Recommended Posts

Postado

Boa tarde galera!

Estou com uma dúvida há algum tempo e não encontrei nada sobre isso nas pesquisas do fórum.

Antes do Golf eu tinha um Cruze LTZ com chave presencial. Nos dias de sol forte, costumava ligar o carro e deixar por alguns minutos com o ar no talo pra resfriar o interior, antes de sair rodando. No cruze, se eu saísse com a chave no bolso, os botões de travamento da maçaneta permitiam travar o carro, mesmo com o motor ligado. Desta forma eu podia deixar ele ligado e travado na frente de casa, por exemplo, antes de sair.

Há poucos dias, verifiquei que no Golf isso não é possível. Pelos meus testes, com o motor ligado o carro só pode ser travado pelo botão de travamento interno da porta. Procede? Existe outra maneira de deixar o carro com o motor ligado e fazer o travamento pelo lado de fora?

Obrigado pela ajuda, um abraço!

Postado
3 horas atrás, vhfontana disse:

Boa tarde galera!

Estou com uma dúvida há algum tempo e não encontrei nada sobre isso nas pesquisas do fórum.

Antes do Golf eu tinha um Cruze LTZ com chave presencial. Nos dias de sol forte, costumava ligar o carro e deixar por alguns minutos com o ar no talo pra resfriar o interior, antes de sair rodando. No cruze, se eu saísse com a chave no bolso, os botões de travamento da maçaneta permitiam travar o carro, mesmo com o motor ligado. Desta forma eu podia deixar ele ligado e travado na frente de casa, por exemplo, antes de sair.

Há poucos dias, verifiquei que no Golf isso não é possível. Pelos meus testes, com o motor ligado o carro só pode ser travado pelo botão de travamento interno da porta. Procede? Existe outra maneira de deixar o carro com o motor ligado e fazer o travamento pelo lado de fora?

Procede. Com a chave presencial só é possível travar o carro por fora com o motor desligado e a chave estando fora do veículo.

Com a chave no interior do veículo não é possível travá-lo externamente.

São procedimentos de segurança, que o alemão pensou e o americano não pensou. rsrs

Postado
13 horas atrás, Jorge Jox disse:

Procede. Com a chave presencial só é possível travar o carro por fora com o motor desligado e a chave estando fora do veículo.

Com a chave no interior do veículo não é possível travá-lo externamente.

São procedimentos de segurança, que o alemão pensou e o americano não pensou. rsrs

Bom dia Jorge!

Pois é, uma pena. Não vejo motivos pra não poder deixar o carro travado em P com o motor ligado. Existem vários carros com partida remota, que ficam exatamente nessa condição. Ainda mais com o freio de mão elétrico do Golf, que poderia, por exemplo, ficar bloqueado até o carro ser destravado.

Enfim, nenhum carro é perfeito, mas nesse ponto eu vou mais com os americanos da GM do que com os Alemães da nossa Folks.

Valeu, abraço

Postado
9 minutos atrás, vhfontana disse:

Bom dia Jorge!

Pois é, uma pena. Não vejo motivos pra não poder deixar o carro travado em P com o motor ligado. Existem vários carros com partida remota, que ficam exatamente nessa condição. Ainda mais com o freio de mão elétrico do Golf, que poderia, por exemplo, ficar bloqueado até o carro ser destravado.

Enfim, nenhum carro é perfeito, mas nesse ponto eu vou mais com os americanos da GM do que com os Alemães da nossa Folks.

Valeu, abraço

vhfontana, bom dia!

Sobre a questão de não poder deixar o carro ligado e travado com a chave presencial do lado de fora, eu vejo como uma medida de segurança e não vejo como uma imperfeição.

Imagina que ele possa estar em uma garagem fechada, ou mesmo apresentar algum problema de funcionamento, seja no motor ou elétrico e você esquecer a chave em algum lugar, ou quem sabe, perdê-la? Com ele destrancado, qualquer um poderia entrar desligá-lo a qualquer momento.

Sobre partida remota, é outra condição, pois a  pessoa está com a chave na mão. Isso sim, eu acho que seria algo legal dele fazer. Por exemplo, quando o carro fica sob o sol e poder ligá-lo antes para resfriá-lo com o ar condicionado.

Faz alguns anos, não lembro qual foi o carro, mas era um GM nacional automático, que permitia a retirada da chave de ignição com o câmbio em ponto morto. Resultado: o motorista distraído estacionou o carro num local com uma inclinação pouco perceptível, não puxou o freio de mão, trancou o carro e saiu. Em pouco tempo o carro dele se deslocou e foi parar dentro do rio, submergindo totalmente. Se o carro tivesse a tradicional trava de segurança na chave, que o impedisse de retirá-la, quando não estivesse com o câmbio em "P", isso não teria acontecido.

Acho a inteligência do Golf bem desenvolvida, mas claro, nem sempre vai satisfazer a todos, mas o objetivo dela é promover o conforto, com a segurança em primeiro lugar.

Tem um aqui no fórum que reclamou do aviso do cinto de segurança do carro e tem um outro que recentemente comprou um Golf usado, em que não há aviso para colocar os cintos de segurança. Obviamente o dono anterior não o utilizava e ainda o desabilitou via VCDS. Acredito que você consiga fazer o mesmo e ter o seu carro com motor ligado e trancado externamente.

Postado

@Jorge Jox

Realmente é uma questão de ponto de vista. 

Essa questão de tirar a chave ou travar o carro com a alavanca no N, é possível em diversos carros. Não é o ideal, mas se o motorista não tiver o mínimo de cuidado com o que está fazendo, sempre há margem pra acontecer esse tipo de besteira que você descreveu.

Mesma coisa é a questão do cinto. Eu utilizo desde criança, quando andava no Monza do meu pai, mas vejo que quem não tem a noção de que é um equipamento para a garantir a segurança dele e dos outros que estão ao redor, não vai adquirir esta noção apenas pela luzinha do painel... Sempre encontrará uma maneira de burlar o sistema.

Resumindo, os engenheiros podem bolar milhões de funções e linhas de códigos, mas se o "operador" da máquina não tiver consciência e cuidado ao utilizá-la, sempre haverá margem pra muita porcaria.

Independente disso, dentro de um mundo normal e não se atendo ao 0,0001% de possibilidades de dar tudo errado, não vejo problema em deixar o carro ligado pra resfriar seu interior, e travado pelo lado de fora. Continuo achando uma falha do carro.

Postado

Não acredito que isto seja uma falha. Consiga um cabo VCDS e faça o que o Jorge recomendou.

Mas se trancar o carro ligado e por algum motivo perder a chave... vc vai tet uma boa dor de cabeça.  Difícil? Pode ser, mas longe de ser impossível.

Uma curiosidade minha.. no Golf é impossível fechar o carro com a chave dentro. No Cruze o que acontece se esquece a chave dentro do veículo e depois tentar trancar?

Postado
5 minutos atrás, Desbravador disse:

Não acredito que isto seja uma falha. Consiga um cabo VCDS e faça o que o Jorge recomendou.

Mas se trancar o carro ligado e por algum motivo perder a chave... vc vai tet uma boa dor de cabeça.  Difícil? Pode ser, mas nem perto do impossível.

Uma curiosidade minha.. no Golf é impossível fechar o carro com a chave dentro. No Cruze o que acontece se esquece a chave dentro do veículo e depois tentar trancar?

Obrigado pela sugestão, mas não sou muito familiarizado com esse tipo de modificação. Vamos manter original. 

Acredito que se eu perder a chave será uma dor de cabeça de qualquer jeito... Kkkk

O Cruze não trancava por fora com a chave dentro. 

Postado
9 minutos atrás, vhfontana disse:

Obrigado pela sugestão, mas não sou muito familiarizado com esse tipo de modificação. Vamos manter original. 

Acredito que se eu perder a chave será uma dor de cabeça de qualquer jeito... Kkkk

O Cruze não trancava por fora com a chave dentro. 

vhfontana, não sei se você sabe, mas pode programar, via painel central do carro, para você destravar o carro e abrir os 4 vidros simultaneamente, mantendo o botão pressionado do controle. Faço isso quando o carro está sob o sol.

Postado
1 minuto atrás, Jorge Jox disse:

vhfontana, não sei se você sabe, mas pode programar, via painel central do carro, para você destravar o carro e abrir os 4 vidros simultaneamente, mantendo o botão pressionado do controle. Faço isso quando o carro está sob o sol.

Obrigado pela sugestão Jorge! Já sabia dessa função, e utilizo com frequência! 

Inclusive está aí um ponto a favor do Golf, pois o Cruze não tinha esta função. Senti falta quando fui do Focus pro Cruze, pois o Ford também tinha a função, como no Golf. A diferença é que o Focus abria o teto, ao invés de bascular como o Golf. Nesse ponto também, ponto pro nosso VW.

Postado
Boa tarde galera!

Meu carro não tem a chave presencial, mas me ocorreu uma forma de vc tentar driblar esse sistema.

Com alguém dentro do carro pra abrir depois:

1. Ligue o carro e o AC, com a janela do motorista aberta.

2. Saia do carro com a chave e feche a janela (rapidamente da um toque no botão da porta)

3. Deixe o ar funcionando o tempo que vc achar adequado e vá fazer suas coisas.

4. Quando voltar vai ver se o carro desligou pela ausência da chave ou se continua funcionando. Tente destravar - por fora ou pelo botão da chave). Se não consegui, a pessoa dentro vai poder te ajudar.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Postado
50 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Meu carro não tem a chave presencial, mas me ocorreu uma forma de vc tentar driblar esse sistema.

Com alguém dentro do carro pra abrir depois:

1. Ligue o carro e o AC, com a janela do motorista aberta.

2. Saia do carro com a chave e feche a janela (rapidamente da um toque no botão da porta)

3. Deixe o ar funcionando o tempo que vc achar adequado e vá fazer suas coisas.

4. Quando voltar vai ver se o carro desligou pela ausência da chave ou se continua funcionando. Tente destravar - por fora ou pelo botão da chave). Se não consegui, a pessoa dentro vai poder te ajudar.

Eu tentei algo parecido. Deixei o carro ligado e o vidro do motorista aberto. Saí e tranquei a porta pelo botão interno, da porta do motorista. Antes de fechar o vidro eu tentei, e o carro não destranca por fora e nem pelos botões da chave!! Ainda bem que eu não tinha fechado o vidro... Kkkk

Valeu, Abraço 

Postado
1 hora atrás, vhfontana disse:

Eu tentei algo parecido. Deixei o carro ligado e o vidro do motorista aberto. Saí e tranquei a porta pelo botão interno, da porta do motorista. Antes de fechar o vidro eu tentei, e o carro não destranca por fora e nem pelos botões da chave!! Ainda bem que eu não tinha fechado o vidro... Kkkk

Valeu, Abraço 

kkkk, Estou vendo que você quer isto a todo custo e o Golf está te dando um banho!

Vamos lá: no manual do proprietário, no meu, pag 44  no assunto, destravar ou travar o veículo com Keyless Access diz:

"Procedimento ao travar o veículo com a segunda chave. Se uma chave do veículo se encontrar no interior do veículo e o veículo for travado por fora com uma segunda chave válida, a chave do veículo, que está dentro, será bloqueada para a partida do motor. Para a liberação para a partida do motor acionar o botão (cadeado aberto) na chave do veículo que está dentro".

Você pode tentar com o motor ligado...

Divirta-se e boa sorte rsrs

Postado
13 horas atrás, vhfontana disse:

Obrigado pela sugestão Jorge! Já sabia dessa função, e utilizo com frequência! 

Inclusive está aí um ponto a favor do Golf, pois o Cruze não tinha esta função. Senti falta quando fui do Focus pro Cruze, pois o Ford também tinha a função, como no Golf. A diferença é que o Focus abria o teto, ao invés de bascular como o Golf. Nesse ponto também, ponto pro nosso VW.

O Golf tb abre o teto completamente na abertura de conforto se vc ficar pressionando  o botao na chave

Postado
O Golf tb abre o teto completamente na abertura de conforto se vc ficar pressionando  o botao na chave
Estranho, vou reparar melhor, mas no meu abrem-se todas as janelas e o teto só bascula também. Tem que continuar pressionando depois de abertos todos os vidros?

Postado
Em 31/12/2017 at 12:42 AM, chrisarec disse:

o meu só bascula... não abre totalmente.

Postado
Em 30/12/2017 at 4:25 PM, Jorge Jox disse:

kkkk, Estou vendo que você quer isto a todo custo e o Golf está te dando um banho!

Vamos lá: no manual do proprietário, no meu, pag 44  no assunto, destravar ou travar o veículo com Keyless Access diz:

"Procedimento ao travar o veículo com a segunda chave. Se uma chave do veículo se encontrar no interior do veículo e o veículo for travado por fora com uma segunda chave válida, a chave do veículo, que está dentro, será bloqueada para a partida do motor. Para a liberação para a partida do motor acionar o botão (cadeado aberto) na chave do veículo que está dentro".

Você pode tentar com o motor ligado...

Divirta-se e boa sorte rsrs

hehe... pois é, quando sobra tempo vamos tentando as possibilidades... hoje estou com o carro da mulher, mas assim que sobrar um tempinho vou tentar desta forma!

Falando em carro da mulher, tentei fazer o mesmo procedimento no dela (Mit ASX), que também tem chave presencial, e pra minha decepção constatei que ele funciona igual ao Golf, não deixando travar o carro por fora com o motor ligado. Pelo jeito os Japa da Mitsubishi pensam parecido com os nossos alemães. kkkk

Postado
Em 31/12/2017 at 11:48 PM, RodrigoSP2 disse:

Estranho, vou reparar melhor, mas no meu abrem-se todas as janelas e o teto só bascula também. Tem que continuar pressionando depois de abertos todos os vidros?

Foi mal. Acabei de checar no meu Golf e ele so bascula mesmo......Viajei legal.

Postado
hehe... pois é, quando sobra tempo vamos tentando as possibilidades... hoje estou com o carro da mulher, mas assim que sobrar um tempinho vou tentar desta forma!
Falando em carro da mulher, tentei fazer o mesmo procedimento no dela (Mit ASX), que também tem chave presencial, e pra minha decepção constatei que ele funciona igual ao Golf, não deixando travar o carro por fora com o motor ligado. Pelo jeito os Japa da Mitsubishi pensam parecido com os nossos alemães. kkkk
Os japas são ainda mais egoístas, hehehe. Faz o teste: aciona aquele botão de bloquear as janelas traseiras, vc vai ver que bloqueia todos os passageiros inclusive o da frente. Na Honda, Toyota e Mit são assim (só não sei Suzuki e Nissan, pois nunca tivemos em casa).

Postado
Em 02/01/2018 at 11:19 PM, RodrigoSP2 disse:

Os japas são ainda mais egoístas, hehehe. Faz o teste: aciona aquele botão de bloquear as janelas traseiras, vc vai ver que bloqueia todos os passageiros inclusive o da frente. Na Honda, Toyota e Mit são assim (só não sei Suzuki e Nissan, pois nunca tivemos em casa).

Verdade Rodrigo, testei hoje e na ASX o botão de bloquear os vidros traseiros desativa inclusive a tecla do vidro do carona, inclusive na porta do motorista! kkkk 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora