Temperatura do motor sempre abaixo da recomendado 90°.

DGuimas

Recommended Posts

Olá pessoal!

Estou com o problema no meu Golf 1.6 MSI, modelo 2016 com relação a temperatura no motor. O mesmo fica sempre abaixo dos 90°, que seria a temperatura ideal de funcionamento.

Este problema está fazendo o carro consumir muito mais combustível, devido a tentativa da central de atingir a temperatura ideal, enriquecendo a mistura. Sei tbm que essa baixa temperatura irá aumentar desgaste de algumas peças, pela não dilatação de partes metálicas do motor.

Sendo assim, pergunto. O que estaria causando essa falha e como arrumar?

De já, grato a quem poder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!
Estou com o problema no meu Golf 1.6 MSI, modelo 2016 com relação a temperatura no motor. O mesmo fica sempre abaixo dos 90°, que seria a temperatura ideal de funcionamento.
Este problema está fazendo o carro consumir muito mais combustível, devido a tentativa da central de atingir a temperatura ideal, enriquecendo a mistura. Sei tbm que essa baixa temperatura irá aumentar desgaste de algumas peças, pela não dilatação de partes metálicas do motor.
Sendo assim, pergunto. O que estaria causando essa falha e como arrumar?
De já, grato a quem poder ajudar.
Provavelmente é a válvula termostatica que deve estar trabalhando aberta.

Com isso a água circula pelo motor e radiador, deixando o mais frios.
Nos Golf a válvula termostatica está junto com a bomda d'água.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Link para o comentário

Provavelmente é a válvula termostatica que deve estar trabalhando aberta.

Com isso a água circula pelo motor e radiador, deixando o mais frios.

Nos Golf a válvula termostatica está junto com a bomda d'água.

@Dguimas Complementando a informação, os motores EA211 (1.0, 1.4 e 1.6) têm dois controles de temperatura, um para o bloco e outro para o cabeçote. Infelizmente não sei qual deles manda a informação para o painel. Acredito que uma dessas válvulas travou aberta ou então o há um problema no sensor da temperatura do painel. O que gerencia o motor é outro, pois via VCDS se vê essa temperatura variando ao longo do funcionamento do motor.

Pode ser que o sensor de temperatura que manda informação para o painel não tenha correlação com o gerenciamento do motor.

Pode ser que o seu motor esteja trabalhando na boa. Mas é bom passar um scanner antes de qualquer ação.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário

Averiguando a bomba d'água junto com o mecânico identificamos que a válvula termostática do cabeçote, menorzinha de referência 80° de temperatura, estava aparentemente normal. Já a válvula termostática do bloco, que é mais comprida e de referência 95° de temperatura, encontrava-se com seu anel de borracha de vedação rasgado.

Com isso acredito que o problema do carro, seja proveniente desta avaria na borracha de vedação da válvula citada.

Infelizmente não consegui encontrar essas válvulas com as devidas especificações, nas mecânicas de minha região, para que pudesse fazer uma rápida substituição e conclusão do diagnóstico/serviço. 

Encontrei as válvulas apenas na internet sem ser genuíno, de uma marca IGUAÇU que não conheço. Trata-se de uma boa fabricante para este tipo de componente automotivo?

Além da substituição das válvulas termostáticas, deveria substituir a bomba d'água completa visto se tratar de um kit de peças no Golf?

Link para o comentário

Averiguando a bomba d'água junto com o mecânico identificamos que a válvula termostática do cabeçote, menorzinha de referência 80° de temperatura, estava aparentemente normal. Já a válvula termostática do bloco, que é mais comprida e de referência 95° de temperatura, encontrava-se com seu anel de borracha de vedação rasgado.
Com isso acredito que o problema do carro, seja proveniente desta avaria na borracha de vedação da válvula citada.
Infelizmente não consegui encontrar essas válvulas com as devidas especificações, nas mecânicas de minha região, para que pudesse fazer uma rápida substituição e conclusão do diagnóstico/serviço. 
Encontrei as válvulas apenas na internet sem ser genuíno, de uma marca IGUAÇU que não conheço. Trata-se de uma boa fabricante para este tipo de componente automotivo?
Além da substituição das válvulas termostáticas, deveria substituir a bomba d'água completa visto se tratar de um kit de peças no Golf?

Sensores, termostatos, enfim, acessórios de controle, eu não arriscaria paralelo.
Quanto a trocar a bomba, veja o estado dela e a quilometragem do carro.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário

Que bom que encontrou o problema.

Iguaçu é uma marca de componentes automotivos de boa qualidade, mas são da linha paralela.

Como o Jorge disse, eu avaliaria a KM do carro e ja trocaria a bomba d'água completa (que engloba a bomba e a carcaça da válvula termostatica) e também a correia que faz ela funcionar.

Outro ponto, se for procurar pela bomba d'água do Golf na Concessionária, vai ser uma fortuna, em vez disso, procure pela bomba do Up TSI ou mesmo do Fox MSI 1.6 16v, todas são iguais e bem mais baratas!

Boa sorte.

Link para o comentário