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E ai galera

Criei esse tópico com o intuito de compartilhar um pouco o que se pode fazer com essa ferramenta OBDeleven que já foi citada no forum anteriormente. Após começar a utilizar ela, fiquei impressionado com a quantidade de parâmetros monitorados pelo Golf (e seguramente por muitos outros carros do grupo VW). Para os que já conhecem outras ferramentas OBD como por exemplo o app Torque, imaginem todos os parâmetros que você pode monitorar com ele. Agora multiplique isso por 5 (sendo conservador) para ter uma ideia de quantos parâmetros adicionais são monitorados no Golf. Além disso, é possível obter códigos de falha que ferramentas OBD comuns não acusariam (ocorreu comigo e com outro amigo meu), e também fazer programações interessantes.

Logo de cara já fiz algumas modificações na programação do meu, algumas cosméticas, outras úteis:

  • Desativas o Start-Stop: Essa de longe pra mim foi a mais útil. Antes eu desativava o sistema toda vez que ligava o carro, e agora não tenho mais essa encheção de saco
  • Qnt. de reabastecimento no painel: Achei que seria útil ver no painel quantos litros precisaria reabastecer, para ter uma ideia melhor de litros ainda no tanque e para comparar o que a bomba do posto está marcando. Porém essa modificação me decepcionou, esse parâmetro no painel do carro só marca a qnt. a cada 5L (5, 10 15, 20L...). Pouca precisão.
  • Varredura dos ponteiros: Somente porque é "legalzinho" ver eles girando quando se liga a ignição do carro.
  • Velocidade do ventilador no Climatronic: Mostra o quão rápido está o ventilador no modo Climatronic, acabando com aquela sensação de "será que ele tá fazendo do jeito certo"?
  • Medidor de nível de combustível: Ainda estou avaliando se devo ou não ajustar o medidor de nível do combustível para tentar deixar ele mais preciso, estou com medo de cagar em alguma coisa e correr o risco dele dizer que tem mais combustível do que realmente tem.

Abaixo alguns parâmetros interessantes ou curiosos que encontrei, que são monitorados pelo carro:

  • Medição do nível de óleo em mm (já havia sido mostrado em outros posts com o VCDS). Considero que pode ser útil a partir do momento que você consegue estabelecer a altura do óleo quando está no nível mínimo no cárter e quando está no nível máximo. A ferramenta eletrônica pode ser usada para evitar erros de leitura na vareta.

7O2nMWv.jpg

  • Temperatura do DSG. Achei isso era medido somente no DSG6. Mas o DSG7 também tem monitorada a temperatura do óleo utilizado no sistema hidráulico, e o que eu não esperava, da própria embreagem. Rodei com o carro nesses dias frios e trânsito super moderado, e a embreagem chega sem muita dificuldade a 90C em alguns casos. E eu sei que eu não forço a embreagem do carro, consigo perceber quando ela está deslizando e faço o possível pra sair daquela velocidade em que ela desliza (sempre na 1a e 2a marcha). Testei a embreagem saindo com o carro do zero em uma subida bem inclinada e foi "assustador" como a temperatura sobe rápido!

nGN3v8l.jpg

  • Detecção de superfície irregular. Acho que esse é o que mais me surpreendeu. Já conhecemos o problema de retenção de troca de marcha (que eu pessoalmente só sofri em pisos absurdamente ruins), porém não imaginava o quão precisa é essa detecção. É possível ver quando o carro detetca uma superficie irregular quando ele atualiza a kilometragem no parâmetro "Km at last activation". Comigo ele só foi atualizado quando passava por uma irregularidade maior, constante em uma distância de uns 15 metros, ou quando eu passa por um desnível pontual, porém mais forte (exemplo, aquelas divisórias em pontes bem desniveladas). O que me deixou curioso, e pretendo investigar mais é sobre o "Longest active distance with uneven road surface", porque eu definitivamente não rodei 65 mil Km em ruas e estradas ruins, e enquanto o Km at last activation atualizada, o Longest distance não mudou em nenhum momento. Você pode me perguntar "mas o que muda quando ele deteca uma superficie ruim?". Esse é outro ponto que encontrei em um documento da VW e que pretendo compartilhar o link mais tarde.

