Recommended Posts

Postado

Bom dia, tenho um golf 1.4tsi Confortline, 2014. Estou com um problema que o ar condicionado para de gelar quando estou acima de 90km/h. Quando estou dentro da cidade funciona tudo beleza, se aumentar a velocidade para acima dos 90 ele para de gelar. Inclusive aquela barrinha do ar condicionado no computador de bordo ela vai a zero. Já troquei do sistema de ar condicionado, compressor, evaporador, condensador e válvula block. Alguém tem alguma informação sobre o assunto?? Agradeço.

Postado
Bom dia, tenho um golf 1.4tsi Confortline, 2014. Estou com um problema que o ar condicionado para de gelar quando estou acima de 90km/h. Quando estou dentro da cidade funciona tudo beleza, se aumentar a velocidade para acima dos 90 ele para de gelar. Inclusive aquela barrinha do ar condicionado no computador de bordo ela vai a zero. Já troquei do sistema de ar condicionado, compressor, evaporador, condensador e válvula block. Alguém tem alguma informação sobre o assunto?? Agradeço.
Que defeito estranho esse!

Todas essas trocas de componentes, você fez em um único lugar?
Não levou em outra empresa para avaliar esse defeito?

Abraços.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Postado
Entendo que desde a primeira vez que apresentou o problema, por ser atípico, deveria ter colocado o VCDS e feito um teste de rodagem. No VCDS é possível monitorar até 12 pontos simultaneamente.
Deverá monitorar o transdutor de pressão do gás e sensor de temperatura do ar da saída do evaporador, dentre outros.
O transdutor de pressão pode cortar o compressor, em caso de baixa ou alta pressão no sistema.
O sensor de temperatura pode cortar o compressor, no caso da formação de gelo.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

• 2 years later...
  • 1 year later...
Postado

Tive problema similar! Segue meu relato até a situação atual (considero resolvido).

Na cidade, o AC parecia estar normal (circuitos até 30min). Mas em estrada/rodovia ele estava desarmando (tipo após 1h de viagem). Não percebi relação com velocidade. Naquelas ocasiões de desarme em, não olhei os dados na tela "consumo" que o colega acima citou (entendo ser a tela onde aparece a "barrinha branca", tipo em 50% quando o AC está ligado).

Levei o carro numa oficina especializada em AC. Num primeiro momento foi substituído o fluido refrigerante e adicionado um líquido especial para identificar vazamentos, e fui liberado para andar mais alguns dias. O AC então ficou fraco: precisava colocar tipo 18ºC pra resfriar o que antes fazia em 22ºC, e ainda assim ficava uma sensação diferente. Já de imediato o profissional sugeriu ser final de vida do compressor (Golf 2015, ~110.000 km, nenhuma batida).

Nesse processo, foi constatado que o compressor estava com problema, e isto foi medido pelas marcações no manômetro. E ao abrir o capô, dava pra ouvir um barulho anormal, barulho este que sumia se o AC fosse desligado no painel. Outra forma de perceber é que, no trânsito normal da cidade, ao tirar o pé do acelerador (como quando se aproxima do semáforo) então surgia um barulho anormal, baixo mas estridente. E este barulho parava ao repetir o processo com o AC desligado.

Não havia vazamento (inspeção com "luz negra" e após o líquido especial adicionado).

O primeiro diagnóstico era substituir compressor, condensadora e "válvula block", garantido que não daria mais problema. Isto porque as limalhas espalhadas pelo sistema ficam encrustadas e só se movem com o sistema quente (~100ºC), de modo que limpeza nenhuma poderia removê-las totalmente.

Bom, com o diagnóstico acima, fiquei encarregado de providenciar as peças, mas tive dificuldade de encontrar OEM de condensadora, e mais ainda OEM da tal válvula. Esta dificuldade me chamou atenção, de modo que pensei que não seriam peças de comum troca no mercado. Já o compressor foi tranquilo de encontrar OEM.

Pesquisei bastante sobre o assunto. Vi no YouTube alguns falando que o ideal era trocar as três peças (compressor, condensadora, válvula), e também vi falando que só trocar o compressor seria suficiente. Conversei com dois profissionais de concessionária (MG e ES), que falaram que geralmente só se troca o compressor mesmo. Visitei outras oficinas e, pode ser impressão minha, mas entendi que trocavam condensadora mais em caso de batidas.

Ao final destas pesquisas, minha conclusão foi que: se o óleo removido do compressor estivesse "limpo", então só trocaria o compressor mesmo. Vi uns vídeos mostrando exemplos de óleo sujo, e é bem escuro mesmo.

O meu caso, o óleo estava relativamente limpo. Então prossegui com a troca apenas do compressor.

Sobre código, as peças do Golf começam com "5Q0". No meu carro estava uma peça código 5Q0820803E e fabricada nos EUA (imagino porque o carro foi fabricado no México) e marca SANDEN. Vi num manual online de reparação (em inglês) que o compressor pode ser também DENSO. Vi que a VW evoluiu a especificação da peça, hoje está na versão "M" (5Q0820803M).

Pesquisando mais, vi peças usadas no ML com logo VW e fabricadas pela MAHLE. Vi que o código MAHLE é o ACP-218. Vi que a MAHLE possui duas linhas, "Standard" e "Premium" (melhor). O que comprei foi o MAHLE ACP 218 001P, sendo "P" de "Premium". Paguei ~R$ 1.500 neste compressor novo. Na concessionária, o melhor valor foi R$ 6.000 (normal: R$ 10.000, aplicou desconto porque sou cliente). Valores 11/2025.

Bom, foi feita a substituição do compressor, valor de R$ 700 da mão de obra + materiais (gás de limpeza R11, gás refrigerante R134a, lubrificante PG46).

Após um dia andando, senti que não refrigerava bem. Uma hora notei um barulho no compressor (como se estivesse solto). E logo depois o AC parou de funcionar, só ventilava. Nesta condição, pelo painel naquela tela da "barrinha branca", dava pra ver ela começando a crescer e logo zerava, com um pique no ponteiro de RPM também.

Voltei na oficina, e foi verificado excesso de gás. Foi feito a sangria do sistema, aplicado cerca de 1h de vácuo novamente, e recolocado gás R134a.

Depois disso, estou com o carro e fiquei satisfeito com o resultado.

Gastei, no total até agora: R$ 200 (primeira troca de gás); R$ 1.500 (novo compressor), R$ 700 (instalação do novo compressor) = R$ 2.400.

Caso fosse feita a troca das três peças, a mão de obra seria R$ 1.500, e não tenho os valores de condensadora e "válvula block" OEM.

Espero ter ajudado!

• 2 weeks later...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora