Lincon

Avaria Light Assist

Recommended Posts

Boa noite

Alguém poderia me ajudar.

Ontem ao tentar utilizar o FLA (front light assist) apareceu o aviso no display de "avaria light Assist, estava tudo funcionando perfeitamente antes, não fiz nenhuma modificação no carro, a única coisa que eu me lembro de ter acontecido foi ter passsado por um buraco com a roda dianteira E, a porrada foi forte (doeu no coração), mas não chegou a furar o pneu ou ter desalinhado do carro. Ao verificar se a varredura/teste dos ajuste automático dos faróis  (que acontece quando ligamos o carro e o farol faz um ajuste automático do faixo de luz, isso para carros com bi xênon original de fábrica) está funcionando perfeitamente. Alguém poderia dar uma ajuda. Segue abaixo o erro acusado pelo VCDS

 

FullSizeRender.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

VAG NUMBER 5G0 857 511 D.              Component: FLA

1 Fault Found:

4186894 - Internal Control Module Memory Check Sum Error

B2000 47 [009] - Watchdog/safety uC failure

Confirmed - Tested Since Memory Clear

Freeze Frame:

Fault Status: 00000001

Fault Priority: 3

Fault Frequency: 1

a foto saiu ruim devido ao tamanho limitado pelo fórum 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, o FLA é o assistente de farol alto.

Quando posição da luz está em AUTO e você aciona o farol alto, aparece no painel:

e9oMAtQV.jpg

Página 107 e 108 do manual de acordo com o @Bereba

Ele vai ligar a luz alta caso não tenha nenhum veiculo a sua frente, aí teria que testar numa rua escura e sem movimento.

O funcionamento desse dispositivo é feito através de uma camera que fica atrás do retrovisor.

Você pode apagar esse erro e ver se ele aparece novamente, ou então com a queda no buraco, pode ter desconectado alguma coisa.

Se tiver na garantia, vá para a CSS.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lincon, qual é o modelo do seu Golf?

Eu comprei um TSI Highline 13/14 com pacote Premium (tem aquelas lentes no parabrisa, colocado ao retrovisor, sensor de chuva e de acendimento dos faróis) e não consigo habilitar o Light Assist. Você tem ele de fábrica ou é possível habilitar por VCDS?

Será que o meu não vem com isto? ;/ Tem a luz dinâmica para curvas.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Aldenir,

Achei pouco conteúdo sobre a avaria. Possivelmente o sensor que fica localizado no retrovisor interno queimou. Em breve levarei na CSS para confirmar. Acredito que tenha que substituir o retrovisor por completo. Se souber de algo, poste e nos ajude.

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma hipótese (meu carro não tem FLA):
Será que, assim como ocorre com o ACC, o sistema FLA requer algum tipo de calibração? Um reset do módulo que gerencia a câmera? Não tem muita lógica um sistema desses deixar de funcionar apenas por passar em um buraco (que não existem só no Brasil, diga-se...)

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No forum do MK7 Americano tem um tópico sobre isso - no caso o cara trocou as rodas por modelos maiores.

https://r.tapatalk.com/shareLink?url=https%3A%2F%2Fwww%2Egolfmk7%2Ecom%2Fforums%2Fshowthread%2Ephp%3Ft%3D27074&share_tid=27074&share_fid=112413&share_type=t

Front assist not available

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 25/08/2017 at 9:19 AM, anghinoni1982 disse:

Então, o FLA é o assistente de farol alto.

Quando posição da luz está em AUTO e você aciona o farol alto, aparece no painel:

e9oMAtQV.jpg

Página 107 e 108 do manual de acordo com o @Bereba

Ele vai ligar a luz alta caso não tenha nenhum veiculo a sua frente, aí teria que testar numa rua escura e sem movimento.

O funcionamento desse dispositivo é feito através de uma camera que fica atrás do retrovisor.

Você pode apagar esse erro e ver se ele aparece novamente, ou então com a queda no buraco, pode ter desconectado alguma coisa.

Se tiver na garantia, vá para a CSS.

Abraços.

Allan, firmeza!

Esse "trambolho" é aquele que detecta o farol vindo de encontro e automaticamente  baixa o facho farol do carro, correto?

Tenho uma curiosidade, sabemos que ao cruzarmos e ou depararmos com carro indo ou vindo a noite, devemos dar luz baixa. Como é  a funcionalidade desse "trem" ao depararmos com carro indo na mesma direção?

Apesar que muitos carros tem espelho antiofuscante, mas se o camarada persistir com farol alto atrás, gera um certo incômodo.

Esse trem detecta a luz de posição traseira e ou luz de freio e baixa automaticamente ou se faz necessário baixar do modo usual?

