Como cuidar de um motor turbinado

Movido

Recommended Posts

Andei lendo em varios foruns dicas de como cuidar da manutenção de carros turbinados, inclusive de carro modificados!

Uma das dicas que achei muito importante é que na maioria dos foruns indicavam trocar o oleo com 5000km e não com 10000km como indica no manual do carro;

Quando andar forte não desligar o carro assim que parar, esperar por pelo menos 2 min com motor ligado em marcha lenta;

Quando ligar o carro não sair andando assim que ligar, esperar pelo menos 1 min antes de sair, pois o oleo precisa percorre a turbina para lubrifica-la;

Não acelerar acima de 2500rpm antes do oleo atingir a temperatura ideal, a pressão no carro turbo é muito grande, alem da turbina tambem ser beneficiada com o oleo do motor;

Usar somente gasolina premium ou podium para evitar a formação de borras no motor;

Verificar periodicamente a mangueira que leva o oleo do motor para turbina, pois se ela estiver obstruida pode diminuir a vasão e consequentemente danificar a turbina;

Verificar o filtro de ar com mais frequencia, pois o motor turbo puxa muito mais ar, isso acaba sujando o filtro e pode levar impurezas para turbina;

Em carros Chipados ou modifcados verificar as velas com maior frequencia do que recomendado pelo fabricante;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato essas recomendacoes especialmente a das trocas de oleo procede, eu troco de 5 em 5 mkm independente de chipado ou nao, espero o carro circular o oleo quando ligo e verifico 2x por mes o nivel de oleo do carro. Acho mais que prudente ainda mais um carro modificado, ele vai trabalhar com maior pressao do turbo, gerando um maior "stress" dos componentes. 

Link para o comentário

Minha opinão:

Concordo quase todas as recomendações acima caso se tratasse de um carro turbo comum e/ou mais antigo.

A intervalo de troca do óleo é baseada nas condições de utilização do carro. Claro que um carro turbo é mais sensível a utilização de um óleo desgastado, porém se o manual diz para fazer a troca com 10.000 km (salvo as condições de utilização), então pode ter certeza que esse intervalo é seguro.

Se andar forte com o carro, é uma prática super segura esperar alguns momentos antes de desligar ele, porém 2 minutos me parece um pouco exagerado.

Ao ligar o carro, 1 minuto para sair com ele também parece exagerado. O mais importante é ligar e não sair instantânemanete acelerando, e muito menos sair acelerando muito (outro ponto muito importante). Mesmo se trantando de um carro turbo, não se esqueça que o Golf tem o sistema start-stop, que é utilizado em situação de trânsito onde o carro deve ser acelerado logo quando é re-ligado. Garanto que nenhum projetista faria um motor com essa função que fosse prejudicado nessa situação. Ao ligar o carro com o motor frio isso fica apenas mais sensível devido a viscosidade do óleo. Tanto que o start-stop do Golf possui alguns critérios para ser ativado automaticamente ou não, como a temperatura do motor.

Em relação a acelerar o carro mais fortemente apenas quando o óleo chegar a temperatura ideal, mais importante que isso é que o motor em si (líquido arrefecedor) chegue na temperatura ideal. Devido ao projeto do motor 1.4 TSI do Golf (início do coletor de escape integrado com o cabeçote e refrigerando pelo líquido arrefecedor), o motor chega na temperatura ideal de operação rapidamente. O óleo naturalmente chega a uma boa temperatura ideal de operação rapidamente também, ainda mais por ser multiviscoso. Tão importante quanto não operar em rotações altas com o motor enquanto está frio, é importante também não pisar fundo no acelerador.

Gasolina podium ou premium não evitam formação de borra no motor. A borra é formada por óleo em condições muito ruins. O óleo pode sim ser degradado por um combustível de qualidade (muito) ruim. O enxofre presente na gasolina é o componente do próprio combustível responsável por degradar o óleo (há outros fatores do motor que degradam o óleo, claro). Porém a gasolina comum no Brasil desde 1 de Janeiro de 2014 teve sua quantidade de enxofre reduzida de 800 ppm para 50 ppm, contra a gasolina podium da Petrobras que possui 30 ppm. As duas quantidades de enxofre estão ok para um motor comum (mesmo turbo).