J2JqvoB.jpg

  • Torque do motor. Esse é outro parâmetro disponível pelo OBDeleven diretamente do cálculo feito pelo carro. OBDs comuns com aplicativos como o Torque conseguem estimar a potência e torque do motor baseado no peso que você estabelece para o carro e utilizando o acelerômetro do dispositivo sendo utilizado. Já tentei utilizar isso, porém é extremamente impreciso em geral, já que depende de uma superfícia plana e sem inclinação. O cálculo realizado pela ECM do carro é bem mais preciso, como mostro no gráfico que eu gerei através do datalog do OBDeleven. A potência foi calculada baseado no torque. Para os que não sabem, a potência não é nada mais do que uma derivação do torque. Em dinamômetro automotivo não se mede potência, e sim o torque, e a conversão de um para outro é somente uma conta matemática. Notem que a curva de torque e potência que a VW divulga é bem diferente (eu pessoalmente não acredito nela), porém a curva calculada pelo carro é bem semelhante a essa feita em um dinamômetro (peguei do site da Reiko, que faz remap em Golf TSI).

rk0D2B4.jpg

dFB5LYo.jpg

TR240mO.jpg

  • Utilizando outro leitor OBD mais convencional, porém mais rápido que o OBDeleven, consegui fazer essa curva de pressão do turbo do carro, e outra que compara a resposta do acelerador, corpo de borboleta, nível de carga no motor e por fim a pressão do turbo. Eu estava numa rotação bem baixa, então notem como é grande o lag do turbo nessa rotação. Estava no modo normal do Golf.

F8SfzRL.jpg

7Z5UPp6.jpg

Espero que alguém ache isso interessante, e comentários construtivos são bem vindos!

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Essa de inativar o start-stop é surpreendente, pois pelo que já se discutiu aqui, não seria possível no GOLF.
Qual é o ano e modelo de teu Golf?

Você consegue descobrir qual é a opção que alteara isso, que seja possível de ser verificada ou alterada via VCDS, que é outro equipamento que permite fazer algumas alterações?

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Excelente contribuição!

Confesso que fiquei tentado a juntar este tópico com um outro que já temos, e no qual faço um longo review do OBDeleven, mas pela qualidade dos seus comentários estou considerando mantê-lo separado.

 

Queria a sua opinião e dos colegas do fórum.

 

Essa questão da detecção do terreno ruim é interessante. Será que há algum parâmetro que podemos modificar para tornar o carro menos "sensível"?

 

P.S.: vi o seu post lá no fórum do OBDeleven. Estou acompanhando.

 

Compartilhe o documento, por favor.

 

Abraço!

 

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Criei esse tópico com o intuito de compartilhar um pouco o que se pode fazer com essa ferramenta OBDeleven que já foi citada no forum anteriormente. Após começar a utilizar ela, fiquei impressionado com a quantidade de parâmetros monitorados pelo Golf (e seguramente por muitos outros carros do grupo VW). Para os que já conhecem outras ferramentas OBD como por exemplo o app Torque, imaginem todos os parâmetros que você pode monitorar com ele. Agora multiplique isso por 5 (sendo conservador) para ter uma ideia de quantos parâmetros adicionais são monitorados no Golf. Além disso, é possível obter códigos de falha que ferramentas OBD comuns não acusariam (ocorreu comigo e com outro amigo meu), e também fazer programações interessantes.
Logo de cara já fiz algumas modificações na programação do meu, algumas cosméticas, outras úteis:
  • Desativas o Start-Stop: Essa de longe pra mim foi a mais útil. Antes eu desativava o sistema toda vez que ligava o carro, e agora não tenho mais essa encheção de saco
  • Qnt. de reabastecimento no painel: Achei que seria útil ver no painel quantos litros precisaria reabastecer, para ter uma ideia melhor de litros ainda no tanque e para comparar o que a bomba do posto está marcando. Porém essa modificação me decepcionou, esse parâmetro no painel do carro só marca a qnt. a cada 5L (5, 10 15, 20L...). Pouca precisão.
  • Varredura dos ponteiros: Somente porque é "legalzinho" ver eles girando quando se liga a ignição do carro.
  • Velocidade do ventilador no Climatronic: Mostra o quão rápido está o ventilador no modo Climatronic, acabando com aquela sensação de "será que ele tá fazendo do jeito certo"?
  • Medidor de nível de combustível: Ainda estou avaliando se devo ou não ajustar o medidor de nível do combustível para tentar deixar ele mais preciso, estou com medo de cagar em alguma coisa e correr o risco dele dizer que tem mais combustível do que realmente tem.
Abaixo alguns parâmetros interessantes ou curiosos que encontrei, que são monitorados pelo carro:
  • Medição do nível de óleo em mm (já havia sido mostrado em outros posts com o VCDS). Considero que pode ser útil a partir do momento que você consegue estabelecer a altura do óleo quando está no nível mínimo no cárter e quando está no nível máximo. A ferramenta eletrônica pode ser usada para evitar erros de leitura na vareta.
7O2nMWv.jpg
  • Temperatura do DSG. Achei isso era medido somente no DSG6. Mas o DSG7 também tem monitorada a temperatura do óleo utilizado no sistema hidráulico, e o que eu não esperava, da própria embreagem. Rodei com o carro nesses dias frios e trânsito super moderado, e a embreagem chega sem muita dificuldade a 90C em alguns casos. E eu sei que eu não forço a embreagem do carro, consigo perceber quando ela está deslizando e faço o possível pra sair daquela velocidade em que ela desliza (sempre na 1a e 2a marcha). Testei a embreagem saindo com o carro do zero em uma subida bem inclinada e foi "assustador" como a temperatura sobe rápido!
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  • Detecção de superfície irregular. Acho que esse é o que mais me surpreendeu. Já conhecemos o problema de retenção de troca de marcha (que eu pessoalmente só sofri em pisos absurdamente ruins), porém não imaginava o quão precisa é essa detecção. É possível ver quando o carro detetca uma superficie irregular quando ele atualiza a kilometragem no parâmetro "Km at last activation". Comigo ele só foi atualizado quando passava por uma irregularidade maior, constante em uma distância de uns 15 metros, ou quando eu passa por um desnível pontual, porém mais forte (exemplo, aquelas divisórias em pontes bem desniveladas). O que me deixou curioso, e pretendo investigar mais é sobre o "Longest active distance with uneven road surface", porque eu definitivamente não rodei 65 mil Km em ruas e estradas ruins, e enquanto o Km at last activation atualizada, o Longest distance não mudou em nenhum momento. Você pode me perguntar "mas o que muda quando ele deteca uma superficie ruim?". Esse é outro ponto que encontrei em um documento da VW e que pretendo compartilhar o link mais tarde.
J2JqvoB.jpg
  • Torque do motor. Esse é outro parâmetro disponível pelo OBDeleven diretamente do cálculo feito pelo carro. OBDs comuns com aplicativos como o Torque conseguem estimar a potência e torque do motor baseado no peso que você estabelece para o carro e utilizando o acelerômetro do dispositivo sendo utilizado. Já tentei utilizar isso, porém é extremamente impreciso em geral, já que depende de uma superfícia plana e sem inclinação. O cálculo realizado pela ECM do carro é bem mais preciso, como mostro no gráfico que eu gerei através do datalog do OBDeleven. A potência foi calculada baseado no torque. Para os que não sabem, a potência não é nada mais do que uma derivação do torque. Em dinamômetro automotivo não se mede potência, e sim o torque, e a conversão de um para outro é somente uma conta matemática. Notem que a curva de torque e potência que a VW divulga é bem diferente (eu pessoalmente não acredito nela), porém a curva calculada pelo carro é bem semelhante a essa feita em um dinamômetro (peguei do site da Reiko, que faz remap em Golf TSI).
rk0D2B4.jpg
dFB5LYo.jpg
TR240mO.jpg
  • Utilizando outro leitor OBD mais convencional, porém mais rápido que o OBDeleven, consegui fazer essa curva de pressão do turbo do carro, e outra que compara a resposta do acelerador, corpo de borboleta, nível de carga no motor e por fim a pressão do turbo. Eu estava numa rotação bem baixa, então notem como é grande o lag do turbo nessa rotação. Estava no modo normal do Golf.
F8SfzRL.jpg
7Z5UPp6.jpg
Espero que alguém ache isso interessante, e comentários construtivos são bem vindos!
Olhei no meu carro e aquele parâmetro "Longest distance..." está igual ao seu: 65535 km. Deve significar alguma outra coisa que não estamos compreendendo. Uma tradução errada do alemão, talvez?

Abraço

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3 horas atrás, amd3000 disse:

Essa de inativar o start-stop é surpreendente, pois pelo que já se discutiu aqui, não seria possível no GOLF.
Qual é o ano e modelo de teu Golf?

Você consegue descobrir qual é a opção que alteara isso, que seja possível de ser verificada ou alterada via VCDS, que é outro equipamento que permite fazer algumas alterações?

Meu Golf é 2014, porém nunca li que era impossível desativar o Start-Stop no Golf. Há vários sites e forums indicando isso, veja um que acabei de achar no Google que informa sobre dois métodos para isso - http://www.vwwatercooled.com.au/forums/f197/disable-stop-start-vcds-tweak-94276.html

No Golf, os únicos métodos conhecidos são alterando a temperatura ou tensão de bateria em que o start-stop deve funcionar, para valores completamente fora de realidade e que jamais ocorrerão tipo, start-stop só pode funcionar se a temperatura do motor estiver a -50 graus ou se a tensão da bateria estiver abaixo de 12V (não acontece nunca com o carro ligado e uma bateria boa, a tensão sempre fica acima disso). Por outro lado, li que na Amarok é possível encontrar uma opção para que sempre que o carro ligue, o padrão seja que o Start-Stop esteja desativado como se você tivesse pressionado o botão para desativá-lo. Porém nunca encontraram essa opção nos Golf. Eu preferiria esse método já que caso eu quisesse, poderia ativar o Start-Stop pressionando o botão somente. Pela reprogramação, você teria que refazê-la e voltar para a programação original.

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16 minutos atrás, RicW disse:

Olhei no meu carro e aquele parâmetro "Longest distance..." está igual ao seu: 65535 km. Deve significar alguma outra coisa que não estamos compreendendo. Uma tradução errada do alemão, talvez?

Abraço

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Primeiramente, obrigado pelos elogios! Eu lembrava do tópico, não me importaria em ter meus comentários lá para agregar tudo em um só. Quanto ao documento, encontrei ele no link disponibilizado no seguinte post do fórum VWWatercooled, é o documento TPI 2026473-2, há vários outros interessantes também.http://www.vwwatercooled.com.au/forums/f128/polo-6r-tpi-list-85217.html

Note que a denominação TPI (Technical Product Information) é utilizada pela VW. Aproveitando essa resposta, depois que descobri esses TPI's, fui buscar por todos referente ao Golf. Encontrei esse forum alemão que contém uma série de TPI's específicos do Golf - http://www.golf7freunde.de/index.php/Board/86-TPI-s-zum-Golf-7/ O porém é que só é possível baixar eles com um cadastro no forum, e aparentemente é necessário um convite para participar. Se alguém conseguir acesso a eles, gostaria de saber. Fiz uma tradução dessa página em alemão para inglês e aparentemente há alguns que me interessam, como um referente a um ruído na suspensão dianteira do carro, que creio que é o que ocorre com o meu Golf, mas ninguém descobre a origem.

 

Sobre esse Longest Distance 65535, realmente acredito que não seja nada na verdade. Já rodei 80 Km e o carro detectou várias buraqueiras pela cidade, mas esse valor ficou imutável. Lembrei agora de utilizar a função Test Result, e um dos valores que ele retornava era simplesmente 65535... É o valor máximo aceito por uma variável binária de 16 bits (https://en.wikipedia.org/wiki/65,535). Essa é a dificuldade de uma ferramenta avançada como essa, saber o que você está fazendo e interpretar os resultados. Ainda estou aprendendo ahahha

umusenas.jpg

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20 horas atrás, Spielwurfel disse:

É o valor máximo aceito por uma variável binária de 16 bits

Bem observado: esse número apenas nos conta que os programadores da VW alocaram uma variável do tipo "single" para este contador no desenvolvimento do software, partindo do princípio de que a TCU trabalha com um processador de 16 bits (ou double, caso seja de 8...). Ou seja, para nós, mortais, não significa muita coisa.

Abraço!

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20 horas atrás, Spielwurfel disse:

O porém é que só é possível baixar eles com um cadastro no forum, e aparentemente é necessário um convite para participar. Se alguém conseguir acesso a eles, gostaria de saber. Fiz uma tradução dessa página em alemão para inglês e aparentemente há alguns que me interessam, como um referente a um ruído na suspensão dianteira do carro, que creio que é o que ocorre com o meu Golf, mas ninguém descobre a origem.

Consegui acesso ao fórum. Não precisa de convite, basta criar uma conta (na seção inferior da página). Não falo Alemão, fiz tudo com o tradutor do Chrome mesmo.

Infelizmente, não ajuda muito. Por questões legais eles não disponibilizam os TPIs, apenas listam a existência e publicam um resumo deles. Esse da suspensão dianteira, por exemplo, está assim (traduzido pelo google):

Problema: 
Ranger / rangido do eixo dianteiro ao conduzir sobre superfícies irregulares da estrada 

Solução: Lubrificar o 
suporte de borracha

Abraço

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18 horas atrás, RicW disse:

Consegui acesso ao fórum. Não precisa de convite, basta criar uma conta (na seção inferior da página). Não falo Alemão, fiz tudo com o tradutor do Chrome mesmo.

Infelizmente, não ajuda muito. Por questões legais eles não disponibilizam os TPIs, apenas listam a existência e publicam um resumo deles. Esse da suspensão dianteira, por exemplo, está assim (traduzido pelo google):

Problema: 
Ranger / rangido do eixo dianteiro ao conduzir sobre superfícies irregulares da estrada 

Solução: Lubrificar o 
suporte de borracha

Abraço

Uau, valeu! Vou tentar fazer um cadastro lá novamente. Eu lembrei que a Volkswagen tem o site do sistema deles, Erwin, em que se quiser pode pagar (tem várias opções de acesso) para poder ver os documentos que normalmente concessionários teriam.

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