 

Abraçaço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Allan, firmeza!
Esse "trambolho" é aquele que detecta o farol vindo de encontro e automaticamente  baixa o facho farol do carro, correto?
Tenho uma curiosidade, sabemos que ao cruzarmos e ou depararmos com carro indo ou vindo a noite, devemos dar luz baixa. Como é  a funcionalidade desse "trem" ao depararmos com carro indo na mesma direção?
Apesar que muitos carros tem espelho antiofuscante, mas se o camarada persistir com farol alto atrás, gera um certo incômodo.
Esse trem detecta a luz de posição traseira e ou luz de freio e baixa automaticamente ou se faz necessário baixar do modo usual?
 
Abraçaço.

Ele detecta a luz de posição traseira a uma distância bem razoável (uns 80 metros) e baixa os faróis automaticamente.

Esse sistema é muito bom, uma daquelas coisas que funcionam perfeitamente no Golf.

Abraço!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Allan, firmeza!
Esse "trambolho" é aquele que detecta o farol vindo de encontro e automaticamente  baixa o facho farol do carro, correto?
Tenho uma curiosidade, sabemos que ao cruzarmos e ou depararmos com carro indo ou vindo a noite, devemos dar luz baixa. Como é  a funcionalidade desse "trem" ao depararmos com carro indo na mesma direção?
Apesar que muitos carros tem espelho antiofuscante, mas se o camarada persistir com farol alto atrás, gera um certo incômodo.
Esse trem detecta a luz de posição traseira e ou luz de freio e baixa automaticamente ou se faz necessário baixar do modo usual?
 
Abraçaço.
O Xerif, foi mais rapido no gatilho que eu...

Concordo com tudo o que ele disse.

Só poderia ter um item a mais. Quando o caboclo sentido contrario deixa o farol alto, o Golf deveria continuar tb...

Mas deixa pra lá...

Abracaço...

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 18/12/2018 at 11:47 PM, Dr_Guigo disse:

Fala Aldenir,

Achei pouco conteúdo sobre a avaria. Possivelmente o sensor que fica localizado no retrovisor interno queimou. Em breve levarei na CSS para confirmar. Acredito que tenha que substituir o retrovisor por completo. Se souber de algo, poste e nos ajude.

Abs.

Aconteceu o mesmo comigo, peguei um buraco, e depois de uma semana o light assist parou de funcionar. 

Levei na CSS e disseram que estragou o sensor, tendo que trocar todo o conjunto do retrovisor, e me passaram o valor de 5.000,00 pra trocar, mas iriam tentar uma cortesia.

Alguém já teve esse problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui trocar o meu no final da garantia. O valor de nota era quase 5mil mesmo. No momento ele não mostra nenhuma avaria mas o acionamento do farol alto não está acontecendo de forma automática. Alguém sabe a forma de ajustar a sensibilidade disso? Conversei com um amigo que me disse que é preciso fazer uma recalibração na mesma máquina que faz a regulagem do ACC, que fora da garantia é uma nota!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
34 minutos atrás, Dr_Guigo disse:

Consegui trocar o meu no final da garantia. O valor de nota era quase 5mil mesmo. No momento ele não mostra nenhuma avaria mas o acionamento do farol alto não está acontecendo de forma automática. Alguém sabe a forma de ajustar a sensibilidade disso? Conversei com um amigo que me disse que é preciso fazer uma recalibração na mesma máquina que faz a regulagem do ACC, que fora da garantia é uma nota!!!

Bom, se a CCS trocou, deveriam também fazer a regulagem.

Eu voltaria na CCS e reclamaria.

Se você quiser, pode falar com o pessoal do fmc.coding, procura eles no Instagram, são especialistas em retrofit e eles tem o aparelho para regular o ACC, caso seja o seu problema.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Bom, se a CCS trocou, deveriam também fazer a regulagem.

Eu voltaria na CCS e reclamaria.

Se você quiser, pode falar com o pessoal do fmc.coding, procura eles no Instagram, são especialistas em retrofit e eles tem o aparelho para regular o ACC, caso seja o seu problema.

Abraços.

Atualizando,
 
Passei o VCDS e descobri que o módulo trocado não foi configurado. Fiz algumas modificações, os erros sumiram mas não consegui testar. O carro precisa estar acima de 58 km/h e com a estrada sem carros no sentido contrário ou na frente, no escuro.
 
Alguém pode me ajudar mandando o long coding da central 20 (High beam assist)?
 
O meu ficou assim:    Coding: 00000064747464545425363E00
 
Att.
 

