GTI: mensagem de erro de câmbio no painel.


gpa

Recommended Posts

Pessoal, não sei se deveria criar esse tópico ou aproveitar outro já existente, mas não localizei o meu problema nos outros tópicos. Se estiver errado, podem remover ou transferir.

Há cerca de 1 mês comprei um GTI 14/15 (mexicano), com 31.000km rodados e na garantia até 13 de fevereiro próximo.

Apareceram duas mensagens no computador de bordo que me preocuparam:

"Defeito oficial - colocar o veículo somente na posição P". Esse erro eu localizei no fórum e vi que pode ser necessária a troca da alavanca, que na verdade não é um problema no câmbio. Como ele só apareceu uma vez, não to muito animado em substituir essa alavanca .

"Erro: câmbio" - esse eu não achei nas pesquisas aqui no fórum. Piscou esse alerta amarelo no  painel e em seguida apagou. É uma falha eletrônica como o erro citado acima ou pode ser algo mais grave? Passei o diagnóstico via bluetooth que tenho e não tem erro algum registrado na central. Zero erro. Por isso nem levei na concessionária, pois se eles passarem o scanner e não achar nada teoricamente vão dizer que não há problemas. 

O funcionamento do câmbio tá perfeito. Sem barulhos, sem patinar... nada anormal. O que acham?

Qualquer palavra de consolo é bem-vinda.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá parecendo algum mal contato elétrico, pois o funcionamento tá normal. Se for isso mesmo e se aparecer só raramente igual tá, acho que não compensa correr o risco de mexer e trocar alavanca. 

Mas queria saber se alguém já passou por algo parecido pra confirmar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Boa Tarde!

Sobre o problema relatado no painel do Golf, "erro câmbio", você teve algum retorno? Esse problema ocorreu comigo esta semana, tenho uma Golf 2014 alemão, as marchas passam sem nenhum problema, mas está aparecendo essa mensagem, igual ao que você relatou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gpa,

Está com toda a cara de ser o tal defeito na alavanca mesmo. Diversos carros, de todas as versões e procedências, tiveram esse problema que você está relatando. Acho estranho você não localizar nada no fórum mas, em fim: a causa mais provável desse problema é o defeito em um dos sensores que determinam a posição da alavanca de seleção.

Pode ter sido uma falha esporádica (sensores eletrônicos têm dessas coisas...), e pode que nunca mais apareça. Já vimos isso por aqui também. Se for um problema real vai acontecer novamente, cada vez com maior frequência, até a hora em que o câmbio se negar a engatar as marchas. Daí você terá a certeza do problema, e não haverá solução a não ser a troca.

Abraço.



Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta: qual é esse diagnóstico via bluetooth que você usa? Se for daqueles ELM327 genéricos não vai pegar nada mesmo. Essas mensagens específicas dos módulos, que não são parte do protocolo OBD2 "padrão", não aparecem lá mesmo. O certo é passar no VCDS, OBDeleven ou algum scanner "profissional" que algumas boas oficinas têm. Daí você consegue ver a mensagem e fazer um diagnóstico de verdade.

 

Abraço

 

 

 

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria que é extremamente provável que seja um problema na alavanca. O meu (Highline 2015/2015) apresentou mensagens rápidas e portanto ilegíveis, assim como acendia no painel um triângulo amarelo. Aconteceu aleatoriamente por umas 4 vezes. Levei à concessionária para verificação e o chefe de oficina deu o veredito. A troca foi feita no dia 19 deste mês. Acompanhei de perto e, realmente, é muito trabalhosa essa troca. Começa por baixo do carro, desconectando o escape e a seguir as laterais do revestimento de proteção do chassis, para assim se retirar a proteção térmica central, metalizada. Dessa maneira é possível ter acesso aos parafusos que seguram a caixa da alavanca propriamente dita. Baixando o carro, é necessário desmontar e retirar o console central. Novamente levantado o carro, só aí  é feita a troca do mecanismo que é todo de plástico e é encaixado de baixo para cima. Assustador ver a situação. Tive a impressão que nunca mais ia ter o carro como quando comprei. Mas com uma boa conversa ($) e, como já disse, em cima do mecânico, as vezes corrigindo, as vezes atrapalhando um pouco com perguntas, para ver até onde ia o conhecimento, consegui sair ileso e com o carro funcionando 100% e sem barulhos devidos ao desmonte. Foi a primeira vez que precisei da garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu carro foi trocado também o mecanismo da alavanca, o erro apareceu uma ou duas vezes em 3 anos que estou com o Golf, mas como havia o registro na central do carro quando fui verificar o problema do "one touch" do vidro do motorista, já trocaram ambas as peças (motor do vidro  e sensor de posição do câmbio) na minha ultima revisão, realizada em 14/15/16 deste mês. 

Sorte (ou azar) que não acompanhei, pois se soubesse que precisava desmontar meio carro para a troca desse sensor provavelmente não iria autorizar. A ignorância faz bem as vezes...

Pelo menos o carro permanece sem qualquer ruido de acabamento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pelas opiniões.

Então.. no meu caso o chefe da concessionária disse que o chicote do câmbio não estava perfeitamente encaixado e que seria só isso. A mensagem "erro câmbio" no painel de fato nunca mais apareceu depois disso. Esse erro me procupava mais, pois poderia ser a mecatrônica.

O erro da alavanca ("Defeito oficial - colocar o veículo somente na posição P") apareceu apenas 2 vezes até hoje. E em uma delas quando passei do "P" para o "D" com muita pressa. Pelo o que estou vendo, no meu caso não será necessário trocar a alavanca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pelas opiniões.
Então.. no meu caso o chefe da concessionária disse que o chicote do câmbio não estava perfeitamente encaixado e que seria só isso. A mensagem "erro câmbio" no painel de fato nunca mais apareceu depois disso. Esse erro me procupava mais, pois poderia ser a mecatrônica.
O erro da alavanca ("Defeito oficial - colocar o veículo somente na posição P") apareceu apenas 2 vezes até hoje. E em uma delas quando passei do "P" para o "D" com muita pressa. Pelo o que estou vendo, no meu caso não será necessário trocar a alavanca.
Bom saber! Já tivemos um caso desse aqui no fórum e foi resolvido assim, aparentemente sem voltar a acontecer (ou, pelo menos, o confrade que teve o problema não voltou a relatá-lo).
Abraço!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/02/2018 at 10:27 AM, Laurence disse:

Eu diria que é extremamente provável que seja um problema na alavanca. O meu (Highline 2015/2015) apresentou mensagens rápidas e portanto ilegíveis, assim como acendia no painel um triângulo amarelo. Aconteceu aleatoriamente por umas 4 vezes. Levei à concessionária para verificação e o chefe de oficina deu o veredito. A troca foi feita no dia 19 deste mês. Acompanhei de perto e, realmente, é muito trabalhosa essa troca. Começa por baixo do carro, desconectando o escape e a seguir as laterais do revestimento de proteção do chassis, para assim se retirar a proteção térmica central, metalizada. Dessa maneira é possível ter acesso aos parafusos que seguram a caixa da alavanca propriamente dita. Baixando o carro, é necessário desmontar e retirar o console central. Novamente levantado o carro, só aí  é feita a troca do mecanismo que é todo de plástico e é encaixado de baixo para cima. Assustador ver a situação. Tive a impressão que nunca mais ia ter o carro como quando comprei. Mas com uma boa conversa ($) e, como já disse, em cima do mecânico, as vezes corrigindo, as vezes atrapalhando um pouco com perguntas, para ver até onde ia o conhecimento, consegui sair ileso e com o carro funcionando 100% e sem barulhos devidos ao desmonte. Foi a primeira vez que precisei da garantia.

Oi @laurence,

A troca da alavanca seletora de marchas do meu Golf eu narrei nesse tópico....

....ao contrário do que foi feito na parte de baixo do seu Golf, na troca em questão do meu não foi feito tal procedimento.

Pude perceber que era a primeira vez que faziam em um Golf, não consultaram auxílio do site  e nem esquema de desmontagem. Aqui foi feito tudo na unha. Essa troca foi  efetuada no final  do ano passado. E como vc narrou, o trem é muito apreensivo de se ver.

De lá para cá o calhambeque já rodou quase 15Kkm, não mais apareceu a mensagem.

Tal aqui, como ai(pelo visto), os mecânicos não haviam passado por tal treinamento, nem situação parecida. Só que os daí andaram tomando muito sol na Baixada Santista e ficaram com insolação, complicando a situação da  troca.

Mas o importante é que deu tudo certo e tá tudo em ordem. Tenho dó  de quem precise(ou até eu de novo), fazer essa troca fora da garantia, porque o $ é um coice de mula na boca do estômago.

 

Felicidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2018 at 5:33 PM, GSC disse:

Boa Tarde!

Sobre o problema relatado no painel do Golf, "erro câmbio", você teve algum retorno? Esse problema ocorreu comigo esta semana, tenho uma Golf 2014 alemão, as marchas passam sem nenhum problema, mas está aparecendo essa mensagem, igual ao que você relatou.

Levei para a css, passaram o VCDS e nenhuma falha/avaria foi apontada. O problema é que voltou a dar a mesma mensagem: "ERRO:CÂMBIO" mas não há registro algum desse erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, GSC disse:

Levei para a css, passaram o VCDS e nenhuma falha/avaria foi apontada. O problema é que voltou a dar a mesma mensagem: "ERRO:CÂMBIO" mas não há registro algum desse erro.

Esse erro é no seletor de marchas e sim, fica registrado, ou pelo menos no meu ficou. Trocaram em garantia.

Se está mudando as marchas pelo jeito não tem relação com a mecatrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem pela manhã novamente ocorreu o erro, agora ficando o registro do mesmo. Passando o VCDS novamente agora a pouco, o diagnóstico foi de problema na mecatrônica, que precisa ser trocada. Estimativa de 20 dias para ter o carro de volta e em torno de R$ 8.000,00 para resolver o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, GSC disse:

Ontem pela manhã novamente ocorreu o erro, agora ficando o registro do mesmo. Passando o VCDS novamente agora a pouco, o diagnóstico foi de problema na mecatrônica, que precisa ser trocada. Estimativa de 20 dias para ter o carro de volta e em torno de R$ 8.000,00 para resolver o problema.

Boa  tarde  ,  o  seu  carro  é  tsi  ou  gti???    o  carro  parou ,nao  anda mais ?   quem  deu  esse  diagnostico ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele é um TSI. Ontem mesmo após a informação do erro, consegui andar normalmente com ele (para chegar em casa). Hoje quando peguei ele novamente, não passou da 2ª marcha. O diagnóstico foi feito por um mecânico de minha confiança, mas mesmo assim levei para a css para ter uma segunda opinião sobre o assunto. Ainda não recebi o diagnóstico da css, o que deve ocorrer no final da tarde ou amanhã de manhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Só atualizando pessoal do grupo aí que já me viu reclamando por aqui, hoje meu carro completa 64 dias na agência sem se quer uma solução. Acho que talvez deva ser o recordista.  Parece que eu nunca tive o carro tô andando de favor com o carro dos outros e me fudendo no dia a dia. Uma vergonha. Fabricam um carro que não sabem arrumar. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só atualizando pessoal do grupo aí que já me viu reclamando por aqui, hoje meu carro completa 64 dias na agência sem se quer uma solução. Acho que talvez deva ser o recordista.  Parece que eu nunca tive o carro tô andando de favor com o carro dos outros e me fudendo no dia a dia. Uma vergonha. Fabricam um carro que não sabem arrumar. 
 
Mas passado os 30 dias, a fabrica não tem o dever de te dar um carro novo???

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só atualizando pessoal do grupo aí que já me viu reclamando por aqui, hoje meu carro completa 64 dias na agência sem se quer uma solução. Acho que talvez deva ser o recordista.  Parece que eu nunca tive o carro tô andando de favor com o carro dos outros e me fudendo no dia a dia. Uma vergonha. Fabricam um carro que não sabem arrumar. 
 



Tu devia rasgar uma reclamação lá no site reclameaqui. A VW precisa parar com essa história de tratar seus próprios clientes como vítimas das circunstâncias e do descaso. Não atoa a VW é categoricamente reconhecida pelo péssimo pós-vendas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2017 at 3:03 PM, gpa disse:

Pessoal, não sei se deveria criar esse tópico ou aproveitar outro já existente, mas não localizei o meu problema nos outros tópicos. Se estiver errado, podem remover ou transferir.

Há cerca de 1 mês comprei um GTI 14/15 (mexicano), com 31.000km rodados e na garantia até 13 de fevereiro próximo.

Apareceram duas mensagens no computador de bordo que me preocuparam:

"Defeito oficial - colocar o veículo somente na posição P". Esse erro eu localizei no fórum e vi que pode ser necessária a troca da alavanca, que na verdade não é um problema no câmbio. Como ele só apareceu uma vez, não to muito animado em substituir essa alavanca .

"Erro: câmbio" - esse eu não achei nas pesquisas aqui no fórum. Piscou esse alerta amarelo no  painel e em seguida apagou. É uma falha eletrônica como o erro citado acima ou pode ser algo mais grave? Passei o diagnóstico via bluetooth que tenho e não tem erro algum registrado na central. Zero erro. Por isso nem levei na concessionária, pois se eles passarem o scanner e não achar nada teoricamente vão dizer que não há problemas. 

O funcionamento do câmbio tá perfeito. Sem barulhos, sem patinar... nada anormal. O que acham?

Qualquer palavra de consolo é bem-vinda.

 

 

Boa tarde, o meu Golf deu essa mensagem e era mecatrônica.. levei na VW eles trocaram mesmo meu carro estando já fora da garantia, não sei se o GTI tem esse problema de mecatrônica igual o meu 1.4 Tsi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Boa noite, @anghinoni1982 , meu carro não possui mais garantia, eu não sei como funciona isso, acho que apenas na garantia, meu carro é um Highline 14, tem todas as revisões em agencia esta com 60 mil km, mas o que acontece aproveitando o que disse o amigo @iCardeX, é que esse carro começou com uma problema como eu já descrevi, ele começou a não dar partida as vezes e no final ele morreu de vez, troquei o botão de start, bateria, e nada, e aparecia as vezes a mensagem posicionar a alavanca em P ou N, ele funcionava tudo lâmpada, farol, rádio, mas ñ partia!  Mandei para a agencia e após quase um mês de testes entre agencia e a fabrica, diagnosticaram que era ALAVANCA do cambio. Enquanto isso eu pesquisei e li bastante 30 DIAS, achei aqui no fórum um colega o @Thiagompc que teve o mesmo problema, idêntico ao meu, quando eu li o relato dele achei que era eu quem havia escrito tão parecido ERA o defeito! até mesmo a mensagem! Quem teve problema de alavanca a mensagem é diferente, Aparece mensagem de defeito, manda ir para oficina e colocar em P! o carro da partida, funciona,  Enfim no caso do Thiago, a agencia já foi direto na mecatrônica, resolvendo o problema! OBS: Dias antes do meu carro ter isso ele começou a dar uns solavancos em lenta, e na hora que freava no Pare e  sinaleiro e na estrada desengatou de D para N duas vezes a uns 60 por hora!. Relatei esse problema no dia da entrada na oficina, no 0800, e assim continuaram a dizer que era ALAVANCA, isso depois de quase 30 dias na agencia, realizando testes. O veredito final da fabrica foi sustentado como ALAVANCA! Como meu carro não tem garantia a VW disse que eu teria que para trocar seria 9k., eu reclamei no reclame aqui e liguei no 0800, eu falei pra mulher que era responsável pelo meu caso que NÃO era alavanca, que eu não poderia pagar por uma peça que não tinha certeza, que pelo que eu pesquisei não poderia ser essa peça e que a MAIORIA dos Golf dava problema nessa peça que não seria justo eu ter que pagar, ate procurei em auto pecas desmanche, porem o meu tem uma porra de um código que de cada 50 alavanca NENHUMA batia com o código da minha! ou seja eu tava fodido. Também CONTEI do meu caso e do Thiago, mandei email com os prints dos relatos aqui do fórum, diferenciando os erros da alavanca e mecatrônica, passei a agencia que o Thiago mandou no rio, e MANDEI MAIS DE 20 CASOS DE CORTESIA FORA DA GARANTIA que encontrei aqui e no reclame aqui!DEPOIS de mais 15 dias(45 dias o carro na agencia) me deram a cortesia da ALAVANCA tendo que pagar a M.O, aceitei ja estou fodido mesmo, por volta do dia 21 22 de março a peça chegou na agencia, e estao até o dia de hoje tentando fazer o carro funcionar sem sucesso, nem a fabrica acha um jeito dele pegar!!! O QUE me deixa puto é: 1:EU falei que pelo que eu li não era essa porra, mas quem sou eu para questionar engenheiro ou quem fabricou o carro. 2: Não tem como testar agora a mecatrônica,pois o carro não funciona e está todo desmontado. 3:A fábrica manda testar tudo e não ACHA NADA. O carro tudo desmontado, painel, console, imagine essa bosta na hora de voltar no lugar, não vai bater nada!não vai ter nada fora do lugar nenhuma peça desencaixada, ou ralada e riscada de chave NÉ?!Eu nunca faço nada no meus carros, evito ao máximo desmontar forração de porta, insulfilme se o cara tira o forro ou vidro nem coloco, som só original, eu não fui nem ver, meu pai que tirou as fotos da dó! AGORA pq não investigaram antes a porra da mecatrônica??só o scanner era suficiente? era só andar 10 quarteirões com o carro jampeado que dava pra ver que tava uma bosta o cambio! que caralho, o carro desengata sozinho da soco em lenta, e é a alavanca?? vai pra pqp, Hoje estive na agencia e estão suspeitando de que tem outros problemas a mais, fazendo novosss testes acompanhados pela fabrica!! vai saber quando essa novela vai acabar e em quantos Ks vão tentar me entubar! Vale lembrar que eu já nem questiono a agencia, eles já fizeram o possível pelo visto, talvez um atenção inicial na mecatrônica seria bom ,agora  quem fabrica o carro não sabe,o engenheiro não sabe ??quem vai resolver??Obs meu carro é extremamente conservado, era de única dona, sem batidas ou substituição de peças. O mais novo e impecável que já tive! é o 4!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...
Em 24/02/2018 at 5:33 PM, GSC disse:

Boa Tarde!

Sobre o problema relatado no painel do Golf, "erro câmbio", você teve algum retorno? Esse problema ocorreu comigo esta semana, tenho uma Golf 2014 alemão, as marchas passam sem nenhum problema, mas está aparecendo essa mensagem, igual ao que você relatou.

Olá amigo, boa tarde!
Sei que já faz um tempo, mas estou com o problema idêntico e o meu carro é o mesmo que o seu. Conseguiu resolver? Poderia por favor me passar como foi?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/03/2018 at 3:26 PM, GSC disse:

Ele é um TSI. Ontem mesmo após a informação do erro, consegui andar normalmente com ele (para chegar em casa). Hoje quando peguei ele novamente, não passou da 2ª marcha. O diagnóstico foi feito por um mecânico de minha confiança, mas mesmo assim levei para a css para ter uma segunda opinião sobre o assunto. Ainda não recebi o diagnóstico da css, o que deve ocorrer no final da tarde ou amanhã de manhã.

Amigo, boa tarde.
Você teve um retorno da CSS, eles passaram o custo do serviço? Estou com o mesmo problema e vou ter que levar o meu também.

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...