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Tenho um Comfortline básico, sem o volante multifuncional dos pacotes opcionais. Seria possível a instalação do volante multifuncional original? Imagino que teria que adquirir (ou desbloquear) os módulos das funções também e talvez atualizar/substituir a versão do software da central multimídia. Alguém já fez?

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Posso estar escrevendo besteira, mas acho que o volante deve vir o cabo pra ligar no som.

Eu postei com o retrovisor eletrocromico e retrovisor rebatível.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

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Eu também tenho um comfortline e gostaria muito do voltante.

Eu pesquei, achei alguma coisa em alemão da troca do volante do mk6, no vídeo eles removiam a capa do painel atrás do volante e trocavam o hard disk...

Vou tentar achar o vídeo para postar

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Andei pesquisando em fóruns gringos e existem algumas alternativas para esse upgrade:

 

1. trocar o volante completo com o air bag (opão para quem quiser colocar o volante do GTI, por exemplo - eu teria receio de trocar o airbag original por outro de outra procedência);

2. trocar o volante sem o air bag (aproveitando o original);

3. trocar somente o acabamento frontal, com exceção da capa da buzina/airbag (opção mais em conta, com a possibilidade de ter os botões somente do rádio e viva voz ou completo, com os comandos do computador de bordo e piloto automático).

 

Para fazer funcionar em um modelo que veio sem o volante multifuncional també precisa comprar o módulo que vai gerenciar todos os botões e funções. Achei a instalação relativamente simples, cerca de uma hora de trabalho, se der tudo certo. O problema é dar tudo certo, pois além da troca/instalação de componentes, é preciso configurar a central do carro e o módulo do volante via vag com. Pelo que vi, podem haver incompatibilidades entre o módulo e a central principalmente se o primeiro não for original. É preciso saber o que se está fazendo pra não dar nenhum problema e o painel do carro virar uma árvore de natal de tão iluminado com mensagens e alertas de erros.

 

Tem um kit da opção 3 à venda no Aliexpress: http://pt.aliexpress.com/item/Volkswagen-VW-Golf-mk7-7-OEM-multifunctional-steering-wheel-frame-with-button-with-gate-way-airbag/32260585580.html#!

 

Se eu fosse trocar todo o volante eu iria colocar esse:

 

VW_Golf_7_steering_wheel_1.JPG

É o mesmo do GTI/Sirocco mas somente com comandos do rádio e viva voz, sem o piloto automático e os shift paddles. Só que custa R$ 3.000,00 fora o frete e imposto de importação!

 

Mas só faria depois do término da garantia. No fim do mês vou fazer a segunda revisão e vou conversar com o pessoal da CSS pra ver se eles fazem esse upgrade com componentes originais e ver quando fica a facada.

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Eu também tenho um comfortline e gostaria muito do voltante.

Eu pesquei, achei alguma coisa em alemão da troca do volante do mk6, no vídeo eles removiam a capa do painel atrás do volante e trocavam o hard disk...

Vou tentar achar o vídeo para postar

Acho que o que tu chamaste de hard disk é o módulo, que fica embaixo da coluna de direção, dentro da capa do painel atrás do volante.

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os que eu passei do aliexpress tem todos os botoes inclusive do piloto automatico que seria a coisa mais interessante... só que tem dois modelos, um AC e um AB... tem que descobrir qual

Andei pesquisando em fóruns gringos e parece que existem três tipos de módulos: low, mid e high, dependendo das funções que se deseja ativar. O problema é que a eletrônica embarcada na plataforma MQB é toda protegida para modificações como instalação de novos módulos e reconfiguração via VCDS. A VW previu intervenções "não-oficiais" e blindou os sistemas. Quando se tenta modificar as configurações e componentes stock, o sistema entra em modo de proteção de componente. O carro funciona, mas as alterações não são aceitas, o painel fica piscando alertas  de erro e a central multimidia operando em modo de proteção. A única coisa que funciona são as luzes dos botões do volante multifuncional. Vários "gurus" de programação de centrais de comando estão quebrando a cabeça para hackear os sistemas e parece que por enquanto para se ter volante multifuncional e piloto automático só adquirindo um carro com os pacotes de opcionais. Nem as CSS tem autorização ou treinamento para fazer modificações fora dos pacotes de fábrica. Pensando friamente, é até razoável proteger os sistemas de comando de direção e piloto automático de modificações caseiras, é uma questão de segurança para as pessoas, mas as CSS podiam fazer esses upgrades  oficialmente, com valores justos.

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Acho que css com autorização para quebrar os códigos é a mesma coisa que liberar para todos! Rapidinho alguém demitido iria contrabandeá-los!

Mas há outros motivos para essa "proteção militar": [link] http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2015/07/22/hackers-invadem-jeep-cherokee-e-assumem-volante-a-distancia.htm [/link]

Acredito que faz parte do carro ter esse bloqueio eletrônico. Afinal, uma parte da qualidade do carro está nessa eletrônica embarcada!

____________________

Alexandre Kohl

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Acho que css com autorização para quebrar os códigos é a mesma coisa que liberar para todos! Rapidinho alguém demitido iria contrabandeá-los!

Mas há outros motivos para essa "proteção militar": [link] http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2015/07/22/hackers-invadem-jeep-cherokee-e-assumem-volante-a-distancia.htm [/link]

Acredito que faz parte do carro ter esse bloqueio eletrônico. Afinal, uma parte da qualidade do carro está nessa eletrônica embarcada!

____________________

Alexandre Kohl

 

Assustador isso! Complementado o que postei, uma outra razão para o bloqueio eletrônico seria inviabilizar (ou dificultar) o comércio de componentes roubados, diminuindo assim os furtos de veículos. Talvez isso explique o valor do seguro mais baixo no Mk7 do que outras versões a seu tempo.

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Olá a todos, também tenho esse sonho. Meu comfortline não vem com os botões no volante (um pecado).

 

Como última opção, o que acham da possibilidade de se comprar uma central genérica (dessas do Mercado Livre, Ebay) e instalar no veículo junto com o volante?

 

Nenhuma concessionária de BH faz este tipo de serviço, apenas as oficinas "paralelas".

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OEM Garage

Alguém chegou a fazer essa modificação ?

Não tem essa de sistema de proteção não...é só fazer a config via vcds.... 

Só achei o preço do kit muito caro 242 Dólares... tem volante completo mais barato, vindo da Europa.

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OEM Garage
Alguém chegou a fazer essa modificação ?
Não tem essa de sistema de proteção não...é só fazer a config via vcds.... 
Só achei o preço do kit muito caro 242 Dólares... tem volante completo mais barato, vindo da Europa.

Liguei lá certo tempo atras, falaram que no golf não funciona não....


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Tem alguns vídeos no Youtube que alegam ter instalado volante multifuncional em carros que não o tinham originalmente.

China: 

 

Italia

 

Mexico

Este último inclusive respondeu um comentário meu e disse que precisava trocar o hard disk/fita do Airbag. E não disse nada mais. Se precisa codificação no VCDS, etc...

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4 minutos atrás, sighup disse:

Estou procurando pelas peças em sucata e não precisa gastar tanto. Um volante multifuncional sai em torno de R$ 900,00, um hard disk já consegui por R$350,00. O Gateway, se realmente for necessário vai na faixa dos R$ 200,00. A questão é que talvez o VCDS não seja suficiente pra configurar os comandos. Tem um outro cabo de interface que parece que acessa mais funções, mas não me recordo do nome agora. Talvez seja esse o pulo do gato.

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