Address 20: High Beam Assist. (J844)       Labels: 8X0-857-511.clb
   Part No SW: 5G0 857 511 D    HW: 5G0 857 511 D
   Component: FLA           H05 0002  
   Revision: AA001001    
   Coding: 00000064747464545425363E00
   Shop #: WSC 00000 000 00000
   ASAM Dataset: EV_HighBeamAssisAU37X 001009
   ROD: EV_HighBeamAssisAU37X.rod
   VCID: 2B556DCA42C41A1A25-807E

2 Faults Found:
266752 - Control module not coded 
          U1013 00 [009] - -
          Confirmed - Tested Since Memory Clear
             Freeze Frame:
                    Fault Status: 00000001
                    Fault Priority: 3
                    Fault Frequency: 1
                    Reset counter: 0
                    Mileage: 0 km
                    Date: 2071.00.00
                    Time: 00:00:00

525312 - Control Module for High Beam Assist 
          C10B2 4B [008] - Over temperature
          Intermittent - Confirmed - Tested Since Memory Clear
             Freeze Frame:
                    Fault Status: 00000001
                    Fault Priority: 6
                    Fault Frequency: 2
                    Reset counter: 130
                    Mileage: 22818 km
                    Date: 2019.01.22
                    Time: 11:20:48
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Atualizando,   Passei o VCDS e descobri que o módulo trocado não foi configurado. Fiz algumas modificações, os erros sumiram mas não consegui testar. O carro precisa estar acima de 58 km/h e com a estrada sem carros no sentido contrário ou na frente, no escuro.   Alguém pode me ajudar mandando o long coding da central 20 (High beam assist)?   O meu ficou assim:    Coding: 00000064747464545425363E00   Att.   Address 20: High Beam Assist. (J844)       Labels: 8X0-857-511.clb
   Part No SW: 5G0 857 511 D    HW: 5G0 857 511 D
   Component: FLA           H05 0002  
   Revision: AA001001    
   Coding: 00000064747464545425363E00
   Shop #: WSC 00000 000 00000
   ASAM Dataset: EV_HighBeamAssisAU37X 001009
   ROD: EV_HighBeamAssisAU37X.rod
   VCID: 2B556DCA42C41A1A25-807E
2 Faults Found:
266752 - Control module not coded 
          U1013 00 [009] - -
          Confirmed - Tested Since Memory Clear
             Freeze Frame:
                    Fault Status: 00000001
                    Fault Priority: 3
                    Fault Frequency: 1
                    Reset counter: 0
                    Mileage: 0 km
                    Date: 2071.00.00
                    Time: 00:00:00
525312 - Control Module for High Beam Assist 
          C10B2 4B [008] - Over temperature
          Intermittent - Confirmed - Tested Since Memory Clear
             Freeze Frame:
                    Fault Status: 00000001
                    Fault Priority: 6
                    Fault Frequency: 2
                    Reset counter: 130
                    Mileage: 22818 km
                    Date: 2019.01.22
                    Time: 11:20:48
 

Segue o meu:

Address 20: High Beam Assist. (J844)      
Labels: 8X0-857-511.clb   
Part No SW: 5G0 857 511 D    HW: 5G0 857 511    Component: FLA           H04 0002    
Revision: AA001001      
Coding: 02018864727264565625393E01   
Shop #: WSC 01383 790 50316   
ASAM Dataset: EV_HighBeamAssisAU37X 001009   
ROD: EV_HighBeamAssisAU37X.rod   
VCID: 2B529F8342169766D8-807E
No fault code found.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
29 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Segue o meu:

Address 20: High Beam Assist. (J844)      
Labels: 8X0-857-511.clb   
Part No SW: 5G0 857 511 D    HW: 5G0 857 511    Component: FLA           H04 0002    
Revision: AA001001      
Coding: 02018864727264565625393E01   
Shop #: WSC 01383 790 50316   
ASAM Dataset: EV_HighBeamAssisAU37X 001009   
ROD: EV_HighBeamAssisAU37X.rod   
VCID: 2B529F8342169766D8-807E
No fault code found.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Achei o meu long coding antigo. É exatamente igual ao seu.

Coloquei e o módulo aceitou sem problemas.

Infelizmente só vou conseguir testar na estrada. O que me chama atenção é esse item:

Shop #: WSC 00000 000 00000

Faz ideia do que pode ser?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites



Achei o meu long coding antigo. É exatamente igual ao seu.
Coloquei e o módulo aceitou sem problemas.
Infelizmente só vou conseguir testar na estrada. O que me chama atenção é esse item:
Shop #: WSC 00000 000 00000
Faz ideia do que pode ser?


Infelizmente não sei o que é esse Shop WSC...

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 19/12/2018 at 7:52 PM, RicW disse:


Ele detecta a luz de posição traseira a uma distância bem razoável (uns 80 metros) e baixa os faróis automaticamente.

Esse sistema é muito bom, uma daquelas coisas que funcionam perfeitamente no Golf.

Abraço!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eu já acho um pouco complicado, normalmente tenho receio de usar o FLA quando tem carro seguindo na mesma direção que eu.. Pego algumas rodovias com retas mais longas e vejo a placa dos carros brilhando de longe e normalmente não aguento esperar o FLA abaixar o farol sozinho e desligo manualmente.

Não sei se eu que me preocupo demais ou se realmente falta uma calibração. 

O que costuma acontecer também é em pistas duplas com uma certa distância uma da outra, principalmente se o carro vindo na direção oposta estiver em uma descida ele demora para detectar e abaixar os faróis, já levei uma piscada ou outra de quem tá vindo no sentido contrário.. 

Quando levei na CSS me disseram que o sistema é assim mesmo e que não existe calibração pra ele. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, ForaLL disse:

Eu já acho um pouco complicado, normalmente tenho receio de usar o FLA quando tem carro seguindo na mesma direção que eu.. Pego algumas rodovias com retas mais longas e vejo a placa dos carros brilhando de longe e normalmente não aguento esperar o FLA abaixar o farol sozinho e desligo manualmente.

Não sei se eu que me preocupo demais ou se realmente falta uma calibração. 

O que costuma acontecer também é em pistas duplas com uma certa distância uma da outra, principalmente se o carro vindo na direção oposta estiver em uma descida ele demora para detectar e abaixar os faróis, já levei uma piscada ou outra de quem tá vindo no sentido contrário.. 

Quando levei na CSS me disseram que o sistema é assim mesmo e que não existe calibração pra ele. 

Eu fiz agora uma viagem há algumas semanas, e utilizei muito o FLA e em todas as vezes, não tive qualquer problema com ele.

Apenas em um morro bem ingrime, eu estava na subida e chegando no final com o farol alto ligado, apareceu outro carro e me deu um lampejo de farol alto, nesse momento o meu ja baixou.

Mudando um pouco de assunto, percebi que o meu farol, o original de Xenon, vem com farol direcional. Segue um vídeo que fiz entre as cidades de Rio Quente até Caldas Novas, na parte dos buracos em que desvio dá pra ver o foco do farol jogando de um lado para o outro, bem mais rápido que o carro. Depois de quase 4 anos com o carro, só percebo isso agora!

Ahhhhh do farol alto atrás do caminhão, fui eu mesmo que liguei pra enxergar, mas foi meio tarde...

Esse aqui é o FLA funcionando.

Segue o unico lampejo de alto que recebi nesse viagem, mas como disse, foi um caso bem especifico...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, anghinoni1982 disse:

Eu fiz agora uma viagem há algumas semanas, e utilizei muito o FLA e em todas as vezes, não tive qualquer problema com ele.

Apenas em um morro bem ingrime, eu estava na subida e chegando no final com o farol alto ligado, apareceu outro carro e me deu um lampejo de farol alto, nesse momento o meu ja baixou.

Mudando um pouco de assunto, percebi que o meu farol, o original de Xenon, vem com farol direcional. Segue um vídeo que fiz entre as cidades de Rio Quente até Caldas Novas, na parte dos buracos em que desvio dá pra ver o foco do farol jogando de um lado para o outro, bem mais rápido que o carro. Depois de quase 4 anos com o carro, só percebo isso agora!

Ahhhhh do farol alto atrás do caminhão, fui eu mesmo que liguei pra enxergar, mas foi meio tarde...

Esse aqui é o FLA funcionando.

Segue o unico lampejo de alto que recebi nesse viagem, mas como disse, foi um caso bem especifico...

 

Eu acho que o meu deve estar descablibrado mesmo, vou perguntar de novo na CSS próxima vez que for fazer revisão. 

Caramba que estrada é essa, toda danada. 

Pra conseguir testar legal o farol dinâmico, vai andando em uma rua reta devagar, coloca o modo de direção individual, configura o farol dinâmico direcional no Eco e fica virando o volante de um lado para o outro. Depois troca pro farol dinâmico direcional no sport e faz a mesma coisa, dá pra perceber bastante a diferença. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
 
Eu acho que o meu deve estar descablibrado mesmo, vou perguntar de novo na CSS próxima vez que for fazer revisão. 
Caramba que estrada é essa, toda danada. 
Pra conseguir testar legal o farol dinâmico, vai andando em uma rua reta devagar, coloca o modo de direção individual, configura o farol dinâmico direcional no Eco e fica virando o volante de um lado para o outro. Depois troca pro farol dinâmico direcional no sport e faz a mesma coisa, dá pra perceber bastante a diferença. 
Essa estrada cheia de buracos é entre Rio Quente e Caldas Novas. Da pra andar a 200km/h sossegado...

Depois vou testar isso que você falou, o meu quando desviei desses buracos estava no modo normal...

Abraços.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora