Eu não olho a autonomia mostrada pelo carro, pois acredito que realmente seja bem imprecisa, nem calculo quantos litros entra ou deveriam entrar.
Só anoto os Km percorridos desde o último abastecimento e quantos litros são medidos pelas bombas, o que indica quantos litros foram gastos para percorrer a distância desde o abastecimento anterior, e daí faço a média.
Sei que isso também depende do momento que que o frentista para de abastecer, mas sempre oriento que pare imediatamente após a bomba acusar o tanque cheio.
Mesmo isso não é muito preciso, pois depende da bomba, etc.
Só que após abastecer muitas vezes, pode-se fazer uma média das últimas dez vezes, por exemplo, e daí a precisão tende a ficar melhor, já que pela média deve ficar mais realista.
Será que bicos injetores sujos ou carbonização afetam esta medição?
Sei que isso deve afetar o consumo, e na prática observo isso mesmo, pois não mudei muito os trajetos que faço, e desde zero km o carro vem gradativamente gastando um pouco mais, conforme vai ficando mais velho, fato que já observei também num Polo e Gol que já tive antes.
Nunca fiz nenhuma limpeza de bicos ou troca de velas no Golf, somente o que constava nas revisões, e o carro tem 32.000Km, usando somente gasolina (MK7 alemão), em sua maioria comum, a algumas vezes com aditivada.