Falha ou calibragem errada do ESC?


Hammed

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Olá pessoal,

Vim ao fórum ver se alguém mais passou pela mesma situação que eu. Não sei se é falha, calibragem errada ou "esperteza" do sistema em saber quando ser ativado. Para constar o meu modelo é o Golf TSI 1.0 2017/2017 , montado em meados de fevereiro ou março.

Mas a algum tempo eu já vinha reparando que o ESC não era acionado quando (na minha opinião) deveria ter sido. Ontem fiz o teste, em uma pista molhada, declinada, com curva para a esquerda, sozinho na pista (óbvio, sou doido mas não sou idiota), e uma faixa de rolamento livre no meu lado direito eu reduzi a velocidade pra 40km/h , acelerei (até por volta de pouco mais de 60km/h +-), fiz a curva pra esquerda e pisei no freio. O carro deslizou e o ESC não acionou!

A traseira do carro não saiu a ponto do carro virar na pista, mas quando não vi a luz do ESC no painel ascender precisei controlar no volante e soltando o freio.

No entanto, vejo o ESC ser acionado quando piso muito forte na saída, pra evitar cantada de pneu; e também já vi ser acionado quando derrapou em um retorno e a pista estava molhada com muito óleo (nas chamadas 'primeiras chuvas'), ou seja, está funcionando.

Não sei se é falha, calibragem errada da sensibilidade no sistema ou o carro de alguma forma "sabe" quando ele realmente precisa ser acionado de verdade (o que acho meio absurdo essa opção).

Alguém ai desconfia de algum problema no seu sistema?

Obrigado.

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Eu acho que vc ta confundindo galhos com bugalhos.

 

O ESC é o controle eletrônico de estabilidade. Veja no youtube os testes de alce pra exemplificar melhor.

 

Ja no seu caso que vc disse de acelerar na saida e no molhado, seria o controle de tração que no caso do Golf a atuação é feita pelos freios dianteiros.

 

Ja nesse seu teste da curva o abs não entrou em ação?

 

E outra coisa, o ESC nao avisa nada no painel. O que avisa é apenas o controle de tração.

 

Abraços.

 

Enviado de meu Atari 2600

 

 

 

 

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Olá pessoal,
Vim ao fórum ver se alguém mais passou pela mesma situação que eu. Não sei se é falha, calibragem errada ou "esperteza" do sistema em saber quando ser ativado. Para constar o meu modelo é o Golf TSI 1.0 2017/2017 , montado em meados de fevereiro ou março.
Mas a algum tempo eu já vinha reparando que o ESC não era acionado quando (na minha opinião) deveria ter sido. Ontem fiz o teste, em uma pista molhada, declinada, com curva para a esquerda, sozinho na pista (óbvio, sou doido mas não sou idiota), e uma faixa de rolamento livre no meu lado direito eu reduzi a velocidade pra 40km/h , acelerei (até por volta de pouco mais de 60km/h +-), fiz a curva pra esquerda e pisei no freio. O carro deslizou e o ESC não acionou!
A traseira do carro não saiu a ponto do carro virar na pista, mas quando não vi a luz do ESC no painel ascender precisei controlar no volante e soltando o freio.
No entanto, vejo o ESC ser acionado quando piso muito forte na saída, pra evitar cantada de pneu; e também já vi ser acionado quando derrapou em um retorno e a pista estava molhada com muito óleo (nas chamadas 'primeiras chuvas'), ou seja, está funcionando.
Não sei se é falha, calibragem errada da sensibilidade no sistema ou o carro de alguma forma "sabe" quando ele realmente precisa ser acionado de verdade (o que acho meio absurdo essa opção).
Alguém ai desconfia de algum problema no seu sistema?
Obrigado.
Hammed,

Como já disseram, me parece que você está confundindo as coisas. ESC (controle de estabilidade) e ASR (controle de tração) são coisas distintas. O que você percebeu atuar, pela luz no painel, foi o ASR.

Quando o ESC atua ele interfere na trajetória do carro em curva para evitar, basicamente, que você rode na pista. Ele faz isso freando individualmente as rodas do carro e endurecendo o volante pro lado que atrapalha. O resultado é que você vai sentir o carro perder força na curva e, eventualmente, o raio da curva vai abrir um pouco. A lógica é que é preferível ter que corrigir a trajetória do que permitir que o carro gire na curva.

Agora, tudo isso depende fundamentalmente das leis da física. Esses sistemas são eficientes até certo ponto, desde que exista atrito suficiente entre os pneus e o asfalto e exista a dinâmica requerida para que o sistema atue. Dependendo da combinação de atrito (ou a falta dele...), inclinação da pista na curva e da loucura que você tentou fazer, ele não vai segurar mesmo. A coisa é engenharia, não é mágica.

Abraço

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20 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Eu acho que vc ta confundindo galhos com bugalhos.

 

O ESC é o controle eletrônico de estabilidade. Veja no youtube os testes de alce pra exemplificar melhor.

 

Ja no seu caso que vc disse de acelerar na saida e no molhado, seria o controle de tração que no caso do Golf a atuação é feita pelos freios dianteiros.

 

Ja nesse seu teste da curva o abs não entrou em ação?

 

E outra coisa, o ESC nao avisa nada no painel. O que avisa é apenas o controle de tração.

 

Abraços.

 

Enviado de meu Atari 2600

 

 

 

 

Então colega, na verdade eu sei a diferença entre ESC e ASR, devo ter me confundido é quando um ou o outro é acionado.

Sobre o aviso no painel, eu pensei que tanto o ESC quanto o ASR avisassem no painel quando são acionados, por que no manual ele usa o mesmo desenho para se referir aos dois controles.

Sobre o ABS, acredito então que não foi ele quem entrou em ação, já que nenhuma luz acendeu.

 

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14 horas atrás, RicW disse:

Hammed,

Como já disseram, me parece que você está confundindo as coisas. ESC (controle de estabilidade) e ASR (controle de tração) são coisas distintas. O que você percebeu atuar, pela luz no painel, foi o ASR.

Quando o ESC atua ele interfere na trajetória do carro em curva para evitar, basicamente, que você rode na pista. Ele faz isso freando individualmente as rodas do carro e endurecendo o volante pro lado que atrapalha. O resultado é que você vai sentir o carro perder força na curva e, eventualmente, o raio da curva vai abrir um pouco. A lógica é que é preferível ter que corrigir a trajetória do que permitir que o carro gire na curva.

Agora, tudo isso depende fundamentalmente das leis da física. Esses sistemas são eficientes até certo ponto, desde que exista atrito suficiente entre os pneus e o asfalto e exista a dinâmica requerida para que o sistema atue. Dependendo da combinação de atrito (ou a falta dele...), inclinação da pista na curva e da loucura que você tentou fazer, ele não vai segurar mesmo. A coisa é engenharia, não é mágica.

Abraço

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Então o ESC pode ter entrado em ação, já que o carro não saiu a traseira nem nada do tipo.

Não percebi enrijecimento por que mantive o volante a maior parte do tempo virado pra esquerda, só mexi pra dar leve controlada quando não vi a luz no painel acender.

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2 horas atrás, Hammed disse:

Então o ESC pode ter entrado em ação, já que o carro não saiu a traseira nem nada do tipo.

Não percebi enrijecimento por que mantive o volante a maior parte do tempo virado pra esquerda, só mexi pra dar leve controlada quando não vi a luz no painel acender.

No manual está escrito, uma dezena de vezes, que a se a condição de atrito se tornar inválida para o ESP o sistema poderá perder completamente a sua eficácia. Para esse tipo de situação (e não incomum), a VW disponibilizou o "Pro Active" (só no pacote Premium) que simplesmente prepara o veículo  e os passageiros para sofrerem uma possível colisão. Basicamente ele fechará todos  os vidros, apertará os cintos de segurança (por motor) e  ainda tentará atenuar todos os controles de estabilidade. Quando o PRO ACTIVE é acionado o veículo já está em uma situação praticamente fora de controle dos sistemas eletrônico. Tive a oportunidade testá-lo, ainda em 2013, no autódromo de Brasília. O funcionamento dele é algo impressionante. A impressão que tive era de que o Golf tinha uma alma  "transformer".

 

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Do Manual, pag. 180 a 182:

 

Programa eletrônico de estabilidade (ESC)
O ESC auxilia a reduzir o risco de uma derrapagem
e a melhorar a estabilidade de rodagem pela
frenagem de rodas individuais em determinadas
situações de condução. Situações limite de condução
dinâmica como, por exemplo, sobremanobrar
e submanobrar o veículo ou derrapagem das rodas
de tração são reconhecidas pelo ESC. Intervenções
de frenagem dirigidas ou uma redução do
torque do motor apoiam o sistema a estabilizar o
veículo.
O ESC tem limites. É importante saber que o ESC
não pode anular as leis da física. O ESC não poderá
auxiliar em todas as situações com as quais
o condutor é confrontado. Por exemplo, o ESC
não poderá apoiar sempre se ocorrer uma mudança
súbita de constituição da estrada. Se o trecho
de uma rua seca repentinamente aparecer coberto
por água, lama ou neve, o ESC não poderá auxiliar
da mesma forma e maneira como num trecho
seco. Se o veículo “aquaplanar” (rodar sobre uma
película de água em vez de sobre o asfalto), o
ESC não terá condições de auxiliar o condutor na
condução do veículo, pois o contato com o asfalto
estará interrompido e o veículo não poderá mais
ser freado e conduzido. Na condução rápida em
curvas, principalmente em trechos com muitas curvas,
o ESC não consegue lidar sempre de modo
tão eficiente em situações de condução difíceis,
quanto na condução em velocidade mais baixa.
Adequar sempre a velocidade e a forma de condução
às condições climáticas, de visibilidade, da
pista e do trânsito. O ESC não pode contrariar as
leis da física, melhorar a transmissão da força disponível
ou manter o veículo na pista, quando o
desvio para a lateral da estrada tiver ocorrido por
falta de atenção do condutor. Ao invés disso, o
ESC melhora a possibilidade de recuperar o controle
sobre o veículo, fornece apoio em situações
de condução extremas de rodagem na estrada por
meio do aproveitamento da movimentação de direção
pelo condutor, de forma que o veículo prossiga
na direção desejada. Ao conduzir a uma velocidade
que tire o veículo da pista antes que o ESC
possa fornecer alguma assistência, o ESC não poderá
fornecer assistência alguma.
 No ESC estão integrados os sistemas ABS, BAS,
ASR e EDS.
Se em algumas situações de condução não for
mais alcançada uma propulsão suficiente o controle
de tração (ASR) no sistema Infotainment pode
ser desativado por meio do botão  e das superfícies
de função  e sistema ESC ⇒ Página 32.
Dependendo da versão, também podem ser realizadas
configurações pelo botão  na parte inferior
do console central ⇒ Página 182.
Em algumas versões do veículo, juntamente com
o desligamento do programa de estabilidade eletrônico
(ESP) ou pode ser ligado um modo esportivo
(ESC Sport).
Atentar para que o ASR ou ESC sejam religados
quando a propulsão estiver disponível.

 

ADVERTÊNCIA
Condução em alta velocidade sobre ruas
congeladas, lisas ou molhadas pode causar a
perda do controle sobre o veículo e ferimentos
graves no condutor e acompanhantes.
● Adequar a velocidade e a forma de condução
às condições de visibilidade, do clima,
da pista e do trânsito. A maior segurança oferecida
pelos sistemas de apoio à frenagem
ABS, BAS, EDS, ASR e ESC não deve incentivar
a colocar a segurança em risco.
● Sistemas de assistência à frenagem não
podem superar os limites impostos pela física.
Ruas escorregadias e molhadas continuam
sendo muito perigosas também com o
ESC e os outros sistemas.
● Uma condução muito rápida por pistas
molhadas pode ocasionar a perda do contato
das rodas com a pista e a “aquaplanagem”.
Um veículo não pode ser freado, conduzido e
controlado se tiver perdido o contato com a
pista.
● Os sistemas de assistência à frenagem
não poderão impedir um acidente se, por
exemplo, o veículo estiver à distância muito
curta em relação a outro ou em velocidade
muito alta para a respectiva situação de condução.
● Apesar de os sistemas de assistência à
frenagem serem muito eficientes e auxiliarem
a controlar o veículo em situações difíceis,
lembrar sempre que a estabilidade da condução
depende da aderência dos pneus.
● Ao acelerar sobre uma pista escorregadia,
por exemplo, sobre gelo ou neve, acelerar
cautelosamente. As rodas também podem
patinar com sistemas de assistência à frenagem
e isto pode ocasionar a perda de controle
do veículo.

ADVERTÊNCIA
A eficiência do ESC pode ser bastante reduzida
quando outros componentes e sistemas
que envolvam a dinâmica do veículo não tiverem
passado por uma manutenção correta ou
não estiverem funcionando. Isto se refere

ADVERTÊNCIA (continuação)
também a freios, pneus e outros sistemas
mencionados anteriormente, mas não somente
a eles.
● Lembrar sempre que conversões e alterações
no veículo podem influenciar o funcionamento
do ABS, BAS, ASR, EDS e ESC.
● Modificações no sistema de amortecimento
do veículo ou a utilização de combinações
de rodas e pneus não liberadas podem influenciar
o funcionamento do ABS, BAS, ASR,
EDS e ESC e reduzir sua eficiência.
● A eficiência do ESC também é definida pelo
pneu adequado ⇒ Página 304.

O ESC e o ASR podem funcionar sem avaria
somente se as 4 rodas tiverem pneus iguais.
Diferentes diâmetros de rolamento entre os pneus
podem causar uma redução inesperada da potência
do motor.
Em caso de uma avaria do ABS, o ESC, o
ASR e o EDS também não funcionam.
Em procedimentos de regulagem dos sistemas
descritos podem ocorrer ruídos de funcionamento.

