Fernando Bardamu

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  1. Um dos sensores fica no lado de trás do cabeçote, bem perto da bomba d'água, ao lado do coletor de escape. O outro fica na saída do radiador.
  2. Boa tarde e seja bem vindo. Que lugar estranho para sujar de óleo! Logo abaixo do coletor de admissão fica o trocador de calor do óleo do motor e, mais embaixo, o sistema de ventilação do cárter, que tem uma mangueira que vai até a válvula do acelerador. Será que o vazamento está num desses lugares e o vento leva o óleo para cima?
  3. Pelo que sei, as reclamações de barulho na suspensão traseira se referem às Variants até 2016. De 2017 em diante houve substituição do multilink por eixo de torção. A Minha Variant é 2017 e não faz barulho algum na suspensão traseira, só na dianteira ao passar em valetas mais profundas (o conhecido barulho de carroça), o que aparentemente ocorre em todo Mk7.
  4. A partir de 2017 a Variant saiu com o câmbio automático convencional (tiptronic).
  5. Pelo que vi essa tampa é presa por um parafuso e duas travas de pressão. Sabe se precisa trocar as travas a cada inspeção? Eu lembro que num orçamento que fiz de revisão em concessionária eles incluíram umas peças para substituir na inspeção da correia.
  6. Anexei um arquivo de imagem, mas parece que deu ruim. De todo modo, no manual consta que o intervalo de troca da correia dentada é de 210.000km e que não há prazo para troca da correia de acessórios e do tensionador ("lifetime"). Não há indicação de troca por tempo. Obs.: Não sei se essa instrução foi atualizada.
  7. Vejam o que achei num manual técnico da Audi de 2013 sobre o intervalo de troca da correia:
  8. Pelo que entendi vendo um esquema do sistema de refrigeração desse motor, essa bomba elétrica deve funcionar também quando o motor está ligado. São dois circuitos de refrigeração praticamente independentes (só se comunicam por um T na mangueira que vai até o vaso de expansão), inclusive com um radiador para cada um deles. O principal (bomba acionada pelo comando de escape) refrigera o cabeçote e o bloco. O circuito auxiliar (bomba elétrica) refrigera o coletor de admissão e o mancal do turbocompressor.
  9. Se for mesmo problema na bomba d'água auxiliar (elétrica), você pode ter superaquecimento do mancal do eixo da turbina/compressor.
  10. Comprar Golf zero km com pacote Premium não fazia sentido mesmo, pelo menos em condições normais (o primeiro dono do meu carro era (ou ainda é) funcionário da VW). Mas no mercado de usados a diferença de preço em relação aos outros pacotes cai bastante. Quando comprei, havia três Variants com pacote Premium anunciadas em São Paulo e cidades próximas, além de uma Exclusive com ACC. Tinha muitos Golfs à venda nessa época. Foi logo que parou a importação da Variant e quando já havia notícia de que o hatch também deixaria de ser vendido. Acho que nessa hora muita gente fica com medo da desvalorização iminente e põe o carro à venda para não ficar no prejuízo (o que, por outro lado, só favorece o comprador, já que aumenta a oferta). Hoje é bem mais difícil achar essa configuração à venda.
  11. Você pode identificar se o carro tem o pacote Premium pelas fotos do anúncio, verificando a existência de alguns itens que são exclusivos dele: 1) Comandos de ajuste elétricos do banco do motorista; 2) Sensores de estacionamento laterais, que ficam nas extremidades dos para-choques, bem perto das rodas (servem para o Park Assist); 3) Tela da multimídia maior que a das outras versões e pacotes; Há também o sensor do ACC no meio do para-choque dianteiro, mas ele também está presente em alguns carros com o pacote Exclusive. Acho que vale a pena pegar um carro com pacote Premium por causa do ACC/alerta de colisão/frenagem automática. Mas claro que isso depende de quanto estiverem pedindo e do estado do veículo. Quando comprei o meu, os com pacote Premium estavam sendo anunciados com preços entre R$ 6 mil e R$ 10 mil a mais que os com pacote Exclusive do mesmo ano (2017). Provavelmente a diferença de preço num modelo 2014 ou 2015 será menor.
  12. Quanto ao barulho do porta-malas, verifique o encaixe das peças de plástico que sustentam o assoalho removível. Uma delas (a que fica no sentido transversal) tem um encaixe meio folgado com as outras e fica sambando com o carro em movimento. Resolvi colando nela uma fita antirruído.
  13. Segue um esquema do sistema de refrigeração dos motores EA211. Pelo que entendi do esquema a válvula que abre primeiro (87ºC) abre o retorno do radiador (antes disso a circulação do líquido fica apenas entre a bomba e o cabeçote) e a outra válvula (105ºC) abre o retorno do bloco.