Olá! Eu tenho um Jetta 2016 1.4. Primeiro dono fez as 6 primeiras revisões na concessionaria e eu fiz a sétima de forma a manter a garantia. Fiz mais uma pois ainda estava estudando o carro. Depois disso, eu montei o meu próprio plano de manutenção com as datas e kilometragens em que as trocas de peças precisam ser feitas. Não tem segredo.
Busque no manual do seu modelo os itens que precisam ser verificados ou trocados por tempo ou por km.
Acompanhando o seu plano, voce pode procurar uma boa oficina independente e solicitar a substituição dos itens. Eu estaria na 11 revisão já. O básico eu mesmo faço (troca de filtros, oleo, bateria etc) e o que precisa de oficina levei e pedi para fazer apenas o que precisava - pedi para fazer por, exemplo, a troca das correias (sincronismo e acessorios) e fluido de freio por tempo sempre usando as peças de boa qualidade e/ou originais. Correias com 4,5 anos e fluido de freio a cada 2 anos (troquei numa High Torque aqui de S. Paulo). Nesse fim de semana fiz a troca do aditivo do radiador em casa mesmo (tava super limpo, creio que até duraria mais) - Esse é um item que ninguem sabe exatamente quando se deve trocar. Como passaram 5 anos, achei melhor trocar usando o original VW G13.
Itens de desgaste que não constam no manual é fazer a observação sempre. A cada troca de oleo dá uma boa olhada por baixo. Observar barulho em suspesão, suporte de motor, buchas em geral, pastilhas, discos, coifas, catalisador, escape etc.
Quem pretende mantem esses carros modernos da VW por mais de uns 4 ou 5 anos, precisa tomar as rédeas da manutenção (eu troco de carro quando ele chega aos 10anos) - saber pelo menos o que precisa ser trocado em quando, ainda que use um serviço de concessionária.