Recommended Posts

Postado

Olá pessoal! Quero compartilhar uma situação, e talvez me ajudem.

Tenho um Golf Variant Highline 15/15 com 78.000km e todas revisoes feitas na css.

De 10.000 km pra cá, começou a apresentar um tranco (por vezes bem forte) quando a troca de 1° p/ 2°, e da 3° p 4°. E quando o tranco é forte, ele da erro no câmbio  acende o alerta, e trava a marcha na 2°. Daí tenho que parar o carro, desligar, e ele volta ao "normal". O estranho tb é que quando ele dá esse tranco para entrar na 2°, acende a luz da injeção (não sempre, porém a grande maioria das vezes). E fica acesa por dias. E do nada ela apaga quando ligo o carro pela manhã. 

E tem vezes (bem menos agora), que o carro trabalha normalmente. Quando uso no modo manual, tudo funciona sempre normal.

Troquei os lubrificantes e levei na css, e "fizeram" a atualização do software. Porém, nada mudou. Passado o computador, foi identificado dois erros:

J743 - mecatronica, motorização da embreagem

002 - sistema eletrônico de caixa de velocidades / 10693 P175D00 - Embreagem 1 abre inadvertidamente (10001000 passivo esporádico)

002 - sistema eletrônico de caixa de velocidades / 10815 P287100 - Embreagem fica aberta (0001000 passivo esporádico).

Alguém tendo esse problema similar? Li alguns posts aqui, e temos direito a reposição dessa peca (mecatronica, se necessário), mesmo após garantia? Poderia ser alguma outra peça, que não a mecatronica, tipo somente Embreagem?

Agradeço a ajuda de vcs.

Postado

Tenho um Golf Variant Highline 15/15 com 78.000km e todas revisoes feitas na css.
De 10.000 km pra cá, começou a apresentar um tranco (por vezes bem forte) quando a troca de 1° p/ 2°, e da 3° p 4°. E quando o tranco é forte, ele da erro no câmbio  acende o alerta, e trava a marcha na 2°. Daí tenho que parar o carro, desligar, e ele volta ao "normal". O estranho tb é que quando ele dá esse tranco para entrar na 2°, acende a luz da injeção (não sempre, porém a grande maioria das vezes). E fica acesa por dias. E do nada ela apaga quando ligo o carro pela manhã. 
E tem vezes (bem menos agora), que o carro trabalha normalmente. Quando uso no modo manual, tudo funciona sempre normal.
Troquei os lubrificantes e levei na css, e "fizeram" a atualização do software. Porém, nada mudou. Passado o computador, foi identificado dois erros:
002 - sistema eletrônico de caixa de velocidades / 10693 P175D00 - Embreagem 1 abre inadvertidamente (10001000 passivo esporádico)
002 - sistema eletrônico de caixa de velocidades / 10815 P287100 - Embreagem fica aberta (0001000 passivo esporádico).
Alguém tendo esse problema similar? Li alguns posts aqui, e temos direito a reposição dessa peca (mecatronica, se necessário), mesmo após garantia? Poderia ser alguma outra peça, que não a mecatronica, tipo somente Embreagem?
Agradeço a ajuda de vcs.

Infelizmente seu carro está com problema na mecatrônica.

Esses erros que mencionou são sintomas de defeito nela mesmo.

Agora será uma luta com a concessionária, se tiver todas as revisões feitas la e o prazo de garantia passou de 1 ano, talvez você consiga cortesia na peça nova mas pagando uma porcentagem da mão de obra.

Caso contrário, é mais vantajoso fazer a manutenção em oficinas especializadas, valores variam de 4k a 12k reais.
Concessionária ja vi orçamentos de 20 ate 40k reais.

Boa sorte!

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Postado
Agradeço a ajuda de vcs.

Meu caro, não tenho dúvida que o seu carro está com problema no módulo da mecatrônica, geralmente chamado de TCM ou TCU. É o cérebro da mecatrônica. Lá contém o cérebro, sensor de pressão e os terminais das solenoides. A sua parece que está intermitente, em curto, as vezes funciona normal e outras não. Quando apresenta problemas dá diversos erros no carro.
Tive problemas, não semelhantes ao seu, com o tempo vai piorar, até o carro te deixar na mão.

Os valores que o nosso confrade@anghinoni passou, não valem para o Rio de Janeiro, pelo menos até o final de ano. Aqui a brincadeira já começa acima de 10.000.

Em concessionária você vai ter que trocar a mecatrônica completa por uma original com todos os riscos que vem no carro desde zero.
No paralelo você poderá trocar somente o que apresenta defeito, a TCM, por exemplo, e fazer um reforço no acumulador de pressão ou substituir o chassi por um que já tem a base reforçada.

O DQ200, desde que foi lançado, só sofreu 2 revisões, mas nenhuma delas com referência ao acumulador de pressão.

Os Golfs do Brasil vieram com a 1a revisão.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Postado
1 hora atrás, Jorge Jox disse:

Meu caro, não tenho dúvida que o seu carro está com problema no módulo da mecatrônica, geralmente chamado de TCM ou TCU. É o cérebro da mecatrônica. Lá contém o cérebro, sensor de pressão e os terminais das solenoides. A sua parece que está intermitente, em curto, as vezes funciona normal e outras não. Quando apresenta problemas dá diversos erros no carro.
Tive problemas, não semelhantes ao seu, com o tempo vai piorar, até o carro te deixar na mão.

Os valores que o nosso confrade@anghinoni passou, não valem para o Rio de Janeiro, pelo menos até o final de ano. Aqui a brincadeira já começa acima de 10.000.

Em concessionária você vai ter que trocar a mecatrônica completa por uma original com todos os riscos que vem no carro desde zero.
No paralelo você poderá trocar somente o que apresenta defeito, a TCM, por exemplo, e fazer um reforço no acumulador de pressão ou substituir o chassi por um que já tem a base reforçada.

O DQ200, desde que foi lançado, só sofreu 2 revisões, mas nenhuma delas com referência ao acumulador de pressão.

Confrade, você teria alguma indicação de oficina para troca/ resolução de mecatrônica no RJ que não concessionária? só conheço uma, a  Garage SANF em jacarepaguá, mas queria ter mais opções caso um dia eu precise... obrigado

Postado
Confrade, você teria alguma indicação de oficina para troca/ resolução de mecatrônica no RJ que não concessionária? só conheço uma, a  Garage SANF em jacarepaguá, mas queria ter mais opções caso um dia eu precise... obrigado
Auto Elétrica Prev-Auto Centro Automotivo
Estrada do Galeão, 571 - Ilha do Governador
Tel 21 97838 5932
Procurar Igor ou Frank
Não é nada barato. Mas o cara é bom. O Frank é engenheiro mecânico.
Fiz o meu lá em dezembro. Estou indo pra 4.000 km.

Postado
2 horas atrás, Jorge Jox disse:

Obg pelas informações. Então já devo me preparar, finaceira e psicologicamente para manutenção em breve.  Uma pena, porque tirando isso, o carro é incrivel.

Postado
3 horas atrás, anghinoni disse:

Infelizmente seu carro está com problema na mecatrônica.

Esses erros que mencionou são sintomas de defeito nela mesmo.

Agora será uma luta com a concessionária, se tiver todas as revisões feitas la e o prazo de garantia passou de 1 ano, talvez você consiga cortesia na peça nova mas pagando uma porcentagem da mão de obra.

Caso contrário, é mais vantajoso fazer a manutenção em oficinas especializadas, valores variam de 4k a 12k reais.
Concessionária ja vi orçamentos de 20 ate 40k reais.

Boa sorte!

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Obg pelas informações. Difícil fazer pela css. Lá, de cara, eles condenarão tudo, e o orçamento será inviável. 

A questão é conseguir essa peça, como cortesia da montadora, para um veículo 2015, mesmo tendo sido feitas todas as revisões. 

Mas irei tentar.

Obg!

Postado
Obg pelas informações. Então já devo me preparar, finaceira e psicologicamente para manutenção em breve.  Uma pena, porque tirando isso, o carro é incrivel.
Fique super preparado, pq o seu carro já está com o problema.
Não ande com ele pq o prejuízo poderá ser maior. Poderá ocorrer um desgaste nos seus discos das embreagens.
O meu eu reparei logo. As minhas embreagens estão boas. Não foram danificadas.

Postado
Obg pelas informações. Difícil fazer pela css. Lá, de cara, eles condenarão tudo, e o orçamento será inviável. 
A questão é conseguir essa peça, como cortesia da montadora, para um veículo 2015, mesmo tendo sido feitas todas as revisões. 
Mas irei tentar.
Obg!
Não é impossível ser arcado pela montadora. Mas é muito difícil.
Um amigo conseguiu num 15/15, onde todas as revisões são feitas na css. Detalhe, o carro tinha por volta de 30.000 km.

Postado
22 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Fique super preparado, pq o seu carro já está com o problema.
Não ande com ele pq o prejuízo poderá ser maior. Poderá ocorrer um desgaste nos seus discos das embreagens.
O meu eu reparei logo. As minhas embreagens estão boas. Não foram danificadas.

Farei isso. Pq como eu falei, já está assim a uns 10k km. Então pode acabar danificando tudo mesmo e o prejuízo será maior ainda. Obg pela dica.

Postado

DQ200

Vídeo muito legal!

O vídeo é legal, mas tem ressalvas:

1o ele fala em 100 bar no acumulador de pressão.

Tenho literatura que informa operação de 40 a 60 bar com a válvula de segurança abrindo de 70 a 75 bar.

2o ele compara este câmbio com automáticos, quando se discute troca de óleo. Defende que se troca.

Esse câmbio não pode ser comparado com automáticos e nem um DCT com embreagem molhada.

Câmbios automáticos e DCT de embreagens molhadas têm peças de desgaste (discos), que geram particulados e obviamente calor.

O DQ200 só tem como desgaste os discos das embreagens, que são secas, não têm contato com as engrenagens ou qualquer outro componente.

• 3 weeks later...
Postado

Pessoal, sou novo por aqui, então me desculpem se for redundante. Vou adquirir um golf variant 2015 com 60.000km. Vocês tem alguma oficina de confiança em São Paulo capital onde façam manutenção preventiva pra valer nesse carro? Grato

Postado
Em 09/03/2022 at 1:48 PM, Jorge Jox disse:

Auto Elétrica Prev-Auto Centro Automotivo
Estrada do Galeão, 571 - Ilha do Governador
Tel 21 97838 5932
Procurar Igor ou Frank
Não é nada barato. Mas o cara é bom. O Frank é engenheiro mecânico.
Fiz o meu lá em dezembro. Estou indo pra 4.000 km.

Valeu!

• 6 months later...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora