SOM DO MOTOR COM AR LIGADO E DESLIGADO


Recommended Posts

Meu Golf 1.4 TSI HIGHLINE ELEGANCE DSG esta com 700km rodados. Eu geralmente ando com som ligado, e por isso nunca observei o SOM DO MOTOR LIGADO. Ontem ao pegar um engarrafamento, observei que em marca lenta, com o ar condicionado ele faz um som diferente de quando esta com o ar condicionado desligado. eu tentei gravar mas não saiu direito o som,

 

perguntas:

 

01) é normal essa diferenca de som do motor com Ar condicionado ligado e desligado?

02) é normal ele ficar com som do motor diferente em baixas rotações e marcha lenta?

03) existe esse questão de o motor estar amaciando mesmo ou é lenda?

 

lembrando que meu carro esta com desempenho perfeito,consumo normal sem alteração nenhuma

 

quem puder ajuda ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz,o barulho vem do cofre do motor. vou fazer o teste desligando o ar, mas deixando o ventilador ligado. eh um som diferente no funcionamento do motor. não sei se por estar pouco rodado, se é diferente mesmo com o ar ligado, pela polia do ar. enfim.. vou tentar gravar com o capo aberto. mas é assim: eu sou chato para ruido. sou observador, entao o que pode ser normal pra mim parece defeito. tenho que me acostumar com todos os ruidos do carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a pergunta 2, eu acho que o som do motor é diferente em rotações muito baixas. Quando eu ando a 60 km/h de sexta marcha (câmbio manual fica +- 1400 rpm), o ronco fica bem grave e parte da vibração do motor é sentida no volante. Acredito que isso acontece por que a transmissão faz muita carga no motor quando a rotação está muito baixa em uma marcha mais pesada. Percebi isso em outros carros turbo, Jetta TSI e no DS3. Não vejo ligação disso com o ar condicionado, pois acontece tanto com ele ligado ou desligado. Na marcha lenta o ronco é normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Amigo, é normal haver diferença no som do motor em marcha lenta com ar ligado e desligado.

Quando o ar está ligado agrega-se ao motor o som do compressor do a condicionado e a ventoinha do radiador/condensador.

Quando o ar está desligado, além do motor, só há a ventoinha, assim mesmos quando ela é solicitada por temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amaciamento não é lenda. Apesar de os motores nos últimos anos já apresentarem folgas bem ajustadas, não é recomendável ultrapassar 2/3 da rotação máxima antes dos 1000km.

O Golf TSI 1.4 tem como rotação máxima 6000rpm, portanto, 4000rpm.

Não que isso vá causar um prejuízo de imediato, mas poderá diminuir a vida útil de alguns componentes internos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal,

Aproveitando o assunto, observei que a ventilação na saída do ar condicionado para o banco traseiro de meu Golf highline 13/14, é muito fraca mesmo colocando na ventilação máxima!

Parece que tem alguma obstrução no duto que passa por baixo do console central!

Quase não dá para sentir ar saindo pela saída traseira! Muito estranho!

Alguém já observou se isso ocorre também?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Aproveitando o assunto, observei que a ventilação na saída do ar condicionado para o banco traseiro de meu Golf highline 13/14, é muito fraca mesmo colocando na ventilação máxima!

Parece que tem alguma obstrução no duto que passa por baixo do console central!

Quase não dá para sentir ar saindo pela saída traseira! Muito estranho!

Alguém já observou se isso ocorre também?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Meireles, não observei isso no meu, mas é uma característica normal.

O banco traseiro é o local mais frio do carro, principalmente durante o dia, pois não tem a carga de sol tão intensa quanto aquela que vem do para brisa, logo, precisa de uma vazão de ar menor para debelar a carga térmica naquele local.

 

Uma outra dica para vc verificar:

Com somente a ignição ligada a velocidade do ventilador interno só sopra até o nível 4. Não adianta passar disto.

Com o motor ligado vc consegue atingir até o nível máximo, que acho que é 8.

Isso é um procedimento preventivo para poupar o uso da bateria do carro com motor desligado.

Nosso carro é cheio de frescurinhas. rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...