preço daqui pra lá é uma piada!! A esponja dessa marca aqui custa 70,00 la fora ja achei por US$3,99!! é mole! Vou comprar esse produto deles

http://www.meguiars.com/en/automotive/products/g3500-da-power-system/

vou aproveitar uma viagem da minha esposa e pedir esse acessório mais a cera abaixo

http://www.meguiars.com/en/automotive/products/g3503-waxing-power-pack/

vamos ver na pratica como fica... ai posto aqui para os comentários....

abs

Link para o comentário

Eai galera, apenas para contribuir com minha experiência própria. Fui numa oficina top afim de realizar um enceramento no meu GTI, o rapaz cobrou R$ 380,00. Das explicações que ele me deu para justificar o valor, disse que usava a cera Meguiar's e que o serviço ficaria ótimo. Enfim... Procurei um revendedor Meguiar's em minha cidade, comprei a cera por R$ 170,00 e eu mesmo apliquei... Em menos de 40 minutos fiz o serviço, a cera rende muito, ou seja, provavelmente irei trocar de carro e ela não terá acabado. Abaixo o resultado...

Forte Abraço!!

post-650-0-28377200-1427833889_thumb.jpg

Link para o comentário