Barulho ao desacelerar motor, com carro em movimento


Traspadini

Recommended Posts

Olá pessoal, boa noite.

Sou novo aqui no fórum e gostaria da ajuda dos senhores!

Tenho um golf 1.4 TSI, comfortline, 14/15 (modelo mexicano), câmbio DSG7, com 36.000km, e estou com ele aproximadamente 1 ano (sou 2o dono e comprei ele com 29.000km). Há aproximadamente umas 5 semanas comecei a perceber um barulho tipo uma "catraca" de bicicleta rodando ao contrário vindo do compartimento do motor, nas condições abaixo:

1 - com o carro em movimento, com o motor desacelerando com o câmbio na posição "D", e quando chega a uma rotação entre 1.500 e 1.000 rpm.

Acelerando também ocorre nessa rotação, mas desacelerando é mais perceptível;

2 - com o carro em movimento e com o câmbio na posição "N", e acelerar o motor o barulho ocorre na rotação entre 1.500 e 1.000;

3 - com o carro em movimento e colocar o cambio na posição "N", o barulho some (NÃO acontece);

4 - acelerando o motor com o carro parado, o barulho não acontece ;

 

Levei o carro na VW de Vitória-ES para fazer o diagnóstico. Expliquei ao consultor e ao chefe de manutenção, e após 2 dias disseram que o barulho provavelmente era uma vibração vinda dos reatores dos faróis de neblina que estavam soltos e batendo nas chapas;

Levei em outro mecânico, ele andou no carro e disse que esse barulho é da turbina, e que é absolutamente normal.

Não estou convencido dessas hipóteses porque vejo que o barulho possui uma cadência bem definida, e não parece vibração; pois começa e finaliza abruptamente (diferente de uma vibração que tem o final diminuindo o som e a frequência); também não acredito ser da turbina, pois um vizinho aqui no prédio tem um golf TSI e o dele não faz esse barulho.

Procurei em vários fóruns e até achei que fosse a bomba de alta pressão (com alguns vídeos que assisti), mas acho que o barulho não é igual! Gravei o áudio, o som do vento atrapalha um pouco, mas dá p ouvir, entre 5 e 8 segundos o barulho ocorre!

Alguém de vocês já percebeu ou passou por situação similar? Tem alguma sugestão do que pode ser?

Obrigado a todos!

 

IMG_2934.TRIM.mp3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bom dia meu amigo, não sei se você já conseguiu resolver o seu problema. Mas, comigo está acontecendo o mesmo. Levei o carro na concessionária no dia 29/08/18, para a última revisão da garantia, o meu é um tsi 2015. Bom, logo após esta revisão, poucos dias, apareceu esse barulho parecido com uma catraca, e o diagnóstico foi problema na pinça de freio, levei o carro na concessionária dia 18/09/18. E o interessante é que ontem, 20/09/18, recebi uma ligação do meu consultor informando do problema e dizendo que a VW não aceitou a garantia, pois eu havia pintado as pinças. Retruquei e disse-lhe que não existia nenhuma interferência de uma pintura externa, com um problema interno, e que se deu logo após eles mexerem no meu carro. Então, liguei para a VW e eles me aconselharam a entrar em contato com o gerente de serviço, o qual tinha condições de resolver o problema. Liguei para o meu consultor, e ele me falou que achava que podiam contornar a situação, bem a conversa já melhorou. Vou hoje falar com este senhor e espero ver o meu problema solucionado. Espero ter ajudado. ABS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Rogerio, bom dia. 

 

Primeiramente, obrigado pelas suas informações. Ainda não resolvi, e na verdade fiquei até sem tempo de verificar essa situação mais à fundo. 

Essa hipotese da pinça de freio me parece bastante real. Vou conversar com o consultor p ver se ele pode verificar e conseguir um diagnóstico. 

Assim que você tiver alguma informação do seu consultor, por gentileza me avise p eu também tentar resolver esse problema. 

Assim q eu também tiver informações te informo!

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
Em 19/08/2018 at 10:36 PM, Traspadini disse:

Olá pessoal, boa noite.

Sou novo aqui no fórum e gostaria da ajuda dos senhores!

Tenho um golf 1.4 TSI, comfortline, 14/15 (modelo mexicano), câmbio DSG7, com 36.000km, e estou com ele aproximadamente 1 ano (sou 2o dono e comprei ele com 29.000km). Há aproximadamente umas 5 semanas comecei a perceber um barulho tipo uma "catraca" de bicicleta rodando ao contrário vindo do compartimento do motor, nas condições abaixo:

1 - com o carro em movimento, com o motor desacelerando com o câmbio na posição "D", e quando chega a uma rotação entre 1.500 e 1.000 rpm.

Acelerando também ocorre nessa rotação, mas desacelerando é mais perceptível;

2 - com o carro em movimento e com o câmbio na posição "N", e acelerar o motor o barulho ocorre na rotação entre 1.500 e 1.000;

3 - com o carro em movimento e colocar o cambio na posição "N", o barulho some (NÃO acontece);

4 - acelerando o motor com o carro parado, o barulho não acontece ;

 

Levei o carro na VW de Vitória-ES para fazer o diagnóstico. Expliquei ao consultor e ao chefe de manutenção, e após 2 dias disseram que o barulho provavelmente era uma vibração vinda dos reatores dos faróis de neblina que estavam soltos e batendo nas chapas;

Levei em outro mecânico, ele andou no carro e disse que esse barulho é da turbina, e que é absolutamente normal.

Não estou convencido dessas hipóteses porque vejo que o barulho possui uma cadência bem definida, e não parece vibração; pois começa e finaliza abruptamente (diferente de uma vibração que tem o final diminuindo o som e a frequência); também não acredito ser da turbina, pois um vizinho aqui no prédio tem um golf TSI e o dele não faz esse barulho.

Procurei em vários fóruns e até achei que fosse a bomba de alta pressão (com alguns vídeos que assisti), mas acho que o barulho não é igual! Gravei o áudio, o som do vento atrapalha um pouco, mas dá p ouvir, entre 5 e 8 segundos o barulho ocorre!

Alguém de vocês já percebeu ou passou por situação similar? Tem alguma sugestão do que pode ser?

Obrigado a todos!

 

IMG_2934.TRIM.mp3

Cara eu tenho um 308 turbo e faz esse mesmo barulho. To pra ficar louco atrás disso a tempos. Tava ate pensando que fosse corrente de comando... Tu já descobriu o que é? To achando que descobri o que é...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baseado na sua descrição e ouvindo o barulho, eu não acredito que o barulho venha do freio. Vindo do turbo faz um pouco mais sentido. O barulho ocorre da mesma forma e frequência independente da velocidade do carro?

Uma vibração, quando ocorre devido a frequência natural pode sim parar de repente, sem que você escute uma mudança na frequência a medida que a velocidade (do motor nesse caso) aumente ou reduza.

Eu não me lembro de ter escutado esse barulho no meu motor, mas vou prestar mais atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Muita coincidência, porém há alguna dias o meu carro começou a apresentar um ruido parecido, de catraca de bicicleta, porém em condições diferentes.

O ruido só ocorre na primeira, talvez segunda aceleração que faço no carro logo após ligar ele, por volta de 1200 RPM. Após isso não ocorre mais. Houve apenas um caso em que o barulho se repetiu, uma única vez, uns 10 minutos depois de ligar ele, ao acelerar no meio do trânsito. Meu carro está com 100.000 Km e esse ruido começou somente agora. Assim que tiver um tempo levarei ele na CSS para verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Olá a todos, 

Tenho uma carrinha Volvo V50 e creio que ela apresenta a mesma situação. Ao desacelerar escuta-se um barulho como se fosse de raspagem de discos. A viatura perde um pouco de força, mas é muito sutil, como se fosse um leve tranco (algo como troca de marcha). Já levei em diversos mecanicos e nada até agora. Já troquei o FAP porque é gasóleo, velas, enfim, se tiverem alguma recomendação, agradeço. Não se escuta nada no audio, diz ter sido removido cá. 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um jetta tsi 2.0 e tenho praticamente o mesmo problema (quando o carro está desacelerando faz um barulho como se fosse de bicicleta, sutil, sem ser alto demais, mas incomoda e da a sensação de que logo logo vai da merda).

 

Alguém de vocês conseguiu solucionar o problema? De que forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aberle disse:

Tenho um jetta tsi 2.0 e tenho praticamente o mesmo problema (quando o carro está desacelerando faz um barulho como se fosse de bicicleta, sutil, sem ser alto demais, mas incomoda e da a sensação de que logo logo vai da merda).

 

Alguém de vocês conseguiu solucionar o problema? De que forma?

Tenho um Jetta tsi 2.0 (200cv) e estou com o mesmo barulho. Alguém já descobriu oque é? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um jetta tsi 2.0 e tenho praticamente o mesmo problema (quando o carro está desacelerando faz um barulho como se fosse de bicicleta, sutil, sem ser alto demais, mas incomoda e da a sensação de que logo logo vai da merda).
 
Alguém de vocês conseguiu solucionar o problema? De que forma?
Não é a válvula da wastegate com folga???

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em 19/08/2018 at 10:36 PM, Traspadini disse:

Olá pessoal, boa noite.

Sou novo aqui no fórum e gostaria da ajuda dos senhores!

Tenho um golf 1.4 TSI, comfortline, 14/15 (modelo mexicano), câmbio DSG7, com 36.000km, e estou com ele aproximadamente 1 ano (sou 2o dono e comprei ele com 29.000km). Há aproximadamente umas 5 semanas comecei a perceber um barulho tipo uma "catraca" de bicicleta rodando ao contrário vindo do compartimento do motor, nas condições abaixo:

1 - com o carro em movimento, com o motor desacelerando com o câmbio na posição "D", e quando chega a uma rotação entre 1.500 e 1.000 rpm.

Acelerando também ocorre nessa rotação, mas desacelerando é mais perceptível;

2 - com o carro em movimento e com o câmbio na posição "N", e acelerar o motor o barulho ocorre na rotação entre 1.500 e 1.000;

3 - com o carro em movimento e colocar o cambio na posição "N", o barulho some (NÃO acontece);

4 - acelerando o motor com o carro parado, o barulho não acontece ;

 

Levei o carro na VW de Vitória-ES para fazer o diagnóstico. Expliquei ao consultor e ao chefe de manutenção, e após 2 dias disseram que o barulho provavelmente era uma vibração vinda dos reatores dos faróis de neblina que estavam soltos e batendo nas chapas;

Levei em outro mecânico, ele andou no carro e disse que esse barulho é da turbina, e que é absolutamente normal.

Não estou convencido dessas hipóteses porque vejo que o barulho possui uma cadência bem definida, e não parece vibração; pois começa e finaliza abruptamente (diferente de uma vibração que tem o final diminuindo o som e a frequência); também não acredito ser da turbina, pois um vizinho aqui no prédio tem um golf TSI e o dele não faz esse barulho.

Procurei em vários fóruns e até achei que fosse a bomba de alta pressão (com alguns vídeos que assisti), mas acho que o barulho não é igual! Gravei o áudio, o som do vento atrapalha um pouco, mas dá p ouvir, entre 5 e 8 segundos o barulho ocorre!

Alguém de vocês já percebeu ou passou por situação similar? Tem alguma sugestão do que pode ser?

Obrigado a todos!

 

IMG_2934.TRIM.mp3

Pessoal, alguém conseguiu resolver o problema ou identificar o ruído? O ruído do meu carro é aparentemente o mesmo deste anexado pelo colega. Só apresenta o barulho quando solto o acelerador entre 2100 ~ 2300 RPM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Tenho um 308 thp e tb fiquei encucado com este barulho! Depois de muita investigação suponho que seja um barulho normal da polia do alternador . Ela possui o sistema de roda livre (igual a catraca de uma bicicleta). Este sistema passou a ser comum nos motores mais novos, principalmente de injeção direta e com turbo (incluindo motores a diesel). O objetivo é isolar a grande inércia rotacional que o núcleo do alternador tem, evitando trepidações e poupando a correia auxiliar e as demais polias ligadas a ela. Se seu veículo parar com este barulho, aí sim, fique preocupado e providencie a troca da polia pois em breve outros componentes começarão a quebrar! Tem vários vídeos no Youtube mostrando esta polia travada ou rodando em falso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...