REGULAGEM FAROL AUTO GOLF COMFORLINE


MARQUES

Recommended Posts

  • 5 weeks later...
  • 3 months later...
  • 3 weeks later...

@ADANO MARQUES, os dois faróis são regulados na mesma altura.

Todos o faróis para carros com volante na esquerda possuem os fachos mais baixo no lado esquerdo e depois de uma linha horizontal  esses fachos se inclinam para cima no lado direito, isto vc olhando de dentro do carro.

Se vc colocar o carro de frente para uma parede verá um facho central mais forte para cada farol. Eles terão que estar alinhados, na mesma altura.

Certifique-se o chão seja plano.

Se o seu carro não está com os faróis alinhados vá à css que vc comprou o carro e peça que os alinhe, pois o carro veio assim.

Não tente regulá-los por conta própria. O resultado não será bom, pois vc precisa de um aparelho ótico calibrado para fazê-lo corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A regulagem do farol baixo é muito simples e não precisa de nenhum aparelho sofisticado. Coloque seu carro perpendicularmente contra uma parede em um piso plano e acenda os faróis, a mais ou menos meio metro da parede. Marque na parede com um giz ou qualquer outra coisa o corte do facho. Ande uns 5m para trás e veja o que ocorreu com o corte em relação ao piso, se subiu ou se desceu. Corrija com os parafusos de ajuste até acertar a altura com a marca de giz, retorne à posição inicial próximo à parede e caso necessário reajuste novamente. Vá repetindo os passos até o corte do facho não mudar de altura independente da distância que você está da parede. Assim seu farol estará perfeitamente na horizontal, nem para baixo nem para cima, garantindo boa visibilidade para quem dirige sem ofuscar quem vem em sentido contrário. Esses mesmos passos podem ser utilizados para faróis de xenon, só que tem mais um passo que devem ser feito previamente a após o ajuste via cabo VCDS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A regulagem do farol baixo é muito simples e não precisa de nenhum aparelho sofisticado. Coloque seu carro perpendicularmente contra uma parede em um piso plano e acenda os faróis, a mais ou menos meio metro da parede. Marque na parede com um giz ou qualquer outra coisa o corte do facho. Ande uns 5m para trás e veja o que ocorreu com o corte em relação ao piso, se subiu ou se desceu. Corrija com os parafusos de ajuste até acertar a altura com a marca de giz, retorne à posição inicial próximo à parede e caso necessário reajuste novamente. Vá repetindo os passos até o corte do facho não mudar de altura independente da distância que você está da parede. Assim seu farol estará perfeitamente na horizontal, nem para baixo nem para cima, garantindo boa visibilidade para quem dirige sem ofuscar quem vem em sentido contrário. Esses mesmos passos podem ser utilizados para faróis de xenon, só que tem mais um passo que devem ser feito previamente a após o ajuste via cabo VCDS.

Gachet, me desculpa, mas o seu conceito de regulagem de farol está totalmente furado!

 

O correto é verificar a altura do centro do farol (lampada) e ver o centro do facho do farol baixo na parede.

O centro do facho do farol baixo na parede tem que estar a um valor percentual (indicado no farol) mais baixo que o centro do farol do carro, ou seja, para cada metro do carro afastado da parede o centro da luz deverá estar a 1,0 cm mais baixo, caso esse percentual seja de 1,0% (valor adotado antigamente).

Exemplo, carro afastado da parede 5 metros, o centro do facho do farol deverá estar 5 cm mais baixo.

 

Esse valor de percentual geralmente vem gravado na parte superior do farol e gira em torno de 1,3%.

O que daria um facho na parede mais baixo em 6,5 cm cm em relação ao carro para uma distância de 5 metros da parede.

 

Mas não aconselho a realizar este procedimento em casa, pois qualquer irregularidade no piso provocara um grande erro quando vc utilizar o farol na estrada, principalmente o alto.

O equipamento adequado para isso lhe dará uma precisão muito maior que vc poderá conseguir em casa.

 

@ADAMO MARQUES, Não tente realizar um serviço ao qual vc não está qualificado, o resultado poderá ser pior.

Se o carro veio assim, faça valer os seus diretos e o seu dinheiro. Procure a css e faça-a realizar o serviço sem custo para vc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu regulei o meu em casa, mas é meio complicado. E precisa ter certeza que o piso é totalmente plano.

Neste vídeo o cara regula um mk7 e explica de forma bem didática como fazer: http://youtu.be/1ps2bSOLr78

Não vi o vídeo, mas pelo cara é um xenon, coisa muita cara e sofisticada para dar uma de curioso.

O que eu disse no meu post eu aprendi há muito tempo.

Só regulei em carros do meu passado como medida paliativa. Quando tinha tempo levava para regular em equipamento e sempre pegava ajuste.

Agora, tem que dar sorte de pegar um cara que saiba regular, mesmo.

Já peguei caras que não sabiam o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre regulei assim, fica ótimo e não ofusca ninguém na estrada. A gente tá falando de farol, não é engenharia de foguetes, não vai ser 1.5% de diferença que vai fazer o seu carro explodir! Mas é isso aí, se não se garante de dar um jeito em casa, leva na concessionária. Eu particularmente adoro levar o carro na VW, entra com um problema, sai com dois diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vi o vídeo, mas pelo cara é um xenon, coisa muita cara e sofisticada para dar uma de curioso.

O que eu disse no meu post eu aprendi há muito tempo.

Só regulei em carros do meu passado como medida paliativa. Quando tinha tempo levava para regular em equipamento e sempre pegava ajuste.

Agora, tem que dar sorte de pegar um cara que saiba regular, mesmo.

Já peguei caras que não sabiam o suficiente.

Acabei de ver o vídeo.

Ele fala de normas europeia e americana.

Existe uma norma tbm da abnt, não lembro no momento, mas lembro que ela dá 1,0% da altura.

Não perca tempo com norma, há uma indicação, geralmente no topo do farol, que indica em percentual o quanto o farol baixo deve abaixar.

Usando o sistema métrico, se for 1,3% (valor comum) abaixar 1,3 cm para cada 1 metro de afastamento.

Ele falou do farol alto, algo que não coloquei no post.

Quando o carro tem farol único só há um parafuso para regulagem da altura e se deve regular pelo baixo.

No caso do Golf ele mostrou que tem o do alto e este deve permanecer da mesma altura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre regulei assim, fica ótimo e não ofusca ninguém na estrada. A gente tá falando de farol, não é engenharia de foguetes, não vai ser 1.5% de diferença que vai fazer o seu carro explodir! Mas é isso aí, se não se garante de dar um jeito em casa, leva na concessionária. Eu particularmente adoro levar o carro na VW, entra com um problema, sai com dois diferentes.

Amigo, engenharia cria os equipamentos e os procedimentos de regulagem e substituição.

Agora, cada tem sua cabeça se vai utiliza-los ou não.

Mas depois, não reclamem dos resultados.

Mas tem um detalhe, estamos falando de farol. Um equipamento criado único e exclusivamente para a segurança.

1,5% na altura num farol alto na estrada faz muita diferença sim, pq essa diferença dá o ângulo do facho de luz que determinará o alcance dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma de tarado por conta de trigonometria e calculei o centro do facho do farol baixo em duas condições. Rsrs

Levando em consideração a altura do centro do farol (lâmpada) de 65 cm do chão, deu o seguinte:

Farol regulado com 1% = 41,4 metros

Farol regulado com 2% = 20,7 metros

Jorge, não entendi. O que vc quis mostrar? O alcance do facho luminoso com 1 e 2% de inclinação? Se for isso não deveria ser 65 e 32.5 m respectivamente?

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, não entendi. O que vc quis mostrar? O alcance do facho luminoso com 1 e 2% de inclinação? Se for isso não deveria ser 65 e 32.5 m respectivamente?

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Sim Marcelo_cn, isso mesmo.

Mas eu disse o centro do facho do farol e não a área de alcance.

Esse cálculo foi apenas para demonstrar a diferença de 1% (0,9º) na inclinação da regulagem de um farol baixo.

Além do mais, todo farol tem uma geometria de área de alcance própria do projeto, que vai de cada um.

O importante é respeitar a zona de ofuscamento do carro do sentido contrário.

É por isso que cada carro ilumina de forma diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_cn, sabe que vc tem razão?!

Seria realmente 65 metros e 32,5 metros.

Ainda assim para o centro do faixo do farol. Não o alcance.

 

Hoje eu fiz o cálculo rápido e nem fui pelo caminho mais fácil.

Usei trigonometria e ainda peguei um valor de tangente errado.  :blink:

 

Como vc informou um valor diferente, refiz os cáculos pelo caminho mais simples e bateu com os seu.

Blz!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...