caio cartaxo

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Histórico de Reputação

  1. Gostei
    caio cartaxo recebeu reputação de iCardeX em Velas - tudo que precisamos saber   
    Que absurdo, eu, como engenheiro mecanico, tenho até arrepios de um tecnico falar que não precisa de torquímetro porque é experiente, é surreal esse tipo de comportamento em alguem supostamente treinado pra exercer essa função. Nos ultimos 3 anos nenhum dos meus carros(o golf e uma fielder 2006) viu oficina terceira, consegui fazer tudo q precisei sem ter o desprazer de precisar desse tipo de prestador de serviço.
    O pior q é MUITO difícil tu achar uma oficina que trabalhe assim, com manuais tecnicos, torquimetro pra tudo. Quando troquei as pastilhas dianteiras do golf o manual tecnico original da VW foi essencial pra dar informações sobre torque, lubrificação de roscas, pinos e etc, coisa que nenhum desses prestadores de serviço faz.
  2. Gostei
    caio cartaxo recebeu reputação de anghinoni em Velas - tudo que precisamos saber   
    Que absurdo, eu, como engenheiro mecanico, tenho até arrepios de um tecnico falar que não precisa de torquímetro porque é experiente, é surreal esse tipo de comportamento em alguem supostamente treinado pra exercer essa função. Nos ultimos 3 anos nenhum dos meus carros(o golf e uma fielder 2006) viu oficina terceira, consegui fazer tudo q precisei sem ter o desprazer de precisar desse tipo de prestador de serviço.
    O pior q é MUITO difícil tu achar uma oficina que trabalhe assim, com manuais tecnicos, torquimetro pra tudo. Quando troquei as pastilhas dianteiras do golf o manual tecnico original da VW foi essencial pra dar informações sobre torque, lubrificação de roscas, pinos e etc, coisa que nenhum desses prestadores de serviço faz.
  3. Gostei
    caio cartaxo deu reputação a iCardeX em Velas - tudo que precisamos saber   
    O outro, no caso, seria esse? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1964831182-torquimetro-de-estalo-28-210-nm-com-encaixe-de-12-pol-_JM#position=7&search_layout=stack&type=item&tracking_id=1c22fe43-a3f4-462a-8524-154d972e2e84
     
  4. Gostei
    caio cartaxo deu reputação a iCardeX em Velas - tudo que precisamos saber   
    Então, vou comprar 2 torquímetros. Seria esse o modelo que adquiriu, da Noll?
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2200097535-torquimetro-de-estalo-5-25-14-05-a-25kg-_JM#position=4&search_layout=stack&type=item&tracking_id=4228560f-6222-4012-9002-e9769e5fb450
  5. Triste
    caio cartaxo deu reputação a iCardeX em Velas - tudo que precisamos saber   
    Esses mexânicos são uns FDP mesmo. Já perdi 2 cubos de roda de 2 Honda Fit diferentes. A desculpa desses putos é que um "cachorro" mijou na roda e provocou o problema de travamento da rosca. Aí você pergunta: cadê o seu torquímetro? E o gerente/mexânico vem dizer que não precisa de torquímetro, e nunca precisou porque são muito experientes. Na verdade, eles não tem. E o prejuízo fica sempre para o otário do cliente.

  6. Gostei
    caio cartaxo recebeu reputação de iCardeX em Velas - tudo que precisamos saber   
    Fala Icardex, beleza?
    Então, usei um torquimetro de estalo(eu pessoalmente não gosto dos digitais) pra soquete 1/4  da Noll com escala de 5 a 25Nm.  Não levava muita fé nele, comprei como teste por ser barato, acabou que deixei do laboratório de metrologia do meu trabalho e o pessoal falou que tava bem calibrado e que dava pra confiar sim.
    No Ml tu acha ele a 250R$ mais ou menos.
  7. Gostei
    caio cartaxo deu reputação a Manoel Pessoa em Recomendação Manutenção   
    Prezados, problema resolvido no meu Golf 1.4 TSI 2017, no scaner foi constatado problema no sensor ABS da roda lado do motorista, como o problema era intermitente hora dava problema hora não dava, retirado o sensor feito uma limpeza e tudo voltou a funcionar, mais de ver tanto relato de problemas nesse sensores, optei em comprar o par das rodas dianteiras, instalei um da marca Bosch e fico top demais, tudo normalizado no meu carro, paguei 200,00 em cada umcom instalação e passagem do scaner paguei mais 180,00 final tudo ficou em 580,00, consultei o código das peças no peças online (http://www.pecas-on-line.com.br/) e a concessionária com o preço mais barato na minha região é 535,00 cada peça, 2 peças mais instalação na concessionária passaria fácil de 1.000,00, caso algum colega tenha esse problema e precisa consultar os preços com o código da peça, são esses os códigos:
    Golf 2017/2017 - 1.4 TSI G - Higline - Sensor ABS rodas dianteiras:
    WHT003861-LADO MOTORISTA  - WHT003860-LADO CARONA
    Forte abraço e grato pela ajuda de quem se dispôs a ajudar.
  8. Gostei
    caio cartaxo recebeu reputação de Thiagocs em Hoje, trocaria o Golf por qual carro?   
    Eu compartilho da opinião do @iCardeX . No mercado atual nada me interessa, a começar pela loucura que o preço dos carros mais novos está(e os usados indo junto, meu carro, um tsi 1.0, tinha fipe 59mil em 2019 quando comprei, está em 81mil hoje.) nesse contexto, o preço maior dos carros hoje não significa um carro melhor, pelo contrario, chega a ser ridículo o acabamento dos carros até 200mil(0km), nosso Golf tem um acabamento bizarramente melhor que tudo no mercado até esse valor, tudo que dirijo parece pior, mais porcamente feito, abaixo do nível do que tenho agora. Meu segundo problema é que não me sinto mais atendido, pelas fabricantes, detesto suv, me recuso a pagar caro por algo que não gosto a fim de seguir uma moda, talvez se houvessem opções de hatch médios no mercado, ainda tivesse algum desejo de trocar de carro.
    O outro carro aqui de casa,da minha esposa, é uma Toyota Fielder 2006 que também não temos a menor vontade de trocar, o carro é um absurdo de bom, e não conseguimos ver nada até os 50mil que nos atenda melhor e seja mais robusto, seguro, confortável e útil para usar no dia a dia do que ela.
  9. Gostei
    caio cartaxo deu reputação a iCardeX em FALHA DO MOTOR - VÁLVULA DA BORBOLETA   
    Acabei de realizar uma viagem de 540Km: 270Km ida e 270Km volta. Variei a velocidade do trecho entre 80km/h, 110km/h/, 140km/h, e 180km/h. Na média, fui alcando os  140Km/h sempre que possível pois não havia praticamente caminhão ou muitos carros na pista. A bomba d'água do Up TSI funciona perfeitamente no Golf. O Golf não reportou nenhum problema com a temperatura. O TBI funcionou perfeitamente também. O problema está encerrado!
  10. Gostei
    caio cartaxo recebeu reputação de Thiagocs em Correia dentada golf gti mk7   
    Golf GTI usa o motor EA888, que NÃO tem correia dentada, usa corrente de comando, normalmente o pessoal fala que é bom a cada 100mil km dar uma verificada principalmente nas guias, que são peças que de fato costumam dar problema no sistema de sincronização do EA888, a corrente em si tem vida útil de mais de 200mil km de acordo com uma série de fontes tanto daqui quanto da gringa.
  11. Gostei
    caio cartaxo recebeu reputação de Thiagocs em Pressão baixa de óleo Golf GTI mk7   
    Provavelmente tu já deve ter visto isso, mas não custa falar. Na troca de óleo tu se atentou a ver se a haste do copo do filtro está lá? a quebra dela gera problemas de pressão de oleo.
    Meu pai tem um Fusca tsi, que usa o EA888 e teve problema com pressão de oleo apos o cara que trocou o oleo quebrar essa haste.
    Essa haste da foto ( pode ser um pouco diferente pq o ea888 do gti é mais avançado que o do fusca, mas vi que ainda usa um copo de filtro bem parecido)

  12. Gostei
    caio cartaxo recebeu reputação de anghinoni em Pressão baixa de óleo Golf GTI mk7   
    Provavelmente tu já deve ter visto isso, mas não custa falar. Na troca de óleo tu se atentou a ver se a haste do copo do filtro está lá? a quebra dela gera problemas de pressão de oleo.
    Meu pai tem um Fusca tsi, que usa o EA888 e teve problema com pressão de oleo apos o cara que trocou o oleo quebrar essa haste.
    Essa haste da foto ( pode ser um pouco diferente pq o ea888 do gti é mais avançado que o do fusca, mas vi que ainda usa um copo de filtro bem parecido)

  13. Gostei
    caio cartaxo recebeu reputação de Thiagocs em Líquido de arrefecimento - Teste de corrosão galvânica   
    Então, eu não nasci com um diploma de engenheiro mecânico, mas consegui um de forma muito suada, e vou te dizer se tem algo que a engenharia de manutenção prega é não gastar a toa, independente do valor. Em qualquer empresa do mundo monitorar condições de fluidos é algo básico, tanto de oleo como fluidos de arrefecimento(inclusive, as grandes tem laboratórios só pra isso). Monitoramento continuo, principio basico de uma boa manutenção preditiva visa justamente se antecipar a quaisquer problemas, mitigar risco de maquina parada e redução de custo de manutenção, identificando inconformidades entre o pressuposto pelo fabricante do equipamento e a realidade de operação, fora que um acompanhamento continuo pode mostrar inclusive que o fabricante foi otimista demais em algum tipo de recomendação, coisa que já vi no campo. Até pelo falo do projeto não levar em conta fatores como humidade e variação de temperatura a qual o equipamento mecanico é submetido. Tais analises já fizeram a multinacional que trabalhei mudar vaaarias vezes os protocolos de manutenção de certas maquinas, do que a fabricante pressupunha para o que a gente viu na pratica, gerando menos tempo de maquina parada (maior disponibilidade). Alias, se eu tivesse tempo e grana sobrando, mandaria facil meu óleo para análise, só pra ver os resultados a cada troca.

     
  14. Gostei
    caio cartaxo recebeu reputação de anghinoni em Líquido de arrefecimento - Teste de corrosão galvânica   
    Então, eu não nasci com um diploma de engenheiro mecânico, mas consegui um de forma muito suada, e vou te dizer se tem algo que a engenharia de manutenção prega é não gastar a toa, independente do valor. Em qualquer empresa do mundo monitorar condições de fluidos é algo básico, tanto de oleo como fluidos de arrefecimento(inclusive, as grandes tem laboratórios só pra isso). Monitoramento continuo, principio basico de uma boa manutenção preditiva visa justamente se antecipar a quaisquer problemas, mitigar risco de maquina parada e redução de custo de manutenção, identificando inconformidades entre o pressuposto pelo fabricante do equipamento e a realidade de operação, fora que um acompanhamento continuo pode mostrar inclusive que o fabricante foi otimista demais em algum tipo de recomendação, coisa que já vi no campo. Até pelo falo do projeto não levar em conta fatores como humidade e variação de temperatura a qual o equipamento mecanico é submetido. Tais analises já fizeram a multinacional que trabalhei mudar vaaarias vezes os protocolos de manutenção de certas maquinas, do que a fabricante pressupunha para o que a gente viu na pratica, gerando menos tempo de maquina parada (maior disponibilidade). Alias, se eu tivesse tempo e grana sobrando, mandaria facil meu óleo para análise, só pra ver os resultados a cada troca.

     
  15. Gostei
    caio cartaxo recebeu reputação de iCardeX em Líquido de arrefecimento - Teste de corrosão galvânica   
    Então, eu não nasci com um diploma de engenheiro mecânico, mas consegui um de forma muito suada, e vou te dizer se tem algo que a engenharia de manutenção prega é não gastar a toa, independente do valor. Em qualquer empresa do mundo monitorar condições de fluidos é algo básico, tanto de oleo como fluidos de arrefecimento(inclusive, as grandes tem laboratórios só pra isso). Monitoramento continuo, principio basico de uma boa manutenção preditiva visa justamente se antecipar a quaisquer problemas, mitigar risco de maquina parada e redução de custo de manutenção, identificando inconformidades entre o pressuposto pelo fabricante do equipamento e a realidade de operação, fora que um acompanhamento continuo pode mostrar inclusive que o fabricante foi otimista demais em algum tipo de recomendação, coisa que já vi no campo. Até pelo falo do projeto não levar em conta fatores como humidade e variação de temperatura a qual o equipamento mecanico é submetido. Tais analises já fizeram a multinacional que trabalhei mudar vaaarias vezes os protocolos de manutenção de certas maquinas, do que a fabricante pressupunha para o que a gente viu na pratica, gerando menos tempo de maquina parada (maior disponibilidade). Alias, se eu tivesse tempo e grana sobrando, mandaria facil meu óleo para análise, só pra ver os resultados a cada troca.

     
  16. Gostei
    caio cartaxo recebeu reputação de Jorge Jox em Líquido de arrefecimento - Teste de corrosão galvânica   
    Então, eu não nasci com um diploma de engenheiro mecânico, mas consegui um de forma muito suada, e vou te dizer se tem algo que a engenharia de manutenção prega é não gastar a toa, independente do valor. Em qualquer empresa do mundo monitorar condições de fluidos é algo básico, tanto de oleo como fluidos de arrefecimento(inclusive, as grandes tem laboratórios só pra isso). Monitoramento continuo, principio basico de uma boa manutenção preditiva visa justamente se antecipar a quaisquer problemas, mitigar risco de maquina parada e redução de custo de manutenção, identificando inconformidades entre o pressuposto pelo fabricante do equipamento e a realidade de operação, fora que um acompanhamento continuo pode mostrar inclusive que o fabricante foi otimista demais em algum tipo de recomendação, coisa que já vi no campo. Até pelo falo do projeto não levar em conta fatores como humidade e variação de temperatura a qual o equipamento mecanico é submetido. Tais analises já fizeram a multinacional que trabalhei mudar vaaarias vezes os protocolos de manutenção de certas maquinas, do que a fabricante pressupunha para o que a gente viu na pratica, gerando menos tempo de maquina parada (maior disponibilidade). Alias, se eu tivesse tempo e grana sobrando, mandaria facil meu óleo para análise, só pra ver os resultados a cada troca.

     
  17. Gostei
    caio cartaxo deu reputação a Jorge Jox em Líquido de arrefecimento - Teste de corrosão galvânica   
    Coloquei os vídeos que citei lá, pois esqueci. Kkkk

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  18. Gostei
    caio cartaxo recebeu reputação de Jorge Jox em Líquido de arrefecimento - Teste de corrosão galvânica   
    Ótima iniciativa @Jorge Jox , sigo da mesma premissa de não sair trocando as coisas sem antes de fato confirmar que perdeu a capacidade de cumprir sua função a contento. Vide fluido de freio, que não há tanta necessidade de troca em locais secos, quanto há em locais úmidos, fatores de uso também contam. Por isso é sempre bom avaliar a estado.
    só uma coisa, pra mim os videos não apareceram.
  19. Gostei
    caio cartaxo deu reputação a Jorge Jox em Líquido de arrefecimento - Teste de corrosão galvânica   
    Pessoal, não encontrei esse assunto nos tópicos. Mas como achei interessante e de fácil execução, resolvi criar esse tópico.
     
    Tenho encontrado muitos vídeos no YouTube com pessoas substituindo o líquidos de arrefecimento, na minha opinião, desnecessariamente, pois o substituem por tempo ou quilometragem.
     
    Quando podemos monitorar um componente, podemos utilizá-lo o máximo de tempo possível, sem prejuízo para a sua função.
     
    Quando o líquido de arrefecimento apresenta boa aparência e o nível de PH adequado, não há o porquê da sua substituição.
     
    Seguem dois vídeos, que selecionei, sendo o primeiro uma aula e o segundo ajudando na execução da verificação do objetivo do assunto.
     
    No meu TSI encontrei por volta de 130mV, para aqueles menos familiarizados, quer dizer o mesmo que 0,13V.
     
    Valor abaixo de 0,3V, o qual informam nível máximo para evitar a corrosão galvânica.
     
     https://youtu.be/Ze-_ZNb-Ff8
     
     https://youtu.be/-cfNp2kSQow
     
     
    Boa sorte!
     
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  20. Gostei
    caio cartaxo deu reputação a ronaldoplopes em [Tutorial] Etka 8.2 2021 Catálogo de Peças VAG   
    Etka 8.2 2021 VmWare 
    Dated 2021-01-14, including updater
    Size 39GB total, 16GB archived (4 parts WinRAR)
    ________________________
    Link para download: Link ficou OFF depois de meses, quando tiver outro colocarei aqui
    ________________________
    Info: Este catálogo é utilizado nas oficinas de todas as concessionárias VW e Audi em nosso país e apresenta dados sobre todas as peças de modelos atuais (até Janeiro de 2021) e antigos no Brasil. O catálogo também apresenta o código de peças que já saíram de circulação, além dos preços atualizados de cada peça.
    Ele não busca por chassi, como na concessionária o resto funciona igual. 
    ________________________
    Tutorial 
    Após feito o download descompacte usando  Winrar
    Instale o VmWare no seu computador https://www.vmware.com/go/getplayer-win
    Abra o VmWare e carregue o arquivo descompactado
    Vai carregar a imagem do Windows 7 com o Etka Instalado, o ícone está na área de trabalho 
    Se quiser fazer a atualização (ícone acima do relógio)
    ________________________
    Observações
    Se ocorrer algum erro com mensagem sobre virtualização, deve-se entrar na bios do pc ou notebook e habilitar a opção de virtualização
    Dentro do programa pode-se mudar o idioma para PT_BR se preferir
    Quando for atualizar os preços mude a bandeira para Brasil
    Att,
    Ronaldoplopes
    ________________________
    Fotos



     

  21. Gostei
    caio cartaxo deu reputação a iCardeX em Entrada USB não serve pra carregar   
    Redes Wireless é uma das poucas tecnologias aonde se encontram resultados que podem ser bastantes equivocados. O sistema de distribuição do sinal wireless é muito mais complexo do que podemos imaginar. A grosso modo devemos considerar que o sinal wireless deve atingir o alvo sempre em linha reta. Portanto, no caso do @anghinoni, o raciocínio dele é correto: se  o alvo é a garagem, os verdadeiros osbstáculos serão as lajes e seus respectivos revestimentos. O sinal wireless jamais fará uma curva inteligente, pela janela, para encontrar o alvo (câmera na garagem). A solução que o @anghinoni utiliza ainda é praticamente o que há de mais confiável, responsivo e estável no mercado de rede sem fio. É praticamente o que utilizo em minha residência também. Aqui na minha residência: Modems==> Draytek Firewall==> Unifi Dream Machine ==> Switch Unifi ==> Access Point Unifi. Essa questão de propagação de sinal de rede wireless para alvos protegidos com obstáculos altamente densos (concreto, vidro, mármore, ect), em tese, será resolvida com a nova gama de dispositivos que estão chegando ao mercado, e que utilizam a novíssima tecnologia de transmissão WIFI6. O Wi-Fi 6 suporta MU-MIMO bidirecional para os recursos de uplink e downlink. Basicamente o WIFI6 é onisciente em relação a todos os dispositivos dentro da rede wireless particular, ou seja, pode criar a pistas de comunicação exclusivas entre ele e o alvo, o que aumentará significativamente a velocidade de comunicação, ao tempo que reduzirá enormemente as colisões de pacotes e a necessidade de retransmissões de pacotes por falhas de entrega e recepção. No WIFI5 (mais comum) existe fila para comunicação, no Wifi6 não. De qualquer forma, os custos de implantação de uma rede WIFI6 ainda são relativamente elevados. Para ter um real benefício dessa tecnologia, tanto os Access Points quanto os dispositivos alvos devem operar com chips WiFi6 também. 
  22. Gostei
    caio cartaxo recebeu reputação de Thiagocs em Estou comprando um golf Gti 2015   
    O GTI atualmente é um carro que tá vendendo igual pão quente, então requer bastante cuidado na compra.
    1  - Tenta passar um VCDS no carro pra ver a quilometragem do cambio, é muito comum nesses carros ela estar adulterada e com o VCDS tu ve pela central do cambio a km original, que é bem mais dificil de adulterar.
    2 - procura por vazamentos nas juntas em geral, tampa de valvulas, cabeçote, carter.  Eu pelo menos acho essencial levantar o carro pra dar uma olhada por baixo com carinho, ainda mais num carro que geralmente é mal cuidado, e é dificil de se achar um bom. Já fui ver muito GTI pra amigos com vazamento na junta do carter.
    3 - problema mais cronico é bomba d'agua, se não trocou ainda, vai ter que trocar provavelmente. Comprando um carro desse, trocaria assim que pegasse, preventivamente mesmo. 
    De resto é o normal pra um carro usado, ver se o cambio está 100%, sem trepidações, deve funcionar liso como um automático normal, ver se foi feita a troca de oleo do DSG.  O ideal se tu não conhece muito de mecânica é levar numa oficina especializada pra eles darem uma geral pra tu.
    E cuidado com as vistorias cautelares, faça você em um lugar que conheça, não aceite cautelar de terceiros não, estão surgindo varios casos de vistorias fraudadas por ai.
  23. Gostei
    caio cartaxo deu reputação a Jorge Jox em Confortline 1.0 Tsi 2018   
    Se o estalo acontece no limite da direção, está parecendo ser a caixa de direção. Alguns Golf apresentaram esse problema e tiveram as caixas substituídas em garantia. O meu foi assim. Sou o segundo dono, mas o primeiro é meu amigo e me lembro quando ele substituiu a caixa em garantia.
    Se o seu está em garantia, corra pra concessionária. Mas se não estiver, vá assim mesmo, que pode ser que a fábrica te beneficie a troca sem custo.
    Mas ao entrar em concessionária solicitando serviço de garantia, vá com o carro original, pra evitar problemas.

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  24. Gostei
    caio cartaxo deu reputação a RodrigoSP2 em Pastilhas de freio golf gti Mk 7.5   
    Curiosamente as pastilhas originais do meu carro eram da marca Jurid (tenho certeza pois quem trocou foi meu sobrinho). A primeira vez que fiz a substituição foi aos 40 mil km e pedi a ele que buscasse pela mesma marca.
    No final do ano passado troquei discos dianteiros e novamente as pastilhas (não por desgaste destas, mas pelo fato dos discos serem novos). Carro beirando os 80 mil km. Optei novamente pelas Jurid, só que estas últimas tem feito uma sujeira lascada nas rodas, bem diferentes das 2 anteriores. Como comprei pelo ML (a anterior foi de um fornecedor da oficina do meu sobrinho) acho que são falsificadas. Ele me alertou sobre isso, tem muita loja do ML aderindo à peças falsificadas, até citou o exemplo de 3 tensores de correia de um BMW que ele trocou e o cara comprou no ML. Mal saiu da oficina e os tensores quebraram (ele nunca tinha visto isso antes).
    Por enquanto não notei nenhuma perda de eficiência nem ruído, só a sujeira mesmo. Mas tenho a impressão que não devem durar muito.
     
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  25. Gostei
    caio cartaxo recebeu reputação de RodrigoSP2 em Pastilhas de freio golf gti Mk 7.5   
    Cara
    Cara, eu não acho as pastilhas da Jurid boas, mas não ser boa não significa que não sirva pro carro, é dificil apelar ao cara que fez o serviço agora, o ideal era tu ter pesquisado antes de colocar, mas pelo menos fica como ensinamento de não confiar tanto na galera que vende peça...  Eu coloquei no meu comfortline pastilhas Brembo, são um pouco caras, paguei na epoca 400R$, mas são boas, vem tudo muito bem acabado, parafusos novos, sensor bem construido e isolado. Não são tão boas pra uso diario quanto as originais, que são mais silenciosas, mas freiam bem, troquei as minhas agora aos 60mil km, também antes de chegar no sensor. As bosch também são boas, e estão na faixa dos 400R$ também. Eu vejo como ideal é pesquisar e comprar peças por fora, só leva nessa galera pra trocar, pq achar gente honesta no ramo é dificil.
    Pelo que li, as que mais chegam perto das originais são da Textar, que também é uma ótima fabricante, só não é tão conhecida no mercado brasileiro e é mais caro que as brembo.