É chegada a hora de discutirmos a "popularização" do reparo crônico das Mecatrônicas.

Recommended Posts

Buenas companheiros. Sou feliz dono De um Golf TSI Comfortline DSG 2014/15 mexicano que está com pouco mais de 62.000Km atualmente. Sou proprietário desde 2017, que tinha 28.500KM quando comprei. Moro em uma cidade do interior do PR, com asfalto acima da média para o país e jamais meu bólido entrou em terra, só e sempre mesmo, abasteço em posto bandeirado e com gasolina aditivada e mantive até a 12ª revisão as checagens e manutenções preventivas na concessionária e na real, só parei de ir porque na pandemia, a VW daqui fechou e comecei a trocar óleo e filtro em locais de confiança e com o óleo MAXI da VW original e filtros Mann ou Frann. Todas correias e velas já foram trocadas com jogos de peças originais VW. Meu carro teve o erro da "alavanca" que os mexicanos têm e consegui o famoso "chip" que reparou em todas as Américas, na do norte inclusive com chamadas em recall. Briguei com ganho em cortesia na concessionaria daqui para instalar este, com uns 45k há uns 4 anos atrás. Só manutenções preventivas já que meu carro jamais me deixou na mão.

Descrevi acima o histórico, para demonstrar que o carro é muito bem cuidado e até pouco usado, para adentrar num tópico que ainda não vi aqui e também de forma preventiva.

Nos últimos tempos estão saindo muitos vídeos de mecânicas executando as mais variadas manutenções nos "robôs" dos DSGs. Desde a troca de óleo e filtro do robô (sim, a caixa é seca mas a mecatrônica possui um óleo e filtro que parece um carretelzinho branco), até a substituição da carcaça, algumas com usinagem e reaproveitamento da peça original com outro suporte de aço inox, mas também com uma carcaça reforçada, com códigos VW UK (reino unido). E aparenta que está a diminuir o absurdo que era a manutenção desta peça no particular, mas sinceramente, não consegui, fora poucos vídeos, ter depoimentos de quem fez, como e onde fez. No mercado livre tem dezenas de opções do Kit completinho para reparar a trinca que ocorre, por explicações aleatórias dos técnicos que assisti e li, pela posição vertical do reservatório de vácuo que, com o peso, material (alumínio) subdimensionado e fraco para solavancos das ruas médias nacionais, força a rosca que começa a trincar e deixa entrar ar no vácuo que trabalharia o robô, dando o erro que trava o câmbio.

Abaixo colocarei o link de  exemplo destes kits e preço, vendido aqui no país e com preço módico em vista dos 8k que eram em média há alguns anos atrás, contudo, acha-se estas e outras formas de reparo com peças de primeira linha (aparentemente) até fora do país, já que o Golf, por ser mundial, é igual nos 4 cantos do planeta. E também parece que em várias localidades do país, cada vez mais tem pessoas que instalam de forma totalmente "Plug & Play" este kit, de maneira até fácil.

Peço aqui que, quem saiba de locais que fizeram esta manutenção, com o cliente levando o kit, ou não, que possa testemunhar, será de grande valor para desmistificar a fama deste excelente câmbio e até valorizar nossos veículos. Sei que o grupo está meio parado, até pelo fim de produção dos MK7, mas creio que de um momento à diante, o grupo se tornará aquilo que é a maior parte dos clubes especializados que existem, uma confraria dos reais amantes dos nossos excelentes carros e que só tem este "calcanhar" pra resolver definitivamente.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2627144582-kit-reparo-mecatronica-dsg-dq200-0am-vw-reforcado-_JM#position=4&search_layout=stack&type=item&tracking_id=8ffe61ec-7591-4a56-96d3-3013b25693b6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando tive que consertar a minha aqui no RJ a oficina especializada me deu duas opções: módulo chinês, com garantia de três meses e cerca de 30% mais barato, ou o original com garantia de um ano. Optei pelo segundo. não existe almoço grátis.

Link para o comentário

• 2 weeks later...

Nossa caras, será que é vergonha de expor, ou é tão raro assim quem já fez este reparo? Isto aqui será util a todos do grupo. Aqui em minha cidade, apenas trocam o fluido e o filtro, que a VW pelo que me consta, não recomenda esta manutenção nos DQ200. Sei também que no Rio Grande do Sul há um curso especializado nestas transmissões, não à toa começaram a aparecer em vídeos os locais de manutenção.

Link para o comentário

• 2 weeks later...

Buenas. Tenho um golf 1.4 TSI, comprei novo em junho de 2014 alemão… tenho ele a 9 anos, tá com 160mil km, nunca estragou nada, com 100mil fiz uma revisão geral e troquei td q precisava, (correia, amortecedor, velas, fluido arrefecimento) o câmbio nunca fiz nada, na ccs m aconselharam a não fazer nada, nem trocar o óleo. Sempre dirigi ele debaixo do mal tempo, sem dó. Não ando em estrada de chão e calçamento, mas se tem q anda é virando roda. Quero ficar com ele mais uns dez anos. 

Link para o comentário