Depois que o RicW deu um toque no passado, deixei de lado essa masturbação mental sobre o óleo do motor e passei a curtir o meu possante.
Entretanto, fiquei cabreira com essa última mudança da VW Brasil.
Como que o motor EA888 de 3ª geração, de 2014 a 2017, recomendam óleo com viscosidade 0W30, norma VW 502/505, enquanto que o mesmo motor, a partir do ano de 2018, recomendam óleo 5w40, com a norma VW 508/509? Qual a razão técnica para essa discrepância em relação ao mesmo motor?
Não entendo, será que mudaram componentes, peças dos motores triplo 8 de 2018 em diante? Sinceramente, acredito que não, não faz sentido mexerem em uma receita de sucesso e já premiada no passado como melhor motor do ano.
E para piorar essa confusão, a Shell quer empurrar um óleo 0w30 API SL! L L L L L !!! Regrediram no tempo no que tange as características (aditivação etc) do óleo do motor. Em um momento em que a indústria evoluiu para o API SN PLUS e API SP, justamente por causa da LSPI (pré ignição a baixa velocidades), característica desses motores turbinados com injeção direta, no Brasil somos presenteados com um óleo de pior qualidade.
A VW do Brasil está "mareando" no que tange a indicação do óleo do motor.
É provável que eu continue utilizando o Mobil 1 mesmo, 0w40....