Verificar a mangueira de óleo para o turbo parece uma prática boa, talvez também um pouco exagerada (contanto que não se tenha feito nenhuma mal prática de manutenção e utilização com o motor). Porém é que nem sopa para doente, nunca faz mal.

Verificar o filtro de ar com mais frequência (além do especificado no manual) só é necessário caso o motor seja utilizado em condições mais severas (muita fumaça, poeira, etc). Motores turbo puxam muito mais ar, mas os filtros de ar são dimensionados para isso, são maiores e possuem mais capacidade de filtração.

Carros modificados com chip ou qualquer outra coisa que aumente a potência do motor devem ter inspeção mais rigorosa, não só nas velas mas como em vários outros componentes.

Críticas construtivas aos meus comentários serão bem vindas =)

Abraços

Link para o comentário

Bom, vamos lá! Trocar óleo com 10.000km, quem mora em cidade sem engarrafamentos? Quem não exige do carro? Se vc esta fora desse perfil pode respeitar o prazo de 6 meses ou 10.000km! tirando isso, se vc usa o carro de forma extrema, vc precisa trocar oleo, filtro de óleo e filtro de ar com maior frequência, senão pode preparar o bolso, carros turbos são mais complexos sim, mesmo de fábrica, por mais que o motor seja projetado para durar o mesmo tempo ou km de aspirado sabemos que isso não é bem assim! Por isso não acredito piamente em o que a fábrica recomenda!

Link para o comentário

Eu me enquadro em uma posição um pouco dificil de classificar, porque metade do meu percurso é em engarrafamentos dentro da cidade e a outra metade andando tranquilamente pela estrada. Com o meu carro antigo (não turbo) mantive a troca de óleo a cada 10.000 km e felizmente nunca tive problemas. Meu estilo de dirigir mais suave (eu realmente exijo pouco do carro) me deixava tranquilo para fazer isso.

Se você vive anda a maior parte do tempo dentro de cidade e em engarrafamentos concordo que deve reduzir o intervalo de troca de óleo. E isso não significa necessariamente ter que preparar o bolso, já que nessa situação consequentemente faz você rodar menos com o carro. Ando bastante com o carro em estrada e apesar de trocar a cada 10.000 km, tenho que trocar em um período de tempo curto porque rodo muito.

Uso severo do carro é algo no nível de taxista, ou caso você ande muito com o carro carregando carga, por exemplo. Ou passando a maior parte do tempo em congestionamentos intermináveis. Nesse último caso acho que o Golf leva um pouco de vantagem pelo fato de ter o sistema start-stop, desligando o motor quando você fica séculos parado esperando um farol abrir haha =)

Como falei em outro tópico do forum, trabalho em uma empresa que produz motores diesel industriais (sei que são diferentes de motores a gasolina automotivos, hehe), e conhecendo um pouco em relação a práticas de manutenção do motor, tudo que é recomendado pelo fabricante é correto, e recomendado inclusive com um certo nível de segurança. Claro que erros acontecem, como no clássico caso do Marea  ;)

Mesmo assim vou ficar de olho no óleo, já que li aqui nesse forum que o Golf costuma beber um pouco de óleo, ainda mais no começo da vida dele =)

Link para o comentário

Aliás, minto Movido. A única coisa que eu não me conformo até hoje são os fabricantes dizerem que não precisa trocar o óleo do cambio automático nunca. Maior mentira do mundo, isso não existe, óleo se degrada com a temperatura, e convenhamos, o óleo do cambio fica super quente.

Ao retirar o carro da concessionária o responsável pela entrega me falou que não é necessário nunca trocar o óleo do cambio. Não quis nem discutir com ele... Porém não cheguei a conferir o manual se essa informação consta lá também.

Link para o comentário

A embreagem é seca, mais cambio leva oleo sim, não tem como as engrenagens trabalharem seca! So para constar hoje rodando com meu carro na estrada tinha momentos que oleo chegava a 115 graus! Rodando bem devagar ele fica na casa de 105 graus, por isso eu não arrisco os 10.000km em um carro turbo, mesmo de fabrica! Já vi varios quebrarem por causa de troca de oleo!!!

Link para o comentário

Só mais uma coisa, como citei acima que se usar o carro de forma mais intensa deve se esperar pelo menos 2 minutos para desligar, pois precisa resfriar a turbina e motor, o oleo em carros turbo aquecem muito acima da media, isso consta no manual do Golf VII 1.4 tsi na pagina 185 para quem quiser conferir!

Link para o comentário

Boa dica Movido. Dei uma lida no manual mas não em tudo, vou me lembrar disso quando pisar fundo no meu Golf. O engraçado é que acho que o sistema start-stop não considera esse critério para determinar se o carro pode ser ligado ou desligado. Em um dos manuais há essa lista com os critérios, vou dar uma re-lida pra conferir.

Quanto a temperatura do óleo, isso não é muito acima do normal. No meu carro antigo (naturalmente aspirado), ele não mostrava a temperatura do óleo no computador de bordo, porém tenho um leitor OBD e era possível ver essa temperatura utilizando ele. Mesmo sem utilização intensa ele passava dos 100 graus facilmente.

Porém estou achando a temperatura do óleo no seu carro um pouco alta mesmo nessa situação. Em que temperatura ambiente você estava? Porque mesmo nesses dias quentes aqui em São Paulo (37 graus rodando na estrada!!), a temperatura do óleo no meu Golf não chega aos 100 graus, fica por volta de 96 a 98.

Link para o comentário

Spiel, tudo tranquilo?

Bom, o Start stop para de funcionar se estiver muito quente, o dia, por causa do ar condicionado e não sei dizer se pela temperatura do motor ou oleo! Ele só volta a funcionar se estiver no modo ECO de condução. Nesse dia estava 40 graus, muito quente!!!, mais na cidade ele não chega a 100 graus! na estrada de boa tambem não passa disso, mais se começar a pisar ou pegar uma serra chega facil a 110 graus, pode ser normal, é que antes eu numca havia acompanhado a temperatura do oléo, até porque como vc citou meus outros carros não tinham esse medidor, é o meu primeiro carro turbo! Acho que a turbina do Golf deve ser muito TOP, pois tudo que ele faz vai de contra a vida util de uma turbina, no modo ECO ele tem o roda livre, que o carro roda na banguela( desengrenado, no neutro) e quando freia ou acelera ele engata a marcha, falam que isso não é bom para turbina, tem o start stop, e assim vai....

Link para o comentário

• 3 months later...

Spiel, um ponto importante a colocar é a diferença de preços entre trocas de óleo de câmbio na CSS e numa independente.

Recentemente um A3 meu fez 60.000km, liguei para a CSS e concluí que gastaria entre R$ 2.000 (sem troca do filtro) e R$4.500 (com troca do filtro) na troca do óleo de câmbio. Para se ter ideia, enquando um litro de Pentosyn FFL-2 custa R$ 85 no Mercado Livre, a Caraigá cobra R$ 180. E um filtro que sai por R$ 170 no Mercado Livre (alemão), a Cariaga pede mais de R$ 2.000.

Comprei o óleo e o filtro no Mercado Livre, e troquei numa mecânica especializada em câmbios. Paguei no total menos que R$ 1.000. E onde deveria ser o carimbo da CSS no manual do carro, tasquei o papelzinho da independente! :)

O mesmo raciocínio vale para a trica do óleo, na CSS paga-se pelo menos o dobro...

Link para o comentário

não troquei na VW ainda, mas ate onde sei, pelo menos aqui em Curitiba é mais barato ou mesmo preço trocar óleo/filtros na CSS, no cruze no posto daria 180 reais e na CSS 180 5 litros de óleo Dexos2 a 28 o litro e o filtro uns 37 reais.

A M é que no posto ou comprando de autopeças você sabe exatamente que óleo esta colocando. Na CSS eles compram a granel e não colocam o especificado mas cobram o especificado, lucro fácil e alto. Eu colocava na CSS

mas recusava o a Granel pois eles "não sabiam qual era, so que era 5w30".

Agora óleo de marca Premium (Audi, Mercedes, BMW) tem que trocar fora porque na CSS é 2.000 a 5.000 é osso. Inclusive é uma das maiores reclamações no fórum da BMW é as revisões com troca de óleo a cada 6.000 Km no brasil. Tinha cara se gabando que conseguia desconto e fazendo por 1.300 contra os 2.000 normais. No Brasil porque no resto do mundo é a cada 12.000 Km, aqui o importador muda a config no computador...

Link para o comentário

• 2 months later...

Andei lendo em varios foruns dicas de como cuidar da manutenção de carros turbinados, inclusive de carro modificados!Amigo, não existe cuidado especial para carro turbo de fábrica. Siga o manual e ponto final.

Sou engenheiro mecânico.

Uma das dicas que achei muito importante é que na maioria dos foruns indicavam trocar o oleo com 5000km e não com 10000km como indica no manual do carro;

Quando andar forte não desligar o carro assim que parar, esperar por pelo menos 2 min com motor ligado em marcha lenta;

Quando ligar o carro não sair andando assim que ligar, esperar pelo menos 1 min antes de sair, pois o oleo precisa percorre a turbina para lubrifica-la;

Não acelerar acima de 2500rpm antes do oleo atingir a temperatura ideal, a pressão no carro turbo é muito grande, alem da turbina tambem ser beneficiada com o oleo do motor;

Usar somente gasolina premium ou podium para evitar a formação de borras no motor;

Verificar periodicamente a mangueira que leva o oleo do motor para turbina, pois se ela estiver obstruida pode diminuir a vasão e consequentemente danificar a turbina;

Verificar o filtro de ar com mais frequencia, pois o motor turbo puxa muito mais ar, isso acaba sujando o filtro e pode levar impurezas para turbina;

Em carros Chipados ou modifcados verificar as velas com maior frequencia do que recomendado pelo fabricante;

Link para o comentário

Andei lendo em varios foruns dicas de como cuidar da manutenção de carros turbinados, inclusive de carro modificados!

Amigo, não existe cuidado especial pra motor turbo de fábrica. Siga o manual.

Sou engenheiro mecânico.

Verificar o filtro de ar com mais frequencia, pois o motor turbo puxa muito mais ar, isso acaba sujando o filtro e pode levar impurezas para turbina;

Link para o comentário

Jorge, as vezes esse tipo de conversa é boa para ter algumas coisas claras.

Concordo com você em seguir as informações do manual, porém algumas coisas são passíveis de interpretação. Como você define o que é andar forte, para decidir se deixa o carro ligado por 2 minutos antes de desligar ou não? Como você sabe se você usa o carro em condição severa ou não?

Então as vezes trocar ideias assim ajudam a dar uma noção dessas coisas.

Link para o comentário

A embreagem é seca, mais cambio leva oleo sim, não tem como as engrenagens trabalharem seca! So para constar hoje rodando com meu carro na estrada tinha momentos que oleo chegava a 115 graus! Rodando bem devagar ele fica na casa de 105 graus, por isso eu não arrisco os 10.000km em um carro turbo, mesmo de fabrica! Já vi varios quebrarem por causa de troca de oleo!!!

Movido,

A temperatura do óleo que vc vê no painel é do motor.

No painel não há temperatura de óleo da caixa.

Se tivesse, seria um valor bem mais baixo que este.

Link para o comentário