Por
ANJESTEVAM
Venho aqui deixar registrado minha reclamação e indignação com a falta de respeito com o consumidor que tem todo o trabalho de comprar um carro dos sonhos e que veio a dar problemas com o famosa MECATRÔNICA DO GOLF (CAMBIO DSG) e ao solicitar o reparo do mesmo foi NEGADA pela Volkswagen.
Tenho um Golf 1.4 TSI Highline 2013/2014 (ALEMÃO), aproximadamente com 100.000 KM, onde sou o primeiro dono e 100% das revisões em garantia e fora da garantia foram feitas na autorizada Volkswagen RODAC em Angra dos Reis/RJ.
Meu carro veio a apresentar o problema no dia 26/07/2020 onde viajei para levar minha esposa para uma realizar uma cirurgia no Rio de Janeiro. Em viagem o câmbio simplesmente desengata e alarma no painel para acionar os freios imediatamente em situações de perigo. Consegui parar no acostamento e desligando o motor e depois religando o problema desapareceu e prossegui a viagem. No retorno para minha residência eu marquei de levar na autorizada RODAC para fazer o diagnóstico no dia 06/08/2020, onde o carro já ficou para realizar o procedimento interno de solicitar a extensão da garantia para reparo da MECATRÔNICA quebrada no carro por conta da fábrica.
Tive que alugar um veículo em locadora local para atender os cuidados com minha esposa recém operada. Arcando com as despesas para ter um veículo para situações de atendimento de saúde.
Recebi a reposta da VOLKSWAGEN que foi RECUSADA o reparo, alegando que o carro já tem mais de 5 anos.
Estou triste com a Volkswagen pois sempre acreditei na marca com uma referência para meus veículos e recebo esta tratativa que como consumidor. Sendo que o problema não é único e exclusivamente do meu veículo, pois evidências para provar que a MECATRÔNICA DO GOLF É UM PROBLEMA CRÔNICO NÃO FALTA, COMO TAMBÉM CONSUMIDORES em pesquisa simples na internet.
Tentam jogar o problema para o consumidor com desculpas esfarrapadas, sendo que deveriam fazer um recall para não haver mais esse problema que tantos sofrem.
Alguns relatos de muitos que podem ser citados:
https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/autodefesa-problemas-no-cambio-dsg/
https://peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=BR86850
https://www.canaldapeca.com.br/blog/defeitos-cronicos-no-cambio-dsg/
https://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-chama-16-milhao-de-carros-com-cambio-dsg/
Em visita à autorizada o gerente veio me avisar sobre a resposta da Volkswagen era negativa. Liguei também para o atendimento ao cliente Volkswagen, onde após relatar todo o ocorrido a atendente me passou que nada podia fazer pois já tinha recebido a resposta como NEGADA para o conserto do veículo, e que eu poderia falar com o consultor da autorizada para uma nova solicitação do serviço ou saber sobre o valor para reparo.
Enviado email e recebido como resposta no email Volkswagen CRM:0314001 em 07/08/2020 procurar contato com o Gerente de Serviços para o devido respaldo quanto possíveis negociações.
Como consumidor e 100% das revisões feitas na concessionária autorizada Volkswagen RODAC em Angra dos Reis/RJ, sinceramente espero não ter que arcar com o custo absurdo para o reparo do veículo, pois claramente estamos diante de um defeito por vício oculto (Artigo 26 da Lei n 8.078 de 11 de Setembro de 1990), pois não foi possível a fácil constatação, somente no momento que o veículo apresentou o problema, portanto espero que a montadora possa realizar o reparo em garantia de acordo com a nossa legislação vigente, pois este defeito é problema crônico deste modelo comercializado, conforme citados acima.
Aguardo retorno da fábrica para que possamos resolver este problema da melhor maneira.