Recommended Posts

Caros, os Golfs com DLA e Park Assist podem ter o Lane Assist ativado via VCDS.

 

Por quê só eles? Para um ser humano dirigir dentro da faixa, ele precisa de 3 coisas: olhos para distinguir as faixas, cérebro para processar o posicionamento e mãos para acionar o volante. Da mesma maneira, o Golf precisa de uma câmera HD (presente no DLA), o software (já embutido em todos os carros, acredito) e um acionador do volante (presente no Park Assist). O seguinte link mostra os passos:

 

http://stemei.de/pages/coding/vw-golf-7/lane-assist-freischalten.php

 

Os passos são em alemão, pode-se usar o Google Translator para fazer a tradução. E onde está escrito Bye leia-se Byte (vai entender...).

 

Ao contrário do ACC, que praticamente não 'falha', o Lane Assist funciona bem uns 80% do tempo - essa aliás é a razão que a VW não os ativou no Brasil, segundo me contaram: o LA não enxerga perfeitamente as faixas brasileiras (fora as imperfeições das faixas por si só), mesmo diante de faixas bem pintadas é normal ele se perder por alguns segundos.

 

É um opcional voltado claramente para a segurança, embora, junto com o ACC, ele pode tornar o seu Golf semi-autônomo por breve período, seguindo o carro da frente e fazendo curvas dentro da faixa (o Lane Assist alarma e desativa após alguns segundos sem as mãos no volante). É muito divertido ver o carro se locomover sem você usar as mãos ou os pés, e já permite ter um gosto de como será daqui a 5 anos. É importante frisar que esta diversão pode resultar em grave acidente caso as suas mãos não estejam sempre preparadas para intervir no volante, pois o LA pode desativar sem aviso. O VCDS permite ajustar em 3 níveis o tempo de LA ativo sem as mãos, mas mesmo o tempo mais demorado não chega a 10 s.

 

O Lane Assist só ativa a partir dos 65km/h, e desativa abaixo de 60km/h. Aparentemente não há receita do VCDS para mudar esta faixa.

 

O que também parece impossível de ativar é o TSR (Traffic Sign Recognition), há uma receita de VCDS para ativá-lo mas nenhum brasileiro conseguiu, aprentemente deve faltar o banco de dados de sinais de trânsito.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cadu, eu diria que no Golf alemão com Pacote Premium. Acho que é o único que tem DLA. Os mexicanos vem com FLA ao invés de DLA, não dá para ativar.

 

Sei que os Golf modelo 14 não vieram com ACC, acho que não vinham com DLA também, se for esse o caso, então é mais restritivo ainda, somente os Golf alemãos mod 15 com pacote Premium poderiam ativar o Lane Assist.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezados, eu tenho um Golf GTI MK7 2015 alemão com todos os opcionais que a Volks disponibilizou para o Brasil, ou seja, possui DLA, ACC, front assist, DVD 8", park assist, etc. Eu ativei o lane assist pelo VCDS e está funcionando perfeitamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Funciona direitinho se a estrada tem sinalizacao de faixa boa e sem muito desnivel! é top ligar o acc e o lane assist kkkkkkkkkkkk quando der posto videos

Pode postar o vídeo!!!! E pra fechar com chave de ouro poderia fazer um guia passo a passo e colocar aqui no fórum =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Ainda não é direção autônoma, mas ajuda muito! Se vc tira as mãos do volante, o carro apita e desliga o LaneAssist.

 

No dia a dia, ele deixa a direção mais leve nas curvas e evita de vc feche o carro do lado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ceducorreia, esta questão de premium ou exclusive atrapalha, até porque varia com o ano, para ter o LA ativado o carro precisa ter DLA (Direct Light Assist) e Park Assist.

 

Sardelari, no VCDS dá para acertar 3 níveis de tempo sem as mãos no volante até que o carro apite e desligue o LaneAssist. Mas mesmo no modo mais longo, não chega a 10 segundos.

