Função roda livre não funciona.


Camarotti

Recommended Posts

Olá

adquiri meu golf tsi highline a duas semanas, eu já tinha andado em outros golfs de test drive e de amigos então sabia que o carro tem essa função.

O fato é, meu carro quando no modo eco não está ativando a função roda livre. Fui em 3 css e os mecanicos tapados nem conheciam a função, ai finalmente encontrei uma css que o mecanico conhecia, ele viu que o meu não está ativando, enviou o problema para a vw mas até agora não obteve resposta.

Minha duvida é, meu carro  é 15/15, os 15/15 será que tem essa função? será que é só ativar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não tenho a seleção de modo, mas creio que colocar em ponto morto não existe, porque nessa condição o carro consome mais combustível.

Ponto morto só é mais econômico em carro carburado.

O que o golf faria nesse modo é não usar o freio motor, ou como dizem, não reter marchas. Ou seja, numa descida em que se tira o pe do acelerador ele engata a ultima marcha e deixa o carro "livre".

 

Curiosidade: a roda livre pura eu já usei no DKW Cadango do meu pai, é como o cubo da bicicleta, não existe freio motor nenhum hehe independente da marcha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não tenho a seleção de modo, mas creio que colocar em ponto morto não existe, porque nessa condição o carro consome mais combustível.

Ponto morto só é mais econômico em carro carburado.

O que o golf faria nesse modo é não usar o freio motor, ou como dizem, não reter marchas. Ou seja, numa descida em que se tira o pe do acelerador ele engata a ultima marcha e deixa o carro "livre".

Curiosidade: a roda livre pura eu já usei no DKW Cadango do meu pai, é como o cubo da bicicleta, não existe freio motor nenhum hehe independente da marcha.

Na verdade o Golf desengrena. As rotações caem para 800 rpm.

A vantagem é que o carro roda mais sem o freio-motor, e esse gasto a mais é compensado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

descer desengatado gasta mais que engatado numa marcha longa que não cause freio motor, podia jurar que era assim até agora.

 

porque engatado faz o motor funcionar so com a forca das rodas, e corta 100% o combustível.

desengatado não, precisa do combustível para a marcha lenta.

 

o golf mudou esse paradigma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anghinoni, acredito que tenha um meio termo. Mesmo em sétima marcha o freio-motor age, dificultando longos períodos sem aceleração, fazendo com que você acione o pedal mais cedo. Já com roda-livre, o motorista consegue deixar por mais tempo na "banguela", gastando pouco (800 rpm). Por isso, acredito que o roda-livre seja melhor em períodos mais longos... Quanto mais longo? Aí já não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anghinoni Se realmente é eficaz não sei dizer, mas como é item do carro e o meu não esta funcionando estou brigando com a vw.

em algumas decidas não tao íngremes, mesmo em 7 marcha o freio motor acaba te obrigando a acelerar um pouco, com essa função de "banguela" como esta descrito no proprio manual, o carro vai deslanchar um pouco mais, mas acredito que seja mais útil na cidade que na estrada, já que quando o piloto automático esta ativo essa função não ativa, e eu uso o PA praticamente o tempo todo na estrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para uma direção mais econômica acho melhor utilizar o modo eco na estrada.

Explico porque:

Sempre procuro manter distância do veículo à frente. Isto além da segurança, economiza pastilhas de freio e combustível.

Na cidade, com transito, tendo que parar a todo momento, com a roda livre tem que se usar muito os freios e consequentemente as pastilhas vão durar menos.

Na estrada as oportunidades de aproveitar a inércia do carro soltando o acelerador por mais tempo são bem maiores.

E quando necessário uma ultrapassagem mais rapida é só rodar na alavanca e passar para o esportivo.

Esta é a minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uso modo eco, economia em torno de 10% a 20% no consumo. Nós temos aqui na empresa um Volvo FH e o mesmo tambem tem este dispositivo. Tira o pé do acelerador e joga no ponto morto.

 

Cara deve se algum problema de software do seu carro. Já tento reseta ele? (Desliga a bateria)

 

CCS é foda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, boa tarde.

 

Também não consigo ativar esse recurso no meu carro. Coloco no modo ECO, acelero, tiro o pé do acelerador e nada... o carro permanece engrenado todo tempo. Vai reduzindo as marchas como se estivesse no NORMAL.  :(

 

Meu carro é um Highline DSG, mexicano 15/15. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Majado acho que é coisa do 15/15 entao

Pois e Camarotti, parece que sim. Precisamos de mais alguem para confirmarmos essa hipotese. Lamentavel se nao tiver mesmo.... Na minha opiniao, é o beneficio mais importante do modo ECO.

Por favor, dê noticias se voltar à css sexta feira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei com o engenheiro da vw que estava na css, ele me disse que na ultima atualização do software do cambio essa função foi desabilitada, é uma medida que ja foi feita na europa e agora aqui, visando diminuir o ruído do cambio quando em piso irregular. Falando com um amigo ele me disse que apos levar o a3 dele para a revisão o mesmo tb veio  sem a função. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei com o engenheiro da vw que estava na css, ele me disse que na ultima atualização do software do cambio essa função foi desabilitada, é uma medida que ja foi feita na europa e agora aqui, visando diminuir o ruído do cambio quando em piso irregular. Falando com um amigo ele me disse que apos levar o a3 dele para a revisão o mesmo tb veio  sem a função. 

 

É, então tá mais que confirmado....o que é uma pena!  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...