ELM 327

Parafuseta

Recommended Posts

Chegou o dongle que comprei no aliexpress.

quem nao sabe é um dongle que encaixa na OBD e faz todas as leituras do carro, basta instalar um entre varios programas no celular, eu coloquei o torque.

dei uma fuçada e uma voltinha agora para ver e ja reparei o seguinte

o tanque em 60% no ponteiro do painel na verdade esta em 31,7% na ECU do carro

A pressao da turbina é 1,2 bar.

vou confirmar depois mas parece que o painel informa 0,5 Km/l a mais que esta na ECU....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 year later...
Em 02/09/2015 at 10:59 AM, Michael disse:

So um ponto... Elm327 e bem legal, mas as vezes os valores reportados as vezes estão errados. E a leitura de códigos dele tb e bem limitada. O vcds lê muito mais. Mas para andar com aplicativo torque ligado fica top!

Ressucitando aqui, Michael, sei que voce tem conhecimento do vcds, eu tenho bastante interesse tambem. Tem como voce mandar os links de onde comprar, se eh cabo, BT, e informacoes de implantacao do mesmo?

Link para o comentário

Em 9/1/2015 at 9:46 PM, anghinoni disse:

Chegou o dongle que comprei no aliexpress.

quem nao sabe é um dongle que encaixa na OBD e faz todas as leituras do carro, basta instalar um entre varios programas no celular, eu coloquei o torque.

dei uma fuçada e uma voltinha agora para ver e ja reparei o seguinte

o tanque em 60% no ponteiro do painel na verdade esta em 31,7% na ECU do carro

A pressao da turbina é 1,2 bar.

vou confirmar depois mas parece que o painel informa 0,5 Km/l a mais que esta na ECU....

Tanque cheio é reportado como 47,5% na ECU. Metade do tanque é reportado aproximadamente como metade de 47,5%... Como o sensor de nível do tanque tem um PID padronizado, a única questão é que a VW resolveu usar um sistema um pouco diferente, ou um sensor que lê uma tensão um pouco diferente com o potenciômetro que faz a medição, logo o resultado acaba saindo "deturpado". O problema não é do leitor OBD e não é necessariamente um problema do aplicativo que vc está usando =)

Um software especializado resolve o problema, como o pessoal já indicou

Link para o comentário

18 horas atrás, Berrante disse:

Obviamente, a versão mais recente e mais cara, deve oferecer mais opções de "configurações", confere?

Vou ver o tutorial do @Michael.

Obrigado!

A partir da versao 12.12 já serve para nossos carros.. uso a 12.12... faço tudo que tem disponivel... as mais recentes tem compatibilidades com carros mais novos... acho que é isso

Link para o comentário

16 horas atrás, Spielwurfel disse:

Tanque cheio é reportado como 47,5% na ECU. Metade do tanque é reportado aproximadamente como metade de 47,5%... Como o sensor de nível do tanque tem um PID padronizado, a única questão é que a VW resolveu usar um sistema um pouco diferente, ou um sensor que lê uma tensão um pouco diferente com o potenciômetro que faz a medição, logo o resultado acaba saindo "deturpado". O problema não é do leitor OBD e não é necessariamente um problema do aplicativo que vc está usando =)

Um software especializado resolve o problema, como o pessoal já indicou

Explicação contundente! o OBDII bluetooth mostra porcentagem ou litros? Encomendei o meu OBD2 bt ta vindo aí, to mega curioso pra pegar umas informações, mas pelo jeito já fiquei um pouco desanimado pela inconsistencia de algumas informações, mas pra esse dispositivo, gostaria de ver a saúde da injeção direta e a pressão do turbo. Gostaria de saber se da pra traçar gráficos dos dados dinâmicos do motor do carro, vi um post de alguém que coletou e fez algo tipo Voltagem, Carga motor e outra coisa que não lembro. Depois pretendo adquirir o VCDS 12.12.

Link para o comentário

2 horas atrás, Berrante disse:

Explicação contundente! o OBDII bluetooth mostra porcentagem ou litros? Encomendei o meu OBD2 bt ta vindo aí, to mega curioso pra pegar umas informações, mas pelo jeito já fiquei um pouco desanimado pela inconsistencia de algumas informações, mas pra esse dispositivo, gostaria de ver a saúde da injeção direta e a pressão do turbo. Gostaria de saber se da pra traçar gráficos dos dados dinâmicos do motor do carro, vi um post de alguém que coletou e fez algo tipo Voltagem, Carga motor e outra coisa que não lembro. Depois pretendo adquirir o VCDS 12.12.

O dado lido pelo OBD mostra o combustível em porcentagem. Porém dependendo do aplicativo, ele pode fazer uma estimativa de quantos litros de combustível há no tanque. Porém você precisa configurar algumas coisas, como quantos litros de combustível o tanque possui incialmente, e você vai precisar corrigir o fator de consumo de combustível para obter um resultado mais preciso. É assim que funciona no aplicativo Torque para Android, que é o meu preferido. Já brinquei bastante com ele. Ele tem diversas funcionalidades, incluindo datalog dos parâmetros disponíveis, e gráfico em tempo real (gráfico em função do tempo somente, depois de "1 min" os dados antigos somem do gráfico já que os novos acabam tomando conta do espaço).

Já que você vai ver a pressão do turbo, segue abaixo um gráfico da pressão do turbo de acordo com a rotação do motor (o processo pra fazer foi bem divertido, pois constou em acelerar o carro até o talo várias vezes xD). Foi meio difícil fazer uma medição precisa em rotações muito baixas, mas a partir de 1.500 RPM o gráfico com certeza está bom. Foram mais de 3.000 pontos de medição. Coloquei uma curva de ajuste ai que não se ajustou muito bem, mas foi o melhor que consegui colocar. A pressão do turbo está em Bar. =)

Capture.PNG

Link para o comentário

Esse é o gráfico que comprova, em "letras garrafais" de que o turbocompressor é "aberto" a partir de 1500 RPMs?

Cara que show!! No futuro a telemetria da fórmula 1 estará nos computadores de bordo dos carros. Só não fazem isso ainda, sei lá pq, pra esconder alguma coisa. Isso é show! De fato já existe há muito tempo, mas ficamos vendidos. Só nas Css que acessavam esses dados.

Muito obrigado! Ficou show! Ansioso pra mexer no meu. Agora preciso do Cabo pra Android. Mes que vem eu vou comprar, pq esse mês estou mais liso que pau de sebo.

Link para o comentário

16 minutos atrás, Berrante disse:

Esse é o gráfico que comprova, em "letras garrafais" de que o turbocompressor é "aberto" a partir de 1500 RPMs?

Cara que show!! No futuro a telemetria da fórmula 1 estará nos computadores de bordo dos carros. Só não fazem isso ainda, sei lá pq, pra esconder alguma coisa. Isso é show! De fato já existe há muito tempo, mas ficamos vendidos. Só nas Css que acessavam esses dados.

Muito obrigado! Ficou show! Ansioso pra mexer no meu. Agora preciso do Cabo pra Android. Mes que vem eu vou comprar, pq esse mês estou mais liso que pau de sebo.

Fala @Berrante, sempre atuante por aqui.

Caiu bem então, estamos em época de Festas Juninas. Quem gosta muita dessa questão de Pau de Sebo é nosso confrade @anghinoni1982, chega a sorrir de orelha a orelha. Ele anda meio sumido daqui, ele é lá da terra do Danilo Gentili, Santo André. Ele tá sem comunicação por esses tempos, explico....Pegaram o Flecha de Prata dele, com uns rojões e coquetéis molotov. Saiu até na imprensa, tava envolvido com os tal de Black Bloc"s depredações e o escabaul. Menino baum, mais se deixou se levar pelas más companhias. Mas logo logo ela está de volta. Aguardemos.

Link para o comentário

3 horas atrás, Sobrinho disse:

Fala @Berrante, sempre atuante por aqui.

Caiu bem então, estamos em época de Festas Juninas. Quem gosta muita dessa questão de Pau de Sebo é nosso confrade @anghinoni1982, chega a sorrir de orelha a orelha. Ele anda meio sumido daqui, ele é lá da terra do Danilo Gentili, Santo André. Ele tá sem comunicação por esses tempos, explico....Pegaram o Flecha de Prata dele, com uns rojões e coquetéis molotov. Saiu até na imprensa, tava envolvido com os tal de Black Bloc"s depredações e o escabaul. Menino baum, mais se deixou se levar pelas más companhias. Mas logo logo ela está de volta. Aguardemos.

Se fosse do DF já iria dizer que era aquele cabra que estourou o rojão na mão e viralizou no WZ. hahahahah! Tamojunto!

Link para o comentário

6 horas atrás, Berrante disse:

Elementar meu caro Watso.... digo, berrante! Cheguei a mesma conclusão, o turbo só entra de verdade as 1500 RPM, mas a pressão máxima só chega mesmo lá por volta de 3000 RPM. Esqueça dessa curva que eu desenhei e preste atenção na tendência dos pontos plotados. E isso condiz com o que eu sinto na aceleração do carro, sensação de que o torque entra a partir dos 1500 e o máximo é por volta de 3000 RPM.

A pressão máxima é na média 1,2 bar, o que é beeeem alto pra um carro de passeio, mas em alguns momentos chegou a 1,3 bar.

Todos os pontos plotados são aqueles em que o fator de carga no motor estava a 100%, pra estar seguro que a pressão do turbo estava efetivamente ao máximo para aquela determinada rotação. Mas o que foi bizarro pra mim no começo, porém depois entendi, é que abaixo dos 1500 RPM, por mais que eu enfiasse o pé lá embaixo o fator de carga jamais chegava aos 100%. Isso ficou claro pra mim depois que entendi que nessa condição, o compressor do turbo age mais como um "bloqueio" a entrada de ar do que algo que o "empurra". Logo, cheguei a conclusão que pra capturar esses dados da maneira mais correta, a única forma seria incluir no datalog a abertura do corpo de borboleta. Então de 1100 a 1500 RPM, os pontos de medição são aqueles em que o corpo de borboleta estava 100% aberto. Não ficou muito bom pq tmb não tinha uma área (ruas e estradas) muito boas pra gravar dados nessa condição... Ficou mais ou menos, mas pelo menos os dados seguem uma tendência, o que já é um bom sinal.

Se tiver afim, faz um gráfico como esse e vamos ver se eles batem! =D

Abraços

Link para o comentário

Elementar...

Com certeza irei! Mas não chegou meu ELM327, assim que chegar, ainda tenho que aprender a montar esse gráfico. Acredito que não vá bater, pois o meu tem Remap, queria muito dar um "Factory Reset" no mapeamento pra proteger o motor e o turbocompressor. Comprei mês passado o carro, mas não tem retenção de marcha... ta sem "barulhos" no motor, tudo clean, por enquanto.

Link para o comentário

9 horas atrás, Berrante disse:

Elementar...

Com certeza irei! Mas não chegou meu ELM327, assim que chegar, ainda tenho que aprender a montar esse gráfico. Acredito que não vá bater, pois o meu tem Remap, queria muito dar um "Factory Reset" no mapeamento pra proteger o motor e o turbocompressor. Comprei mês passado o carro, mas não tem retenção de marcha... ta sem "barulhos" no motor, tudo clean, por enquanto.

Vamos ver como ficou a pressão do seu turbo! To curioso. Só não faz que nem aquele outro membro do fórum que fez remap de uma empresa X, fudeu o turbo, arrumou, rodou de novo e fudeu o turbo de novo xD

Vale ressaltar que fiz os testes a 1.000m de altitude, mas em um carro turbo isso não deve afetar significativamente a pressão.

Link para o comentário

3 horas atrás, Spielwurfel disse:

Vamos ver como ficou a pressão do seu turbo! To curioso. Só não faz que nem aquele outro membro do fórum que fez remap de uma empresa X, fudeu o turbo, arrumou, rodou de novo e fudeu o turbo de novo xD

Vale ressaltar que fiz os testes a 1.000m de altitude, mas em um carro turbo isso não deve afetar significativamente a pressão.

Troféu "mão de pica" pra ele, óbvio que to brincando, mas o remap quem fez foi o outro dono. Fez logo que comprou, disse que baixou um arquivo lá dos "ISTATES"! Foi feito na PRADO AUTOCHIPS no Paraná. Liguei lá, a moça que me atendeu, parecia muito bem informada, entendida do assunto. Mas como eu não entendo muito, eu não sou referência nenhuma para tal. Eu só sei que quando eu piso, o carro estica sinistramente, até os 6 mil que eu acho que é o limite. O antigo dono, meio que disse que os limites de fábrica do carro foram desbloqueados, e é isso que me preocupa, por isso não piso muito, só dei uma pisada há algumas semanas atrás que fez acender a luz do ABS, fiquei preocupado e desde então não forcei mais. Ainda não fui resolver o servofreio pq to muito, mas muito ocupado mesmo. Melhor não ficar forçando a spaceship.

Aqui no DF não deve mudar muito, deixa eu ver aqui.

https://www.google.com.br/search?client=ubuntu&channel=fs&q=altitude+brasilia&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=DMc6WbyUOYOvwASZ7YrgBg

Link para o comentário

1 hora atrás, Berrante disse:

Troféu "mão de pica" pra ele, óbvio que to brincando, mas o remap quem fez foi o outro dono. Fez logo que comprou, disse que baixou um arquivo lá dos "ISTATES"! Foi feito na PRADO AUTOCHIPS no Paraná. Liguei lá, a moça que me atendeu, parecia muito bem informada, entendida do assunto. Mas como eu não entendo muito, eu não sou referência nenhuma para tal. Eu só sei que quando eu piso, o carro estica sinistramente, até os 6 mil que eu acho que é o limite. O antigo dono, meio que disse que os limites de fábrica do carro foram desbloqueados, e é isso que me preocupa, por isso não piso muito, só dei uma pisada há algumas semanas atrás que fez acender a luz do ABS, fiquei preocupado e desde então não forcei mais. Ainda não fui resolver o servofreio pq to muito, mas muito ocupado mesmo. Melhor não ficar forçando a spaceship.

Aqui no DF não deve mudar muito, deixa eu ver aqui.

https://www.google.com.br/search?client=ubuntu&channel=fs&q=altitude+brasilia&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=DMc6WbyUOYOvwASZ7YrgBg

O bixinho deve estar gostoso de acelerar :wub:

Não sei que limites esse cara de quem vc comprou está falando, mas o Golf stock chega aos 6.100 RPM.

Vou aguardar ansiosamente seus resultados com o OBD hahaha

Link para o comentário

6 minutos atrás, Spielwurfel disse:

O bixinho deve estar gostoso de acelerar :wub:

Não sei que limites esse cara de quem vc comprou está falando, mas o Golf stock chega aos 6.100 RPM.

Vou aguardar ansiosamente seus resultados com o OBD hahaha

Cenas do próximo capitulo....

Link para o comentário

O turbo é o Turbo Boost & Vacuum Gauge, é um dos últimos itens. Lembre-se que nem todas as informações estão disponíveis na versão grátis, se vc pegou ela. Você pode ver a pressão do turbo pelo Tempo Real. Sugiro vc usar um dos tipos de ponteiro que grava o valor mínimo e máximo registrados. Ai vc não precisa ficar olhando pra tela do celular enquanto acelera o carro. Tvz esse tipo de ponteiro só esteja disponível na versão paga tmb...

Pra gravar os dados, vc vai precisar configurar o data log... Sugiro mudar a unidade de medição de pressão de PSI para Bar nas opções! =)

Link para o comentário

2 minutos atrás, Spielwurfel disse:

O turbo é o Turbo Boost & Vacuum Gauge, é um dos últimos itens. Lembre-se que nem todas as informações estão disponíveis na versão grátis, se vc pegou ela. Você pode ver a pressão do turbo pelo Tempo Real. Sugiro vc usar um dos tipos de ponteiro que grava o valor mínimo e máximo registrados. Ai vc não precisa ficar olhando pra tela do celular enquanto acelera o carro. Tvz esse tipo de ponteiro só esteja disponível na versão paga tmb...

Pra gravar os dados, vc vai precisar configurar o data log... Sugiro mudar a unidade de medição de pressão de PSI para Bar nas opções! =)

Comprei, paguei 11,45 Temers. Achei que voce usava o Graphing, pra guardar os graficos.

Link para o comentário