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Velas - tudo que precisamos saber

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Caros, vi informação dispersa sobre velas em alguns tópicos, e resolvi abrir um novo no geral, pois vale tanto para 1.4 quanto GTI quanto qqer outro Golf. Espero que vire o tópico de referência para velas deste grande forum.

As velas do grupo VW/Audi são fornecidas basicamente pela Bosch e pela NGK. Ambas são excelentes e eu não saberia dizer se uma delas é melhor. Seguem os principais tipos:

- Liga de níquel - a mais clássica e básica, tem ótima condutividade, mas baixa temperatura de fusão, assim o eletrodo central, mesmo mais grosso (2.5 mm), desgasta mais rapidamente; chamada erradamente de vela de cobre (todas as velas têm cobre no eletrodo, como parte da liga).

- Liga de níquel v-groove (como a NGK V-Power): vela para aplicações esportivas, desenhada de maneira que a faísca aconteça nas bordas do eletrodo central - o eletrodo é côncavo para que a faísca saia pelas bordas, aumentando a ignição; ela se chama V porque um corte transversal mostraria esta concavidade em V; a contra-partida é a baixa durabilidade, o que é aceitável para uma aplicação esportiva;

- Platina: metal com mais alto ponto de fusão que o cobre e o níquel, o que permite uma durabilidade duas vezes maior; a liga de platina é soldada a laser no eletrodo central.

- Irídio: por ser um metal com altíssimo ponto de fusão, tem maior durabilidade ainda. Como resultado seu eletrodo central pode ser muito fino (0.6 mm), o que melhora a ignição. Como ele tem baixa condutividade, é feita uma liga com outros metais. É uma vela mais cara, mas muito mais durável.

- Laser Platinum (NGK) ou Double Platinum (Bosch): tanto o eletrodo central como o eletrodo de terra (aquele em 'L') têm uma liga de platina, que tem alto ponto de fusão (mas não tanto como o irídio), e condutividade razoável. Também tem o eletrodo central fino (0.8 mm). Mais durável que a de irídio pura.

- Laser Iridium ou Double Iridium - esta tem irídio no eletrodo de terra também, ou seja, tem durabilidade mais alta ainda.

- Dupla ponta (NGK DFE* Iridium ou Bosch Double Iridium Pin-to-Pin) - nestas além do eletrodo central fininho, o eletrodo de terra também tem uma pontinha fina, de maneira que a faísca sai muito uniforme e a ignição é a melhor possivel. Nelas o eletrodo central tem irídio, enquanto na Bosch o eletrodo de terra também tem irídio, na NGK ele tem platina. Esta é a vela estado-da-arte, de maior ignitabilidade e máxima durabilidade. Mas não sonhem com ela, não há para o Golf. Ainda.

*Double Fine Electrode

A nível de preços, nos EUA o jogo de 4 fica entre US$ 15 e US$ 45. Aqui no Brasil, uma caixa fica entre R$ 100 e R$400 no ML, dependendo do modelo. Numa CSS Audi, mais de R$700 - sem comentários.

Algumas pesquisas indicam que os Golfs europeus vêm com a NGK Laser Platinum ou a Bosch Double Platinum. O meu A3 8P veio com esta Bosch, e aos 90k km (quando o manual manda trocar) a vela se mostra em plena forma. Assim, para qualquer forista que esteja considerando a troca de velas no seu Golf eu recomendaria fortemente a aquisição de qualquer uma destas duas.

Comentários, adições e correções serão muito bem vindos.

 

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As velas de ignição são desenvolvidas especificamente para cada tipo de motor, certo? Eu fico com uma pulga atrás da orelha quando vejo tantas opções disponíveis. Paguei, salvo engano, uns R$ 140,00 nas 4 velas originais da Bosh, na autorizada, para o Golf. Velas trocadas, como o reza o manual, na revisão dos 60.000km. Na época, por observação apenas( e sem realizar qualquer teste de comprometimento), deduzi que elas ainda estavam em perfeitas condições de uso. As velas originalmente instaladas na Alemanha não eram de iridium, as de reposição também não foram. São velas comuns as que tenho instaladas aqui, mas não há o que se reclamar. Funcionam perfeitamente.

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Estive na css agora e foi passado o valor de R$700. Engraçado quem em Julho ou Agosto tinham me pedido 400 e poco  na mesma css.

O consultor falou que era caro pq exsitem vários modelos para o Golf e o meu carro veio com a mais cara, que seria a de Iridium (palavras dele)

Não autorizei a troca e irei trocar por fora. Mas como descobrir o modelo correto?

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1 hora atrás, willyaugusto disse:

Estive na css agora e foi passado o valor de R$700. Engraçado quem em Julho ou Agosto tinham me pedido 400 e poco  na mesma css.

O consultor falou que era caro pq exsitem vários modelos para o Golf e o meu carro veio com a mais cara, que seria a de Iridium (palavras dele)

Não autorizei a troca e irei trocar por fora. Mas como descobrir o modelo correto?

Segue. Só não sei qual é o modelo do nosso motor. @RicW ajuda ae!

7sPed7nQ.jpg

 

Olhe atentamente e o nosso motor 1.4 é CHPA, pesquisando o part number no pecas online, temos esses preços:

j66OPQqp.jpg

Pesquisei e o PN foi atualizado:

9YAAmk0b.jpg

 

Pesquisando novamente no pecas online, temos os preços mais condizentes que o @iCardeX pagou.

d7T6DqLg.jpg

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47 minutos atrás, sighup disse:

.

Ali em cima tem uma ao custo  de R$1.100, pelo visto lá em Alphaville eles modelo em ouro maciço.

Verdade!!! Deva ser os Audi da vida, ambos compartilham muitas peças. Vc se atentou ao valor no distribuidor......Menos de quarenta U.R.V.'s. Querem ganhar dindim na nossas costas. Tem que mandar esse pessoal da css roçar uns três hectares no cabo da foice.

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15 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Segue. Só não sei qual é o modelo do nosso motor. @RicW ajuda ae!

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Olhe atentamente e o nosso motor 1.4 é CHPA, pesquisando o part number no pecas online, temos esses preços:

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Pesquisei e o PN foi atualizado:

9YAAmk0b.jpg

 

Pesquisando novamente no pecas online, temos os preços mais condizentes que o @iCardeX pagou.

d7T6DqLg.jpg

Valeu meu caro!

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Segue. Só não sei qual é o modelo do nosso motor. @RicW ajuda ae!
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Olhe atentamente e o nosso motor 1.4 é CHPA, pesquisando o part number no pecas online, temos esses preços:
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Pesquisei e o PN foi atualizado:
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Pesquisando novamente no pecas online, temos os preços mais condizentes que o @iCardeX pagou.
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Parece ser esse o part number mesmo. Não tenho certeza. Na época considerei o valor "barato", até porque são velas programadas para durarem 60.000 km. Pelo visto essas velas baixaram ainda mais de valor. Vou aproveitar a deixa e estocar para a próxima revisão. Daqui 2 meses ocorrerá a segunda troca de velas do meu veículo.

21cb760aaa0fd388991c646fb5428893.jpg


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15 horas atrás, iCardeX disse:

Parece ser esse o part number mesmo. Não tenho certeza. Na época considerei o valor "barato", até porque são velas programadas para durarem 60.000 km. Pelo visto essas velas baixaram ainda mais de valor. Vou aproveitar a deixa e estocar para a próxima revisão. Daqui 2 meses ocorrerá a segunda troca de velas do meu veículo.

Alan, será que nessa revisão dos 120.000km irão trocar a correia dos comandos(vulgo correia dentada)? Pelo que a galera andou debatendo à alguns meses atrás é nessa km.

Estamos na expectativa!

Abraçaço

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Alan, será que nessa revisão dos 120.000km irão trocar a correia dos comandos(vulgo correia dentada)? Pelo que a galera andou debatendo à alguns meses atrás é nessa km.
Estamos na expectativa!
Abraçaço

O consultor da vw dessa vez me falou que não precisaria trocar tão cedo que era corrente, mas sei que está errada a informação.
Vou abrir um chamado na vw para consultar.


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4 minutos atrás, sighup disse:


O consultor da vw dessa vez me falou que não precisaria trocar tão cedo que era corrente, mas sei que está errada a informação.
Vou abrir um chamado na vw para consultar.


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Putz!

Nós estamos bem servido de "mão de obra especializada".

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Tá explicado pq nem há análise em qual estado ela se encontra. A gangue deva achar que é corrente.

Nada contra a pessoa não saber, procure se informar. Além do mais, o produto está no mercado há mais de 36 meses. Tem coisas que eu ouço no css e nem contra argumento, evitar a fadiga. Tem também as trocas constantes de funcionários(troca-se mais de modes em mulheres em  dias de regras). Aí o caboclo nem se preocupa em querer aprender. Além do mais, ele tá com aquele jaleco impactante, bonito e ostentando a logo da volquis. Deva saber muuuuuito.

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Alan, será que nessa revisão dos 120.000km irão trocar a correia dos comandos(vulgo correia dentada)? Pelo que a galera andou debatendo à alguns meses atrás é nessa km.
Estamos na expectativa!
Abraçaço


Pois é, a troca é recomendado aos 120.000km. Recomendada, mas não consta no manual. Eu vou fazer a substituição aos 160.000km.


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Pois é, a troca é recomendado aos 120.000km. Recomendada, mas não consta no manual. Eu vou fazer a substituição aos 160.000km.


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Acho que vou importar esses da Fremax mesmo. "Acho" porque ainda não estou totalmente convencido da qualidade. Estou analisando ainda porque não descartei de comprar os originais da VW. O sistema de frenagem montado plea VW é tão efficient que dá um certo receio pensar em experimentar qualquer modificação de qualidade. Atingi a espessura mínima para trabalho dos discos, mas, obviamente, existe a tolerância para desgaste ainda. Na minha realidade de tráfego, eu diria que são cerca de +12.000km.


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3 minutos atrás, iCardeX disse:

 


Acho que vou importar esses da Fremax mesmo. "Acho" porque ainda não estou totalmente convencido da qualidade. Estou analisando ainda porque não descartei de comprar os originais da VW. O sistema de frenagem montado plea VW é tão efficient que dá um certo receio pensar em experimentar qualquer modificação de qualidade. Atingi a espessura mínima para trabalho dos discos, mas, obviamente, existe a tolerância para desgaste ainda. Na minha realidade de tráfego, eu diria que são cerca de +12.000km.


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Eu entendo a sua linha de raciocínio, vc tem total razão. Essa questão dos Fremax serem importados é pq todos são de fora, ou vc que optou? Outra coisa; É muita diferença de preços entre os originais Volquis e os Fremax?

Mesmo atingindo o limite dos discos, essa tolerância e dilatada. Legal isso.

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Eu entendo a sua linha de raciocínio, vc tem total razão. Essa questão dos Fremax serem importados é pq todos são de fora, ou vc que optou? Outra coisa; É muita diferença de preços entre os originais Volquis e os Fremax?
Mesmo atingindo o limite dos discos, essa tolerância e dilatada. Legal isso.


Quando eu disse "importar" me referia a comprar fora do DF. Aqui, por incrível que pareça não tem nem os discos originais tampouco os genéricos à venda.

O original, no concessionário, está custando R$ 820,00 (valor unitário). O valor da mão de obra é R$ 120,00.

Na internet encontra-se o par de discos dianteiros da Fremax por R$ 360,00, já incluído o frete.

É 4,5x mais barato que os originais.

Sou meio desconfiado desses valores, ainda mais quando sabemos que quase tudo vem da China.


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11 minutos atrás, iCardeX disse:

 


Quando eu disse "importar" me referia a comprar fora do DF. Aqui, por incrível que pareça não tem nem os discos originais tampouco os genéricos à venda.

O original, no concessionário, está custando R$ 820,00 (valor unitário). O valor da mão de obra é R$ 120,00.

Na internet encontra-se o par de discos dianteiros da Fremax por R$ 360,00, já incluído o frete.

É 4,5x mais barato que os originais.

Sou meio desconfiado desses valores, ainda mais quando sabemos que quase tudo vem da China.


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Diferença enorme de preços. Alan, já que vc tem uma larga tolerância ainda, eu daria um voto de confiança para esses discos da Fremax. O Orelha de Abano lá de B.H. já colocou Fremax e nunca teve retorno ou problemas. O Cabeça de Lua lá de Canoas(Diego Velocímetros) também usa só Fremax.

No seu caso durante essa "tolerância" eu esmiuçaria essa marca Fremax. Meu voto de confiança para eles é grande. Até pq a qualidade deles são excelentes, e a diferença de preços, como vc postou aí, é astronômica.

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21 horas atrás, sobrinho disse:
Diferença enorme de preços. Alan, já que vc tem uma larga tolerância ainda, eu daria um voto de confiança para esses discos da Fremax. O Orelha de Abano lá de B.H. já colocou Fremax e nunca teve retorno ou problemas. O Cabeça de Lua lá de Canoas(Diego Velocímetros) também usa só Fremax.

No seu caso durante essa "tolerância" eu esmiuçaria essa marca Fremax. Meu voto de confiança para eles é grande. Até pq a qualidade deles são excelentes, e a diferença de preços, como vc postou aí, é astronômica.

O disco diante está bem "limado". Atritou contra 1 pastilha e meia.

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Já os discos traseiros vão bem...

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@iCardeX, vc só irá trocar os discos dianteiros, correto?

Esses discos traseiros tem muita lenha para queimar ainda, só troque as pastilhas deles(que já estão pedindo para serem trocadas), e bola para frente.

Obrigado pelos vídeos, é de suma importância esse material.

Abraçaço.

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3 minutos atrás, sobrinho disse:

só troque as pastilhas deles(que já estão pedindo para serem trocadas),

Me desculpe o meu vacilo, a primeira imagem(logo no início) do vídeo dos discos e pastilhas traseira, teve um reflexo aí. Mas depois ví com maior clareza que tem muito material nas pastilhas traseiras.

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@iCardeX, vc só irá trocar os discos dianteiros, correto?
Esses discos traseiros tem muita lenha para queimar ainda, só troque as pastilhas deles(que já estão pedindo para serem trocadas), e bola para frente.
Obrigado pelos vídeos, é de suma importância esse material.
Abraçaço.


Para mim essa pastilha ainda tem uma boa quantidade de material para gastar. Na revisão não falaram nada....

af37c76313b72e55ef30392ed5365d81.jpg


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2 minutos atrás, iCardeX disse:

 


Para mim essa pastilha ainda tem uma boa quantidade de material para gastar. Na revisão não falaram nada....

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Eu já havia feito uma auto correção no post aí em cima.

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As velas do grupo VW/Audi são fornecidas basicamente pela Bosch e pela NGK. Ambas são excelentes e eu não saberia dizer se uma delas é melhor. Seguem os principais tipos:
- Liga de níquel - a mais clássica e básica, tem ótima condutividade, mas baixa temperatura de fusão, assim o eletrodo central, mesmo mais grosso (2.5 mm), desgasta mais rapidamente; chamada erradamente de vela de cobre (todas as velas têm cobre no eletrodo, como parte da liga).
- Liga de níquel v-groove (como a NGK V-Power): vela para aplicações esportivas, desenhada de maneira que a faísca aconteça nas bordas do eletrodo central - o eletrodo é côncavo para que a faísca saia pelas bordas, aumentando a ignição; ela se chama V porque um corte transversal mostraria esta concavidade em V; a contra-partida é a baixa durabilidade, o que é aceitável para uma aplicação esportiva;
- Platina: metal com mais alto ponto de fusão que o cobre e o níquel, o que permite uma durabilidade duas vezes maior; a liga de platina é soldada a laser no eletrodo central.
- Irídio: por ser um metal com altíssimo ponto de fusão, tem maior durabilidade ainda. Como resultado seu eletrodo central pode ser muito fino (0.6 mm), o que melhora a ignição. Como ele tem baixa condutividade, é feita uma liga com outros metais. É uma vela mais cara, mas muito mais durável.
- Laser Platinum (NGK) ou Double Platinum (Bosch): tanto o eletrodo central como o eletrodo de terra (aquele em 'L') têm uma liga de platina, que tem alto ponto de fusão (mas não tanto como o irídio), e condutividade razoável. Também tem o eletrodo central fino (0.8 mm). Mais durável que a de irídio pura.
- Laser Iridium ou Double Iridium - esta tem irídio no eletrodo de terra também, ou seja, tem durabilidade mais alta ainda.
- Dupla ponta (NGK DFE* Iridium ou Bosch Double Iridium Pin-to-Pin) - nestas além do eletrodo central fininho, o eletrodo de terra também tem uma pontinha fina, de maneira que a faísca sai muito uniforme e a ignição é a melhor possivel. Nelas o eletrodo central tem irídio, enquanto na Bosch o eletrodo de terra também tem irídio, na NGK ele tem platina. Esta é a vela estado-da-arte, de maior ignitabilidade e máxima durabilidade. Mas não sonhem com ela, não há para o Golf. Ainda.
*Double Fine Electrode
A nível de preços, nos EUA o jogo de 4 fica entre US$ 15 e US$ 45. Aqui no Brasil, uma caixa fica entre R$ 100 e R$400 no ML, dependendo do modelo. Numa CSS Audi, mais de R$700 - sem comentários.
Algumas pesquisas indicam que os Golfs europeus vêm com a NGK Laser Platinum ou a Bosch Double Platinum. O meu A3 8P veio com esta Bosch, e aos 90k km (quando o manual manda trocar) a vela se mostra em plena forma. Assim, para qualquer forista que esteja considerando a troca de velas no seu Golf eu recomendaria fortemente a aquisição de qualquer uma destas duas.
Comentários, adições e correções serão muito bem vindos.
 


Boa Tarde!
Pessoal tava meio sumido ...
Muito trampo, mas viajando bem!
E feliz com a máquina agora com
17.500 kms ...
Então amigos com essa de black friday
Comprei as velas será qie acertei ?0ffbe32922dc4e71cda5f29862162fb1.jpg


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      Obrigado!
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      Boa tarde pessoal,
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      Agradeço já a ajuda de vcs,
      att,
      Thales