Recommended Posts

Caros, os Golfs com DLA e Park Assist podem ter o Lane Assist ativado via VCDS.

Por quê só eles? Para um ser humano dirigir dentro da faixa, ele precisa de 3 coisas: olhos para distinguir as faixas, cérebro para processar o posicionamento e mãos para acionar o volante. Da mesma maneira, o Golf precisa de uma câmera HD (presente no DLA), o software (já embutido em todos os carros, acredito) e um acionador do volante (presente no Park Assist). O seguinte link mostra os passos:

http://stemei.de/pages/coding/vw-golf-7/lane-assist-freischalten.php

Os passos são em alemão, pode-se usar o Google Translator para fazer a tradução. E onde está escrito Bye leia-se Byte (vai entender...).

Ao contrário do ACC, que praticamente não 'falha', o Lane Assist funciona bem uns 80% do tempo - essa aliás é a razão que a VW não os ativou no Brasil, segundo me contaram: o LA não enxerga perfeitamente as faixas brasileiras (fora as imperfeições das faixas por si só), mesmo diante de faixas bem pintadas é normal ele se perder por alguns segundos.

É um opcional voltado claramente para a segurança, embora, junto com o ACC, ele pode tornar o seu Golf semi-autônomo por breve período, seguindo o carro da frente e fazendo curvas dentro da faixa (o Lane Assist alarma e desativa após alguns segundos sem as mãos no volante). É muito divertido ver o carro se locomover sem você usar as mãos ou os pés, e já permite ter um gosto de como será daqui a 5 anos. É importante frisar que esta diversão pode resultar em grave acidente caso as suas mãos não estejam sempre preparadas para intervir no volante, pois o LA pode desativar sem aviso. O VCDS permite ajustar em 3 níveis o tempo de LA ativo sem as mãos, mas mesmo o tempo mais demorado não chega a 10 s.

O Lane Assist só ativa a partir dos 65km/h, e desativa abaixo de 60km/h. Aparentemente não há receita do VCDS para mudar esta faixa.

O que também parece impossível de ativar é o TSR (Traffic Sign Recognition), há uma receita de VCDS para ativá-lo mas nenhum brasileiro conseguiu, aprentemente deve faltar o banco de dados de sinais de trânsito.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cadu, eu diria que no Golf alemão com Pacote Premium. Acho que é o único que tem DLA. Os mexicanos vem com FLA ao invés de DLA, não dá para ativar.

Sei que os Golf modelo 14 não vieram com ACC, acho que não vinham com DLA também, se for esse o caso, então é mais restritivo ainda, somente os Golf alemãos mod 15 com pacote Premium poderiam ativar o Lane Assist.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Prezados, eu tenho um Golf GTI MK7 2015 alemão com todos os opcionais que a Volks disponibilizou para o Brasil, ou seja, possui DLA, ACC, front assist, DVD 8", park assist, etc. Eu ativei o lane assist pelo VCDS e está funcionando perfeitamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Funciona direitinho se a estrada tem sinalizacao de faixa boa e sem muito desnivel! é top ligar o acc e o lane assist kkkkkkkkkkkk quando der posto videos

Pode postar o vídeo!!!! E pra fechar com chave de ouro poderia fazer um guia passo a passo e colocar aqui no fórum =D

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não é direção autônoma, mas ajuda muito! Se vc tira as mãos do volante, o carro apita e desliga o LaneAssist.

No dia a dia, ele deixa a direção mais leve nas curvas e evita de vc feche o carro do lado

Compartilhar este post

Link para o post

ceducorreia, esta questão de premium ou exclusive atrapalha, até porque varia com o ano, para ter o LA ativado o carro precisa ter DLA (Direct Light Assist) e Park Assist.

Sardelari, no VCDS dá para acertar 3 níveis de tempo sem as mãos no volante até que o carro apite e desligue o LaneAssist. Mas mesmo no modo mais longo, não chega a 10 segundos.

Se aumentasse bem esse tempo, e diminuisse a velocidade de ativação do LA para bem menos dos 65 km/h, esse carro ficaria semi-autômono!

Compartilhar este post

Link para o post

Passos em português:

1. STG 17 - Long Coding -> Função 07
  2. Byte 4: Habilitar Bit 6 lane departure warning / Lane Assist
  3. Byte 11: Habiitar Bit 1 lane departure warning / Lane Assist Information BAP fitted
  4.  
  5. STG A5 (front / advance camera) - Long Coding -> Função 07
  6. Byte 0: Habilitar Bit 0 lane departure warning HCA
  7. STG A5 (front / advance camera)
  8. STG Permissão de Acesso -> Função 16 - Entre código de acesso 20103
  9. STG ajuste -> Função 10
  10. Canal - HCA_On_State - colocar em Menu
  11. Canal - HCA_Warning_intensity - colocar em Menu
  12. Canal - BAP_Personalisierung - colocar em not activated
  13. Canal - time of engagement - colocar em late
  14. Canal - Personalization spurt holding an assistant to a terminal 15 - colocar em last setting
  15.  
  16. STG £ 44 (steering)
  17. STG Permissão de Acesso -> Função 16 - Entre código de acesso 19249
  18. STG Long Coding -> Função 07
  19. Byte 0 - Habilitar Bit 4 lane departure warning HCA
  20.  
  21. STG 5F (Information Electronic)
  22. STG ajuste -> função 10
  23. Canal - (49) Vehicle function list BAP LDW_HCA_0x19 - colocar em Enabled
  24. Canal - (21) vehicle menu operation-menu_display_Lane_Departure_Warning - colocar em Enabled
  25.  
  26. Canal - Selecionar (23) vehicle Bedienung_menu_display_Lane_Departure_Warning_over_threshold_high menu - colocar em Enabled

Compartilhar este post

Link para o post

entao so funcionaria no premium?

ceducorreia, esta questão de premium ou exclusive atrapalha, até porque varia com o ano, para ter o LA ativado o carro precisa ter DLA (Direct Light Assist) e Park Assist.

Se aumentasse bem esse tempo, e diminuisse a velocidade de ativação do LA para bem menos dos 65 km/h, esse carro ficaria semi-autômono!

Acho que responde! Mas ainda não entendi a diferença entre o FLA do mexicano e o DLA do alemão! A única explicação que achei na net é que o FLA é mais simples...

Alguém?

Alexandre Kohl

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que responde! Mas ainda não entendi a diferença entre o FLA do mexicano e o DLA do alemão! A única explicação que achei na net é que o FLA é mais simples...

Alguém?

Alexandre Kohl

A mesma dúvida

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por Nelson de Oliveira Junior
      Olá amigos,
      comecei a prestar serviços de VCDS e alguns retrofits legais.
      Sigam a página no Instagram.
      https://www.instagram.com/vagcodingbr
      obrigado
    • Por lucianocn
      Estou procurando para comprar o cabo VCDS (sou de São Paulo capital) para fazer algumas alterações em meu Golf TSI 1.4 2014/2015 Alemão.
      Procurei bastante no Mercado Livre e percebi que existem muitas versões diferentes.
      Qual seria a diferença de cada versão?
      Se eu comprar a versão 17.1.3 terei alguma limitação?

Estou pensando em comprar do seguinte anuncio, o que acham?
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-906119544-cabo-vag-1713-vcds-hex-can-usb-vw-audi-golf-skoda-novo-_JM

Valeu!
    • Por diegosoftware
      Boa noite galera,
      comprei um golf alemão 14/14 comfortline manual e fui me aventurar a comprar um cabo VCDS pra olhar algumas coisas nele,
      porém quando o cabo chegou v12.12 apresenta o erro da imagem abaixo,
      já olhei tudo o driver esta instalado corretamente ele ate encontra a interface porém não funciona,
      estou utilizando windows 10,
      será que comprei o cabo errado?

• Por Eduardo Pantoja
      Fala pessoal, beleza?
      Amanhã vou trocar os faróis do meu TSi (confortline) pelos faróis duplo U com xenon que eu comprei do amigo Maurício aqui do Forum.
      Uma vez retirei o parachoque dianteiro e os faróis, então não creio que seja complicada a substituição, o procedimento é o mesmo. Os faróis são usados e estão em estado de novo, não creio que vá ter algum problema, mas enfim, só amanhã mesmo para saber.
      Vou fazer umas fotos e montar um passo a passo, acho legal registrar, até porque quando algo dá errado ou você não lembra de uma etapa de montagem, tem as fotos para conferir como foi a desmontagem e a posição das peças.
      Aparentemente os faróis não são os Winpower, são de outro fabricante, mas gostei muito do acabamento, parecem peças originais mesmo, encaixes, plásticos, tudo muito bem feito, muito bem acabado, impressionante. Vi que ele tem vários parafusos atrás para regulagem de foco, não sei como funciona. Eles tem regulagem de altura elétrica, mas acredito que o foco deva ser ajustado mecanicamente  na instalação por esses parafusos, se alguém tiver dicas de como fazer isso de uma maneira mais fácil eu agradeço. Também agradeço qualquer dica ou sugestão de quem já fez tal procedimento.
      Na próxima semana eu vou procurar alguém em SP para fazer a codificação VCDS para mim, para que os U das DRL não se apaguem quando se acende os faróis ou ligue as setas, se alguém puder indicar alguém e souber o valor médio que se paga por esse serviço eu agradeço.
      Enfim, é isso, depois eu coloco aqui as fotos do trampo.

Abraços, desde já obrigado.
    • Por Rodrigo_V_U
      Pessoal, estou com dificuldades nas alterações com a central 09 - Cent. Elet. 
      O carro é um Golf 1.4 TSI Tiptronic 2017, nacional. 
      VCDS versão 16.8

consegui mexer nas alterações de outras centrais, alterando bits. Mas estou com dificuldade nas alterações da central 09. pelo tutorial, por exemplo, deveria ter algo assim:
      Instruções do VCDS: 
      1. Módulo “09 – Cent. Elect” 
      2. Security Code “31347” 
      3. Adaptation 
      4. Channel:  “(2) Daytime running lights – Tagfahrlicht Aktivierung durch BAP oder 
      Bedienfolge moeglich” 
      a. Default value: deactive 
      b. New value: active 

só que pra mim, ao entrar com a senha 31347 e entrar em 10-Adaptation, na hora de escolher o canal, não aparece este CANAL 2, ou qualquer outro canal.... aparece uma lista GIGANTESTCA de itens como no anexo.
      onde estou errando?