 

Se aumentasse bem esse tempo, e diminuisse a velocidade de ativação do LA para bem menos dos 65 km/h, esse carro ficaria semi-autômono!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passos em português:

  1. STG 17 - Long Coding -> Função 07
  2. Byte 4: Habilitar Bit 6 lane departure warning / Lane Assist
  3. Byte 11: Habiitar Bit 1 lane departure warning / Lane Assist Information BAP fitted
  4.  
  5. STG A5 (front / advance camera) - Long Coding -> Função 07
  6. Byte 0: Habilitar Bit 0 lane departure warning HCA
  7. STG A5 (front / advance camera)
  8. STG Permissão de Acesso -> Função 16 - Entre código de acesso 20103
  9. STG ajuste -> Função 10
  10. Canal - HCA_On_State - colocar em Menu
  11. Canal - HCA_Warning_intensity - colocar em Menu
  12. Canal - BAP_Personalisierung - colocar em not activated
  13. Canal - time of engagement - colocar em late
  14. Canal - Personalization spurt holding an assistant to a terminal 15 - colocar em last setting
  15.  
  16. STG £ 44 (steering)
  17. STG Permissão de Acesso -> Função 16 - Entre código de acesso 19249
  18. STG Long Coding -> Função 07
  19. Byte 0 - Habilitar Bit 4 lane departure warning HCA
  20.  
  21. STG 5F (Information Electronic)
  22. STG ajuste -> função 10
  23. Canal - (49) Vehicle function list BAP LDW_HCA_0x19 - colocar em Enabled
  24. Canal - (21) vehicle menu operation-menu_display_Lane_Departure_Warning - colocar em Enabled
  25.  
  26. Canal - Selecionar (23) vehicle Bedienung_menu_display_Lane_Departure_Warning_over_threshold_high menu - colocar em Enabled

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao so funcionaria no premium?

ceducorreia, esta questão de premium ou exclusive atrapalha, até porque varia com o ano, para ter o LA ativado o carro precisa ter DLA (Direct Light Assist) e Park Assist.

Se aumentasse bem esse tempo, e diminuisse a velocidade de ativação do LA para bem menos dos 65 km/h, esse carro ficaria semi-autômono!

Acho que responde! Mas ainda não entendi a diferença entre o FLA do mexicano e o DLA do alemão! A única explicação que achei na net é que o FLA é mais simples...

Alguém?

____________________

Alexandre Kohl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que responde! Mas ainda não entendi a diferença entre o FLA do mexicano e o DLA do alemão! A única explicação que achei na net é que o FLA é mais simples...

Alguém?

____________________

Alexandre Kohl

A mesma dúvida

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por Igor Monti
      Galera, acabei fazendo alguma configuração errada ao configurar meus faróis de LED, e agora o DRL não acende mais na função Lanterna, mas acende em todos os outros modos (Off, AUTO, baixo, etc). Só que eu não salvei o Log original dos adaptions, apenas do long coding, o que não me ajuda em nada.

      Gostaria de pedir ajuda à alguma alma caridosa desse grupo que tenha um Golf MK7 e um cabo VCDS em mãos, para fazer um Log de como está o carro atualmente e me enviar para que eu possa consertar.
      É bem simples, olha só: (vou acrescentar um vídeo tambem)

      Achei um vídeo aqui que mostra como fazer um Log do Adaption com as configurações atuais, se alguem fizer e me mandar eu consigo voltar tudo como era...
      É bem simples e vai me salvar demais, por favor, alguma alma caridosa me ajude kkkk
      É só abrir o VCDS
      1) Aplicações/Applications
      2) Mapa dos canais da UCE/ Controller Channel Maps
      3) Endereço da UCE/ Channel Adress: Escrever "09" (que é o modulo da central eletronica)
      4) Marcar a caixinha de Adaptions e CSV File
      5) Provavelmente irá pedir a senha em "Login or Security Access Code" que é 31347 no módulo 09 em todos os Golfs.
      6) Ele irá gerar um Log com todas as informações desse módulo, que está na pasta C:\Ross-Tech\VCDS\Logs



      SEGUE VÍDEO ABAIXO:
       
    • Por Igor Monti
      Galera, estava fazendo umas mudanças nos faróis via VCDS e meu DRL em modo lanterna acabou não acendendo mais... Ele acende no zero, em automático, farol baixo e alto, mas nada de acender no modo lanterna. Alguém tem alguma dica? Já voltei as configurações originais, contudo, posso ter deixado passar algo... Se alguém tiver um cabo vcds aí e um golf e puder me ajudar vendo os dados originais de DRL, fico grato!
    • Por Everton Pires
      Bom dia Pessoal, 
      Então, comprei a versão 18.2 do VCDS compatível com o golf, porém não consigo fazer o software rodar limpo sem dá erro, já fiz algumas tentativas mas não consigo. Sempre dá erro de comunicação e etc. Comprei pelo ML e o vendedor não me dá nenhuma orientação. 

      Tem alguma versão que seja mais simples e que faça o básico como, fazer a leitura dos ponteiros, aumentar a intensidade do arco do farol quando deixamos ele na meia voltagem, tirar o aviso do cinto de segurança, ligar a lampara de freio completa ao ser acionada, ativar o BIP do alarme ao travar/destravar. 

      Não quero fazer nada demais no carro, apenas umas coisas simples. 

      Tenho um Golf Highline 13/14 alemão com pacote exclusive. 
    • Por eduardolimar
      Galera, boa noite! 
      Venho pedir a ajuda de vocês porque já não sei como mais resolver.. 
      Comprei uma camera de ré e fui habilita-la com o cabo 17.8.. junto do mesmo, veio duas instalações, uma 17.8.1 e outra 17.8.0.. ao utilizar a 17.8.1 só conseguir ativar os bits da sessão "instruments" e ela nem pediu senha nem nada, mas ao consultar se o bit estava habilitado a caixinha não estava marcada.. achei estranho, porém a tela ja ficou preta do park pilot dando a entender que mesmo não marcada, estava habilitada.. foi ai que estava a merda e eu nao sabia..quando fui habilitar o outro bit no 5f não havia disponivel.. Foi ai que tentei utilizar a 17.8 e para minha surpresa, os bits aparecerem e conseguir marcar tanto no instruments e na 5f e elas permaneciam marcadas e a camera funcionou.. Mas ai veio outra dor de cabeça.. minha central ja não funcionava o bluetooth nem o gps.. sem eu nem mesmo ter mexido nesses bits.. o que eu acho que aconteceu foi que ao utilizar o software mais recente.. ele estava com bugs e acabou desconfigurando as sessoes.. só que agora não consigo fazer funcionar nada.. nem o gps e nem o bluetooth.. detalhe, quando utilizo a radio o som parece que em alguns momentos ele "chia" e abaixa o volume.. (não é problema de sinal pois não acontecia isso).. Peço a ajuda de alguem que entenda de vcds bastante pq eu não tenho experiencia.. segue abaixo o report com os erros que estão dando na sessão 5F:
      Sunday,07,October,2018,22:06:06:00001
      VCDS Version: Release 17.8.0 (x64) Running on Windows 10 x64
      www.Ross-Tech.com
                      Address 5F: Information Electr.       Labels: 5G0-035-MIB-STD1.clb
      Control Module Part Number: 5G0 035 846 A    HW: 5G0 035 846 A
        Component and/or Version: MU-S-N-ER     041 0430
                 Software Coding: 0273000100000000C1100001100100041F00001447000000C4
                  Work Shop Code: WSC 01357 011 00200
                    ASAM Dataset: EV_MUStd4CPASE 002039 (VW37)
                             ROD: EV_MUStd4CPASE_VW37.rod
                            VCID: 275CC3005EED157EEB-8072
      Fault Codes have been Erased
      1 Fault Found:
      1543 - Control Module Incorrectly Coded 
                U1014 00 [009] - -
                Confirmed - Tested Since Memory Clear
                   Freeze Frame:
                          Fault Status: 00000001
                          Fault Priority: 4
                          Fault Frequency: 1
                          Reset counter: 103
                          Mileage: 34723 km
                          Date: 2018.10.07
                          Time: 22:05:48
                          Voltage terminal 30: 12.0 V
                          Byte_Coding_Condition-byte_0_condition: OK
                          Byte_Coding_Condition-byte_1_condition: OK
                          Byte_Coding_Condition-byte_10_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_11_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_12_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_13_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_14_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_15_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_16_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_17_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_18_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_19_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_2_condition: OK
                          Byte_Coding_Condition-byte_20_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_21_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_22_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_23_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_24_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_25_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_26_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_27_condition: ERROR
                          Byte_Coding_Condition-byte_3_condition: OK
                          Byte_Coding_Condition-byte_4_condition: OK
                          Byte_Coding_Condition-byte_5_condition: OK
                          Byte_Coding_Condition-byte_6_condition: OK
                          Byte_Coding_Condition-byte_7_condition: OK
                          Byte_Coding_Condition-byte_8_condition: OK
                          Byte_Coding_Condition-byte_9_condition: ERROR
    • Por Nelson de Oliveira Junior
      Olá amigos,
      comecei a prestar serviços de VCDS e alguns retrofits legais.
      Sigam a página no Instagram.
      https://www.instagram.com/vagcodingbr
      obrigado