DSG demora para passar da segunda marcha

Recommended Posts

Bom dia,

Meu Golf Comfortline DSG está atualmente com menos de 3000km.

Notei que após passar por obstáculos (subir em calçada, tartarugas, valetas, lombadas) o carro demora para passar da segunda para a terceira marcha. Normalmente a passagem é feita em rotações bem baixas, nesses casos tem deixado subir a rotação a ponto de incomodar, então tenho feito a passagem manual pela borboleta e volto ao modo automático.

Isso ficou bem claro no fim de semana, passei por uma rua que tinha muitas lombadas, umas seis... então pude observar o comportamento acontecendo várias vezes...

Alguém já notou esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia spaceghost, isto é característica do veículo, o que acontece é devido a vibração que da no cambio o carro acaba meio que acionando seu sistema de controle de tração assim ele segura a marcha mantendo o torque para que o carro não destracione (acredito que tenha pessoas aqui no fórum que possam dar esta explicação com mais precisão) mas no final é mais ou menos isso que ocorre. Perceba que se você andar em pisos com paralelepípedos mais é digamos lineares o funcionamento do cambio funciona normalmente. Outra coisa importante que você deve saber, esta caixa de câmbio é seca o que deixa as vibrações mais constante do que se comparado com a versão GTI que é banhada a óleo (neste tipo de caixa o funcionamento é normal em pisos irregulares).

O que eu faço aqui é coloco no modo manual até sair deste tipo de piso.

Então não se preocupe que é assim mesmo nada de errado com seu carro.

Link para o comentário

Tenho este problema, porém com o meu ocorre na primeira, segunda e terceira marchas...

Me incomoda muito isto, chego achar escroto o funcionamento do cambio em ruas esburacadas (que nem precisam ser tão esburacadas para que ocorra), esticando marchas, fazendo reduções sem necessidade, dando trancos (ao reduzir de segunda para primeira, ou terceira para segunda) e etc...

A concessionária diz que é normal, outros vem com explicações mirabolantes, como a que o Higor usou (me desculpe cara, mas não posso aceitar que esteja relacionado a controle de tração, simplesmente não vejo sentido).

Já outros dizem que em seus carros não ocorre.

Link para o comentário

Meu carro  as vezes da umas esticadas de 2 para 3.

Nada que me incomode, porém consigo reparar, pois uso ele em modo Eco, normalmente ele troca de marcha quase em 2 mil rpm. Porém as vezes o cambio faz confusão e segura até 2,5 mil rpm mais ou menos. 

Porém já ouvi muita gente reclamando sobre o assunto, então acredito que em alguns carros deve ser mais intenso e pior tal problema. 

Quanto a trancos no DSG o meu também ocorre quase nunca e não me incomoda também. Quando estou andando razoavelmente rápido em uma via e do nada ela fica esburacada em demasia eu acabo freando mais forte para diminuir a velocidade e poupar meu carro. No momento dessa freada mais forte é possível sentir um tranco, porém acredito que não é defeito e sim o carro reduzindo mais bruscamente para me ajudar a diminuir a velocidade. 

Não estou dizendo que é o caso de vocês porém vejo muitos donos de Golf meio vacilões que reclamam de defeitos que não existem, eles criam sabe, ficam procurando motivo para falar que o carro é ruim.

Não acredito que isso ocorre aqui, porém acredito que uma boa parte das reclamações em geral na internet são de pessoas que não gostam do carro gratuitamente, ou sei lá queriam o carro porém não tem condição de tê-lo, ou até mesmo fãs fanáticos de outras marcas.

Link para o comentário

Cara eu quando peguei o carro também ficava encucado com esse problema porém quando um colega meu dono de um DS4 falou que tem o mesmo problema fiquei convencido que isso é característica do veículo. Dizem que existe uma atualização de software desse câmbio que aumenta a folga da embreagem porém parece que o carro vai fica mais lento nas trocas. Eu concordo com o Luiz a galera acha muito problema que não existe deste carro é só repara quando em piso ruins a vibração do câmbio é muito forte é lógico que ele aciona alguma coisa ali para evitar está vibração. Como mencionado aqui as trocas chegam a da tranco se for deixa por conta do carro e no modo manual a troca é feita normal. Não estou defendendo a empresa se o carro vem para cá deveria ser adaptado mas também não dá para dizer que seja defeito do câmbio

Link para o comentário

Caros,

Uma das razões é o controle de tração.

Quando vc sai e o carro trepida por causa do piso, os sensores acusam (mas vc não vê isso) que o piso é mto irregular. Dessa forma, a marcha não troca para o giro ficar mais alto, aumentando o torque e a força (torque) transmitida para as rodas.

Uma outra situação e isso eu tinha no 307 e i30 que eram automáticos. Se eu arrancasse em uma esquina, o giro sobe mto mas a marcha de 1a não era passada para 2a logo...  não sei a razão disso, mas eram em  esquinas ou arrancando fazendo curvas fechadas.

[]´s

Link para o comentário

O meu também faz isso. Dentro da cidade, já observei que é sempre nos mesmos pontos, onde o piso é mais irregular. Então a retenção de marcha está atrelada a vibração gerada pelo piso. Ele faz da primeira para a segunda, e segunda para terceira. Mas sempre que percebo que o giro chegou em 2500 rpm e não trocou, faço pela borboleta.

Link para o comentário

Pessoal,

o mesmo acontece comigo. Hoje mesmo. .Aqui em SJCampos estava chovendo demais..Ao fazer a curva e acelerar, ele segurou mais tempo na 2nda...Coisa de alguns segundos até que mudou para a 3ra. E outras vezes tbm já aconteceu. Na boa?Nao vejo nada assim de "tao grave". Acho o DSG muito bom, e nao tenho nada do que reclamar..Claro..Só do barulho chato de lata, qdo passo em tartaruguinhas ou qdo ando em rua de paralelepipedo.Mas isto como andam dizendo aí das CSS : "caracterisca do projeto". Isto sim nao engulo. Tudo bem. E que seja. Mas um carro de mais de 70K, deveria ter um jeito de abafar isto. Como?Nao sei! A VW que se vira! O problema é dela!rsrs

abraços

Link para o comentário

Quanto a não trocar a marcha em curvas com aceleração mais forte no pedal, há um motivo, que é justamente relacionado ao controle de tração do carro. Não que ele entre em funcionamento efetivamente, masé de conhecimento geral (pra quem é do ramo) que a troca de marchas em curvas, com aceleração mais forte, pode causar uma perda de tração dos pneus no momento da troca.

Quanto a segurar a marcha, isso acontece comigo em apenas 1 local específico de todo o meu trajeto de 40 km até o trabalho. É logo após uma lombada (o piso antes e depois está longe de ser irregular) que fica no início de uma descida. Ele segura até uns 2.500 RPM e ai faz a troca. Não me incomoda, e em não acontece em nenhum outro lugar, mesmo com pisos irregulares.

Não se esqueçam que a maior diferença de relação entre marchas é da segunda pra terceira, e da terceira pra quarta. Isso deve agravar mais o problema.

Link para o comentário

No meu também ocorre esse problema de retenção de marchas, principalmente quando ando em pisos irregulares. Realmente incomoda um pouco, mas nada que desvirtue as enormes qualidades do carro. Concordo com o Luiz tem gente que tenta colocar muito pelo em ovo, principalmente os invejosos que não possuem a condição de comprar um ou mesmo os fanáticos das outras marcas que tentam a qualquer custo criticar e encontrar defeitos no Golf.

Para mim essa retenção deve ser uma característica do projeto do cambio mesmo, mas nada que faça torna-lo ruim e defeituoso. O cambio DSG para mim é o principal atrativo do carro. É um dos melhores câmbios do mundo, superior até mesmo que o ZF de 8 marchas utilizado pela BMW.

Não encontrei nenhum defeito no carro até agora e estou muito satisfeito com ele. O único problema é a própria VW colocar o preço dos opcionais a valores exorbitantes. Queria tanto comprar o meu com os farois de xenom mas teria que desembolsar 10 mil reais a mais para pegar o pacote Exclusive, ai fugiria totalmente da minha possibilidade e condições econômicas.

Link para o comentário

Concordo com o dudu. O cambio DSG da VW é um dos melhores do mundo, e fico surpeso com a inteligência com que ele foi feito e o quão bem integrado é no carro.

Meu amigo tem uma BMW Serie 1 com o câmbio ZF de 8 marchas, e ele ficou surpreso com o quão bem funcionava o cambio DSG do Golf quando ele dirigiu. Falou "eu só sei que o carro trocou de marcha porque vejo o conta-giros mudando".

Não que o câmbio ZF também não tenha suas qualidades. Mas o DSG da VW está entre os melhores.

E de novo, não sei se eu que fui sortudo por pegar um diferente, mas o meu câmbio DSG não tem esse problema de retenção de marcha =)

Link para o comentário

Concordo com o dudu. O cambio DSG da VW é um dos melhores do mundo, e fico surpeso com a inteligência com que ele foi feito e o quão bem integrado é no carro.

Meu amigo tem uma BMW Serie 1 com o câmbio ZF de 8 marchas, e ele ficou surpreso com o quão bem funcionava o cambio DSG do Golf quando ele dirigiu. Falou "eu só sei que o carro trocou de marcha porque vejo o conta-giros mudando".

Não que o câmbio ZF também não tenha suas qualidades. Mas o DSG da VW está entre os melhores.

E de novo, não sei se eu que fui sortudo por pegar um diferente, mas o meu câmbio DSG não tem esse problema de retenção de marcha =)

Brother, será que você poderia gravar um video para nós do seu carro andando em piso irregulares, seria uma forma da gente se defender ou reclamar.

Link para o comentário

• 3 weeks later...

Caros, boa noite,

Notei um fato mega importante e que agora ninguém tinha falado.

No vídeo em 15 e 16 segundos, notem que o volante está bem esterçado.

Quando eu tinha o 307 e o I30, ambos eram automáticos. Quando eu arrancava fazendo curva ou com o volante esterçado como no vídeo, o giro subia bem mais que isso, entrava na área vermelha que era em torno de 5500 a 6000.

O que era? Não sei. Mas isso para mim não é falha nenhuma.

Tenta fazer um teste arrancando com o volante menos esterçado ou não acelerando tanto no começo, com o volante esterçado.

Abraços

Link para o comentário

• 2 weeks later...

Cara um amigo aqui de Curitiba levou o carro dele na css para arrumar um problema que estava ocorrendo com o ar e talz. Ele ficou uns 15 dias sem o carro desmontaram todo e reprogramAram o carro. Bom resumindo a história, ele me informou que atualizaram o câmbio dele é assim parou de ter problemas com retenção de marcha, fiquei na esperança de resolver o meu é levei na css mas a informação que recebi e que não tinha atualização. O foda desta história é que existe solução mas a vontade da css resolver é mínima já que não gera lucro para eles.

Link para o comentário

:ph34r:se for o que penso, igual ao cruze, não é nenhum problema, tem um sensor de inclinação, e quando ele detecta inclinação ele segura mesmo a marcha, o sensor é igual ao que tem nos celulares :

então, quando passa na lombada deve fazer esse sensor detectar inclinação e faz o carro segurar a marcha e dar um tranco, eu vi fazer isso no cruze e na captiva, creio que todos carros com este sensor fazem isso.

:)

Link para o comentário

Não é sensor de inclinação, curva, nem nada disso... Ele faz isso em curvas e retas, subidas, descidas e planos, qualquer que seja a situação, basta o carro passar em asfalto mal remendado, pequenas ondulações, paralelepípedo e o que seja...

Já ouvi outras pessoas falando desta reprogramação, na concessionária também me foi negado que existisse.

Fiquei na esperança de que fosse realizado mesmo assim na 2º revisão, tipo por um recall branco, mas não fizeram

E o incomodo continua...

Link para o comentário

então... eu ainda creio que é o sensor, ele é um pendulo que fica no centro do carro, quando vemos que é quando se passa por lombadas, passar em asfalto mal remendado, pequenas ondulações, paralelepípedo, é porque fez o pendulo se mover para frente ou para trás e em ambas as situações o cambio segura marcha, isso quando não reduz e da um tranco (Captiva) :-)

Se fosse o cambio ele faria isso sempre.

Por isso minha opinião é: melhor se acostumar e desencanar do que tentar "arrumar" um problema que não existe, mexer e ai sim danificar o carro.

Link para o comentário

Na minha opinião, me parece ser um problema sim... Vc se adapta é claro, mas não é o correto, ainda mais quando vc paga 7 mil reais para ter o câmbio.

A situação gera incômodo sim, principalmente em curvas, pois as borboletas não estarão ao alcance de suas mãos.

Link para o comentário

Se o amigo arranca em pista reta sem inclinação e mesmo em asfalto liso segura, aí vejo algo incomum.

O meu não faz isso, não retém, mesmo em piso irregular.

Reitero, só retém qdo estou arrancando em curva, conforme já relatei e isso é normal. Vide comentário do amigo Anghinoni.

[]´s

Link para o comentário

Eu acho que existe programações diferentes para esse cambio, cai entre nós, não é todo país na Europa que tem asfalto liso e bonito.

Acho que quem sofre com retenção de marcha  são carros programados para rodar na Alemanha e outros carros que eram para ter sido entregues sei lá para Portugal por exemplo não sofrem com a retenção de marcha.

Quando você pede para atualizar os caras daqui não podem fazer nada sem autorização da fabricante (que no caso fica na Alemanha) são eles que vão autorizar modificar ou não. 

O que me parece que os carros importados da VW são sobras dos pátios lá de fora e mandam para cá.

Eu já me conformei com isso, coloco no manual ou deixo ele fazer o que esta afim.

O carro é foda unica coisa que peca é a assistência mesmo. 

Se todo mundo quiser mudar isso agente pode se organizar e faze uma reclamação em peso no 0800 então assim eles verão que isso é um sistema que incomoda agente aqui.

Abraço

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.