Modos de Condução (Elegance)

Recommended Posts

O meu TSI é 15/15 e tem o pacote Elegance

Na configuração dos modos de condução temos disponível:

ECONÔMICO

NORMAL

SPORT

INDIVIDUAL

Alguém sabe dizer qual a diferença entre os modos ECONÔMICO e NORMAL?

Já fiz diversos testes mudando a maneira de dirigir, nos dois modos, mas não encontrei nenhuma diferença na reação do carro, seja no motor ou câmbio.

Acredito que só tem diferença na Europa, pois lá o nosso Golf tem "RODA LIVRE" e "DESLIGAMENTO DE 2 CILINDROS" quando em velocidade de cruzeiro, provavelmente no modo ECONÔMICO.

Aqui não temos estas características nos Golfs, não estão habilitadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Elegance 14/14 existe o modo Roda Livre quando se utiliza o Modo Econômico.. acredito que no 15/15 isso também esteja ativo por padrão, não?

endobr, já testei e não apresenta a RODA LIVRE

Seja no modo automático ou manual em 7a marcha, seja a 90, 100km/h, tiro o pé do acelerador e não há desengate, a marcha continua acoplada

Link para o comentário

O meu é um Highline 14/15 mexicano com este pacote. E qdo coloco no modo ECONOMICO,  e toda vez que tiro o pe do acelerador, ele desengata e fica na roda livre. Esta é a diferença.

O meu é mexicano 15/15 mas não acontece o roda livre

Vcs já fizeram a revisão dos 10.000km/6 meses?

Será que na atualização estão desativando esta função?

Não vejo motivo para tal

Link para o comentário

Minha experiência é a mesma dos demais: no modo ECONOMICO, ao tirar o pé do acelerador, ele deixa em RODA LIVRE.

Entretanto, senti algumas diferenças... não sei ainda se é alguma questão de configuração, ou se só afetou o psicológico. Mas tive algumas impressões na condução, como por exemplo:

- ao acelerar - claro que não pisando muito, afinal, não faz sentido por em modo ECO e pisar - ele me pareceu demorar um pouco a "chegar lá" no desempenho. Como se segurasse um pouco a onda.

- ao tirar o pé, como já citei, ele deixa lá em "ponto morto".

- ele passa a marcha com o giro mais lá em baixo.

- pareceu custar um pouco mais a decidir descer uma marcha, como quem insistisse em pouca aceleração.

- transmitiu mais suavidade na aceleração, provavelmente por pegar mais leve no consumo de combustível.

Enfim... são impressões... só fiz esse teste 1 única vez em pista longa, até por estar com o carro a pouco tempo. Mas uma hora vou parar pra comparar os modos medindo e prestando bastante atenção a condução, potência e dirigibilidade.

Só reitero que acho que neste modo perde o propósito PISAR pro carro desenvolver. É como se ele percebesse que quer potência e "volta temporariamente ao modo NORMAL". Acho que para sentir as diferenças entre o NORMAL e o ECONOMICO, tem que ajudar o carro a isto. A aceleração é um exemplo... me deu a entender que acelerar no NORMAL ele dá aquela "voada". Já no ECONOMICO, dá uma segurada.

É isso aí. 

Abs.

Link para o comentário

As diferenças são:

-Roda livre (até o ano de fabricação de 2014)

-Giro do motor só vai até os 4000 rpm

-Ar condicionado trabalha de forma mais eficiente ou seja quando atingi a temperatura escolhida o mesmo desliga

Fora isso não tem diferença do D para o E

Andei muito no E pois acreditava que a economia era melhor mas hoje só uso D pois a diferença de consumo é praticamente a mesma e olha que já postei aqui defendendo este modo mas hoje vejo que é só questão psicológica do que real, alias, acho que até o start/stop a diferença de consumo é muito baixa pelo o que é divulgado.

Já fiz vários testes, com modo eco e sempre utilizando start/stop com um tanque e no outro utilizando as configurações normais Drive com star/stop desativado e para minha surpresa no modo normal obtive melhores médias.

Enfim, as diferenças são essas.

Na europa de fato tem a opção do motor 1.4 com desativamento de cilindro e opção de calibragem de suspensão!  

Estranho este modo ter sido retirado, talvez a fábrica tenha feito mais corte de itens para reduzir custo e manter seu preço obtendo maior lucro como foi feito com o freio de mão.

Abraço

Link para o comentário

Olha ... O que vcs vão observar de diferença no modo ECO e no modo D e somente que as trocas de marchas no modo ECO são mais rápidas tendendo a deixar a rotação do motor mais baixa .

Quem está acostumado com carro automático sabe que o segredo em poupar combustível e ter saídas suaves e sempre aliviar o pé do acelerador para que o mesmo troque marcha o quanto antes .

No Golf ,,, ECO e D realmente a diferença de consumo e imperceptível .

Link para o comentário

O que eu pesquisei é que a VW está atualizando os softwares, à medida que são feitas as revisões, para desativar a roda livre. Tem algo a ver com o "mercado" não estar aceitando...

O meu é GTI, mexicano, 14/15. Não testei o consumo rodando só em Modo normal(D), mas quando está em Eco (E) é perceptível que o carro:

- acelera mais suavente;

- troca de marcha em 2.000 RPM;

- segura a marcha alta mais tempo, mesmo quando piso mais forte no acelerador;

- o ar condicionado fica mais suave.

Acredito que o start-stop faça mais diferença para quem anda no trânsito pesado (tipo Marginal Tietê ou Av. Brasil às 18:00h) do que para mim, que ando em cidade do interior que mal tem semáforos...

Ah, o meu Golf (mexicano, 14/15) não tem roda livre!

Alexandre Kohl

Link para o comentário

Olha ... O que vcs vão observar de diferença no modo ECO e no modo D e somente que as trocas de marchas no modo ECO são mais rápidas tendendo a deixar a rotação do motor mais baixa .

Quem está acostumado com carro automático sabe que o segredo em poupar combustível e ter saídas suaves e sempre aliviar o pé do acelerador para que o mesmo troque marcha o quanto antes .

No Golf ,,, ECO e D realmente a diferença de consumo e imperceptível .

ftonon, já dirigi varias vezes no modo ECO e Normal e no meu as marcha trocam exatamente na mesma rotação, entre 1900 e 2000RPM, inclusive a arrancada é a mesma

Se pisar um pouco mais forte no acelerador as trocas acontecem em rotações acima de 2000RPM, igualmente nos dois modos

Link para o comentário

As diferenças são:

-Ar condicionado trabalha de forma mais eficiente ou seja quando atingi a temperatura escolhida o mesmo desliga

Andei muito no E pois acreditava que a economia era melhor mas hoje só uso D pois a diferença de consumo é praticamente a mesma e olha que já postei aqui defendendo este modo mas hoje vejo que é só questão psicológica do que real, alias, acho que até o start/stop a diferença de consumo é muito baixa pelo o que é divulgado.

Já fiz vários testes, com modo eco e sempre utilizando start/stop com um tanque e no outro utilizando as configurações normais Drive com star/stop desativado e para minha surpresa no modo normal obtive melhores médias.

Na europa de fato tem a opção do motor 1.4 com desativamento de cilindro e opção de calibragem de suspensão!  

Estranho este modo ter sido retirado, talvez a fábrica tenha feito mais corte de itens para reduzir custo e manter seu preço obtendo maior lucro como foi feito com o freio de mão.

Abraço

Start stop está voltada mais para emissões do que economia propriamente dita

Motor desligado, emissão zero

Desligamento de cilindro é questão de programação

Acredito que tenham desligado a desativado de dois cilindros, mais por causa da qualidade de nossa gasolina, que é muito ruim e "contaminada com álcool e água"

Link para o comentário

As diferenças são:

Abraço

Amigo, fiz novos testes hoje e verifiquei que ao acelerar no máximo no modo ECO, mas sem fazer o KICK DOWN, ele reamente troca as marchas aos 4000RPM

Nas mesmas condições no modo NORMAL ele trocou aos 5500RPM

Fazendo KICK DOWN, não importa o modo, troca aos 6000RPM

No modo MANUAL, sem fazer o KICK DOWN, se não trocar manualmente e insistir ele troca aos 6200RPM

Agora, desligar o ar condicionado e RODA LIVRE, o meu não faz

Mas vlw pela dica

Link para o comentário

O que eu pesquisei é que a VW está atualizando os softwares, à medida que são feitas as revisões, para desativar a roda livre. Tem algo a ver com o "mercado" não estar aceitando...

O meu é GTI, mexicano, 14/15. Não testei o consumo rodando só em Modo normal(D), mas quando está em Eco (E) é perceptível que o carro:

- acelera mais suavente;

- troca de marcha em 2.000 RPM;

- segura a marcha alta mais tempo, mesmo quando piso mais forte no acelerador;

- o ar condicionado fica mais suave.

Acredito que o start-stop faça mais diferença para quem anda no trânsito pesado (tipo Marginal Tietê ou Av. Brasil às 18:00h) do que para mim, que ando em cidade do interior que mal tem semáforos...

Ah, o meu Golf (mexicano, 14/15) não tem roda livre!

Alexandre Kohl

Acabei de pegar o meu, um Higline com pct Elegance DSG 15/15.

Também sem Roda Livre.

O que mais gostei do modo ECO, foi essa questão de segurar a marcha alta, quando se dá uma pisadinha a mais, por conta de uma subida ou algo parecido, sem necessariamente ser uma situação de aumentar a performance.

Eu tinha um Polo com iMotion e enchia o saco ele reduzir a cada pisadinha.

Agora o Golf é muito mais inteligente e reduz quando realmente estamos querendo tirar maior performance dele.

Quanto a Roda Livre, espero que alguém descubra como habilitá-la via VCDS.

Link para o comentário

Também sem Roda Livre.

O que mais gostei do modo ECO, foi essa questão de segurar a marcha alta, quando se dá uma pisadinha a mais, por conta de uma subida ou algo parecido, sem necessariamente ser uma situação de aumentar a performance.

Agora o Golf é muito mais inteligente e reduz quando realmente estamos querendo tirar maior performance dele.

roda livre so se atualizar o SW da mecatronica do cambio. tem que fazer downgrade e para isso tem que ter um dongle para copiar o SW de um cambio que ainda esta ativo e passar para o que se deseja reativar.

Link para o comentário

• 2 weeks later...

Galera, fiz um novo teste nos modos de condução hoje

A 90km/h no modo ECONÔMICO, se eu pisar tudo, sem fazer o kick down, ele reduz da 7a para 5a

A 90km/h no modo NORMAL, se eu pisar tudo, sem fazer o kick down, ele reduz da 7a para 4a

O resto já disse anteriormente, pisando tudo sem fazer o kick down, as marchas são trocadas em 4000RPM no ECONÔMICO e 5500RPM no NORMAL

Modo MANUAL, se não trocar as marchas, sem fazer o kick down, elas são trocadas a 6200RPM

Link para o comentário

Também sem Roda Livre.

Bereba, configurei o meu modo INDIVIDUAL para o ar condicionado "normal" e passei a adotar o INDIVIDUAL na condução.

No modo ECONÔMICO, toda vez que eu paro ele desliga o motor e não liga até eu acelerar, mesmo a temperatura do interior do carro subindo.

No modo INDIVIDUAL que configurei, ao desligar o motor nas paradas, ele é religado quando a temperatura do interior do carro sobe, ficou mais confortável assim e vai influenciar muito pouco no consumo.

Link para o comentário

Bereba, configurei o meu modo INDIVIDUAL para o ar condicionado "normal" e passei a adotar o INDIVIDUAL na condução.

No modo ECONÔMICO, toda vez que eu paro ele desliga o motor e não liga até eu acelerar, mesmo a temperatura do interior do carro subindo.

No modo INDIVIDUAL que configurei, ao desligar o motor nas paradas, ele é religado quando a temperatura do interior do carro sobe, ficou mais confortável assim e vai influenciar muito pouco no consumo.

Ótima dica.

Link para o comentário

Eu percebo que no modo Eco o lag do turbo fica maior... parado num cruzamento por exemplo o carro demora muito pra responder...

Tambem não vi muita vantagem nesse modo Eco pro meu uso... troca a marcha na mesma rotação, porem o turbo lag é maior e faz voce acelerar mais pra sair... e o roda livre + atrapalha do que ajuda, fazendo voce pisar mais e freiar mais...

Já fiz um teste rodando um tanque no E, e o consumo foi pior que no D andando basicamente nos mesmos trajetos, mesma velocidade...

Depos da revisão eu notei um ligeiro aumento de consumo tambem... antes tava fazendo 11, 11,5... agora depois da revisão tá fazendo 10,7, 10,8... rodando uns 70% na cidade...

Link para o comentário

Eu percebo que no modo Eco o lag do turbo fica maior... parado num cruzamento por exemplo o carro demora muito pra responder...

Tambem não vi muita vantagem nesse modo Eco pro meu uso... troca a marcha na mesma rotação, porem o turbo lag é maior e faz voce acelerar mais pra sair... e o roda livre + atrapalha do que ajuda, fazendo voce pisar mais e freiar mais...

Já fiz um teste rodando um tanque no E, e o consumo foi pior que no D andando basicamente nos mesmos trajetos, mesma velocidade...

Depos da revisão eu notei um ligeiro aumento de consumo tambem... antes tava fazendo 11, 11,5... agora depois da revisão tá fazendo 10,7, 10,8... rodando uns 70% na cidade...

Não percebi esse turbo lag maior no modo ECONÔMICO

Comparar consumos em trajetos iguais, mas em dias diferentes não dá precisão. Há muitas variantes envolvidas. Temperatura ambiente, trânsito, maneira de dirigir, peso no carro.

Link para o comentário