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Do Manual, pag. 180 a 182:
 
Programa eletrônico de estabilidade (ESC)
O ESC auxilia a reduzir o risco de uma derrapagem
e a melhorar a estabilidade de rodagem pela
frenagem de rodas individuais em determinadas
situações de condução. Situações limite de condução
dinâmica como, por exemplo, sobremanobrar
e submanobrar o veículo ou derrapagem das rodas
de tração são reconhecidas pelo ESC. Intervenções
de frenagem dirigidas ou uma redução do
torque do motor apoiam o sistema a estabilizar o
veículo.
O ESC tem limites. É importante saber que o ESC
não pode anular as leis da física. O ESC não poderá
auxiliar em todas as situações com as quais
o condutor é confrontado. Por exemplo, o ESC
não poderá apoiar sempre se ocorrer uma mudança
súbita de constituição da estrada. Se o trecho
de uma rua seca repentinamente aparecer coberto
por água, lama ou neve, o ESC não poderá auxiliar
da mesma forma e maneira como num trecho
seco. Se o veículo “aquaplanar” (rodar sobre uma
película de água em vez de sobre o asfalto), o
ESC não terá condições de auxiliar o condutor na
condução do veículo, pois o contato com o asfalto
estará interrompido e o veículo não poderá mais
ser freado e conduzido. Na condução rápida em
curvas, principalmente em trechos com muitas curvas,
o ESC não consegue lidar sempre de modo
tão eficiente em situações de condução difíceis,
quanto na condução em velocidade mais baixa.
Adequar sempre a velocidade e a forma de condução
às condições climáticas, de visibilidade, da
pista e do trânsito. O ESC não pode contrariar as
leis da física, melhorar a transmissão da força disponível
ou manter o veículo na pista, quando o
desvio para a lateral da estrada tiver ocorrido por
falta de atenção do condutor. Ao invés disso, o
ESC melhora a possibilidade de recuperar o controle
sobre o veículo, fornece apoio em situações
de condução extremas de rodagem na estrada por
meio do aproveitamento da movimentação de direção
pelo condutor, de forma que o veículo prossiga
na direção desejada. Ao conduzir a uma velocidade
que tire o veículo da pista antes que o ESC
possa fornecer alguma assistência, o ESC não poderá
fornecer assistência alguma.
 No ESC estão integrados os sistemas ABS, BAS,
ASR e EDS.
Se em algumas situações de condução não for
mais alcançada uma propulsão suficiente o controle
de tração (ASR) no sistema Infotainment pode
ser desativado por meio do botão  e das superfícies
de função  e sistema ESC ⇒ Página 32.
Dependendo da versão, também podem ser realizadas
configurações pelo botão  na parte inferior
do console central ⇒ Página 182.
Em algumas versões do veículo, juntamente com
o desligamento do programa de estabilidade eletrônico
(ESP) ou pode ser ligado um modo esportivo
(ESC Sport).
Atentar para que o ASR ou ESC sejam religados
quando a propulsão estiver disponível.
 
ADVERTÊNCIA
Condução em alta velocidade sobre ruas
congeladas, lisas ou molhadas pode causar a
perda do controle sobre o veículo e ferimentos
graves no condutor e acompanhantes.
● Adequar a velocidade e a forma de condução
às condições de visibilidade, do clima,
da pista e do trânsito. A maior segurança oferecida
pelos sistemas de apoio à frenagem
ABS, BAS, EDS, ASR e ESC não deve incentivar
a colocar a segurança em risco.
● Sistemas de assistência à frenagem não
podem superar os limites impostos pela física.
Ruas escorregadias e molhadas continuam
sendo muito perigosas também com o
ESC e os outros sistemas.
● Uma condução muito rápida por pistas
molhadas pode ocasionar a perda do contato
das rodas com a pista e a “aquaplanagem”.
Um veículo não pode ser freado, conduzido e
controlado se tiver perdido o contato com a
pista.
● Os sistemas de assistência à frenagem
não poderão impedir um acidente se, por
exemplo, o veículo estiver à distância muito
curta em relação a outro ou em velocidade
muito alta para a respectiva situação de condução.
● Apesar de os sistemas de assistência à
frenagem serem muito eficientes e auxiliarem
a controlar o veículo em situações difíceis,
lembrar sempre que a estabilidade da condução
depende da aderência dos pneus.
● Ao acelerar sobre uma pista escorregadia,
por exemplo, sobre gelo ou neve, acelerar
cautelosamente. As rodas também podem
patinar com sistemas de assistência à frenagem
e isto pode ocasionar a perda de controle
do veículo.
ADVERTÊNCIA
A eficiência do ESC pode ser bastante reduzida
quando outros componentes e sistemas
que envolvam a dinâmica do veículo não tiverem
passado por uma manutenção correta ou
não estiverem funcionando. Isto se refere
ADVERTÊNCIA (continuação)
também a freios, pneus e outros sistemas
mencionados anteriormente, mas não somente
a eles.
● Lembrar sempre que conversões e alterações
no veículo podem influenciar o funcionamento
do ABS, BAS, ASR, EDS e ESC.
● Modificações no sistema de amortecimento
do veículo ou a utilização de combinações
de rodas e pneus não liberadas podem influenciar
o funcionamento do ABS, BAS, ASR,
EDS e ESC e reduzir sua eficiência.
● A eficiência do ESC também é definida pelo
pneu adequado ⇒ Página 304.
O ESC e o ASR podem funcionar sem avaria
somente se as 4 rodas tiverem pneus iguais.
Diferentes diâmetros de rolamento entre os pneus
podem causar uma redução inesperada da potência
do motor.
Em caso de uma avaria do ABS, o ESC, o
ASR e o EDS também não funcionam.
Em procedimentos de regulagem dos sistemas
descritos podem ocorrer ruídos de funcionamento.
O mais legal é a quantidade de vezes que o texto relembra a impossibilidade de ir contra as leis da física. Mas têm sempre um pessoal aí que se esforça pra ganhar um prêmio Nobel...

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9 horas atrás, Bereba disse:

 

Do Manual, pag. 180 a 182:

 

Programa eletrônico de estabilidade (ESC)
O ESC auxilia a reduzir o risco de uma derrapagem
e a melhorar a estabilidade de rodagem pela
frenagem de rodas individuais em determinadas
situações de condução. Situações limite de condução
dinâmica como, por exemplo, sobremanobrar
e submanobrar o veículo ou derrapagem das rodas
de tração são reconhecidas pelo ESC. Intervenções
de frenagem dirigidas ou uma redução do
torque do motor apoiam o sistema a estabilizar o
veículo.
O ESC tem limites. É importante saber que o ESC
não pode anular as leis da física. O ESC não poderá
auxiliar em todas as situações com as quais
o condutor é confrontado. Por exemplo, o ESC
não poderá apoiar sempre se ocorrer uma mudança
súbita de constituição da estrada. Se o trecho
de uma rua seca repentinamente aparecer coberto
por água, lama ou neve, o ESC não poderá auxiliar
da mesma forma e maneira como num trecho
seco. Se o veículo “aquaplanar” (rodar sobre uma
película de água em vez de sobre o asfalto), o
ESC não terá condições de auxiliar o condutor na
condução do veículo, pois o contato com o asfalto
estará interrompido e o veículo não poderá mais
ser freado e conduzido. Na condução rápida em
curvas, principalmente em trechos com muitas curvas,
o ESC não consegue lidar sempre de modo
tão eficiente em situações de condução difíceis,
quanto na condução em velocidade mais baixa.
Adequar sempre a velocidade e a forma de condução
às condições climáticas, de visibilidade, da
pista e do trânsito. O ESC não pode contrariar as
leis da física, melhorar a transmissão da força disponível
ou manter o veículo na pista, quando o
desvio para a lateral da estrada tiver ocorrido por
falta de atenção do condutor. Ao invés disso, o
ESC melhora a possibilidade de recuperar o controle
sobre o veículo, fornece apoio em situações
de condução extremas de rodagem na estrada por
meio do aproveitamento da movimentação de direção
pelo condutor, de forma que o veículo prossiga
na direção desejada. Ao conduzir a uma velocidade
que tire o veículo da pista antes que o ESC
possa fornecer alguma assistência, o ESC não poderá
fornecer assistência alguma.
 No ESC estão integrados os sistemas ABS, BAS,
ASR e EDS.
Se em algumas situações de condução não for
mais alcançada uma propulsão suficiente o controle
de tração (ASR) no sistema Infotainment pode
ser desativado por meio do botão  e das superfícies
de função  e sistema ESC ⇒ Página 32.
Dependendo da versão, também podem ser realizadas
configurações pelo botão  na parte inferior
do console central ⇒ Página 182.
Em algumas versões do veículo, juntamente com
o desligamento do programa de estabilidade eletrônico
(ESP) ou pode ser ligado um modo esportivo
(ESC Sport).
Atentar para que o ASR ou ESC sejam religados
quando a propulsão estiver disponível.

 

ADVERTÊNCIA
Condução em alta velocidade sobre ruas
congeladas, lisas ou molhadas pode causar a
perda do controle sobre o veículo e ferimentos
graves no condutor e acompanhantes.
● Adequar a velocidade e a forma de condução
às condições de visibilidade, do clima,
da pista e do trânsito. A maior segurança oferecida
pelos sistemas de apoio à frenagem
ABS, BAS, EDS, ASR e ESC não deve incentivar
a colocar a segurança em risco.
● Sistemas de assistência à frenagem não
podem superar os limites impostos pela física.
Ruas escorregadias e molhadas continuam
sendo muito perigosas também com o
ESC e os outros sistemas.
● Uma condução muito rápida por pistas
molhadas pode ocasionar a perda do contato
das rodas com a pista e a “aquaplanagem”.
Um veículo não pode ser freado, conduzido e
controlado se tiver perdido o contato com a
pista.
● Os sistemas de assistência à frenagem
não poderão impedir um acidente se, por
exemplo, o veículo estiver à distância muito
curta em relação a outro ou em velocidade
muito alta para a respectiva situação de condução.
● Apesar de os sistemas de assistência à
frenagem serem muito eficientes e auxiliarem
a controlar o veículo em situações difíceis,
lembrar sempre que a estabilidade da condução
depende da aderência dos pneus.
● Ao acelerar sobre uma pista escorregadia,
por exemplo, sobre gelo ou neve, acelerar
cautelosamente. As rodas também podem
patinar com sistemas de assistência à frenagem
e isto pode ocasionar a perda de controle
do veículo.

ADVERTÊNCIA
A eficiência do ESC pode ser bastante reduzida
quando outros componentes e sistemas
que envolvam a dinâmica do veículo não tiverem
passado por uma manutenção correta ou
não estiverem funcionando. Isto se refere

ADVERTÊNCIA (continuação)
também a freios, pneus e outros sistemas
mencionados anteriormente, mas não somente
a eles.
● Lembrar sempre que conversões e alterações
no veículo podem influenciar o funcionamento
do ABS, BAS, ASR, EDS e ESC.
● Modificações no sistema de amortecimento
do veículo ou a utilização de combinações
de rodas e pneus não liberadas podem influenciar
o funcionamento do ABS, BAS, ASR,
EDS e ESC e reduzir sua eficiência.
● A eficiência do ESC também é definida pelo
pneu adequado ⇒ Página 304.

O ESC e o ASR podem funcionar sem avaria
somente se as 4 rodas tiverem pneus iguais.
Diferentes diâmetros de rolamento entre os pneus
podem causar uma redução inesperada da potência
do motor.
Em caso de uma avaria do ABS, o ESC, o
ASR e o EDS também não funcionam.
Em procedimentos de regulagem dos sistemas
descritos podem ocorrer ruídos de funcionamento.

Cara, voce leu e entendeu a dúvida?

Eu não to perguntando dos limites do ESC, a minha dúvida seria justamente o contrário, é se eu não teria já atingido o mínimo pra acionar o ESC!

Lê de novo o meu tópico, devagar.

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Cara, voce leu e entendeu a dúvida?
Eu não to perguntando dos limites do ESC, a minha dúvida seria justamente o contrário, é se eu não teria já atingido o mínimo pra acionar o ESC!
Lê de novo o meu tópico, devagar.
Hammed,

Por favor, não pense que o confrade@Bereba teve qualquer intenção de lhe insinuar alguma coisa. Ele sempre nos brinda com explicações e trechos do manual, com o intuito de facilitar o acesso à informação oficial, sem que nós tenhamos que ir lá caçar o bendito no porta-luvas do carro ou em algum canto obscuro do site da VW. É algo impessoal, e pode ser considerado quase que um "serviço de utilidade pública", e que ele faz sempre.

Um abraço!

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Em 24/03/2018 at 12:05 PM, Hammed disse:

Olá pessoal,

Vim ao fórum ver se alguém mais passou pela mesma situação que eu. Não sei se é falha, calibragem errada ou "esperteza" do sistema em saber quando ser ativado. Para constar o meu modelo é o Golf TSI 1.0 2017/2017 , montado em meados de fevereiro ou março.

Mas a algum tempo eu já vinha reparando que o ESC não era acionado quando (na minha opinião) deveria ter sido. Ontem fiz o teste, em uma pista molhada, declinada, com curva para a esquerda, sozinho na pista (óbvio, sou doido mas não sou idiota), e uma faixa de rolamento livre no meu lado direito eu reduzi a velocidade pra 40km/h , acelerei (até por volta de pouco mais de 60km/h +-), fiz a curva pra esquerda e pisei no freio. O carro deslizou e o ESC não acionou!

A traseira do carro não saiu a ponto do carro virar na pista, mas quando não vi a luz do ESC no painel ascender precisei controlar no volante e soltando o freio.

No entanto, vejo o ESC ser acionado quando piso muito forte na saída, pra evitar cantada de pneu; e também já vi ser acionado quando derrapou em um retorno e a pista estava molhada com muito óleo (nas chamadas 'primeiras chuvas'), ou seja, está funcionando.

Não sei se é falha, calibragem errada da sensibilidade no sistema ou o carro de alguma forma "sabe" quando ele realmente precisa ser acionado de verdade (o que acho meio absurdo essa opção).

Alguém ai desconfia de algum problema no seu sistema?

Obrigado.

Bom dia, 

tenho uma teoria para não entrada do ESC,  ele atua principalmente pela freangem seletiva de uma ou mais roda e tambem pela "desaceleração", por exemplo saida de dianteira: ele irá frear a roda traseira que descreve a trajetória interna  da curva; saída de traseira: ele irá frear a roda dianteira que descreve a trajetória externa da curva. Veja bem, pra que ele faça a sua função são necessarias algumas condições, vamos as que interessam: 

força motriz, no momento que voce freou  impediu ou anulou a atuação do Esc por desaceleração, voce já fez isso freando!   

frenagem seletiva de uma ou mais roda para correção da trajetória: nesse casso tambem voce impede o Esc de atuar freando seletivamente  uma ou mais roda apenas para correção de trajetoria, exatamente porque freou, e quando se freia a intenção é parar ou diminuir a velocidade, se não do carro mas pelo menos das rodas. e nessa condição os assitentes serão outros como ABS , BAS, EBD... 

Dessa forma acredito que para testar a atuação do Esc voce teria que fazer o teste forçando a saida de frente ou de traseira apenas pelo excesso de velocidade, que está intrinsecamente ligado ao raio da curva, creio que ele foi concebido para atuar nessa condição!

Creio que o que voce viu  piscar  no painel, conforme descreveu,  foi aquele icone que serve pra identificar a atuação de varios desses assistentes, na verdade são tantas siglas com tantas funções que ficaria dificil um icone pra cada uma delas !

 

 

Abs! Esp! Vsa! Bas ! Ebd!

 

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Exemplo clássico de atuação do ESP (em qualquer carro) é aquaplanagem quando uma das rodas ainda tem contato com o asfalto. Como até hoje só vivenciei essa situação em linha reta (graças ao bom Deus) não senti o auxílio na direção. Mas o corte de potência é bem evidente.
Pra quem tem sangue frio e quiser testar, basta pegar estrada quando começar a chover torrencialmente...

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Exemplo clássico de atuação do ESP (em qualquer carro) é aquaplanagem quando uma das rodas ainda tem contato com o asfalto. Como até hoje só vivenciei essa situação em linha reta (graças ao bom Deus) não senti o auxílio na direção. Mas o corte de potência é bem evidente.
Pra quem tem sangue frio e quiser testar, basta pegar estrada quando começar a chover torrencialmente...

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Rodrigo,

O ESC não tem muito a fazer em aquaplanagem. É uma daquelas situações em que, sem atrito, não há milagre. A física te limita.

A situação ideal para testar é na pista molhada, mas sem lâmina d'água suficiente para aquaplanar, e então mudar bruscamente a direção (como no teste do alce, por exemplo).

Abraço!

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....Essas siglas(as sopas de letrinhas), estão dando nó na cabeça da moçada.

Tá igual a enxurrada de Suves da Volquis que vão aportar por aqui até 2020....Teremos o Talareko, Tareko, Takareco, Teuku e Tapioca. Também em seguida teremos o Tutu e Tete. Vai ter também o Tite! Esse vai ser o Suve oficial da Seleção Canarinho. Tata não vai poder ter, pois já é comediante. E para finalizar, teremos também o Toto, esse vai ser o carro melhor amigo do homem.

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3 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

Exemplo clássico de atuação do ESP (em qualquer carro) é aquaplanagem quando uma das rodas ainda tem contato com o asfalto. Como até hoje só vivenciei essa situação em linha reta (graças ao bom Deus) não senti o auxílio na direção. Mas o corte de potência é bem evidente.
Pra quem tem sangue frio e quiser testar, basta pegar estrada quando começar a chover torrencialmente...

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Boa tarde Rodrigo SP2,

é meu caro sempre estamos regidos , para o bem ou para o mal, pelas leis da física e esses assistentes tem justamente o intuito de flexibilizar essas leis, veja, apenas elevar um pouco os limites, só tem um lugar onde não estamos sujeitos a essas leis: no mundo onírico, lá o limite é a sua mente, já experimentou puxar um dedo seu qdo está sonhando!  ele estica!!!!!!!!!  lá nos conseguimos voar , é louco mesmo! este é um macete para saber, no momento presente, se está no mundo real ou no mundo dos sonhos, coisa da Gnose! 

voltemos ao assunto deste topico, no caso citado por voce acredito que o assistente que atua é o ASR , também faço isso as vezes: qdo vejo um lençol dágua acelero , as rodas dianteiras sem atrito patinam, dessa forma o sistema detecta diferentes velocidades angulares nelas, onde no caso do golf há tração, comparada com as rodas traseiras,  assim  comanda uma desaceleração em busca do atrito, isso mesmo o sistema atua não apenas pelo atrito mas também pela falta dele! mas acontece que são tantos assistentes  que na maioria das vezes fica dificil asseverar  qual ou quais deles agiram, no caso descrito por nos pode atuar tambem o travamento eletronico do diferencial, que nada mais é do que pinçamento momentaneo de uma das rodas motrizes para transferencia de torque para outra!

Isso Rodrigo , penso que é melhor raciocinar acerca do que foi proposto, correndo grande risco de cometer algum erro,  a ficar trazendo assuntos diversos sem atacar, responder, o que foi colocado como titulo do tópico!

Abs!vsa!esp! ebd!bas!

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Obrigado pelos esclarecimentos, confrades. Podia jurar que essa situação da aquaplanagem que vivi fora obra do ESP (de fato percebi que apenas uma das rodas havia perdido tração) e que o TC (Ou ASR como a VW chama) só atuaria em velocidades baixas...

Quanto ao universo onírico ficarei mais atento. Dificilmente lembro quando sonho (a ciência explica que todos nós sonhamos ao atingir o sono REM, mas nem sempre lembramos). Na próxima vou tentar me imaginar ganhando na Mega Sena. Quem sabe assim acordo de melhor humor (ou não kkkk).

Abraços

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1 minuto atrás, RodrigoSP2 disse:

Obrigado pelos esclarecimentos, confrades. Podia jurar que essa situação da aquaplanagem que vivi fora obra do ESP (de fato percebi que apenas uma das rodas havia perdido tração) e que o TC (Ou ASR como a VW chama) só atuaria em velocidades baixas...

Quanto ao universo onírico ficarei mais atento. Dificilmente lembro quando sonho (a ciência explica que todos nós sonhamos ao atingir o sono REM, mas nem sempre lembramos). Na próxima vou tentar me imaginar ganhando na Mega Sena. Quem sabe assim acordo de melhor humor (ou não kkkk).

Abraços

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Aí Rodrigo,

tem a ciencia, e tem a ciencia oculta!

qualquer coisa me passa o zap que te mando uma boa grana, não tanto qto a da Mega Sena, mas o suficiente para melhorar momentaneamente  o humor! 

Abs!

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36 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Obrigado pelos esclarecimentos, confrades. Podia jurar que essa situação da aquaplanagem que vivi fora obra do ESP (de fato percebi que apenas uma das rodas havia perdido tração) e que o TC (Ou ASR como a VW chama) só atuaria em velocidades baixas...

Quanto ao universo onírico ficarei mais atento. Dificilmente lembro quando sonho (a ciência explica que todos nós sonhamos ao atingir o sono REM, mas nem sempre lembramos). Na próxima vou tentar me imaginar ganhando na Mega Sena. Quem sabe assim acordo de melhor humor (ou não kkkk).

Abraços

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ESP (ESC, como queiram) essencialmente é software. Software coletando, interpretando, calculando e recalculando todos os dados obtidos a partir dos hardwares (sensores, e acelerômetros, etc) do veículo.O ESP determina o que, como, e quando cada solução (ou conjunto delas) vai atuar. Atrito (pneu e asfalto), essencialmente, é a condição fundamental  para a atuação correta do controle de estabilidade, mas não é a única disponível. O corte do giro do motor, a exemplo, é clara atuação do ESP (inteligência). Eventualmente qualquer software pode conter falhas de programação assim como qualquer hardware pode fornecer informações imprecisas ou até possuir defeitos de fabricação. Consertar/corrgir um software defeituoso é até  possível, consertar um hardware defeituoso não necessriamente.

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Em 27/03/2018 at 2:39 PM, Sobrinho disse:

.....o jumento no volante na grande maioria das vezes também falha.....e muito!

Pois é, o ESC é apenas um assistente, e não é anti-burro. Então, se o sujeito quiser capotar o Golf, ele conseguirá. Por esses e outras, como bem enfatizado pelos colegas acima, está escrito no manual (quase que como um Mantra!) que o sistema "NÃO" pode contrariar as leis da física. 

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